Carregadores para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

[quote:78cf4e0757="diegovkf"]Olá Amigos, tenho uma duvida.
Posso carregar um pack Ni-Cd de 4,8v com um carregador para pack de 6,0v?
Ou será preciso alguma mudança?
Obrigado[/quote:78cf4e0757]

Que carregador é este? que pack é este de 6V?
Júlio César
Avatar do usuário
diegovkf
membro
Mensagens: 806
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 10:28 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por diegovkf »

é de um modelo antigo que eu tinha aki, que usava bateria NiMh de 6,0v
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Diego, se tentar provavelmente queimará o carregador. Dê uma lida no tópico "carregador simples", lá você encontrará uma receita simples e barata.
tretinha
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Mai 29, 2009 5:23 pm
Localização: navegantes,sc

Re: Carregador Bantam e-station LP6 X LiPo 2S / 350mA /18C

Mensagem por tretinha »

amigo estou com o mesmo problema vc consegui resolver eu tenho um balanceador mas eh pra s2 e s3



[quote:c549f571a8="fernandp_mcp"]Camaradas,

Acho q errei na escolha ao comprar esse carregador:

http://www.asaseletricas.com.br/suporte/LP-6.pdf

Pois seria pra carregar minhas 2 baterias da Thunder Power da imagem.

Acho q escolhí mal pq o carregador tem precisão de 0.5A( o q dá mais de 1C ao carregar a bateria).

No manual está descrito que naõ se pode carregar 2 packs ao mesmo tempo, mas creio eu que eles queriam dizer -2 packs- como literalmente fazer uma conexão em Y(paralelo).

Seria conveniente colocar meus 2 packs em série , selecionar o "Count Cell" em 4S e carregar a 0.5A? Isso seria o mesmo que estar carregando um pack 4S de 14.8V e com corrente nominal de 700mA? Se der pra fazer isso aí posso carregar meu pack com segurança, pois aí estaria carregando a quase 0.7C.

Eu andei lendo o manual de um balanceador próprio pra esse carregador, que é esse aqui:

http://www.asaseletricas.com.br/suporte/PB-6%20English.pdf

Minhas baterias, como vcs podem ver, não tem conexão pra balanceador. Não entendi muito bem o esquema de conexão do balanceador com as baterias. De acordo com o manual, é possível ligar minhas 2 LiPo em série e carrega-las como se fosse uma LiPo 4S de 700mA a 14.8V?[/quote:c549f571a8]
Avatar do usuário
marco tulio LM
membro
Mensagens: 412
Registrado em: Qua Set 10, 2008 11:08 am
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por marco tulio LM »

Queria a opiniao dos vetranos para me ajudar a escolher um carregador inteligente.
Esse é um bom carregador que teria uma duracao de decadas? http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7028&Product_Name=Turnigy_Accucel-6_50W_5A_Balancer/Charger

Ou sera que esse nao foge da regra de que voce paga pelo que leva?

Alguma sugestao de carregador a partir de 50W ate uns 250W, que seja confiavel e que voces recomendem?
Abs,
Marco
RONEY.HSIAO
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Seg Jan 19, 2009 5:30 pm
Localização: Sp

Mensagem por RONEY.HSIAO »

Olá
eu tenho um carregador ice ,ele é apropriado para carregar as novas baterias lipo de ultima geração (tipo da thunder power) no modo de carga rápida ex: 20 minutos a 5A ?
ele consegue (o ice)monitorar a carga maxima por volt de cada celula e não ultrapassar e sobrecarregar ?
obrigado
INICIANTE
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

De acordo com a Thunder Power os únicos carregadores apropriados (e que mantém a garantia da bateria) para carregar a mais de 1C são:

* Thunder Power TP1010C+TP210V; TP610C
* HYPERION toda linha EOS com balanceador
* FMA/Revoletrix CellPro

Não sei quais característica necessárias para um carregador não estragar suas Lipos, mas pelo que li em alguns lugares é preciso que ele consiga carregar balanceando a taxas altas (acima de 1C) além de monitorar outras coisas....

O Ice não está nessa lista (assim como vários carregadores lançados após essa lista), então o melhor a se fazer é mandar um e-mail para a Thunder Power ou a Hyperion (fabricantes) e perguntar.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:8061178a8a="Gavi"]amigo to com uma duvida aqui... me ajudem por favor
posso carregar bateria 1s 400mah 3,7v de mini heli com o carregador futaba ? uma vez que a saida dele é 5v e 100mah...

muito obrigado!!![/quote:8061178a8a]

Não, são sistemas diferentes de carregadores e se fizer isso irá explodir sua bateria e poderá causar queimaduras em quem estiver perto ou um incêndio dependendo de onde ela estiver.
LIPOS só podem ser carregadas com carregadores para LIPOS e nada mais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:5f7c933aaa="Gavi"]fiz o teste aqui... de voltagem e amperagem comparando as especificaçoes a um carregador original de lipo 1s que é chines e basicamente não tem diferença alguma..
fazem 30 mim que coloquei no carregador futaba e estou monitorando.. a carga dela esta almentando normalmente estava 3.3 e agora 3.8 ... e nem esquentou a lipo...
acho que deu certo.. vou continuar monitorando pra ver no que vai dar e coloco a experiencia aqui pra vcs!!

muito obrigado laercio!!![/quote:5f7c933aaa]

Então por que pergunta? E mais um detalhe: sua bateria VAI expodir sim...
Ah, e o carregador Futaba tem CORRENTE limitada. Carregador de LiPo tem CORRENTE e TENSÃO FINAL limitadas... Só essa diferençazinha...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:beebfff14c="Gavi"]resposta de Alexandre costa.. talvez ajude mais alguem que teve essa mesma duvida que eu!!!

Alexandre CostaΨ
Claro que não !!!
Uma célula de LIPO totalmente carregada atinge 4,20 Volts.
Seu carregador é para 5 Volts, mas ele dá mais que isso na saída para que ainda haja corrente circulando pela bateria.
Logo, digamos que ele entregue 6 Volts na saída, 6 - 4,20 = 1,8 Volts, SUFICIENTE PARA EXPLODIR A LIPO.
Além disso, já está mais que comentado que carregador de ni-cd ou ni-mh NÃO SERVE PARA CARREGAR LIPOS !!
Por que vcs. insistem nisso ?!?!?!?!

Se não recomenda fazer não deveria postar isso aqui pois vai ter um monte de noobs que vão fazer o mesmo que você fez.
sugiro que você remova os seus tópicos que além de inúteis são um risco a iniciantes noobs fazerem isso e terem um acidente grave.


ps: iniciantes noobs não são todos os iniciantes pois existem iniciantes que tem discernimento e capacidade de raciocinar o certo e o errado e saber muito bem de seus limites.




mais como foi monitorada, não explodiu... não recomendo a pessoas sem experiencia fazer o mesmo que eu... corri o risco com um multimetro monitorando em mãos... abrço[/quote:beebfff14c]
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder