Cuidados e conservação de baterias
[quote:db0dd97057="Golf Mike Charlie"]Como posso carregar minha bateria de carro de 60 ampères, que uso na minha bancada, com o meu carregador "ICE" já que ele não tem a programação para chumbo-ácido. Eu uso a configuração de NiCd-10cell. Eu vou monitorando a tensão para não passar de 14,4V. quando vai chegando perto de 14,5V eu vou diminuindo a corrente gradativamente. Às vezes levo dias para completar a carga. O problema é que quando desligo tudo, a tensão da bateria cai para uns 13V, mas nunca fica acima de 14V. Eu posso carregá-la usando configuração de li-po para 4S (14,8V) lembrando que no ato da carga de baterias li-po a tensão chega a 16,8V ? Isso estragaria a minha Chumbo-ácido? Essa é minha grande dúvida.
Agora quero uma opinião sobre essa fonte da Hobbycity. O que acham. Ela é de 5 ampères. Será que vale a pena??? Apenas 10 dólares.
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6256
Grande abraço a todos.[/quote:db0dd97057]
Baterias automotivas exigem carregadores automotivos específicos, bem mas potentes que os nosso de aeromodelismo, utilizam taxas diferentes e conforme o mestre Cláudio disse, sua tensão nominal é de 13,8 volts.
Para ilustrar, um uno mille, vem de fábrica com uma bateria sem manutenção(selada)de 32A e o alternador trabalha em regime máximo de 50 á 60 A/h de recarga, oscilando a tensão entre 13,2 e 14,8 volts.
Sendo assim, se não quiser detonar seu carregador em breve, instale a bateria no seu carro e rode com ela por uns dois dias durante o uso normal do carro, estará carregada para um mês de uso na bancada, se estiver boa .
Norton
Agora quero uma opinião sobre essa fonte da Hobbycity. O que acham. Ela é de 5 ampères. Será que vale a pena??? Apenas 10 dólares.
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6256
Grande abraço a todos.[/quote:db0dd97057]
Baterias automotivas exigem carregadores automotivos específicos, bem mas potentes que os nosso de aeromodelismo, utilizam taxas diferentes e conforme o mestre Cláudio disse, sua tensão nominal é de 13,8 volts.
Para ilustrar, um uno mille, vem de fábrica com uma bateria sem manutenção(selada)de 32A e o alternador trabalha em regime máximo de 50 á 60 A/h de recarga, oscilando a tensão entre 13,2 e 14,8 volts.
Sendo assim, se não quiser detonar seu carregador em breve, instale a bateria no seu carro e rode com ela por uns dois dias durante o uso normal do carro, estará carregada para um mês de uso na bancada, se estiver boa .
Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
- claudiorfernandes
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Tem razão, conforme a BAT vai completando, a tensão também sobe. É verdade. Só para fechar então meu entendimento: eu tenho uma BAT selada dessas de bancada de eletrônica de 7A. Eu então não posso dar uma carguinha nela com o meu carregador ICE (é um excelente carregador, tem até gráficos, só peca por não ter programa para Chumbo Ácido) configurado para NiCad-10Cell programando ele para terminar a carga ao atingir 14V ? eu costumo fazer isso programando icicialmente com 500mAh. Aí como ela só tem 7A, carrega num dia só, em mais ou menos 16 horas.
Esse procedimento estragará meu carregador ICE como você mencionou acima?
Valeu Claudior
Abraços
Esse procedimento estragará meu carregador ICE como você mencionou acima?
Valeu Claudior
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- claudiorfernandes
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Ajudem-me!
Alguns anos atrás, comprei um pack de baterias junto com um motor. Esse pack é do tipo AA (pilhas médias), porém só fui perceber que não havia qualquer indicação da Voltagem, muito tempo depois. Não sei se o seu conjunto composto por 8 células, possui cada uma 1,2V ou 1,5V. Seu corpo é envolvido com termoretrátil de cor azul. Será que a cor influencia na diferença de voltagem (azul ou amarela)???
Alguns anos atrás, comprei um pack de baterias junto com um motor. Esse pack é do tipo AA (pilhas médias), porém só fui perceber que não havia qualquer indicação da Voltagem, muito tempo depois. Não sei se o seu conjunto composto por 8 células, possui cada uma 1,2V ou 1,5V. Seu corpo é envolvido com termoretrátil de cor azul. Será que a cor influencia na diferença de voltagem (azul ou amarela)???
- diegovkf
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Olá alexcmag!
Minha LiPo ta com uma celula que eu acredito estar danificada pois ela esta com 1.30v, ela ainda teim chance ou so outra mesmo?
O negocio do carregador NiMh, eu tenho uma aki que era de um aero muito antigo, era de uma bateria de 600mah 6v, output: 6vDC 250, da pra usar esse carregador para concertar a celula?
Abraço
Minha LiPo ta com uma celula que eu acredito estar danificada pois ela esta com 1.30v, ela ainda teim chance ou so outra mesmo?
O negocio do carregador NiMh, eu tenho uma aki que era de um aero muito antigo, era de uma bateria de 600mah 6v, output: 6vDC 250, da pra usar esse carregador para concertar a celula?
Abraço