Como montar um Flap
Como montar um Flap
Pessoal, estou comprando um Cessna da E-do models, conhecem?? Ele tem 1,5m de envergadura e tem Flaps que podem ser ativados.
Andei dando uma pesquisada no forum, e li alguns comentários sobre isso. Li que o ideal é mixar flap com profundor, alguém sabe me explicar como é feita essa mixagem???
Meu rádio é um DX6i, portanto, até onde eu sei, não tem canal com ajuste gradativo e nem chaveamento de 3 posições... Será q dá pra ligar numa chave do tipo 1/0??? Vai funcionar legal???
O modelo em questão é esse aqui... http://www.bananahobby.com/1915.html
Valeu pela ajuda pessoal...
Andei dando uma pesquisada no forum, e li alguns comentários sobre isso. Li que o ideal é mixar flap com profundor, alguém sabe me explicar como é feita essa mixagem???
Meu rádio é um DX6i, portanto, até onde eu sei, não tem canal com ajuste gradativo e nem chaveamento de 3 posições... Será q dá pra ligar numa chave do tipo 1/0??? Vai funcionar legal???
O modelo em questão é esse aqui... http://www.bananahobby.com/1915.html
Valeu pela ajuda pessoal...
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
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- Localização: São Paulo, SP-52
Como ajusta o radinho ai sei não....
Mas o Flap precisa ser mixado com o profundor senão a tendencia ao "dar flap" é ver o nariz do modelo subir, perder potencia e acabar estolando... claro, isso se fizer tudo errado.
15 a 40° de Flap com no maximo, no maximo 14° de profundor.. eu só deixo 10° e olhe lá.
O radinho tem que ter pelo menos na mixagem airbraque essa função.... se não tiver deve poder configurar uma mixagem qualquer então configure dessa forma.
Acionou o sexto canal 15 a 40° de Flap com 10° de profundor.
Não corte o motor, venha com ele atuando senão o modelo estola.
Ah... profundor picando tá!
Mas o Flap precisa ser mixado com o profundor senão a tendencia ao "dar flap" é ver o nariz do modelo subir, perder potencia e acabar estolando... claro, isso se fizer tudo errado.
15 a 40° de Flap com no maximo, no maximo 14° de profundor.. eu só deixo 10° e olhe lá.
O radinho tem que ter pelo menos na mixagem airbraque essa função.... se não tiver deve poder configurar uma mixagem qualquer então configure dessa forma.
Acionou o sexto canal 15 a 40° de Flap com 10° de profundor.
Não corte o motor, venha com ele atuando senão o modelo estola.
Ah... profundor picando tá!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
[quote:ad56736660="Marco Antonio"]
Ah... profundor picando tá![/quote:ad56736660]
Desculpa a ignorância, mas o que seria profundor picando??? Só não entendi essa parte, hehehe...
O rádio eu vejo no manual, deve explicar lá... Só queria mesmo entender como seria essa mixagem... Você já me ajudou mt... Ahhh, o profundor é msm em posição oposta ao Flap (Flap levantando o bico e profundor descendo o avião), né!? Nunca usei Flap, não sei qual o comportamento do avião com ele... Mas acredito que seja, senão acho q vai estolar, correto???
Valeu pela ajuda.
Ah... profundor picando tá![/quote:ad56736660]
Desculpa a ignorância, mas o que seria profundor picando??? Só não entendi essa parte, hehehe...
O rádio eu vejo no manual, deve explicar lá... Só queria mesmo entender como seria essa mixagem... Você já me ajudou mt... Ahhh, o profundor é msm em posição oposta ao Flap (Flap levantando o bico e profundor descendo o avião), né!? Nunca usei Flap, não sei qual o comportamento do avião com ele... Mas acredito que seja, senão acho q vai estolar, correto???
Valeu pela ajuda.
[quote:3a82d56623="Katonai"][quote:3a82d56623="Marco Antonio"]
Ah... profundor picando tá![/quote:3a82d56623]
Desculpa a ignorância, mas o que seria profundor picando??? Só não entendi essa parte, hehehe...
O rádio eu vejo no manual, deve explicar lá... Só queria mesmo entender como seria essa mixagem... Você já me ajudou mt... Ahhh, o profundor é msm em posição oposta ao Flap (Flap levantando o bico e profundor descendo o avião), né!? Nunca usei Flap, não sei qual o comportamento do avião com ele... Mas acredito que seja, senão acho q vai estolar, correto???
Valeu pela ajuda.[/quote:3a82d56623]
Valeu galera, achei a resposta pelo glossário... Profundor picando é exatamente o que perguntei... Só não sabia que significava isso, hehehe... Foi maaal...
Ah... profundor picando tá![/quote:3a82d56623]
Desculpa a ignorância, mas o que seria profundor picando??? Só não entendi essa parte, hehehe...
O rádio eu vejo no manual, deve explicar lá... Só queria mesmo entender como seria essa mixagem... Você já me ajudou mt... Ahhh, o profundor é msm em posição oposta ao Flap (Flap levantando o bico e profundor descendo o avião), né!? Nunca usei Flap, não sei qual o comportamento do avião com ele... Mas acredito que seja, senão acho q vai estolar, correto???
Valeu pela ajuda.[/quote:3a82d56623]
Valeu galera, achei a resposta pelo glossário... Profundor picando é exatamente o que perguntei... Só não sabia que significava isso, hehehe... Foi maaal...
- Marco Antonio
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Isso.. profundor picando forçando o nariz para baixo! Isso vai aumentar o arrasto e reduzir a velocidade stol, mas se vier com motor apagado o arrasto maior vai fazer o aero frear demais e perder a sustentação, dai ele vai afundar o nariz e vc vai precisar dar motor, recuperar a velocidade e cabrar.
Antes disso já ta no chão, mas em forma de lenha!!
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- Eduardo Yamin
- membro
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- Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina
Complementando:
A quantidade de comando de picar não dá pra saber em solo e varia de modelo a modelo (entram um zilhão de variáveis nessa "conta", como corda da asa e flap, área do estab, momento de cauda etc), por isso é uma coisa meio chata de fazer, no meu caso, coloco o TX no modo de programação do % do profundor, decolo e voando alto aplico flaps pra ver o comportamento do modelo, tiro flap e tateando tento aumentar ou diminuir esse percentual conforme a reação do modelo, repito a operação até ver que o modelo tenha um pouco (só um pouco) de tendencia de picar, isso é preferível pois garante que vc não irá estolar baixo numa aproximação, e cabrar no stik no flair é automático.
Se alguém sabe outra forma de fazer, gostaria de ouvir (ler).
A quantidade de comando de picar não dá pra saber em solo e varia de modelo a modelo (entram um zilhão de variáveis nessa "conta", como corda da asa e flap, área do estab, momento de cauda etc), por isso é uma coisa meio chata de fazer, no meu caso, coloco o TX no modo de programação do % do profundor, decolo e voando alto aplico flaps pra ver o comportamento do modelo, tiro flap e tateando tento aumentar ou diminuir esse percentual conforme a reação do modelo, repito a operação até ver que o modelo tenha um pouco (só um pouco) de tendencia de picar, isso é preferível pois garante que vc não irá estolar baixo numa aproximação, e cabrar no stik no flair é automático.
Se alguém sabe outra forma de fazer, gostaria de ouvir (ler).
- Marco Antonio
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[quote:de6f6463dc="Eduardo Yamin"]Complementando:
A quantidade de comando de picar não dá pra saber em solo e varia de modelo a modelo (entram um zilhão de variáveis nessa "conta", como corda da asa e flap, área do estab, momento de cauda etc), por isso é uma coisa meio chata de fazer, no meu caso, coloco o TX no modo de programação do % do profundor, decolo e voando alto aplico flaps pra ver o comportamento do modelo, tiro flap e tateando tento aumentar ou diminuir esse percentual conforme a reação do modelo, repito a operação até ver que o modelo tenha um pouco (só um pouco) de tendencia de picar, isso é preferível pois garante que vc não irá estolar baixo numa aproximação, e cabrar no stik no flair é automático.
Se alguém sabe outra forma de fazer, gostaria de ouvir (ler).[/quote:de6f6463dc]
Não tem, é na tentativa e erro mesmo, prefiro ser conservador ao dar uma instrução e deixar a pessoa tentar por conta propria do que dizer que pode ser mais.
Por experiencia sei que se vc diz que o maximo é 25% o cara coloca direto 25% senão 30%
Seja o que for.
A quantidade de comando de picar não dá pra saber em solo e varia de modelo a modelo (entram um zilhão de variáveis nessa "conta", como corda da asa e flap, área do estab, momento de cauda etc), por isso é uma coisa meio chata de fazer, no meu caso, coloco o TX no modo de programação do % do profundor, decolo e voando alto aplico flaps pra ver o comportamento do modelo, tiro flap e tateando tento aumentar ou diminuir esse percentual conforme a reação do modelo, repito a operação até ver que o modelo tenha um pouco (só um pouco) de tendencia de picar, isso é preferível pois garante que vc não irá estolar baixo numa aproximação, e cabrar no stik no flair é automático.
Se alguém sabe outra forma de fazer, gostaria de ouvir (ler).[/quote:de6f6463dc]
Não tem, é na tentativa e erro mesmo, prefiro ser conservador ao dar uma instrução e deixar a pessoa tentar por conta propria do que dizer que pode ser mais.
Por experiencia sei que se vc diz que o maximo é 25% o cara coloca direto 25% senão 30%
Seja o que for.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- Eduardo Yamin
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- Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina
[quote:ba5ff4b8a5="Marco Antonio"][quote:ba5ff4b8a5="Eduardo Yamin"]Complementando:
A quantidade de comando de picar não dá pra saber em solo e varia de modelo a modelo (entram um zilhão de variáveis nessa "conta", como corda da asa e flap, área do estab, momento de cauda etc), por isso é uma coisa meio chata de fazer, no meu caso, coloco o TX no modo de programação do % do profundor, decolo e voando alto aplico flaps pra ver o comportamento do modelo, tiro flap e tateando tento aumentar ou diminuir esse percentual conforme a reação do modelo, repito a operação até ver que o modelo tenha um pouco (só um pouco) de tendencia de picar, isso é preferível pois garante que vc não irá estolar baixo numa aproximação, e cabrar no stik no flair é automático.
Se alguém sabe outra forma de fazer, gostaria de ouvir (ler).[/quote:ba5ff4b8a5]
Não tem, é na tentativa e erro mesmo, prefiro ser conservador ao dar uma instrução e deixar a pessoa tentar por conta propria do que dizer que pode ser mais.
Por experiencia sei que se vc diz que o maximo é 25% o cara coloca direto 25% senão 30%
Seja o que for.[/quote:ba5ff4b8a5]
Vide o setup de fábrica do Futaba 6XAs que nesse caso é 5%
A quantidade de comando de picar não dá pra saber em solo e varia de modelo a modelo (entram um zilhão de variáveis nessa "conta", como corda da asa e flap, área do estab, momento de cauda etc), por isso é uma coisa meio chata de fazer, no meu caso, coloco o TX no modo de programação do % do profundor, decolo e voando alto aplico flaps pra ver o comportamento do modelo, tiro flap e tateando tento aumentar ou diminuir esse percentual conforme a reação do modelo, repito a operação até ver que o modelo tenha um pouco (só um pouco) de tendencia de picar, isso é preferível pois garante que vc não irá estolar baixo numa aproximação, e cabrar no stik no flair é automático.
Se alguém sabe outra forma de fazer, gostaria de ouvir (ler).[/quote:ba5ff4b8a5]
Não tem, é na tentativa e erro mesmo, prefiro ser conservador ao dar uma instrução e deixar a pessoa tentar por conta propria do que dizer que pode ser mais.
Por experiencia sei que se vc diz que o maximo é 25% o cara coloca direto 25% senão 30%
Seja o que for.[/quote:ba5ff4b8a5]
Vide o setup de fábrica do Futaba 6XAs que nesse caso é 5%
Abs,
EY
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- betodebem
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- Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
- Localização: Florianópolis - SC
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Eu regulo o meu Flaperon sempre no ar também, na verdade é na terra porque não tenho coragem de alterar a porcentagem com o avião voando, fico decolando e pousando até fazer o ajuste perfeito, só lembrando que quando tem vento é um pouco mais chato pra regular isso. :)
Um detalhe interessante é que normalmente o profundor se move uns 2mm apenas e já acerta o ângulo de descida, é coisa pouca esse ajuste, "espirro de gato".
Abraços,
Beto
Um detalhe interessante é que normalmente o profundor se move uns 2mm apenas e já acerta o ângulo de descida, é coisa pouca esse ajuste, "espirro de gato".
Abraços,
Beto
Ihhh,
vou tentar regular então, hehehe... Acho que vou seguir a dica do Eduardo e do Marco... Acho que voando alto eu tenho mais segurança... Decolando e pousando eu tenho receio, hehehe...
Mas mesmo assim, é uma alternativa que eu não posso desconsiderar caso precise...
Valeu mesmo pela ajuda pessoal...
Abraços...
vou tentar regular então, hehehe... Acho que vou seguir a dica do Eduardo e do Marco... Acho que voando alto eu tenho mais segurança... Decolando e pousando eu tenho receio, hehehe...
Mas mesmo assim, é uma alternativa que eu não posso desconsiderar caso precise...
Valeu mesmo pela ajuda pessoal...
Abraços...