Para Iniciantes - Caminho das Pedras

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Re: hipereletricos - deniteca com., imp e exp. ltda

Mensagem por warne »

[quote:43e12eaf7e="Claudinei"]Boa noite,

Alguem conhece esta empresda de Curitiba?

É suguro comprar do site.

http://www.hipereletricos.com.br

desde já agradeço

claudinei.dalcin@gmail.com[/quote:43e12eaf7e]

Claudinei, essa loja é patricinadora do e-voo, pode comprar sem medo!!!

Abs

Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Anderson Mota
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Dom Ago 09, 2009 5:18 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem por Anderson Mota »

pessoal eu estou tentando achar ha alguns dias qual a diferença de potencia nos motores brushless.

Qndo vou olhar no ml ou em qualquer loja de aeros tem la: Emax XXX 1200kv ou Emax xxx 750 kv.

O que seria esse kv? ate agora nao achei e nao entendi eh nada da diferença de potencia existente entre os modelos.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:cdcd3839a5="Anderson Mota"]pessoal eu estou tentando achar ha alguns dias qual a diferença de potencia nos motores brushless.

Qndo vou olhar no ml ou em qualquer loja de aeros tem la: Emax XXX 1200kv ou Emax xxx 750 kv.

O que seria esse kv? ate agora nao achei e nao entendi eh nada da diferença de potencia existente entre os modelos.[/quote:cdcd3839a5]

Rapaz eu não sou o mais indicado pra falar sobre isso, mais falando por cima, podemos dizer o seguinte: Quanto maior o Kv do motor,menos empuxo, e quanto menor o Kv do motor, mais empuxo. Olha essa tabela ttp://www.lemonstore.com.br/diversos/testedemotores.html
Vai dando uma olhada nessa tabela, e a dúvida que tiver vai perguntando

Abs

warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Tá , vamos lá:

KV significa RPM/V (Rotações por Minuto / Volts), ou seja é a quantidade de voltas que o motor dá pra cada volt de tensão que você oferece.

Então um E-max de 1200KV gira mais com a mesma bateria que um motor de 750KV.

No geral motores de maior KV são para hélices pequenas, que precisam ser giradas a velocidades muito altas para gerar empuxo e pitch speed (velocidade de passo) suficiente para voar alguma coisa.

Motores de KV menor como o de 750KV giram hélices maiores, mesmo tento uma rotação menor pode gerar empuxo e pitch speed suficiente.

Acontece também dos motores de KV menor usarem baterias de maior tensão que os de KV menor, então no final das contas a rotação é praticamente a mesma, como nesse exemplo

1200KV * 12,6v = 15120 RPM Rotações por minuto (motor 1200KV com bateria 3S gira isso)

750KV * 21 = 15750 RPM (motor 750KV com bateria 5S gira isso)


No exemplo, mesmo o motor 750KV girando menos na mesma voltagem ele aceita baterias de tensão maior (5S) e por isso ele acaba girando mais.


Como eu disse, geralmente motores "pequenos" para aviões pequenos tem KV maior, pois usam baterias também menores (1S, 2S, 3S) e necessitam girar muito para fazer algo voar.

Já motores maiores, podem usar baterias maiores (4S, 5S, 6S) e com KV menor tem "força" para girar hélices maiores.

Lembrando que existem motores de KV alto grandes (como os de helicópteros) e motores menores de KVs baixos, mas são casos mais raros.

Não dá para conhecer um motor só pelos KVs, é necessários saber muito mais, tamanho, peso, enrolamento, rolamentos, eixo, imãs, tipo de bell, inrruner, outrunner tudo iso influência e muito no motor.

Mas o KV serve por exemplo para mostrar a diferença entre 2 motores:

E-max CF 2822 1200KV

E-max CF 2812 1534KV

Se você visitar o site da fabricante, verá que eles dizem que os motores são igual mudando apenas o KV.

Então dá para entender que o 2822, KV mais baixo, leva hélices maiores girando a uma velocidade menor, já o 2812, KV maior, leva hélices menores girando numa maior velocidade.

Na prática o 2822 leva aviões pesados e voa lentamente, bom para iniciantes que geralmente exageram no peso das contruções e tem que voar lento para não lenhar o avião.

O 2812 serve para aviões rápidos e leves, Pylon Racres, Asas elétricas, pois com hélices pequenas mesmo girando muito não dá empuxo para aviões pesados, mas graças ao alto pitch speed faz os aviões irem a velocidades altíssimas.

O ideal mesmo é procurar uma tabela com testes do motor que você quer.

Espero que tenha entendido, qualquer dúvida pode postar que aqui tem muita gente experiente que pode ajudar.

Gustavo Murad Ferreira.
Anderson Mota
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Dom Ago 09, 2009 5:18 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem por Anderson Mota »

gurizada mt obrigado mesmo pelos comentarios me ajudaram mt!

Vou comprar o que falta pra montar o aero e rezar pra q tudo de certo :D

vlw mesmo!!
Avatar do usuário
Davidson Cruz
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Sáb Out 10, 2009 9:53 pm

Informações

Mensagem por Davidson Cruz »

Ola! sou um novo usuario aki do forum e estou querendo começar junto com unas amigos meus a pratica do aeromodelo aki em ubatuba.

estavamos pensando em montar um modelo e ir comprando as peças separadamente, ate q um deles me mostrou esse modelo do mercado livre.
sei que os modelos de lá são uns lixos mas fiquei ainda na duvida qto a eletrica ele.

gostaria de saber o que vcs acham, comprar ou nao comprar, para iniciarmos, pois o preço nao esta tão caro e como ja lemos aki com o valor pago no modelo completo comprariamos a eletrica de marcas boas e confiaveis.


segue o modelo para analise


Modelo Cesna 182 rtf


- Radio Controle: 4 canais proporcionais no modo 2, faixa dos 72Mhz, padrão Futaba
- Envergadura: 980mm.
- Comprimento: 860mm.
- Perfil do Aerofólio: RAF4838
- Peso: 560gr.
- Bateria: NI-MH 8,4V/1000mA/h
- Carregador 110V incluso
- Motor speed 480
- 4 mini servos

- CD DE INSTALACAO SIMULADOR DE VOO

- CABO PARA CONECTAR AO COMPUTADO/RADIO
Davidson Cruz
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Davidson o modelo é bom, mais sua eletrônica é ultrapassada. Com essa eletrônica, ele voa, mas depois terá que gastar mais dinheiro com uma nova eletrônica.
Dá uma olhada nos patrocinadores do e-voo, que tem muitos modelos baratos. E eletrônica, você pode comprar aqui na seção compra e venda, tem coisas bem em conta.

Abs

Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Davidson Cruz
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Sáb Out 10, 2009 9:53 pm

Agradecimento

Mensagem por Davidson Cruz »

Waner

Vle ela dica vou dar uma pesquisada no site escolherei meu modelo e passarei os link para meus colegas escoherem os dele

Mais uma vez agradecido
Davidson Cruz
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Quanto sai essa Cessna?

O maior problema do mercadolivre é que as coisas lá SÃO CARAS!!!!!

Comparando com as lojas virtuais especializadas em aeromodelismo, os preços de lá são MUITO ALTOS!!!!

Se quer um Cessna, dá uma olhada nos sites dos patrocinadores e dá uma pesquisada em outros sites de aeromodelismo que com certeza acha um com uma eletrônia mais avançada e mais barato.
douglas_niemeyer
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Nov 20, 2009 1:19 am
Localização: Porto Alegre

Mensagem por douglas_niemeyer »

Boa noite pessoal,

Estou interessado em iniciar no mundo do aeromodelismo, sempre tive interesse, porém nunca havia efetivamente entrado a fundo no assunto, pois bem, já li alguns posts no fórum e estou com a mesma dúvida de muitos (já bastante qustionado no forum) comprar um modelo pronto no ML ([url]http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-112860472-aeromodelo-eletrico-4ch-cesnna-182-rtf-c-simulador-_JM[/url]) ou comprar as peças e criar seu próprio modelo. Porém não sei exatamente quais peças e a relação potência do motor X bateria X speed control... (todos nomes novos pra mim :d) então as dúvidas rondam a minha cabeça... hehehe...
Sobre este modelo do ML vi que a parte elétrica não é tão ruim (não entendo nada, posso estar falando bobagem) o que acham? seria uma boa idéia comprar este modelo para iniciar, ou vou me arrepender depois?
Quanto a questão de comprar as peças separadas e montar um modelo achei interessante, porém por gentileza alguém poderia listar os equipamentos elétricos que irei precisar para montar? (com indicação de loja) além do rádio e carregador de bateria(já vi carregadores que depende da bateria carregam de 2 a 3 horas, outros em 1 hora carregam... muitas dúvidas... hehehe)... e claro, um manual ou coisa parecida que pudesse me auxiliar na montagem dos componentes....

Agora mudando de "saco pra mala", os modelos a combustão são ou não indicados para iniciantes bem "dummies" como é o meu caso? tenho noção de serem modelos mais caros e difíceis de controlar... porém creio que o rendimento (tempo de vôo) com um motor a combustão é maior, (não precisa de bateria reserva) pode simplesmente colocar combustível e pronto.... (ou estou falando mais bobagem ainda?)

Desculpem a mistura de assuntos, mas estou meio perdidão, depois de muito ler parece que surgem cada vez mais dúvidas de "por onde começar"

Boa noite, grato por qualquer explanação sobre minhas questões.

Ac.
Douglas
Responder