Scout : Construção passo-a-passo
- Gustavo Murad
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- Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
- Localização: Uberaba, Minas Gerais
[quote:29925d6f98="Patetta-MG"]Bom, considerando minha ultima mensagem dois itens acima, ontem fiz algumas consultas a outros tópicos aqui do site e eencontrei algumas respostas que me foram uteis e elucidaram bastante, ams ainda tem duvidas.
Vi em um delas, que o diedro deve ser tal, que o ângulo elevo entre 0% e 10% a envergadura da asa, mas acredito eu que a pessoa (que nao me lembre quem) esteja falando em cada painel.
Considerando que a asa terá 1m de envegadura, significando 50cm em cada painel, a elevação máxima seria de 5cm, o que acarretaria em um ângulo de 5,7º.
Seria isso mesmo ou é muito esse ângulo.
Considere que será um perfil clark Y em um treinador para mim (iniciante).
obrigado
Moisés[/quote:29925d6f98]
não é bem assim ...
O ângulo de diedro depende de vários fatores , se o aeromodelo é treinador , se tem aileron , se é asa baixa , se a asa é poliédrica etc...
E como o próprio nome diz , é um ângulo e não uma % da envergadura nem da corda da asa ...
O ângulo de modelo para modelo (em cada semi-asa) é mais ou menos esse:
Treinadores asa alta sem aileron: 3 a 6 graus
Treinadores asa alta com aileron: 0 a 3 graus
Treinadores asa baixa sem aileron: 5 a 7 graus
Treinadores asa baixa com aileron: 2 a 6 graus
Acrobáticos asa alta : 0 a 3 graus
Acrobáticos asa baixa: geralmente 0 graus
Lógico que em 99% dos casos é melhor seguir o indicado na planta.
Eu sugiro uns 5graus de diedro em cada semi-asa do Scout , para calcular você faz o seguinte:
sen x = "cateto oposto"/"hipotenusa"
Sendo
sen x = ângulo que vc quer para a semi asa
cateto oposto = altura do chão à asa , obtem-se usando pote de margarina , livros , régua ou seja lá o que for..
Hipotenusa = Comprimento da semi asa.
Exemplo:
Supondo que você tenha uma asa de 1m de envergadura cortada em duas semia-asa tendo 50cm cada uma e você queira um 5 graus de diedro em cada semi-asa.
O seno usado sera de 10 graus , pois você precisa de 5graus em cada semi-asa e elas são de mesmo tamanho e sua junção será colocada exatamente no centro da fuselagem.
sen 10 = x/50
0,173648 = x/50
x = 0,173648 * 50
x =~ 8,6824
Ou seja , você precisa de uma altura de aproximadamente 8,68cm para poder gerar um ângulo de 5 graus numa "peça" de 50cm.
Sabendo disso usa-se uma "plataforma" feita de qualquer material (eu uso livros por achar mais fácil aproximar a altura necessário adicionando folhas ou livretos) , dai coloco uma das pontas da semi casa no chão e a outra em cima dessa plataforma.
Dai pego a segunda semi-asa , totalmente apoiada no chão e cola a outra que está com os 10 graus de diedro.
Quando as 2 estão coladas , basta tirar ela da plataforma que o ângulo fica 5 graus em cada semi-asa com uma precisão muito boa.
Edit:
Outra sugestão muito boa , que tenho seguido em alguns casos (aeros mais simples) e que tem dado muito certo é na hora de colar uma semi-asa na outra usar palitinhos de pirulito e araminho para fazer o diedro no tamanho que desenho.
Tá tudo explicadinho aqui no tópico , basta colar um tubinho de pirulito em cada semi-asa e passar o araminho por dentro dos tubinhos juntando uma asa a outra.
Dai você pega a "altura" necessária para formar o ângulo (no nosso exemplo 8,68cm) e vai ajustando "manualmente" (afinal o ferrinho entorta) e quando chegar no ponto ideal apenas passa alguma cola.
No caso de aeros mais bem acabados , o esquema com livros , formando o diedro certinho , cortando a junção para fazer um bom encaixe e colando com epóxi(araldite) da um acabamento e uma precisão maior.
Vi em um delas, que o diedro deve ser tal, que o ângulo elevo entre 0% e 10% a envergadura da asa, mas acredito eu que a pessoa (que nao me lembre quem) esteja falando em cada painel.
Considerando que a asa terá 1m de envegadura, significando 50cm em cada painel, a elevação máxima seria de 5cm, o que acarretaria em um ângulo de 5,7º.
Seria isso mesmo ou é muito esse ângulo.
Considere que será um perfil clark Y em um treinador para mim (iniciante).
obrigado
Moisés[/quote:29925d6f98]
não é bem assim ...
O ângulo de diedro depende de vários fatores , se o aeromodelo é treinador , se tem aileron , se é asa baixa , se a asa é poliédrica etc...
E como o próprio nome diz , é um ângulo e não uma % da envergadura nem da corda da asa ...
O ângulo de modelo para modelo (em cada semi-asa) é mais ou menos esse:
Treinadores asa alta sem aileron: 3 a 6 graus
Treinadores asa alta com aileron: 0 a 3 graus
Treinadores asa baixa sem aileron: 5 a 7 graus
Treinadores asa baixa com aileron: 2 a 6 graus
Acrobáticos asa alta : 0 a 3 graus
Acrobáticos asa baixa: geralmente 0 graus
Lógico que em 99% dos casos é melhor seguir o indicado na planta.
Eu sugiro uns 5graus de diedro em cada semi-asa do Scout , para calcular você faz o seguinte:
sen x = "cateto oposto"/"hipotenusa"
Sendo
sen x = ângulo que vc quer para a semi asa
cateto oposto = altura do chão à asa , obtem-se usando pote de margarina , livros , régua ou seja lá o que for..
Hipotenusa = Comprimento da semi asa.
Exemplo:
Supondo que você tenha uma asa de 1m de envergadura cortada em duas semia-asa tendo 50cm cada uma e você queira um 5 graus de diedro em cada semi-asa.
O seno usado sera de 10 graus , pois você precisa de 5graus em cada semi-asa e elas são de mesmo tamanho e sua junção será colocada exatamente no centro da fuselagem.
sen 10 = x/50
0,173648 = x/50
x = 0,173648 * 50
x =~ 8,6824
Ou seja , você precisa de uma altura de aproximadamente 8,68cm para poder gerar um ângulo de 5 graus numa "peça" de 50cm.
Sabendo disso usa-se uma "plataforma" feita de qualquer material (eu uso livros por achar mais fácil aproximar a altura necessário adicionando folhas ou livretos) , dai coloco uma das pontas da semi casa no chão e a outra em cima dessa plataforma.
Dai pego a segunda semi-asa , totalmente apoiada no chão e cola a outra que está com os 10 graus de diedro.
Quando as 2 estão coladas , basta tirar ela da plataforma que o ângulo fica 5 graus em cada semi-asa com uma precisão muito boa.
Edit:
Outra sugestão muito boa , que tenho seguido em alguns casos (aeros mais simples) e que tem dado muito certo é na hora de colar uma semi-asa na outra usar palitinhos de pirulito e araminho para fazer o diedro no tamanho que desenho.
Tá tudo explicadinho aqui no tópico , basta colar um tubinho de pirulito em cada semi-asa e passar o araminho por dentro dos tubinhos juntando uma asa a outra.
Dai você pega a "altura" necessária para formar o ângulo (no nosso exemplo 8,68cm) e vai ajustando "manualmente" (afinal o ferrinho entorta) e quando chegar no ponto ideal apenas passa alguma cola.
No caso de aeros mais bem acabados , o esquema com livros , formando o diedro certinho , cortando a junção para fazer um bom encaixe e colando com epóxi(araldite) da um acabamento e uma precisão maior.
- Patetta-MG
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Oi gustavo,
como dito, a relação de % eu li em algum tópico aqui no forum e não me lembro mais onde, procurei e nao achei.
entendi sim o seu esquema.... o esquema da trigonometria utilizada é básica.... até ai eu já tinha chegado...
só não sabia mesmo qual o ângulo a ser projetado, mas agora vc já me ajudou muito.
Obrigado
moisés
como dito, a relação de % eu li em algum tópico aqui no forum e não me lembro mais onde, procurei e nao achei.
entendi sim o seu esquema.... o esquema da trigonometria utilizada é básica.... até ai eu já tinha chegado...
só não sabia mesmo qual o ângulo a ser projetado, mas agora vc já me ajudou muito.
Obrigado
moisés
- Gustavo Murad
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- Alefrangel
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Dúvida canais receptor
Prezados, comecei a construir o meu scout há umas 3 semanas e estou na fase final. Comprei um rádio Futaba 4YF só que ele é MOD 1 (acelerador no stick direito) e agora estou com uma dúvida:
Nas recomendações no fórum e-vôo li que a ordem para ligar os canais no receptor é a seguinte:
Canal 1 = aileron
Canal 2 = profundor
Canal 3 = motor
Canal 4 = leme.
Esta recomendação é somente para os rádios MOD 2? No caso de MOD 1 eu deveria inverter a ordem em que devo ligar?
Canal 1 = leme
Canal 2 = motor
Canal 3 = profundor
Canal 4 = aileron
Estou querendo fazer o teste de bancada para o meu aeromodelo, mas estou com medo de queimar o receptor se ligar na ordem invertida. Existe esta possibilidade?
Nas recomendações no fórum e-vôo li que a ordem para ligar os canais no receptor é a seguinte:
Canal 1 = aileron
Canal 2 = profundor
Canal 3 = motor
Canal 4 = leme.
Esta recomendação é somente para os rádios MOD 2? No caso de MOD 1 eu deveria inverter a ordem em que devo ligar?
Canal 1 = leme
Canal 2 = motor
Canal 3 = profundor
Canal 4 = aileron
Estou querendo fazer o teste de bancada para o meu aeromodelo, mas estou com medo de queimar o receptor se ligar na ordem invertida. Existe esta possibilidade?
- Alefrangel
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Tirei uma "cola" do modelo do Michael Caetano para entelar.
Ele possui as medidas recomendadas na página inicial do fórum e foi feita a fuselagem e asa em isopor P3 com estabilizadores deprom 4mm.
Para linkagem eu usei conectores sindal para facilitar a regulagem dos servos.
Seguem as fotos do modelo até agora:
Ele possui as medidas recomendadas na página inicial do fórum e foi feita a fuselagem e asa em isopor P3 com estabilizadores deprom 4mm.
Para linkagem eu usei conectores sindal para facilitar a regulagem dos servos.
Seguem as fotos do modelo até agora:
- Anexos
-
- Foto 1.JPG (29.75 KiB) Exibido 10528 vezes
-
- Foto 2.JPG (27.44 KiB) Exibido 10528 vezes
-
- Foto 3.JPG (30.57 KiB) Exibido 10528 vezes
- Patetta-MG
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- warne
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- Contato:
[quote:fbea26d2f1="Nilo César"]Ola amigo, esta postado a seguir as fotos do meu scout, mas não consegui voar com ele...
logo que o arremessei e coloquei um pouco de motor, ele subiu uns 4 ou 5 metros mas logo depois inclinou para a direita e foi direto para o chão quebrando a minha hélice, não sei oq ouve de errado, o dia estava um pouco ventoso, acredito q é isso!!
se voces podessem me ajudar a descobrir oque deu de errado, jah agradeço!!
abraço a todos.
nilo[/quote:fbea26d2f1]
Nilo, tá frio ai!?Rs, essa foto 5 tá demais!!!heheh, cara acho que você deve mudar a linkagem do profundor, deixa mais perto da fuseca, do jeito que esta, perde eficiência.
Você colocou a inclinação no motor? Para a direita e para baixo?Eu choto que você lenhou devido a baixa velocidade, estolou. Da proxima vez, vai com todo motor.
abs
Warne
logo que o arremessei e coloquei um pouco de motor, ele subiu uns 4 ou 5 metros mas logo depois inclinou para a direita e foi direto para o chão quebrando a minha hélice, não sei oq ouve de errado, o dia estava um pouco ventoso, acredito q é isso!!
se voces podessem me ajudar a descobrir oque deu de errado, jah agradeço!!
abraço a todos.
nilo[/quote:fbea26d2f1]
Nilo, tá frio ai!?Rs, essa foto 5 tá demais!!!heheh, cara acho que você deve mudar a linkagem do profundor, deixa mais perto da fuseca, do jeito que esta, perde eficiência.
Você colocou a inclinação no motor? Para a direita e para baixo?Eu choto que você lenhou devido a baixa velocidade, estolou. Da proxima vez, vai com todo motor.
abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
- warne
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- Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
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- Contato:
Re: Dúvida canais receptor
[quote:9218b76007="Alefrangel"]Prezados, comecei a construir o meu scout há umas 3 semanas e estou na fase final. Comprei um rádio Futaba 4YF só que ele é MOD 1 (acelerador no stick direito) e agora estou com uma dúvida:
Nas recomendações no fórum e-vôo li que a ordem para ligar os canais no receptor é a seguinte:
Canal 1 = aileron
Canal 2 = profundor
Canal 3 = motor
Canal 4 = leme.
Esta recomendação é somente para os rádios MOD 2? No caso de MOD 1 eu deveria inverter a ordem em que devo ligar?
Canal 1 = leme
Canal 2 = motor
Canal 3 = profundor
Canal 4 = aileron
Estou querendo fazer o teste de bancada para o meu aeromodelo, mas estou com medo de queimar o receptor se ligar na ordem invertida. Existe esta possibilidade?[/quote:9218b76007]
Rapaz muda ele pra MODO 2, não é dificil, e vai te ajudar mais na frente, se você não sabe mexer , vai a um tecnico em eletrônica, basta apenas trocar os sticks de lado, não tem segredo, vai necessitar aumentar os fios..
Quanto as ligações no Rx, você pode ir experimentando, que não vai queimar nada, apena tome cuidado para não colocar o conector na posição errada, tipo assim, o Rx tem o negativo, positivo e o sinal, o plug do servo també tem, então é só ligar na mesma ordem, entendeu!?
Abs
Warne
Nas recomendações no fórum e-vôo li que a ordem para ligar os canais no receptor é a seguinte:
Canal 1 = aileron
Canal 2 = profundor
Canal 3 = motor
Canal 4 = leme.
Esta recomendação é somente para os rádios MOD 2? No caso de MOD 1 eu deveria inverter a ordem em que devo ligar?
Canal 1 = leme
Canal 2 = motor
Canal 3 = profundor
Canal 4 = aileron
Estou querendo fazer o teste de bancada para o meu aeromodelo, mas estou com medo de queimar o receptor se ligar na ordem invertida. Existe esta possibilidade?[/quote:9218b76007]
Rapaz muda ele pra MODO 2, não é dificil, e vai te ajudar mais na frente, se você não sabe mexer , vai a um tecnico em eletrônica, basta apenas trocar os sticks de lado, não tem segredo, vai necessitar aumentar os fios..
Quanto as ligações no Rx, você pode ir experimentando, que não vai queimar nada, apena tome cuidado para não colocar o conector na posição errada, tipo assim, o Rx tem o negativo, positivo e o sinal, o plug do servo també tem, então é só ligar na mesma ordem, entendeu!?
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
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- Alefrangel
- membro
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- Registrado em: Ter Mai 19, 2009 11:33 am
- Localização: Governador Valadares - MG
[quote:efdf9b372e="Patetta-MG"]Parabens Alefrangel
belo modelo...
Moisés[/quote:efdf9b372e]
Valeu Moisés, hoje a noite pretendo fazer o teste de bancada pra tentar voar no final de semana. Como é o meu primeiro modelo, já estou me preparando psicologicamente se algo der errado, pois já vi que é bastante comum lenhar nos primeiros vôos...hehehe. Só estou torcendo é para não estragar nenhuma peça da eletrônica :wink:
Vou ver se filmo o vôo para postar aqui...
Abraço.
belo modelo...
Moisés[/quote:efdf9b372e]
Valeu Moisés, hoje a noite pretendo fazer o teste de bancada pra tentar voar no final de semana. Como é o meu primeiro modelo, já estou me preparando psicologicamente se algo der errado, pois já vi que é bastante comum lenhar nos primeiros vôos...hehehe. Só estou torcendo é para não estragar nenhuma peça da eletrônica :wink:
Vou ver se filmo o vôo para postar aqui...
Abraço.
- Alefrangel
- membro
- Mensagens: 89
- Registrado em: Ter Mai 19, 2009 11:33 am
- Localização: Governador Valadares - MG
Como prometi, segue a filmagem da primeira tentativa de vôo do Scout, que por sinal, foi uma grande lenha... No domingo tive que consertar bastante o avião para decolar tive ajuda de um pessoal que tinha na pista de aeromodelismo e até que enfim ele voou beleza e no final consegui até pousar com trem de pouso.
Os dois grandes erros que considero que cometi na minha primeira tentativa foram os seguintes:
1 - Eu mesmo tentei arremeçar o avião, desta forma até que eu assumisse o rádio com as duas mãos, já seria tarde pra tentar contornar qualquer situação, caso algo desse errado na decolagem (o que era bem provável, uma vez que ñão conhecia o avião e nunca tinha voado).
2- Não ter feito um teste de planeio do aeromodelo. No domingo tinha um pessoal com bastante experiência e fizeram este teste antes do vôo, que consiste no seguinte: Você sai correndo com o avião suspenso no alto em uma das mãos e solta ele um pouquinho e vai acompanhando o planeio dele correndo e o segura antes tocar no chão. Desta forma já dá pra perceber se o CG está correto e se está tendendo para um dos lados. No meu caso foi só ajustar os trims.
Agradeço a todos que me ajudaram.
Alessandro.
Os dois grandes erros que considero que cometi na minha primeira tentativa foram os seguintes:
1 - Eu mesmo tentei arremeçar o avião, desta forma até que eu assumisse o rádio com as duas mãos, já seria tarde pra tentar contornar qualquer situação, caso algo desse errado na decolagem (o que era bem provável, uma vez que ñão conhecia o avião e nunca tinha voado).
2- Não ter feito um teste de planeio do aeromodelo. No domingo tinha um pessoal com bastante experiência e fizeram este teste antes do vôo, que consiste no seguinte: Você sai correndo com o avião suspenso no alto em uma das mãos e solta ele um pouquinho e vai acompanhando o planeio dele correndo e o segura antes tocar no chão. Desta forma já dá pra perceber se o CG está correto e se está tendendo para um dos lados. No meu caso foi só ajustar os trims.
Agradeço a todos que me ajudaram.
Alessandro.