Para Iniciantes - Caminho das Pedras

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

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Aluizio Martins dos Santo
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Para Iniciantes - Caminho das Pedras

Mensagempor Aluizio Martins dos Santo » 31 Jul 2008 21:56

Bem vindo ao fórum

Escrevi esta mensagem a alguns meses atrás, para iniciantes do fórum que tem duvidas ela é um mapa de primeiros passos no aeromodelismo, como no site tem muita informação e é difícil no começo encontrar, aproveito para passar alguns primeiros links a serem visitados no e-voo. Leia toda a mensagem e depois vá visitando os links, de preferência, na ordem que seguem. Não inicie nada sem ler muito e todas as duvidas tiverem sumido. Antes de montar meu 1º avião passei 3 meses pesquisando sobre o assunto e mais 2 meses analisando que material comprar, neste período fui juntando o dinheiro para comprar tudo em menos lojas possíveis.

[b:4558fb638f]O INICIO[/b:4558fb638f]
Inicialmente acredito que tenha alguma duvidas sobre elétricos, então ai vai um link que esclarecera mais da metade de suas duvidas.
http://www.e-voo.com/faq/

Antes de sair distribuindo varias perguntas por ai é interessante ler o tópico abaixo, vai auxiliá-lo a conseguir boas respostas:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=8113

Se tiver duvida quanto a algum termo consulte o glossário:
http://www.e-voo.com/glossario/

Leia os artigos e tutoriais, alguma coisa já esta ultrapassada motores escovados, reduções, baterias de níquel, mas vale pelo conhecimento.
http://www.e-voo.com/artigos/
http://www.e-voo.com/tutoriais/

[b:4558fb638f]PRATICANDO: [/b:4558fb638f]
Inicialmente compre um bom radio, monte ou compre um cabo para simulador, e treine muito em um simulador, depois vai comprando separadamente o restante do material. Radio com menos que 4 canais realmente não aconselho, um de 4 canas bem simples é o melhor custo beneficio para um iniciante, no fórum tem gente que vende de 150 a 190 reais estes rádios. Aqui no site tem um bom simulador para baixar, o FMS, esta na área de downloads, lá tem outros programas que futuramente serão úteis, um livro e o FMS.
Conheça o funcionamento dos rádios: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=1654
Área de downloads: http://www.e-voo.com/downloads/
Monte um cabo para simulador:
http://www.e-voo.com/tutoriais/interface/
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43848

No simulador treine pelo menos 1 hora por dia, durante uns 15 ou 20 dias.

[b:4558fb638f]CONSTRINDO AEROMODELO[/b:4558fb638f]
Para aprender, aconselho a montar um modelo e não comprar, enquanto treina no Simulador vai montando o seu avião, é muito melhor voar algo que você mesmo constrói, (inicialmente prefira depron ou isopor pois é muito mais resistente e barato que balsa, não precisa ficar lindão depois vc vai aprimorando a construção, eu escolheria um dos modelos abaixo.
O Starlite ou Starcessna http://www.e-voo.com/tutoriais/starcessna/
O Scout http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=9493
O SlowStick http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=2199

As asas aconselho a fazer com depron 3mm seguindo este esquema de fotos:
http://community.webshots.com/album/110795441FxeJFC

[b:4558fb638f]COMPRANDO AEROMODELO[/b:4558fb638f]
Se desejar comprar um pronto, nem pense em comprar modelos do mercado livre, a não ser que vc queira um brinquedo ou um aero fora dos padrões leia mais detalhes sobre os aerobrinquedos do ML no link:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=1649

Eu pessoalmente indico estes:
Aeromodelo J3 CUB .............................. R$ 130,00 RC tech
OU GWS Beaver .................................. R$ 139,00 Hobbifly
Avião HBF / MONSTER TRAINER ............ R$ 50,00 Hobbifly
Cessna 182 ......................................... R$ 120,00 Aeromodelos AMB
Kit para montar Cessna 182.................. R$ 70,00 Aeromodelos AMB

[b:4558fb638f]Se alguem encontrar aviões tão bons quanto e mais em conta (Lojas no Brasil) favor informar para que eu possa editar o tópico.[/b:4558fb638f]

[b:4558fb638f]COMPRANDO ELETRONICA[/b:4558fb638f]
Indico a eletrônica abaixo pois acho um ótimo custo beneficio, é a que eu uso, procure comprar tudo em uma loja só, para economizar no frete, comprando pingadinho vai pagar 15,00 no frete do receptor, mais 15 reais no frete do servo + 15 reais do frete do motor somando tudo acaba saindo caro demais no final.

Receptor de rádio BERG ............................R$ 100,00
Motor EMAX BL2822 .................................R$ 35,00
Jogo de cristal Full + Micro ........................R$ 25,00
Propeller Saver .........................................R$ 5,00
2 Helices 9X5 GWS ...................................R$ 10,00
Carregador E-Sky......................................R$ 50,00
3 Servos HexTronik 9g ...............................R$ 60,00
Sped Control Himodel 25A.........................R$ 65,00
Bateria 3S Himodel 1050mAh 20C.............R$ 70,00
Conector para motor Brushless 3,5mm.....R$ 10,00
Deans Ultra Macho/Fêmea........................R$ 8,00
Total:.........................................................R$ 438,00

Na listagem acima eu utilizei os preços que eu encontrei mais em conta pesquisando na internet, em uma única loja, foi a loja que eu comprei, os valores foram atualizados em 01-08-08. Não posso colocar o nome da loja aqui, pois ela não esta patrocinado o fórum, porem quem desejar pode enviar uma MP que eu informo.

[b:4558fb638f]Se alguem encontrar uma eletronica tão boa quanto ou mais, em conta numa unica loja, (Lojas no Brasil) favor informar para que eu possa editar o tópico.[/b:4558fb638f]

Vai precisar também de uma fonte para o carregador eu comprei a minha em uma loja especializada em eletrônica e paguei 25,00, é só pedir uma fonte com saída 12 volts 1,5 ou 2 amperes, ou ainda montar utilizar uma fonte modificada seguindo o tutorial http://www.e-voo.com/tutoriais/fonte/

Não sou dono da verdade, são apenas dicas e conselhos.
Grande abraço e bons voos.
Aluizio - Irati/PR
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scooth
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Mensagempor scooth » 03 Ago 2008 02:55

Olá Aluizio,

So uma indicacao que eu colocaria na sua lista é sobre o rx da CORONA, que sao otimos, e da pra encontra por R$70 +- e com 6 canais , isso ja reduz R$30 no preco final do kit

abs
Rodrigo Damasceno
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E-mail: rokdama@gmail.com

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Aluizio Martins dos Santo
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Mensagempor Aluizio Martins dos Santo » 03 Ago 2008 08:43

Ola Rodrigo

Fica ai a dica, eu indiquei o BERG que em minha opinião, é o melhor receptor do mercado e ao contrario do mito, “só funciona com cristal BERG”, funciona muito bem com cristal Blue Arrow, que é o que eu utilizo.

Nunca usei um CORONA, então não posso dar minha opinião, mas pelo que li aqui no fórum algumas pessoas tiveram problemas com o Corona.

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 03 Ago 2008 09:49

Já ouvi ótimas referências dos Corona Dual Conversion, mas algumas não tão boas dos Corona Single conversion.

Por outro lado, conheço gente que abomina os Berg, mas também nunca tive problema com eles.

Atualmente uso Berg com cristal Berg, mas já testei com cristal GWS com o mesmo efeito. Como não gosto de ficar carregando o varal atrás do modelo, encurtei a antena dele para 25cm com indutor, mas poderia ser 50cm sem indutor nenhum.

Só não recomendo nada muito abaixo disto (receptores Futaba, Hitec, GWS, Berg, Corona), pois os problemas começam.

Já vi muita gente perder modelo por causa de receptores Towerpro, Blue Arrow, Feigao...

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Aluizio Martins dos Santo
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Mensagempor Aluizio Martins dos Santo » 03 Ago 2008 12:56

No inicio tive problemas com o berg, mas onde voamos "Parque Barigui" ate 2.4 tá dando interferência resolvi o caso cortando a antena (50 cm) e troquei a freqüência ficou ótimo. Para ter uma idéia e meu Berg com a anteninha cortada nem treme.

Pablo
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Mensagempor Pablo » 11 Jan 2009 17:08

os sites tem na lista de sites do e-voo

http://www.e-voo.com/links/

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Mensagempor Ivo O. » 17 Jan 2009 22:03

[quote:476af86335="alexcmag"]Já ouvi ótimas referências dos Corona Dual Conversion, mas algumas não tão boas dos Corona Single conversion.

Por outro lado, conheço gente que abomina os Berg, mas também nunca tive problema com eles.

Atualmente uso Berg com cristal Berg, mas já testei com cristal GWS com o mesmo efeito. Como não gosto de ficar carregando o varal atrás do modelo, encurtei a antena dele para 25cm com indutor, mas poderia ser 50cm sem indutor nenhum.

Só não recomendo nada muito abaixo disto (receptores Futaba, Hitec, GWS, Berg, Corona), pois os problemas começam.

Já vi muita gente perder modelo por causa de receptores Towerpro, Blue Arrow, Feigao...[/quote:476af86335]


Tenho um Corona Dual conversion sintetisado funciona tao bem quanto um receptor mais conhecido como full, nao full range, apenas full, o Corona tambem eh full range. Ontem simulei a pior situacao possivel para o receptor, fiquei a mais de 60 passos do modelo com a atena abaixada!


RECOMENDO ESTE RECEPTOR!

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fuzileiro
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Mensagempor fuzileiro » 04 Mai 2009 10:51

Uma coisa. Quanto tempo de voo os modelos acima conseguem ficar no ar? qual o alcance da recepção?

Obrigado.

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Mensagempor edsonnota1000 » 06 Mai 2009 10:03

Caracas !!!!
Tópico feito a um bom tempo e ainda continua ajudando muitas pessoas consegui aprender muita coisa nos links obrigado pela ajuda !!!

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Aluizio Martins dos Santo
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Mensagempor Aluizio Martins dos Santo » 06 Mai 2009 11:02

[quote:d22e3e6740="edsonnota1000"]Caracas !!!!
Tópico feito a um bom tempo e ainda continua ajudando muitas pessoas consegui aprender muita coisa nos links obrigado pela ajuda !!![/quote:d22e3e6740]

Estou meioafastado do ferum, mas continuo ajudando por MP a todos que me pergunta.

O fuzileiro é um que estou passando dicas a ele, se algue precisar pode me mendar MPS que responderei.

Abraço

Aluizio

Bons voos
Aluizio - Irati/PR

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RUBEM JOSE PRADELLA
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Mensagempor RUBEM JOSE PRADELLA » 16 Mai 2009 01:10

pediria para que alguem me respondece as seguintes perguntas?

adquiri um conjunto de equipamento elétrico com o motor 2822 11.1v., porem a bateria
é que acho muito pesada, uma zippy 1800mal 3 s 1p 8d 20-30c, talvez tenha umas
250 gramos e quero para modelos de 200 á 500 gs. e minhas dúvidas aobre o combo são as seguinte;
- poderia usar neste motor uma bateria de 7,4 v. de um helicóptero apache?
- como fixo a helice no eixo deste motor?
- para que servem uns aneis de borracha que vieram junto
- como vieram duas helices, menor e maior, qual devo usar para baixa velocidade?
- onde consigo um modelo cesna de issopor para montar?
se for atendido agradeceria rubem,

ollivann
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Mensagempor ollivann » 17 Mai 2009 17:59

[b:e7adc8bc2a]Caros amigos, gostaria que vcs me ajudem com algumas duvidas.[/b:e7adc8bc2a]
Estou querendo iniciar no aeromodelismo, mas não tenho conhecimento sobre os aeros, acho que para mim seria melhor adquirir um conjunto ja completo com radio e aero. O que vcs me dizem, e qual o aero que devo procurar.
Se puderem me indique onde comprar a custos não muito alto.

Agradeço.
Olivan Araújo

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Mensagempor edsonnota1000 » 17 Mai 2009 18:51

[quote:8f4e9be63b="ollivann"][b:8f4e9be63b]Caros amigos, gostaria que vcs me ajudem com algumas duvidas.[/b:8f4e9be63b]
Estou querendo iniciar no aeromodelismo, mas não tenho conhecimento sobre os aeros, acho que para mim seria melhor adquirir um conjunto ja completo com radio e aero. O que vcs me dizem, e qual o aero que devo procurar.
Se puderem me indique onde comprar a custos não muito alto.

Agradeço.
Olivan Araújo[/quote:8f4e9be63b]

Caro amigo todo o começo é sempre muito cheio de dúvidas, mas com o tempo você verá que é muito mais fácil do que parece, primeiro de tudo leia, depois leia, quando estiver quase cansando leia mais ainda, ai sim saberá tudo o que precisa saber.
Um dos tópicos mais importantes que me abriu muito os olhos foi o do link a seguir:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=1649
Acho que hoje a maior parte dos integrantes do fórum chegou aqui ou por gostar de aviões ou por gostar do aeromodelismo que tem uma grande influência a partir do Mercado Livre infelizmente, eu por exemplo fim pra cá para o fórum por causa dele....
Um dia vi aquele modelo lindo !!! Completo !!! Por R$299,99 e pensei eu também posso entrar para o mundo do aeromodelismo, sorte que pesquisei sobre esse hobby e descobri muitas coisas e vejo que hoje a coisa é um pouco mais complicada, mas é simples se começarmos pelo jeito correto de se fazer as coisas...

pauloricardo
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Mensagempor pauloricardo » 18 Mai 2009 00:07

Receptor de rádio BERG ............................R$ 100,00
Motor EMAX BL2822 .................................R$ 35,00
Jogo de cristal Full + Micro ........................R$ 25,00
Propeller Saver .........................................R$ 5,00
2 Helices 9X5 GWS ...................................R$ 10,00
Carregador E-Sky......................................R$ 50,00
3 Servos HexTronik 9g ...............................R$ 60,00
Sped Control Himodel 25A.........................R$ 65,00
Bateria 3S Himodel 1050mAh 20C.............R$ 70,00
Conector para motor Brushless 3,5mm.....R$ 10,00
Deans Ultra Macho/Fêmea........................R$ 8,00
Total:.........................................................R$ 438,00

Q isso ??

pode passar o link dessa loja ?

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Alefrangel
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Mensagempor Alefrangel » 22 Mai 2009 09:12

Prezados,
Depois de treinar bastante no simulador, estava pensando em comprar a eletrônica e montar um cessna 182. Porém, estou na dúvida se este é o melhor caminho pra iniciar, pois já lí em alguns fóruns que o slow stick é o ideal para iniciantes. Será que se eu já iniciar com um cessna não vai ter uma grande chance de nos primeiros vôos eu sair quebrando a eletrônica toda (não sei se é muito frágil)? O avião não seria tanto o problema lenhar porque, creio eu, pode-se consertar e é mais barato. Ou compro uma eletrônica um pouco inferior para montar um slow stick?
O que acham?

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edsonnota1000
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Mensagempor edsonnota1000 » 22 Mai 2009 09:24

[quote:45a7d00248="Alefrangel"]Prezados,
Depois de treinar bastante no simulador, estava pensando em comprar a eletrônica e montar um cessna 182. Porém, estou na dúvida se este é o melhor caminho pra iniciar, pois já lí em alguns fóruns que o slow stick é o ideal para iniciantes. Será que se eu já iniciar com um cessna não vai ter uma grande chance de nos primeiros vôos eu sair quebrando a eletrônica toda (não sei se é muito frágil)? O avião não seria tanto o problema lenhar porque, creio eu, pode-se consertar e é mais barato. Ou compro uma eletrônica um pouco inferior para montar um slow stick?
O que acham?[/quote:45a7d00248]

Cara acho que isso é meio do seu bolso mesmo a eletrônica não é tão frágil assim, mas quebra....quebra hélice, entorta eixo de motor, etc...
Mas vc acha que depois de ter treinado bastante no simulador ainda vai fazer muito M**** na pista ???
Se achar treine mais ainda no simulador até estar totalmente certo do que vai fazer, o Cessna é um Asa Alta mas é arisco pra iniciantes de primeira viajem, monte um slow stick ou alguma coisa mais lenta pra começar, e deixe o Cessna como 2 opção, vai montando incrementando e quando estiver crack no negócio ai voa com ele.... :D

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Alefrangel
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Mensagempor Alefrangel » 22 Mai 2009 11:09

Valeu eds, acho que dou conta de montar um slow stick. Acho que realmente vai ser a melhor opção, pois aqui onde eu moro não tem ninguém que pratique aeromodelismo pra poder me dar umas dicas no primeiro vôo.
Espero não fazer feio pra poder incentivar mais pessoas aqui da região em praticar esta modalidade de esporte maravilhosa.
Grande abraço e muito obrigado pelas dicas. :wink:

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Mensagempor dinho.alves » 03 Jun 2009 19:50

Olá pessoal sou novo aki e desde de sábado q venho lendo bastante aki no fórum e gostaria q me ajudassem a escolher um bom modelo para iniciar...

Cessna 182 com:
Envergadura: 1 metro
Fuselagem: 75cm
Comandos: aileron, profundor, acelerador e leme
Peso: 130g sem os acessórios
C.G.: 4cm do bordo de ataque ou;

Skyline 182 (treinador asa baixa) da AMB com:
Envergadura: 1 metro
Fuselagem: 72cm
Comandos: aileron, profundor, acelerador e leme
Peso: 130g sem os acessórios
C.G.: 4cm do bordo de ataque;

Motor E-max brushless red cf2812 1534kv;
Esc brushed 20a esky;
helices 7x3 hyper drive gws;
prop saver 3mm;
bateria li-po 2s 11.1v 3cel 1500mah 15c 100g;
micro receptor 4ch fm;
micro cristal rx single 72mhz fm (padrão futaba);
micro servo 5g hextronik;
Rádio Futaba 4 Canais T4yf

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Mensagempor shoiti » 04 Jun 2009 11:02

vai de cessna

mas mude a eletronica!

use:
-2822
-esc 20A
-helice 9x5 HD
-prop saver
-lipo 3s 1300mAh 20C
-servos de 9g
-rx, cristais e rádio de sua preferencia.

dinho.alves
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Mensagempor dinho.alves » 04 Jun 2009 12:00

valeu shoiti pelas dicas!

como sou totalmente leigo ainda...
quais são as diferenças basicas desta eletronica com a outra?

abraço.

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Re: hipereletricos - deniteca com., imp e exp. ltda

Mensagempor warne » 29 Jul 2009 14:22

[quote:43e12eaf7e="Claudinei"]Boa noite,

Alguem conhece esta empresda de Curitiba?

É suguro comprar do site.

http://www.hipereletricos.com.br

desde já agradeço

claudinei.dalcin@gmail.com[/quote:43e12eaf7e]

Claudinei, essa loja é patricinadora do e-voo, pode comprar sem medo!!!

Abs

Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

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Mensagempor Anderson Mota » 11 Ago 2009 01:03

pessoal eu estou tentando achar ha alguns dias qual a diferença de potencia nos motores brushless.

Qndo vou olhar no ml ou em qualquer loja de aeros tem la: Emax XXX 1200kv ou Emax xxx 750 kv.

O que seria esse kv? ate agora nao achei e nao entendi eh nada da diferença de potencia existente entre os modelos.

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Mensagempor warne » 11 Ago 2009 01:45

[quote:cdcd3839a5="Anderson Mota"]pessoal eu estou tentando achar ha alguns dias qual a diferença de potencia nos motores brushless.

Qndo vou olhar no ml ou em qualquer loja de aeros tem la: Emax XXX 1200kv ou Emax xxx 750 kv.

O que seria esse kv? ate agora nao achei e nao entendi eh nada da diferença de potencia existente entre os modelos.[/quote:cdcd3839a5]

Rapaz eu não sou o mais indicado pra falar sobre isso, mais falando por cima, podemos dizer o seguinte: Quanto maior o Kv do motor,menos empuxo, e quanto menor o Kv do motor, mais empuxo. Olha essa tabela ttp://www.lemonstore.com.br/diversos/testedemotores.html
Vai dando uma olhada nessa tabela, e a dúvida que tiver vai perguntando

Abs

warne
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Mensagempor Gustavo Murad » 11 Ago 2009 01:58

Tá , vamos lá:

KV significa RPM/V (Rotações por Minuto / Volts), ou seja é a quantidade de voltas que o motor dá pra cada volt de tensão que você oferece.

Então um E-max de 1200KV gira mais com a mesma bateria que um motor de 750KV.

No geral motores de maior KV são para hélices pequenas, que precisam ser giradas a velocidades muito altas para gerar empuxo e pitch speed (velocidade de passo) suficiente para voar alguma coisa.

Motores de KV menor como o de 750KV giram hélices maiores, mesmo tento uma rotação menor pode gerar empuxo e pitch speed suficiente.

Acontece também dos motores de KV menor usarem baterias de maior tensão que os de KV menor, então no final das contas a rotação é praticamente a mesma, como nesse exemplo

1200KV * 12,6v = 15120 RPM Rotações por minuto (motor 1200KV com bateria 3S gira isso)

750KV * 21 = 15750 RPM (motor 750KV com bateria 5S gira isso)


No exemplo, mesmo o motor 750KV girando menos na mesma voltagem ele aceita baterias de tensão maior (5S) e por isso ele acaba girando mais.


Como eu disse, geralmente motores "pequenos" para aviões pequenos tem KV maior, pois usam baterias também menores (1S, 2S, 3S) e necessitam girar muito para fazer algo voar.

Já motores maiores, podem usar baterias maiores (4S, 5S, 6S) e com KV menor tem "força" para girar hélices maiores.

Lembrando que existem motores de KV alto grandes (como os de helicópteros) e motores menores de KVs baixos, mas são casos mais raros.

Não dá para conhecer um motor só pelos KVs, é necessários saber muito mais, tamanho, peso, enrolamento, rolamentos, eixo, imãs, tipo de bell, inrruner, outrunner tudo iso influência e muito no motor.

Mas o KV serve por exemplo para mostrar a diferença entre 2 motores:

E-max CF 2822 1200KV

E-max CF 2812 1534KV

Se você visitar o site da fabricante, verá que eles dizem que os motores são igual mudando apenas o KV.

Então dá para entender que o 2822, KV mais baixo, leva hélices maiores girando a uma velocidade menor, já o 2812, KV maior, leva hélices menores girando numa maior velocidade.

Na prática o 2822 leva aviões pesados e voa lentamente, bom para iniciantes que geralmente exageram no peso das contruções e tem que voar lento para não lenhar o avião.

O 2812 serve para aviões rápidos e leves, Pylon Racres, Asas elétricas, pois com hélices pequenas mesmo girando muito não dá empuxo para aviões pesados, mas graças ao alto pitch speed faz os aviões irem a velocidades altíssimas.

O ideal mesmo é procurar uma tabela com testes do motor que você quer.

Espero que tenha entendido, qualquer dúvida pode postar que aqui tem muita gente experiente que pode ajudar.

Gustavo Murad Ferreira.

Anderson Mota
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Mensagempor Anderson Mota » 11 Ago 2009 19:16

gurizada mt obrigado mesmo pelos comentarios me ajudaram mt!

Vou comprar o que falta pra montar o aero e rezar pra q tudo de certo :D

vlw mesmo!!


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