modificação em fonte de pc p/ 20amp

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

rafaelmq , se você quis dizer que vai ligar a bateria direto na fonte vai ser "interessante" ver a Lipo explodingo , incendiando tudo que tiver por perto.

Talvez até te queime , arranque ou queime um dedo , um olho , ou outra parte do seu corpo.

Agora se você quis dizer que quer a fonte para ligar num CARREGADOR que carregue de 3 a 5C as novas Lipos (Hiperyon G3 , novas Thunder Power , X-cite , etc..) ai sim eu te aconselho a fazer a modificação.

É bem simples , não leva mais do que alguns minutos , com um ferro de solda bom , um sugador de solda uma solda de qualidade você faz todo serviço em menos de 40minutos.

É só abrir a fonte , esquentar as soldas da placa com bastante cuidado , sugar com o sugador , retirar os fios 1 a 1.

Logo depois basta soldar de acordo com o esquema.

É BEMMMM simples.

Em relação ao projeto do claudiofernandes tem algus "defeitos" , pois a fonte só ficará disponível na voltagem indicada.

Usar a linha de 5v poderá fazer a fonte desarmar , as outras linhas de tensão também não funcionam.

Mas se você quer uma fonte para 13,8v apenas , é perfeito e mais simples do que o projeto proposto pelo claudio.
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

UAHuahuahau ta doido ligar a lipo direto no carregador. Nao quero morer cedo nao !!!


Eu me exprecei mal, a fonte é para ligar em um carregador de lipos.

Inicialmente quando falei 3 - 5C to pensando nas Hiperyon G3.

Gustavo Murad.

eu ja tenho uma fonte modificada, aquela com um resistor de 10K, nao é 1000 marvilhas mais ate hj carregueis minhas lipos sem problemas, nessa fonte com resistor de 10k tenho um plugue de cada voltegem (3v, 5v e 12v).

No caso iria ulilizar essa de 13,8v 20A so para carregar todos os tipos de lipos, foi isso que ei quis diser quando falei "para qualquer tipo de ocasião."

gostaria de saber se ela consegue mesmo descaregar os 20A sem nenhum perigo,
ou se ela vai esquentar, ou alguma coisa que se torne nao indicada. (isso depois dela pronta)

porque se nao tiver nenhum perigo, seria uma boa opção para min, porque como voce disse, mais simples que a do claudio, nao que a do cladio seja muito dificil de fazer.


Valeu claudio e gustavo, obrigado.

so nao entendi o que o claudio disse dos Cs:

" LiPos de 3 a 5 C (cê mesmo, de CAPACIDADE DE DESCARGA) acho que não são nem mais fabricadas"

obrigado novamente.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Rafael , eu fiz a modificação mas só submeti ela a cerca de 3A por enquanto.

O tutorial lá em cima é para modificar a fonte para usar em estações de rádio , que geralmente puxam mais corrente por mais tempo que nossos carregadores.

Mas tudo via depender de qual fonte você está usando para fazer a modificação , no caso da fonte da marca "Troni" que o cara usou , ele disse que conseguiu cerca de 7horas fornecendo 15A continuamente , a fonte esquentou muito e desarmou.

Mas o máximo que pode acontecer é a fonte desarmar , dai você desliga , espera um pouco e liga denovo.

Só peço para tomar cuidado pois ele mesmo fez outra modificação, é o último parágrafo do tutorial e diz o seguinte:

"Outra detalhe, estivemos pensando sobre os possíveis defeitos que poderiam ocorrer com a conversão. Se os diodos entrarem em curto, a fonte desarma, mas se um deles abrir, ela eleva a saída para 28V. Bom, eu nunca peguei um diodo aberto, só em curto, mas como proteção nesse caso, não custa colocar um varistor de 15V ou 20V em paralelo com a saída da fonte (+12V e GND). Se por algum motivo os diodos entrarem em curto, o varistor colocará a saída da fonte em curto e ela desarmará."

Por enquanto não fiz essa modificação, usou diodos de boa qualidade e não pretendo elevar a tensão nem a corrente a níveis altos.

Se você quer arrancar 20A de uma fonte de PC , compre uma fonte menos ruim , uma Dr.Hawk de 300 Watts reais é suficiente, não é uma fonte de primeira linha (Thermaltake, Corsair, Seventeam ...) mas pelo menos fornece o que promete e é bem estável.

Eu monto , vendo e dou assistência em computadores e das fontes de valor menor as Dr. Hawk de watts reais tem tido o melhor desempenho, suportam mesmo placas de vídeos mais novas e processadores em overclock junto com muitos periféricos.
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

valeu gustavo....

sobre o problema se os diodos abrirem e gerar 28V eu achei um toturialzinho que faz essa correção com um Crowbar, mas meu conhecimento de eletronica é muito limitado, entao eu nao entendi o procedimento ( tambem nao sei o que é Crowbar).

http://www.jgmaia.com.br/pu1prk/crowbar.html

achei esse utorial apartir desse topico num forum:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=78156

so que meu problema maior nao é esse por enquanto...
nao to conseguindo achar fontes com CI's 494 ou 7500, tem que ser com esses CI's para faser a modificação né.

Fiz uma pegunta para um vendedor do mercado livre que vende fontes consertadas por ele, ele me falou que esses CI's so tem em fontes velhas, agora voce falou desas Dr.hank e essas outras marcas, fiquei confuso ^^

obrigado e abraços !!
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

Galera, não entendo nada de eletrônica mas seguindo um tutorial daqui do forum, modifiquei um fonte e utilizo com sucesso para ligar meu IMAX b6 e carrego minhas lipo sem problemas.
Se eu quiser modificar uma fonte como a deste tópico, para outras aplicações, qual seria a lista de material?
Chego na lojha e peço:

1 ZENER DE 8,2V
1 RETIFICADOR QQ....
1 CAPACITOR DE 100uF/16V ou 220uF/16V

É isto?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não precisa ser exatamente o 494, qualquer fonte tem referência de tensão, mas quando não é o 494 é preciso analisar, seguir o circuito e achar o pino, o que não cabe em um tutorial, e de preferência que não desarme à toa. Às vezes não é preciso nem fazer muita coisa...

Há algumas semanas achei uma ótima fonte ATX dos meus sonhos em um PC velho, era só 220V mas tem até controle de temperatura inteligente, é bem silenciosa.

Como não ia funcionar mesmo, achei os pontos onde achei que seria a chave para configuração de tensão e coloquei em curto, ela mudou pra 110V.

O chip não era o 494, até aí normal. Testei com carga e a tensão caía pouco mesmo com 5A na linha de 12V, e só desarmou com curto-circuito mesmo.

Enquanto procurava a referência de tensão, eis que achei um trim-pot perto do chip. Ajustei ele ligeiramente, e a tensão de saída mudou. Deixei a saída de 12V ajustada para 14V, assim mesmo quando puxo uns 10A ela continua liberando mais de 12V, perfeito para o que eu preciso, sem alterar nada do circuito.

Agora tô até com dó de desmontá-la...
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

[quote:bc4a7bc58b="NEWRJ"]Galera, não entendo nada de eletrônica mas seguindo um tutorial daqui do forum, modifiquei um fonte e utilizo com sucesso para ligar meu IMAX b6 e carrego minhas lipo sem problemas.
Se eu quiser modificar uma fonte como a deste tópico, para outras aplicações, qual seria a lista de material?
Chego na lojha e peço:

1 ZENER DE 8,2V
1 RETIFICADOR QQ....
1 CAPACITOR DE 100uF/16V ou 220uF/16V

É isto?[/quote:bc4a7bc58b]

Isso mesmo, olha que eu moro num fim de mundo que nem shopping tem, pior nem camelô tem, nem loja de aeromodelismo, nem cinema.

Mas a poucos mesmo um cara, que se auto-intitula doido (por abrir a loja) abriu uma loja de peças de eletrônica.
Tem de tudo lá, vou comprar um punhado de Leds alto brilho!!

Eu cheguei pedi isso, mas ele só tinha Diodo Zenner de 9,6v, usei este mesmo e deu certo, com a diferença que minha fonte tem 15,4v.
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

Acabei de dar uma fuçada na internet para ver se eu entendia como funcionava o esquema de proteção ( se o diodo abrir ) que citei acima.

depois de pesquisar achei mais facil o esquema 2.

Vamos ver se eu acerto..

O trimpod vai determinar a corrente que dispara (I.gt) para que occora condução no anodo para o katodo, assim ocorendo curto e a fonte desligando.

Esta é uma Formula que achei em uma apostila (link abaixo) que acho que serve para calcular a voltagem para a fonte desarmar e o valor que tem que ser +- o trimpod.


http://www.cefetsc.edu.br/~mussoi/Eletronica_Potencia/Apostila_Tiristor_SCR.pdf


[img:c460d441c2]http://img193.imageshack.us/img193/8144/scrl.jpg[/img:c460d441c2]

se tiver errado alguma coisa corrijao ajudem ai..

qual seria mais viavel esse esquema ou um varistor em paralelo?





obrigado abraços !!
vitormines
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Jul 28, 2009 4:47 pm
Localização: Vale de Cambra (Aveiro)

Mensagem por vitormines »

Viva pessoal,

Belo topico... Fiz a alteração indicada no tutorial [url]http://www.e-voo.com/tutoriais/fonte/[/url] a uma fonte de 200w e ela funcionou bem até ontem. Acho que exagerei na corrente que ela pode fornecer e passado um tempo ela desligou, verifiquei que a saida está em curto, deve ser um tipo de protecção da fonte. Acho estranho ela agora não voltar a funcionar, será que queimou algum componente?

cmpts
vitormines
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Jul 28, 2009 4:47 pm
Localização: Vale de Cambra (Aveiro)

Mensagem por vitormines »

Estive a verificar alguns componentes e reparei que dois diodos enormes, ligados a um dissipador estão queimados, dão curto circuito nos dois sentidos, vou trocar estes componentes pra ver se resolve.
Responder