Carregadores para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Alefrangel
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Ter Mai 19, 2009 11:33 am
Localização: Governador Valadares - MG

Mensagem por Alefrangel »

Prezados, comprei uma bateria Himodel 3S 1350 mah 20C e um carregador E-Sky 800ma 11 a 15v DC e, como muitos que estão começando, não sabia que era feito para carregar na bateria do carro.
Já li que existe a opção de usar uma fonte de PC modificada, mas estou excluindo esta opção por não entender nada de eletrônica e por dificuldades de adquirir uma fonte velha de PC.
Andei verificando aqui em casa e descobri as seguintes fontes para alimentar o carregador:
- Fonte de 12V (não está especificado que é DC) com 400mA;
- Fonte de Notebook com 19,5V e 3,34A.

Existe alguma possibilidade de usar estas fontes ou é melhor eu carregar na bateria do carro mesmo? O problema é que o meu prédio é sem garagem e o carro fica estacionado na rua...
Obrigado.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Alef, compre uma fonte para alimentar rádio PX, ela tem saída na faixa de 13V e corrente de uns 6A.
Avatar do usuário
Alefrangel
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Ter Mai 19, 2009 11:33 am
Localização: Governador Valadares - MG

Mensagem por Alefrangel »

[quote:f4605fd986="claudiorfernandes"]Alef, compre uma fonte para alimentar rádio PX, ela tem saída na faixa de 13V e corrente de uns 6A.[/quote:f4605fd986]

Dei uma vasculhada na cidade e encontrei numa loja de eletrônica uma fonte de tomada cuja especificação é de 12V DC e 2A na faixa de R$ 38,00.
Acho que será mais prático, mas ela tem cara de ser meio "vagabunda". Dá pra medir a voltagem e corrente de uma fonte de tomadas destas? Como faço?
Obrigado.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Você precisa de um multimetro... De preferencia compre um bom, pois os mais baratos costumam ter erros grandes de medição quando a bateria enfraquece.
Mas a corrente de uma fonte não pode ser "medida", ela é especificada no projeto. Se a fonte "afirma" 2A pode usar no E-sky sem medo, desde que a tensão "em aberto" (ou seja, sem nada ligado a ela) não passe dos 15V.
akira
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 4:19 pm
Localização: Floripa

Como carregar Lipo 11.1v 5A?

Mensagem por akira »

Pessoal, infelizmente não sou modelista. Me interessei pelo assunto por causa da alta amperagem dessas baterias. Minha intenção é de usá-las para alimentação de pequenos monitores de LCD.
Acabo de comprar uma Lipo 3S1P 11.1v 5000mAh 15C e carregador-balanceador modelo EC6, ambos da mesma marca - EC POWER. Esse carregador, como a maioria, possue um processador onde o usuário pode programar dados de potência e tempo de carga/descarga e etc.
Antes, nunca tinha ouvido falar sobre esse tipo de bateria, nem que existiam carregadores específicos, até então achava que todos os carregadores eram basicamente iguais.
Achei vantagem porque essas baterias têm boa capacidade e também por não terem efeito memória. Consegui conectar os cabos, um para o balanceamento e o outro para carga. O problema é que, lendo e relendo o manual, não consegui entender por onde começo, nem como termino o processo para iniciar a carga da bateria, nem tenho como saber quanto tempo é necessário para chegar na carga total.
Alguém tem experiência com esse tipo de carregador?
[img:3ad6f0e73a]http://i29.tinypic.com/2h88xue.jpg[/img:3ad6f0e73a]

Obrigado.
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

Olá akira,

A melhor forma de começar é lendo o manual de instruções, caso sobre alguma dúvida, poste-a aqui.

Como o uso do seu pack não vai ser em um equipamento produzido para lipo, aconselho a pensar em algo para te avisar quando a carga estiver baixa (3V/celula), para não danificar o seu pack.
Júlio César
akira
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 4:19 pm
Localização: Floripa

Mensagem por akira »

Obrigado pela resposta, Júlio César.

Li o manual do carregador mais de 5 vêzes e ele é bem detalhado nas especificações de recursos, mas não instrui os passos para a primeira carga da bateria, por exemplo.
Por acaso você sabe se a primeira carga da bateria de Lipo tem que ser "reforçada"??? Pergunto isso porque estou acostumado com bateria de Li-ion de 2.800mAh, que é obrigatória a primeira carga de 12 horas, para garantir boa vida útil.
De modo geral, a minha dúvida está no tempo de carga para bateria de Lipo, já que nem dei ainda a primeira carga e não sei se o carregador interrompe automaticamente o processo de carregamento.


[quote:6273370819="Julio Cesar"] Como o uso do seu pack não vai ser em um equipamento produzido para lipo, aconselho a pensar em algo para te avisar quando a carga estiver baixa (3V/celula), para não danificar o seu pack.[/quote:6273370819]
Obrigado, mais uma vez por essa outra dica. Será que encontro algum dispositivo que me avise esse limite?

Grato,

Akira.
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

Pode carrega-la com 500mA, que dá aproximadamente C/10, o carregador irá avisar e parar a carga quando a mesma estiver completa.

Quanto ao sinalizador de carga baixa, eu fabrico um Liposaver que emite um alerta sonoro quando a tensão chegar ao valor ajustado. Caso tenha interesse, entre em contato por e-mail. O valor é 30,00.
Júlio César
akira
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 4:19 pm
Localização: Floripa

Mensagem por akira »

[quote:b1925eeb76="Julio Cesar"]Pode carrega-la com 500mA, que dá aproximadamente C/10, o carregador irá avisar e parar a carga quando a mesma estiver completa.[/quote:b1925eeb76]
Se entendi, lá no LCD do carregador a potência padrão é fixada em 5.0A, então para dar 500mA preciso baixar para 0.5A para dar a carga, estou certo?

[quote:b1925eeb76="Julio Cesar"]Quanto ao sinalizador de carga baixa, eu fabrico um Liposaver que emite um alerta sonoro quando a tensão chegar ao valor ajustado. Caso tenha interesse, entre em contato por e-mail. O valor é 30,00.[/quote:b1925eeb76]
Estou interessado sim, e mandei e-mail para o e-mail que está no seu cadastro.

Obrigado.
Avatar do usuário
diegovkf
membro
Mensagens: 806
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 10:28 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por diegovkf »

Olá Amigos, tenho uma duvida.
Posso carregar um pack Ni-Cd de 4,8v com um carregador para pack de 6,0v?
Ou será preciso alguma mudança?
Obrigado
Responder