Guia de Referência Glow / Elétrico
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Nova conversão: Sky Raider Mach 1 com A123 6s1p
Pessoal,
Segue post da minha primeira conversão:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=62511
[]s!
Fernando
Segue post da minha primeira conversão:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=62511
[]s!
Fernando
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Pessoal,
Seguem várias novas medições com o motor.
Segundo o fabricante, a faixa de maior eficiência é de 20 a 40A, enquanto a corrente máxima recomendada é de 55A.
Especificamente para esse motor, parece que a melhor combinação é a bateria A123 e com a hélice 12x8 Glow... O que acham?
[]s!
Fernando
[code:1:4bf8553316]
=====================================================================================================
Motor Bateria Hélice Consumo Potência Rotação Velocidade Empuxo
(mAh) (A) (W) (rpm) (km/h) (kg)
=====================================================================================================
KD 50-12S 620Kv LiPo 3S 2200 APC 12 x 6E 17 194 6.600 60 1,0 pouco empuxo
KD 50-12S 620Kv LiPo 3S 2200 APC 13 x 6.5E 23 261 6.300 62 1,2 pouco empuxo
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 Mst 11 x 6Glow 26 467 10.600 97 1,5 pouco empuxo
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 Evo 10 x 7Tripá 31 551 9.800 105 1,3 pouco empuxo
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 APC 12 x 6E 34 607 9.500 87 2,1
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 Mst 12 x 8Glow 37 639 9.000 110 2,3
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 APC 12 x 6E 38 663 9.500 87 2,1
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 APC 12 x 7Sport 38 646 9.300 99 2,2
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 Mst 12 x 8Glow 40 731 9.400 115 2,3
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 APC 13 x 6.5E 44 750 8.400 83 2,2
KD 50-12S 620Kv LiPo 5S 5000 Mst 12 x 8Glow 48 917 10.000 122 2,9
KD 50-12S 620Kv LiPo 5S 5000 APC 12 x 6E 51 993 10.100 92 2,5
KD 50-12S 620Kv LiPo 6S 2200 APC 12 x 6E 55 1.112 10.500 96 2,6 corrente excessiva para o motor
KD 50-12S 620Kv LiPo 5S 5000 APC 13 x 6.5E 56 1.090 9.500 94 3,1 corrente excessiva para o motor
KD 50-12S 620Kv LiPo 5S 5000 APC 13 x 6.5E 56 1.085 9.600 95 3,1 corrente excessiva para o motor
[/code:1:4bf8553316]
Obs: Mst = Master Airscrew
Seguem várias novas medições com o motor.
Segundo o fabricante, a faixa de maior eficiência é de 20 a 40A, enquanto a corrente máxima recomendada é de 55A.
Especificamente para esse motor, parece que a melhor combinação é a bateria A123 e com a hélice 12x8 Glow... O que acham?
[]s!
Fernando
[code:1:4bf8553316]
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Motor Bateria Hélice Consumo Potência Rotação Velocidade Empuxo
(mAh) (A) (W) (rpm) (km/h) (kg)
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KD 50-12S 620Kv LiPo 3S 2200 APC 12 x 6E 17 194 6.600 60 1,0 pouco empuxo
KD 50-12S 620Kv LiPo 3S 2200 APC 13 x 6.5E 23 261 6.300 62 1,2 pouco empuxo
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 Mst 11 x 6Glow 26 467 10.600 97 1,5 pouco empuxo
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 Evo 10 x 7Tripá 31 551 9.800 105 1,3 pouco empuxo
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 APC 12 x 6E 34 607 9.500 87 2,1
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 Mst 12 x 8Glow 37 639 9.000 110 2,3
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 APC 12 x 6E 38 663 9.500 87 2,1
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 APC 12 x 7Sport 38 646 9.300 99 2,2
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 Mst 12 x 8Glow 40 731 9.400 115 2,3
KD 50-12S 620Kv A123 6S 2300 APC 13 x 6.5E 44 750 8.400 83 2,2
KD 50-12S 620Kv LiPo 5S 5000 Mst 12 x 8Glow 48 917 10.000 122 2,9
KD 50-12S 620Kv LiPo 5S 5000 APC 12 x 6E 51 993 10.100 92 2,5
KD 50-12S 620Kv LiPo 6S 2200 APC 12 x 6E 55 1.112 10.500 96 2,6 corrente excessiva para o motor
KD 50-12S 620Kv LiPo 5S 5000 APC 13 x 6.5E 56 1.090 9.500 94 3,1 corrente excessiva para o motor
KD 50-12S 620Kv LiPo 5S 5000 APC 13 x 6.5E 56 1.085 9.600 95 3,1 corrente excessiva para o motor
[/code:1:4bf8553316]
Obs: Mst = Master Airscrew
Fernando, Excelente os testes!
Com o pack A123 6s 2300mAh também poderá experimentar a APC 12 x 8E que também fica muito boa... é excelente para modelos mais velozes! Para torque recomendo a APC 13 x 6,5E... os cálculos indicam empuxo de 2.2kg, mas na realidade chegam a puxar mais de 2.5kg!
No caso de usar hélices glow é bom certificar que estajam bem balanceadas!
Abraço,
Caio
Com o pack A123 6s 2300mAh também poderá experimentar a APC 12 x 8E que também fica muito boa... é excelente para modelos mais velozes! Para torque recomendo a APC 13 x 6,5E... os cálculos indicam empuxo de 2.2kg, mas na realidade chegam a puxar mais de 2.5kg!
No caso de usar hélices glow é bom certificar que estajam bem balanceadas!
Abraço,
Caio
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Pois é, Caio, o balancemanto está sendo um tema complicado! Além do cuidado com o balanceamento da hélice, o prop adapter que acompanha o motor KDA é péssimo... (a despeito do motor ser ótimo).
Comprei um prop adapter de 6mm da Hyperion na Asas Elétricas. Melhorou muito, mas ainda não consegui um conjunto prop adapter + hélice + spinner que não vibrasse em alta rotação! Estou tendo de usar o aero sem spinner e só com algumas hélices (e olha que eu procurei balancear todas as minhas hélices).
Acho que vou comprar aquele prop adapter de 6mm que a Hobby City vende e que você indicou, mas bem que eu também queria usar um spinner para deixar o aero mais bonito ;)
Você está conseguindo usar o seu KDA 50-12 com spinner? Como? Qual spinner? Qual prop adapter?
[]s!
Fernando Cesar
Comprei um prop adapter de 6mm da Hyperion na Asas Elétricas. Melhorou muito, mas ainda não consegui um conjunto prop adapter + hélice + spinner que não vibrasse em alta rotação! Estou tendo de usar o aero sem spinner e só com algumas hélices (e olha que eu procurei balancear todas as minhas hélices).
Acho que vou comprar aquele prop adapter de 6mm que a Hobby City vende e que você indicou, mas bem que eu também queria usar um spinner para deixar o aero mais bonito ;)
Você está conseguindo usar o seu KDA 50-12 com spinner? Como? Qual spinner? Qual prop adapter?
[]s!
Fernando Cesar
Fernando,
Nunca utilizei os adptadores originais que acompanham o motor, pois vieram desbalanceados! Até hoje, só utilizei esse motor com adaptador de hélice 6mm da HC, e somente com as hélices APC E! O motor não vibra absolutamente nada! Ficou perfeito!
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5674
Segue uma foto do motor com o adaptador na forma que venho utilizando desde o ano passado!
Abraços,
Caio
Nunca utilizei os adptadores originais que acompanham o motor, pois vieram desbalanceados! Até hoje, só utilizei esse motor com adaptador de hélice 6mm da HC, e somente com as hélices APC E! O motor não vibra absolutamente nada! Ficou perfeito!
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5674
Segue uma foto do motor com o adaptador na forma que venho utilizando desde o ano passado!
Abraços,
Caio
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- KD5012_sp1.jpg (38.76 KiB) Exibido 25572 vezes
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Caio,
É, vou partir mesmo para a importação de um prop adapter desses da HC...
Permita-me mais uma perguntinhas sobre esse tema:
- Chegou a tentar algum spinner com esse prop adapter?
- foram esses os bastões de plásticos furados no torno para ficarrem centralizados?
- esse areo tem algum cowl?
- pode postar mais algumas fotos da frete do aero, mostrando o posicionamento da bateria e o esc?
Desde já, obrigado!
Fernando
ah, já ia esquecendo: como se calcula a eficiência que você apresenta nas suas tabelas?
É, vou partir mesmo para a importação de um prop adapter desses da HC...
Permita-me mais uma perguntinhas sobre esse tema:
- Chegou a tentar algum spinner com esse prop adapter?
- foram esses os bastões de plásticos furados no torno para ficarrem centralizados?
- esse areo tem algum cowl?
- pode postar mais algumas fotos da frete do aero, mostrando o posicionamento da bateria e o esc?
Desde já, obrigado!
Fernando
ah, já ia esquecendo: como se calcula a eficiência que você apresenta nas suas tabelas?
Fernando,
Nunca utilizei spinner, somente como está na foto acima!
Os tarugos são de nylon maciço de 10mm de diâmetro. Somente os furos foram feitos num torno.
O funfly não possui carenado.
No tópico da conversão do funfly 40 tem algumas fotos:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=26321
Abraços,
Caio
Nunca utilizei spinner, somente como está na foto acima!
Os tarugos são de nylon maciço de 10mm de diâmetro. Somente os furos foram feitos num torno.
O funfly não possui carenado.
No tópico da conversão do funfly 40 tem algumas fotos:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=26321
Abraços,
Caio
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