messerschmitt bf-110

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
ale_nevesbr
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 9:50 pm
Localização: Blumenau - SC CEP:89057-090

messerschmitt bf-110

Mensagem por ale_nevesbr »

Pessoal,

Estou iniciando um novo projeto, a construção de um BF-110, avião da Luftwaffe.
O avião que estarei montando será baseado no modelo pilotado por Martin Drewes, aliás, este piloto mora atualmente aqui em Blumenau e é um dos poucos pilotos da Luftwaffe ainda vivos.

Minha dúvida é a seguinte, como o modelo da planta é para dois motores glow e eu pretendo fazer a motorização elétrica, eu posso utilizar 02 motores ligados no mesmo ESC? Minha idéia seria utilizar um ESC de maior capacidade e uma bateria também com maior capacidade.
É possível isso ou tenho mesmo que utilizar um ESC e uma bateria para cada motor?

Abraço

Alessandro
Anexos
bf110-1.jpg
bf110-1.jpg (21.13 KiB) Exibido 4637 vezes
Padrão de cores que será utilizado, igual ao avião pilotado pelo Drewes.
Padrão de cores que será utilizado, igual ao avião pilotado pelo Drewes.
bf110_drewes.jpg (11.87 KiB) Exibido 4637 vezes
Aeromodelismo é muito bom, mas aeromodelismo com responsabilidade é uma maravilha...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Não, cada motor terá que ter seu ESC próprio e sua bateria própria, é mais seguro e confiável dessa maneira, já houve gente que colocou uma bateria para 2 ESC mas isso coloca em risco o bom funcionamento do ESC devido a diversos fatores de corrente e resistência dos fios que não vem ao caso agora, somente em um dos
ESC's você remova o fio de alimentação que vai do esc ao RX para evitar tensões dos das duas baterias indo para o rx que poderia danificar o ou os BECs dos ESCs deixando apenas um ESC alimentar o RX e itilize um cabo Y para fazer a ligação dos dois ESCs ao canal 3 do RX.
Na parte onde serão montados os motores terá espaço suficiente para ser colocado junto o esc e a bateria sem nenhum problema.
Estou na fase de projeto de um P38 que foi o terror dos Messerschit na 2ª Guerra, quem sabe possamos fazer um combate aéreo para ver que sai voando depois :lol: :lol: :lol: :lol: brincadeira.
Avatar do usuário
ale_nevesbr
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 9:50 pm
Localização: Blumenau - SC CEP:89057-090

Mensagem por ale_nevesbr »

Ok Laércio, obrigado pela explicação.

Quanto à alimentação do rx, irei utilizar uma bateria separada só para ele, portanto os ESCs somente receberão o sinal de comando do Rx. Prefiro fazer assim para ter o consumo das duas baterias o mais equalizado possível.

Abraço
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Então desligue os dois fios positivos que são do conector que vai do ESC ao RX para evitar problemas de alimentação.
Fica melhor sim pois você poderá usar baterias de menor capacidade para diminuir peso já que elas alimentarão somente os motores mas utlize um BEC externo para alimentar o RX com lipo pois o peso de uma bateria NiCd para o RX será um tanto grande e menos duradoura do que uma de LIPO com a mesma capacidade de carga.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Bom, pelo que notei também o seu aero seria para morotes glow de grande porte talvez e se utilizar ESCs de mais de 50A na maioria das vezes esses ESCs não possuem BECs para alimentação do RX tendo mesmo que utlizar um BEC externo para alimentar o RX com lipos.
Avatar do usuário
ale_nevesbr
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 9:50 pm
Localização: Blumenau - SC CEP:89057-090

Mensagem por ale_nevesbr »

entendi amigão,

vou tentar ir postando no fórum as estapas de construção do modelo. Vai demorar um pouco, pois vou fazer a partir da planta e o mesmo será de balsa. Mas acho que o resultado será muito bom.

obrigado pela explicação.


Abraço
Avatar do usuário
ale_nevesbr
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 9:50 pm
Localização: Blumenau - SC CEP:89057-090

Mensagem por ale_nevesbr »

Laércio,

Na verdade, o modelo original é para 2 motores glow 25 2T.
Avatar do usuário
andreaeromodelismo
membro
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 7:49 pm
Localização: Glória RJ
Contato:

Mensagem por andreaeromodelismo »

vou acompanhar, estou querendo fazer um focke wulfe.
Avatar do usuário
JP2D
membro
Mensagens: 721
Registrado em: Qui Dez 27, 2007 5:10 pm
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Mensagem por JP2D »

Fala Ale, tudo bem?
Acho que essa construção vai ser muito legal de acompanhar.
Quanto a motorizaçao o melhor é fazer o que o Laercio falou.
Para dar uma ajuda da uma olhada nessa construção do amigo Charles.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=30383&start=0&postdays=&postorder=asc&highlight=

O esquema de motorização que ele usou é a mesma que você quer usar.
Boa sorte na contrução, estarei acompanhando atentamente.
Abraços
Bons vôos
Copter X AE V2 - Futaba 10c - FASST 2.4ghz - Zagy 120
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:53018e9f9f="andreaeromodelismo"]vou acompanhar, estou querendo fazer um focke wulfe.[/quote:53018e9f9f]

Pelo amor de Deus!!! É [b:53018e9f9f]Focke Wulf[/b:53018e9f9f]

Lindo modelo Ale, montei dois desses em plasti... tenho uma queda por modelos alemães da WWII

http://www.luftwaffe39-45.historia.nom.br/aero/aero.htm
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder