Kart elétrico brushless, já viram?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:8d38af5861="betodebem"]O sistema de embreagem chega a soltar fumaça as vezes, muito legal! :D[/quote:8d38af5861]

Na verdade este foi um grande erro do projeto do cara, ele está desperdiçando energia com atrito mecânico, a grande vantagem dos motores elétricos é justamente serem acoplados diretamente ao eixo sem a utilização de embreagens de fricção, afinal um motor elétrico gera torque em seu eixo assim que é energizado, diferente de um motor a combustão que só gera torque útil após uma determinada rotação...

Se ele tivesse acoplado os motores diretamente ao eixo, o kart ia ter uma aceleração estúpida...
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
fred
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 333
Registrado em: Sex Jul 01, 2005 11:24 pm
Localização: sao paulo
Contato:

!!!

Mensagem por fred »

[quote:f83f805f05="Hidden"][quote:f83f805f05="betodebem"]O sistema de embreagem chega a soltar fumaça as vezes, muito legal! :D[/quote:f83f805f05]

Na verdade este foi um grande erro do projeto do cara, ele está desperdiçando energia com atrito mecânico, a grande vantagem dos motores elétricos é justamente serem acoplados diretamente ao eixo sem a utilização de embreagens de fricção, afinal um motor elétrico gera torque em seu eixo assim que é energizado, diferente de um motor a combustão que só gera torque útil após uma determinada rotação...

Se ele tivesse acoplado os motores diretamente ao eixo, o kart ia ter uma aceleração estúpida...[/quote:f83f805f05]

Foi exatamente o que pensei vendo o vídeo !!

Estou fazendo uma Bike , vai ter um Scorpion 5040 , 16S 10A , Castle HV-110 e um Watt's UP como Painel !!! Direto : Engrenagens e corrente de moto-serra.

Já existem bikes Brushless ,mas prometo postar aqui no E-VOO o projeto.

Só me falta um pé de vela com sistema catraca one way como da roda trazeira...
Aproveitando...Alguém aqui sabe ou conhece alguém que possa fazer uma adaptação no pé de vela desta forma??

Próximo projeto : Paramotor Brushless.Já tenho o parmotor com motor 2 tempos para converter faltam ums 4 mil dólares de lipos ... :wink:

Abs.
FRED
www.rctechshop.com.br
AS MELHORES MARCAS , NA RCTECH.
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

será que ele não utilizou a embreagem pra não ter que superdimencionar os escs por causa da corrente muito alta na partida? Seria uma explicação provável pra embreagem. se não foi por isso acho que foi burrada dele sim
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Re: !!!

Mensagem por sancler »

[quote:206e648b04="fred"][quote:206e648b04="Hidden"][quote:206e648b04="betodebem"]O sistema de embreagem chega a soltar fumaça as vezes, muito legal! :D[/quote:206e648b04]

Na verdade este foi um grande erro do projeto do cara, ele está desperdiçando energia com atrito mecânico, a grande vantagem dos motores elétricos é justamente serem acoplados diretamente ao eixo sem a utilização de embreagens de fricção, afinal um motor elétrico gera torque em seu eixo assim que é energizado, diferente de um motor a combustão que só gera torque útil após uma determinada rotação...

Se ele tivesse acoplado os motores diretamente ao eixo, o kart ia ter uma aceleração estúpida...[/quote:206e648b04]

Foi exatamente o que pensei vendo o vídeo !!

Estou fazendo uma Bike , vai ter um Scorpion 5040 , 16S 10A , Castle HV-110 e um Watt's UP como Painel !!! Direto : Engrenagens e corrente de moto-serra.

Já existem bikes Brushless ,mas prometo postar aqui no E-VOO o projeto.

Só me falta um pé de vela com sistema catraca one way como da roda trazeira...
Aproveitando...Alguém aqui sabe ou conhece alguém que possa fazer uma adaptação no pé de vela desta forma??

Próximo projeto : Paramotor Brushless.Já tenho o parmotor com motor 2 tempos para converter faltam ums 4 mil dólares de lipos ... :wink:

Abs.
FRED[/quote:206e648b04]
Fred a propria catraca de bike da pra fazer , eu fiz uma a gasolina com o motor de motoserra 8 hp still , chega a fritar pneu :twisted: :twisted: :twisted:é só fazer um eixo com rosca esquerda da catraca e colocar 2 rolamentos de esfera na caixa da bike em vez dos de prato e colar que ela possui
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
Avatar do usuário
RCampos
membro
Mensagens: 935
Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 12:30 pm
Localização: Uberaba-MG
Contato:

Mensagem por RCampos »

Sei não...
Pelo vídeo dá paraver que um motor está "cortando" fazendo um chiado bem característico. (2:34)
Também acho que sem a embreagem ele iria ter uma corrente muito alta na arrancada, podendo danificar os motores.
Para funcionar sem embreagem, deveria ter um mecanismo que controlasse a aceleração na arrancada em função da corrente, tipo um "soft start". Dessa forma aaceleração seria gradual.
Avatar do usuário
RCampos
membro
Mensagens: 935
Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 12:30 pm
Localização: Uberaba-MG
Contato:

Mensagem por RCampos »

Depois que o bicho dá uma embaladinha fica bem rápido, deve ser bom andar nisso.
O kart dá para fazer com bateria automotiva, economizando na LiPo, tipo 4 baerias 48v.

Tem muito projeto interessante no YT.

[yt]-xitMWUfeLk[/yt]
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

[quote:c7a83d2529="osvaldoljunior"]será que ele não utilizou a embreagem pra não ter que superdimencionar os escs por causa da corrente muito alta na partida? Seria uma explicação provável pra embreagem. se não foi por isso acho que foi burrada dele sim[/quote:c7a83d2529]

O problema não é só corrente de partida. Para uso terrestre os motores não podem ser sensorless, pois não se consegue dar a partida em um sensorless sob carga.

[]s
Avatar do usuário
RCampos
membro
Mensagens: 935
Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 12:30 pm
Localização: Uberaba-MG
Contato:

Mensagem por RCampos »

[quote:6312728c29="Lt_Nelson"][quote:6312728c29="osvaldoljunior"]será que ele não utilizou a embreagem pra não ter que superdimencionar os escs por causa da corrente muito alta na partida? Seria uma explicação provável pra embreagem. se não foi por isso acho que foi burrada dele sim[/quote:6312728c29]

O problema não é só corrente de partida. Para uso terrestre os motores não podem ser sensorless, pois não se consegue dar a partida em um sensorless sob carga.

[]s[/quote:6312728c29]

Bem lembrado, matou a charada.
Sob carga o motor perde o sincronismo fazendo aquele barulho, por isso foi necessário a embreagem.
Avatar do usuário
tOnflY
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Sex Fev 08, 2008 8:36 pm
Localização: Itupeva, SP

Mensagem por tOnflY »

Talvez uma boa redução com um pequeno empurrão seja mais do que suficiente.
Estou querendo pegar meu décimo-terceiro e comprar um combão brushless para adaptar em um patinete.
Vou dar "pau" em SegWay em autonomia e velocidade :lol:

Vejam um vídeo que o cara adaptou, um motor de 700 KV é suficiente não acham?
http://www.youtube.com/watch?v=Lh41WKTT9mc
... Just Fly...
Avatar do usuário
leandrop
membro
Mensagens: 652
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 9:31 pm
Localização: Teresina / Piauí

Mensagem por leandrop »

só sai fumaça da embreagem pq o cara tah usando uma muito pequena..

se dimensionar certinho funciona bem e naum superaquece
Responder