Como montar um Flap

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Katonai
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Set 08, 2009 11:33 pm
Localização: Rio de Janeiro

Como montar um Flap

Mensagem por Katonai »

Pessoal, estou comprando um Cessna da E-do models, conhecem?? Ele tem 1,5m de envergadura e tem Flaps que podem ser ativados.
Andei dando uma pesquisada no forum, e li alguns comentários sobre isso. Li que o ideal é mixar flap com profundor, alguém sabe me explicar como é feita essa mixagem???
Meu rádio é um DX6i, portanto, até onde eu sei, não tem canal com ajuste gradativo e nem chaveamento de 3 posições... Será q dá pra ligar numa chave do tipo 1/0??? Vai funcionar legal???
O modelo em questão é esse aqui... http://www.bananahobby.com/1915.html

Valeu pela ajuda pessoal...
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Como ajusta o radinho ai sei não....

Mas o Flap precisa ser mixado com o profundor senão a tendencia ao "dar flap" é ver o nariz do modelo subir, perder potencia e acabar estolando... claro, isso se fizer tudo errado.

15 a 40° de Flap com no maximo, no maximo 14° de profundor.. eu só deixo 10° e olhe lá.
O radinho tem que ter pelo menos na mixagem airbraque essa função.... se não tiver deve poder configurar uma mixagem qualquer então configure dessa forma.

Acionou o sexto canal 15 a 40° de Flap com 10° de profundor.
Não corte o motor, venha com ele atuando senão o modelo estola.

Ah... profundor picando tá!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Katonai
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Set 08, 2009 11:33 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Katonai »

[quote:ad56736660="Marco Antonio"]
Ah... profundor picando tá![/quote:ad56736660]

Desculpa a ignorância, mas o que seria profundor picando??? Só não entendi essa parte, hehehe...

O rádio eu vejo no manual, deve explicar lá... Só queria mesmo entender como seria essa mixagem... Você já me ajudou mt... Ahhh, o profundor é msm em posição oposta ao Flap (Flap levantando o bico e profundor descendo o avião), né!? Nunca usei Flap, não sei qual o comportamento do avião com ele... Mas acredito que seja, senão acho q vai estolar, correto???

Valeu pela ajuda.
Katonai
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Set 08, 2009 11:33 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Katonai »

[quote:3a82d56623="Katonai"][quote:3a82d56623="Marco Antonio"]
Ah... profundor picando tá![/quote:3a82d56623]

Desculpa a ignorância, mas o que seria profundor picando??? Só não entendi essa parte, hehehe...

O rádio eu vejo no manual, deve explicar lá... Só queria mesmo entender como seria essa mixagem... Você já me ajudou mt... Ahhh, o profundor é msm em posição oposta ao Flap (Flap levantando o bico e profundor descendo o avião), né!? Nunca usei Flap, não sei qual o comportamento do avião com ele... Mas acredito que seja, senão acho q vai estolar, correto???

Valeu pela ajuda.[/quote:3a82d56623]

Valeu galera, achei a resposta pelo glossário... Profundor picando é exatamente o que perguntei... Só não sabia que significava isso, hehehe... Foi maaal...
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Isso.. profundor picando forçando o nariz para baixo! Isso vai aumentar o arrasto e reduzir a velocidade stol, mas se vier com motor apagado o arrasto maior vai fazer o aero frear demais e perder a sustentação, dai ele vai afundar o nariz e vc vai precisar dar motor, recuperar a velocidade e cabrar.

Antes disso já ta no chão, mas em forma de lenha!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Complementando:
A quantidade de comando de picar não dá pra saber em solo e varia de modelo a modelo (entram um zilhão de variáveis nessa "conta", como corda da asa e flap, área do estab, momento de cauda etc), por isso é uma coisa meio chata de fazer, no meu caso, coloco o TX no modo de programação do % do profundor, decolo e voando alto aplico flaps pra ver o comportamento do modelo, tiro flap e tateando tento aumentar ou diminuir esse percentual conforme a reação do modelo, repito a operação até ver que o modelo tenha um pouco (só um pouco) de tendencia de picar, isso é preferível pois garante que vc não irá estolar baixo numa aproximação, e cabrar no stik no flair é automático.

Se alguém sabe outra forma de fazer, gostaria de ouvir (ler).
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:de6f6463dc="Eduardo Yamin"]Complementando:
A quantidade de comando de picar não dá pra saber em solo e varia de modelo a modelo (entram um zilhão de variáveis nessa "conta", como corda da asa e flap, área do estab, momento de cauda etc), por isso é uma coisa meio chata de fazer, no meu caso, coloco o TX no modo de programação do % do profundor, decolo e voando alto aplico flaps pra ver o comportamento do modelo, tiro flap e tateando tento aumentar ou diminuir esse percentual conforme a reação do modelo, repito a operação até ver que o modelo tenha um pouco (só um pouco) de tendencia de picar, isso é preferível pois garante que vc não irá estolar baixo numa aproximação, e cabrar no stik no flair é automático.

Se alguém sabe outra forma de fazer, gostaria de ouvir (ler).[/quote:de6f6463dc]

Não tem, é na tentativa e erro mesmo, prefiro ser conservador ao dar uma instrução e deixar a pessoa tentar por conta propria do que dizer que pode ser mais.
Por experiencia sei que se vc diz que o maximo é 25% o cara coloca direto 25% senão 30%
Seja o que for.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:ba5ff4b8a5="Marco Antonio"][quote:ba5ff4b8a5="Eduardo Yamin"]Complementando:
A quantidade de comando de picar não dá pra saber em solo e varia de modelo a modelo (entram um zilhão de variáveis nessa "conta", como corda da asa e flap, área do estab, momento de cauda etc), por isso é uma coisa meio chata de fazer, no meu caso, coloco o TX no modo de programação do % do profundor, decolo e voando alto aplico flaps pra ver o comportamento do modelo, tiro flap e tateando tento aumentar ou diminuir esse percentual conforme a reação do modelo, repito a operação até ver que o modelo tenha um pouco (só um pouco) de tendencia de picar, isso é preferível pois garante que vc não irá estolar baixo numa aproximação, e cabrar no stik no flair é automático.

Se alguém sabe outra forma de fazer, gostaria de ouvir (ler).[/quote:ba5ff4b8a5]

Não tem, é na tentativa e erro mesmo, prefiro ser conservador ao dar uma instrução e deixar a pessoa tentar por conta propria do que dizer que pode ser mais.
Por experiencia sei que se vc diz que o maximo é 25% o cara coloca direto 25% senão 30%
Seja o que for.[/quote:ba5ff4b8a5]

Vide o setup de fábrica do Futaba 6XAs que nesse caso é 5%
Abs,
EY
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

Eu regulo o meu Flaperon sempre no ar também, na verdade é na terra porque não tenho coragem de alterar a porcentagem com o avião voando, fico decolando e pousando até fazer o ajuste perfeito, só lembrando que quando tem vento é um pouco mais chato pra regular isso. :)

Um detalhe interessante é que normalmente o profundor se move uns 2mm apenas e já acerta o ângulo de descida, é coisa pouca esse ajuste, "espirro de gato".

Abraços,

Beto
Katonai
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Set 08, 2009 11:33 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Katonai »

Ihhh,

vou tentar regular então, hehehe... Acho que vou seguir a dica do Eduardo e do Marco... Acho que voando alto eu tenho mais segurança... Decolando e pousando eu tenho receio, hehehe...
Mas mesmo assim, é uma alternativa que eu não posso desconsiderar caso precise...
Valeu mesmo pela ajuda pessoal...

Abraços...
Responder