Autogiro Elétrico Rádio Controlado

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
AgPilot
membro
Mensagens: 1646
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 6:09 pm
Localização: Sapezal - MT

Mensagem por AgPilot »

Seu Lázaro, gostaria de perguntar como faço para adquirir o autogiro do segundo link, o AL III?

É de fabricação própria ou foi comprado pronto em alguma loja? Se foi comprado, qual é a loja?

Estive pensando e acho que um autogiro seria uma excelente plataforma para FPV, principalmente se for pusher, pois a câmera vai na frente e fica livre de obstáculos, além do que ele voa como um avião, pousa muito curto e pode ficar pairando ou voando em baixa velocidade.

O Sr. tem idéia se a energia gasta para voar o autogiro é maior do que a de um aeromodelo com asa convencional?

Esse AL III elétrico ficaria show, com um sistema de FPV no nariz, melhor ainda!

Quanto as vibrações, é possível retira-las ao máximo com um conjunto todo balanceado? Um autogiro vibra mais que um avião?
Antonio Lazaro da Silva
membro
Mensagens: 309
Registrado em: Qui Mai 07, 2009 2:45 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Antonio Lazaro da Silva »

Olá pessoal, quero agradecer aos membros deste forum que mesmo sem me conhecer, sairam em minha defesa. Quero agradecer também ao Thiago por ter criado, a meu pedido, o link para que os interessados possam fazer o download do tutorial sobre os autogiros r/c e que repito aqui: http://www.4shared.com/file/104187619/3560c5ca/_Converso.html

Como eu disse ao Thiago, meu interesse não é comercial e sim o de divulgar os autogiros r/c no Brasil. Por esse motivo, não vendo modelos, prefiro ensinar os interessados a contruí-los.

Muito obrigado a todos.

Lazaro
Antonio Lazaro da Silva
membro
Mensagens: 309
Registrado em: Qui Mai 07, 2009 2:45 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Antonio Lazaro da Silva »

AqPilot, todos os meus modelos são de fabricação própria, sendo que o AL III é um projeto exclusivamente meu e como disse no tópico acima, não comercializo meus modelos. Sua idéia de transformar o AL III em elétrico não é impossivel. hoje ele voa com um motor OS .40 LA, 2 tempos e só usa 1/3 de potencia para voar. Dai se percebe que um motor elétrico de uns 900kv, speed de 60 A e com uma bateria lipo 3s 5000nmAh faria ele voar tranquilamente. Quanto a vibrações, o autogiro não está livre de tê-las mas é muito menor que nos helicópteros. Para voce ter uma idéia, o rotor de um autogiro em vôo, gira em torno de 700 a 800 rotaçôes por minuto. Nos helicópteros eu não tenho idéia qual é a rotação mas tenho certeza que é mais que o dobro disso.
Lazaro
Antonio Lazaro da Silva
membro
Mensagens: 309
Registrado em: Qui Mai 07, 2009 2:45 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Antonio Lazaro da Silva »

Ao BigEspectro meus agradecimentos por suas gentis palavras. Pode contar comigo para construir seu autogiro. Baixe o tutorial, dá uma lida e se tiver dúvida sobre alguma coisa, é só me consultar que tentaremos resolver. Um abraço, Lazaro
Edgar
membro
Mensagens: 129
Registrado em: Qui Set 13, 2007 12:38 pm
Localização: Rolândia PR

Mensagem por Edgar »

Apos um fim de semana chuvoso construi um park ugly stck, vou concluilo e depois vou tranformalo em autogiro.
O autogiro é um tipo de modelo que estou tentando construir a algum tempo e depois desse topico e do documento sedido por Lazaro eu vou conseguir contruilo.
Estari postando essa trasformação e conto com a sujestão e ajuda de voces, e pricipalmente do senho Lazaro pela esperiencia no assunto.

Obrigado a todos
Anexos
IMG0030A.jpg
IMG0030A.jpg (9.1 KiB) Exibido 22130 vezes
Esse aqui que sera a cobaia.
Esse aqui que sera a cobaia.
IMG0029A.jpg (8.91 KiB) Exibido 22130 vezes
Antonio Lazaro da Silva
membro
Mensagens: 309
Registrado em: Qui Mai 07, 2009 2:45 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Antonio Lazaro da Silva »

Coisas que deve saber sobre autogiro r/c

Você deve iniciar o aprendizado com um modelo tipo trator (motor no nariz) que é bem mais estável que o modelo pusher (motor traseiro). Aprender que manter coisas como a incidência das lâminas, o ângulo do mastro, o downthrust, o ângulo do cone, CG, etc., dentro de determinados limites, ajudará significativamente o sucesso imediato de seu modelo.
Nota: todas estas informações você vai encontrar no tutorial que pode ser baixado através do link http://www.4shared.com/file/104187619/3560c5ca/_Converso.html

Decolagem e vôo
Para uma boa decolagem de um autogiro rc é bom que se tenha pelo menos uma brisa suave. Voar um autogiro com vento zero requererá uma boa pré-rotação do rotor e uma pista mais longa. As decolagens devem começar lentamente e ir acelerando progressivamente. Aumentar rapidamente a aceleração pode fazer com que o modelo decole antes da hora, ocasionando uma perda rápida de controle. Se isto acontecer, a melhor atitude é reduzir imediatamente a aceleração e abortar a decolagem. Provavelmente o estrago será bem menor. Uma vez que você conseguiu decolar, procurar voar perto e em circulo, para evitar perder a noção se ele está indo ou vindo, o que pode ser desastroso. Caso isto aconteça, a melhor opção é: (1) reduzir toda a potência do motor; (2) largar os controles do rádio; (3) deixar o modelo entrar em auto rotação como um paraquedas; (4) Se o modelo tiver bastante altura, assumir novamente o controle logo que ele se estabilize em auto rotação, aumentar a aceleração devagar e trazer o modelo para perto de você. Se a altura for pequena, repetir os três primeiros passos, deixar o modelo paraquedar até o chão e esperar que os danos sejam pequenos.
Nota: isso já ocorreu comigo mais de uma vez e o modelo saiu inteirinho.

Nota: Voar um Autogiro, por mais simples que seja o modelo, é uma experiência excepcional. A emoção e o excitamento de sua primeira decolagem é algo sem comparação.
Avatar do usuário
fabio_sp
membro
Mensagens: 1681
Registrado em: Dom Nov 05, 2006 4:45 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fabio_sp »

Antonio, você sabe de algum lugar em que se venda o KIT do rotor com as pás? que seria a parte mais dificil e que necessita de ferramentas especiais, bastando com eles em mãos só construir a torre?
Avatar do usuário
Jota R
membro
Mensagens: 328
Registrado em: Seg Out 27, 2008 8:55 pm
Localização: São João de Meriti, RJ

Mensagem por Jota R »

Não tem fotos de construção do rotor?
Ou tem naquele link para download?

Um abraço.
Antonio Lazaro da Silva
membro
Mensagens: 309
Registrado em: Qui Mai 07, 2009 2:45 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Antonio Lazaro da Silva »

Olá Jota R, o tutorial do link, tem fotografias, desenhos, tabelas e um texto com informações técnicas (em português) sobre a construção de um autogiro rc. Acessa o link e baixa o arquivo. Um abraço, Lazaro.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:8528cae736="fabio_sp"]Antonio, você sabe de algum lugar em que se venda o KIT do rotor com as pás? que seria a parte mais dificil e que necessita de ferramentas especiais, bastando com eles em mãos só construir a torre?[/quote:8528cae736]Pode usar pás de heli mesmo mas não pode ser daqueles helis de 1,99 tem que ser tipo dos T-Rex ou algo assim mas não é só fazer a torre, o giro tem uma certa inclinação para poder funcionar com a passagem de ar e ao mesmo tempo gerar a sustentação.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder