StarCessna400 em depron - Construção com fotos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Belo trabalho, muito bonito, estou pensando seriamente que será minha primeira construção.
Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3529
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagem por Cesar-SP »

Leiam a primeira pagina do post em que o Alex explica como modificar a planta de um Star Lite , não adianta ficar pedindo a planta , ninguem vai enviar

Cesar-SP
Moderador
warp drive Sr Sulo
Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3529
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagem por Cesar-SP »

[size=18:0b4fa1eeb3][color=red:0b4fa1eeb3]PLANTA AQUI:[/color:0b4fa1eeb3][/size:0b4fa1eeb3]


http://www.e-voo.com/plantas/treinadores/imgs/starlite.zip
warp drive Sr Sulo
Avatar do usuário
Alefrangel
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Ter Mai 19, 2009 11:33 am
Localização: Governador Valadares - MG

Mensagem por Alefrangel »

Pessoal acabei de postar isto no tópico do “Scout Construção Passo a Passo”, mas como este tópico também é um dos que mais os novatos se baseiam para construir o primeiro aeromodelo (inclusive eu), decidi transcrever neste post a mesma mensagem sobre a experiência do primeiro vôo com o intuito de agregar informações para que não cometam o erro que cometi:

“Como prometi, segue a filmagem da primeira tentativa de vôo do Scout, que por sinal, foi uma grande lenha... No domingo tive que consertar bastante o avião para decolar tive ajuda de um pessoal que tinha na pista de aeromodelismo e até que enfim ele voou beleza e no final consegui até pousar com trem de pouso.
Os dois grandes erros que considero que cometi na minha primeira tentativa foram os seguintes:
1 - Eu mesmo tentei arremeçar o avião, desta forma até que eu assumisse o rádio com as duas mãos, já seria tarde pra tentar contornar qualquer situação, caso algo desse errado na decolagem (o que era bem provável, uma vez que ñão conhecia o avião e nunca tinha voado).
2- Não ter feito um teste de planeio do aeromodelo. No domingo tinha um pessoal com bastante experiência e fizeram este teste antes do vôo, que consiste no seguinte: Você sai correndo com o avião suspenso no alto em uma das mãos e solta ele um pouquinho e vai acompanhando o planeio dele correndo e o segura antes tocar no chão. Desta forma já dá pra perceber se o CG está correto e se está tendendo para um dos lados. No meu caso foi só ajustar os trims. ”

Aí seguem os links dos vôos:
Primeira tentativa no sábado (Lenha):
http://www.youtube.com/watch?v=ObGtsFcNbMg
Primeiro vôo no domingo:
http://www.youtube.com/watch?v=bdvp4Z2mxuQ
Segundo vôo domingo:
http://www.youtube.com/watch?v=C4oNp7YlVrY

Na próxima vez vou ver se filmo o teste de planeio para colocar no fórum:
Grande abraço a todos.
Alessandro.
Avatar do usuário
aleotavares
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Sex Ago 14, 2009 1:24 am
Localização: Curitiba/Carlópolis,Pr
Contato:

Mensagem por aleotavares »

Boa tarde, sou novo neste forum e no aeromodelismo.

Gostaria de começar construindo este modelo em depron.

Gostaria de saber se teria como substituir o depron 4mm das nervuras da asa por algum outro material, pois o depron 4mm só é utilizado nas nervuras.

Gostaria de aproveitar este post pra parabenizar o pessoal envolvido neste tutorial pela clareza e objetividade.

obrigado a todos.
---
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

[quote:397595dccf="aleotavares"]Boa tarde, sou novo neste forum e no aeromodelismo.

Gostaria de começar construindo este modelo em depron.

Gostaria de saber se teria como substituir o depron 4mm das nervuras da asa por algum outro material, pois o depron 4mm só é utilizado nas nervuras.

Gostaria de aproveitar este post pra parabenizar o pessoal envolvido neste tutorial pela clareza e objetividade.

obrigado a todos.[/quote:397595dccf]

Vários materias podem substituir.

Balsa, Caixeta e até isopor.

A balsa teria que fazer perfis finos, de balsa de no máximo 1/8".

A caixeta (aquela madeira de caixa de fruta) teriam que ser feitos furos no meio para aliviar peso.

Com isopor teriam que ser perfis maiores que 4mm, talvez 1cm
Avatar do usuário
aleotavares
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Sex Ago 14, 2009 1:24 am
Localização: Curitiba/Carlópolis,Pr
Contato:

Mensagem por aleotavares »

Ok, obrigado pela dica, vou testar com isopor, assim que testado posto o resultado aqui.

[ ]'s
RODRIGO PEREIRA
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Dom Set 13, 2009 12:19 am
Localização: df brasilia

Mensagem por RODRIGO PEREIRA »

desculpa ai pelo incomodo eu so inicante e eu queria saber se alguem sabe onde q compra depron em brasilia?
carlosbrochinejr
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Set 16, 2009 9:38 am
Localização: São Carlos, SP

Ajuda!

Mensagem por carlosbrochinejr »

Olá pessoal, como vão?
Gostaria de saber como fazer as articulações do profundor e leme, não ficou muito claro para mim. Devo cortá-los e grudar com fita???
Além disso, gostaria de saber como pinto o depron. Se encapá-lo com fita de entelar ele ficará muito pesado??
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Links

Mensagem por Gustavo Murad »

carlosbrochinejr,

As "articulações", que chamamos de dobradiças, podem ser feita usando só uma fita larga, mas antes você temque fazer um corte lateral em uma das partes móveis, como no desenho que fiz e vou colocar abaixo.

No desenho o tracejado vermelho é o local onde você deve cortar, e o azul é a fita sobre as 2 partes para fazer a dobradiça, deve-se fazer assim para as partes móveis (leme, profundor) terem movimento para os 2 lados.

Para pintar o depron pode-se usar tinta acrílica, ou spray para isopor, cuidado pois outras tintas em Spray corroem o Depron!

Pode-se usar fita para entelar sim, aumenta um pouco o peso mas é muito pouco e não fara diferença no seu aeromodelo.

Se quiser pode usar até "Vinil" (Contact colorido vendido em papelarias) que é mais pesado que fita, que ainda vai ficar bom.
Anexos
Vermelho = corte<br />Azul = fita
Vermelho = corte
Azul = fita
Link_fita.GIF (1.43 KiB) Exibido 24458 vezes
Responder