Novato, mas muito interessado

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

eu gostei dessa ideia da caixa dagua cheia de whisky... vai rolar onde? no Ibira, em Carapicuiba, Pacaembu, campão? hehehehe
gildanml
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 10:21 pm
Localização: novo hamburgo

Mensagem por gildanml »

Entao se um motor d 1A ficaria ligado por uma hora em uma bateria d 1Ah, um motor de 16A ficaria ligado por 3,25 min? Eh isso?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Exato mas o que falei sobre bateria automotiva acho que deu para entender então não complica entrando em mínimos detalhes que somente irão confindir o nosso amigo que está apenas começando.
Explico o mais implificado possível pois se fosse para entrar em detalhes eu seria professor o que não sou e detalhes são para cursos esoecializantes e não para fóruns.
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

se a bateria for capaz de fornecer estes 16A de corrente, sim.
1000/16000 = 0,0625
0,0625 * 60 = 3,75 minutos.

imagino que você fez essa conta porque o conjunto motor/helice que você tem em mãos consome 16A. certo?
mas lembre-se de uma coisa, ele consome 16A na aceleração máxima. ninguém voa 100% do tempo com aceleração máxima. um avião com motor bem dimensionado deve voar bem a meio motor ou menos, logo o tempo de voo real será algo um tanto maior que esse valor aí calculado.
gildanml
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 10:21 pm
Localização: novo hamburgo

Mensagem por gildanml »

Pois eh acho q dpois dessa aula q vcs me deram posso comprar um aero! Obrigado a todos pela atencao!
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Esses testes "de bancada" não refletem o consumo real em vôo.

Então se num teste de bancada feito na fábrica o motor consumia 16A de empuxo estático , voando , mesmo com aceleração no máximo talvez ele consuma menos (com mesma hélice claro).

Concordo com o LaercioLMB que devemos tentar explicar o mais fácil possível, mas foi justamente por isso que dei o exemplo da caixa d'água.

A pessoa pode até não entender absolutamente NADA de eletrônica, mas consegue entender uma caixa cheia d'água com um cano e a água saindo, dai é só fazer a comparação e pronto!

Os maiores pensadores, quando queriam explicar alguma coisa as pessoas mais simples se usavam de fábulas e comparações (Jesus , Einstein e o Alexcmag daqui do fórum usam isso , a caixa d'água é idéia do Alexcmag) .

gildanml ,
Sugiro baixar o livro sobre aeromodelismo daqui do fórum , tem bastante coisa nele.

MKazan ,
Não sei onde se encontra essa caixa d'água atualmente , mas qualquer um que souber me avisa que eu quero participar também heheheheh!!
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

Caixa d´agua não, caixa de whisky!
Responder