Ajustes em flaperon de DLG

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Eric
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Jan 19, 2004 9:20 pm
Localização: Brasilia, DF

Ajustes em flaperon de DLG

Mensagem por Eric »

Ola pessal
depois de muita economia comprei um DLG de verdade do colega felipe do forum. maquina excepcional, nunca tinha visto um planador girar termica tao apertado e planar tanto hehehe a asa dele é parecida com a do taboo gt

Bem, para começar como tive que colocar as economias no dlg estou quebrado para compra um radio digital para todas as mixagens, porem usando um de 4 canais e um mixer v-tail para o flaperon ja estou aproveitando bem o planador heheh, apesar de que quando esta alto ainda nao to conseguindo compensar bem com o profundor o uso de full flap para servir de freio, em flap e camber tudo bem,so um comandinho pra compensar.para acionamento do camber coloquei o flaperon em 0 quando o stick do acelerador esta no alto e o trim em baixo, assim quando quero camber subo o trim, e quando quero flap desco o stick

bem, li em diversos topicos que os comandos ideias de flap e camber devem ser de 2mm cada, e fullflap de o tanto que tiver no servo hehehe

Porem essas medidas sao feitas na raiz da asa ou na ponta?(esses valores medi pela raiz)
Achei muito baixas se forem pela raiz, entao como comando nunca é demais coloquei 13mm (aprox 5mm na ponta da asa) de comando de camber total e 7 mm de camber para lançamento

para flap temos 9mm de flap na raiz

muito obrigado
Anexos
Camber lançamento
Camber lançamento
IMAG0115.jpg (15.91 KiB) Exibido 5194 vezes
Camber total
Camber total
IMAG0116.jpg (3.71 KiB) Exibido 5194 vezes
Flap termal
Flap termal
IMAG0117.jpg (15.88 KiB) Exibido 5194 vezes
Avatar do usuário
Eric
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Jan 19, 2004 9:20 pm
Localização: Brasilia, DF

Mensagem por Eric »

a sim, alquem teria aquele dvd de dlg da carbonart?
muito obrigado
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Eric, Não voo mais DLG (custo vai muito além do que quero e gosto de gastar no hobby) mas posso te dizer que o camber (baixo) e o reflex (cima) são realmente pouco comando mesmo ( lá pelos 2mm medidos na raiz), conforme indicaram nos tópicos que voce leu.
Camber só serve para termicar e o reflex para diminuir ao máximo o arrasto para subir mais no lançamento.
Avatar do usuário
Eric
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Jan 19, 2004 9:20 pm
Localização: Brasilia, DF

Mensagem por Eric »

blza eduardo, mto obrigado, modifiquei o trim para ser da metade pra cima reflex e da metade pra baixo flap, da uns 4 mm de cada um, acho q vai ficvar legal, tenho que testar ainda
Avatar do usuário
RichardP
membro
Mensagens: 94
Registrado em: Qui Mar 08, 2007 11:27 pm
Localização: Jundiai - SP

Mensagem por RichardP »

Olá Eric,

Não sei qual o perfil que vc está usando, mas se for a serie AG igual ao do Taboo, o correto e ideal é vc usar assim (medida sempre pela raiz e não pela ponta da asa):

0 - speed e lançamento
3mm - Cruise/Termal (pra baixo)
5mm - Slow Termal (pra baixo) - é quando o ar está bom, mas não forte o suficeinte para fazer subir.

Realmente é pouco coisa que usamos nos flaps, não adianta nesse perfils colocar pra cima o flap, ele vai andar na mesma velocidade mas o sink rate dele vai ser maior (vai vir mais rápido por chão).

Espero que tenha ajudado.

Abs
Richard
Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 11:15 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por ricardo.felipelli »

Fala Eric

Pelo histórico do modelo (vc comprou do Felipe, e pelas fotos) acho que fui eu quem fez esse dlg ! Se você tiver outra foto melhor posso certificar-me melhor.

Se realmente for esse o caso, esse modelo foi baseado na geometria do taboo, porem com outro perfil. Quando o construi pensei exatamente no que você falou, flutuar bastante e fazer curvas apertadas pra girar termais fracas.

Nesse caso da pra usar essas dicas que o Richard passou. Só usar os flaps para cima no lançamento caso os servos estejam com folga ou apresentado flutter.
Run, live to fly, fly to live, do or die
(Won't you?) run, live to fly, fly to live, Aces high
Avatar do usuário
Eric
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Jan 19, 2004 9:20 pm
Localização: Brasilia, DF

Mensagem por Eric »

ola fellipeli
exatamente, essa maquina de tremicas vem das suas maos hehehe
vou acertar ele conforme flap 5mm e sem reflex
meus parabens e uma mauquin mto boa mesmo hhehe
abc
Responder