Cuidados e conservação de baterias

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
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NORTON
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Mensagem por NORTON »

[quote:db0dd97057="Golf Mike Charlie"]Como posso carregar minha bateria de carro de 60 ampères, que uso na minha bancada, com o meu carregador "ICE" já que ele não tem a programação para chumbo-ácido. Eu uso a configuração de NiCd-10cell. Eu vou monitorando a tensão para não passar de 14,4V. quando vai chegando perto de 14,5V eu vou diminuindo a corrente gradativamente. Às vezes levo dias para completar a carga. O problema é que quando desligo tudo, a tensão da bateria cai para uns 13V, mas nunca fica acima de 14V. Eu posso carregá-la usando configuração de li-po para 4S (14,8V) lembrando que no ato da carga de baterias li-po a tensão chega a 16,8V ? Isso estragaria a minha Chumbo-ácido? Essa é minha grande dúvida.

Agora quero uma opinião sobre essa fonte da Hobbycity. O que acham. Ela é de 5 ampères. Será que vale a pena??? Apenas 10 dólares.
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6256

Grande abraço a todos.[/quote:db0dd97057]

Baterias automotivas exigem carregadores automotivos específicos, bem mas potentes que os nosso de aeromodelismo, utilizam taxas diferentes e conforme o mestre Cláudio disse, sua tensão nominal é de 13,8 volts.

Para ilustrar, um uno mille, vem de fábrica com uma bateria sem manutenção(selada)de 32A e o alternador trabalha em regime máximo de 50 á 60 A/h de recarga, oscilando a tensão entre 13,2 e 14,8 volts.

Sendo assim, se não quiser detonar seu carregador em breve, instale a bateria no seu carro e rode com ela por uns dois dias durante o uso normal do carro, estará carregada para um mês de uso na bancada, se estiver boa .

Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
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claudiorfernandes
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Mensagem por claudiorfernandes »

Basicamente, se você montar uma fonte com tensão limitada em 14,8V e corrente limitada a uns 3A, pode deixar "espetada" na bateria quase que indefinidamente, mas isso vai levar dias para dar uma carga de 100% na sua bateria.
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Golf Mike Charlie
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Mensagem por Golf Mike Charlie »

Valew Norton pelos links.
Valew Claudior. Essa fonte que vc citou acima de 3A fazendo-se a regrinha de 3: 3A está para 1 hora, os 60A para 20 horas. Não seria esse o tempo de carga? Ou não é bem assim o cálculo?

Valew abraços.
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claudiorfernandes
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Mensagem por claudiorfernandes »

Não, pois como a tensão é constane, à medida em que a tensão da bateria sobe, a corrente de carga cai. Pode aumentar a tensão de saída para uns 15,5V, mas nesse caso tem de vigiar a bateria para que não sobrecarregue. O sistema ou é simples ou é rápido... Não existe ambos num circuito só.
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Golf Mike Charlie
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Mensagem por Golf Mike Charlie »

Tem razão, conforme a BAT vai completando, a tensão também sobe. É verdade. Só para fechar então meu entendimento: eu tenho uma BAT selada dessas de bancada de eletrônica de 7A. Eu então não posso dar uma carguinha nela com o meu carregador ICE (é um excelente carregador, tem até gráficos, só peca por não ter programa para Chumbo Ácido) configurado para NiCad-10Cell programando ele para terminar a carga ao atingir 14V ? eu costumo fazer isso programando icicialmente com 500mAh. Aí como ela só tem 7A, carrega num dia só, em mais ou menos 16 horas.
Esse procedimento estragará meu carregador ICE como você mencionou acima?

Valeu Claudior
Abraços
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claudiorfernandes
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Mensagem por claudiorfernandes »

Não posso afirmar nada, nem quanto a danificar o carregador e/ou bateria.
O algoritmo de carga é TOTALMENTE DIFERENTE para Nixx e Pb. Se quiser fazer, é por sua conta e risco. Eu não faria.
flyodraude
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Mensagem por flyodraude »

Ajudem-me!
Alguns anos atrás, comprei um pack de baterias junto com um motor. Esse pack é do tipo AA (pilhas médias), porém só fui perceber que não havia qualquer indicação da Voltagem, muito tempo depois. Não sei se o seu conjunto composto por 8 células, possui cada uma 1,2V ou 1,5V. Seu corpo é envolvido com termoretrátil de cor azul. Será que a cor influencia na diferença de voltagem (azul ou amarela)???
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Se você especificar para o carregador fazer corrente constante até a bateria atingir 14,5V, com corrente constante, na prática é o mesmo que um carregador de chumbo-ácido decente faz.
lenineds
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Mensagem por lenineds »

Alguém aí sabe me dizer se posso ligar duas baterias "tamanhos diferentes" em paralelo? estou querendo ligar duas baterias de 1300mah em paralelo, só que uma é 20c e outra é 25c... o que vai acontecer?
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diegovkf
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Mensagem por diegovkf »

Olá alexcmag!
Minha LiPo ta com uma celula que eu acredito estar danificada pois ela esta com 1.30v, ela ainda teim chance ou so outra mesmo?
O negocio do carregador NiMh, eu tenho uma aki que era de um aero muito antigo, era de uma bateria de 600mah 6v, output: 6vDC 250, da pra usar esse carregador para concertar a celula?
Abraço
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