como catapultar o quero-quero???

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
ricelai
membro
Mensagens: 443
Registrado em: Qua Jul 27, 2005 10:50 pm
Localização: Mafra SC

como catapultar o quero-quero???

Mensagem por ricelai »

Olá pessoal do voo livre. Como faço para catapultar o quero-quero?
Qual elástico?
Grau de inclinação com o solo? Para cima 90 graus?
Qual de ve ser a duração do voo? mais ou menos a media pra saber se meu avião ta dentro dos padrões??

no aguardo :P
Richard


dificil ficar mais de mes com um mesmo modelo rssssssssssssssss
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

No meu eu usei uns 4 elasticos de asa da hobbico, emendados.

O lancamento e' bem complicado de descrever, mas mais ou menos assim: apontado uns 75 graus pro alto, com o modelo perpendicular em relacao ao chao, ou seja com as asas no plano vertical.

No alto da subida ele tem que fazer um roll e sair planando inicialmente para tras em relacao a direcao em que voce lancou, e em seguida comecar a planar descendo fazendo curvas normalmente pra esquerda.

Voce tem que regular a inclinacao do lancamento, forca que faz no elastico, posicao exata do aviao, posicao em relacao ao vento, etc, para que ele faca o roll direitinho no final da subida sem estolar. Se estolar perde muuuita altura.

O Omar deve ter dicas melhores, mas ele tem estado meio sumido do forum.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1993
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

A explicacão do Gustavo está bem clara, a partir daí somente a prática é que vai definir um bom lancamento. O negócio é observar bem o comportamento a cada lancamento e ir corrigindo o procedimento.

Pode usar o elástico da Aerobrás com 45 cm no comprimento da mecha (partindo de um pedaço com 90 cm esticado).

Ralmente está muito difícil para mim poder frequentar o forum atualmente.
Quando as coisas acalmarem eu volto com tudo.

O tempo médio de vôo fica em torno de 25 segundos. Um bom modelo pode chegar a 35 segundos ou mais.
Avatar do usuário
Piper_Cub
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Qui Jan 22, 2004 10:30 pm
Localização: Londrina, Pr, Brasil

Mensagem por Piper_Cub »

Olá Ricelai!!!

Ja montei uma vez este modelo e postei aqui no forum!

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=3494&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=

Contam la varias informações importantes que o Omar postou, com certeza vão lhe ajudar!!

Um grande abraço!
:::::::Tiago de Azevedo:::::::
Avatar do usuário
ricelai
membro
Mensagens: 443
Registrado em: Qua Jul 27, 2005 10:50 pm
Localização: Mafra SC

Mensagem por ricelai »

valeu
Richard


dificil ficar mais de mes com um mesmo modelo rssssssssssssssss
Responder