Motor Sobrealimentado (turbo/blower)

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

[quote:7acee0323d="apzeiro"][quote:7acee0323d="-=|Novelli|=-"]pois é igor, mas aí continua ficando elas por elas ne?
O nitro ajuda mais na potencia e com menos consumo!
Acho que vale a pena por fazer, mas nao sei se é viável.[/quote:7acee0323d]
Uso nitro em um dos meus carros e pelo que entendi o sistema usado nos carrinhos é o DRY, ou seja, sem injeção de comb.

Então das duas uma:
- ou vc anda gordo pra afinar na hora do nitro (coisa que os dragsters miniatura fazer, pois são sómente para arrancada

- ou anda afinado e quando injetar vai dar um grauzinho a custa de um aquecimento absurdo, podendo ser destrutivo.

Não seria o meu objetivo com o aero (pelo menos por enquanto).[/quote:7acee0323d]

Cara se bem q deu uma ideia... vc pode andar a finado e na medida que vai aumentando a pressao acertar a agulha de alta .... dá pra fazer com um sensor de pressao, um pic e um servinho a mais... afff to arrumando pra cabeça.... kkk
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
mosca.br
membro
Mensagens: 2797
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 2:34 pm
Localização: Oslo, Noruega
Contato:

Mensagem por mosca.br »

[quote:fedca6d281="-=|Novelli|=-"][quote:fedca6d281="apzeiro"][quote:fedca6d281="-=|Novelli|=-"]pois é igor, mas aí continua ficando elas por elas ne?
O nitro ajuda mais na potencia e com menos consumo!
Acho que vale a pena por fazer, mas nao sei se é viável.[/quote:fedca6d281]
Uso nitro em um dos meus carros e pelo que entendi o sistema usado nos carrinhos é o DRY, ou seja, sem injeção de comb.

Então das duas uma:
- ou vc anda gordo pra afinar na hora do nitro (coisa que os dragsters miniatura fazer, pois são sómente para arrancada

- ou anda afinado e quando injetar vai dar um grauzinho a custa de um aquecimento absurdo, podendo ser destrutivo.

Não seria o meu objetivo com o aero (pelo menos por enquanto).[/quote:fedca6d281]

Cara se bem q deu uma ideia... vc pode andar a finado e na medida que vai aumentando a pressao acertar a agulha de alta .... dá pra fazer com um sensor de pressao, um pic e um servinho a mais... afff to arrumando pra cabeça.... kkk[/quote:fedca6d281]

Pelo menos para helis tem algo parecido.

http://aerospire.com/multigovpro.html

Ele controla a carburação de acordo com a temperatura do motor.
NO PAULINHADA!
YES FLY!
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Acho que o William tem um multigov num dos helis dele, realmente funciona, ele abre ou fecha a agulha de acordo com a temperatura da camisa do pistão.

Novelli,
pelo o que deu pra entender, ficou na mesma, ehhehehe. Só o som que ficou bacana, eheheh.

Apzeiro,
é que o combustível dos helis é um pouco diferente do de aero e de carrinho, normalmente eles tem uns 23% de óleo e 30% de nitro na mistura, acho que sobraria oleo para a turbina, ehehhe.

Abrcs!
apzeiro
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Jan 14, 2009 11:15 am
Localização: Maringá/Paranavaí - PR

Mensagem por apzeiro »

[quote:ccd93f5c9b="mosca.br"][quote:ccd93f5c9b="-=|Novelli|=-"][quote:ccd93f5c9b="apzeiro"][quote:ccd93f5c9b="-=|Novelli|=-"]pois é igor, mas aí continua ficando elas por elas ne?
O nitro ajuda mais na potencia e com menos consumo!
Acho que vale a pena por fazer, mas nao sei se é viável.[/quote:ccd93f5c9b]
Uso nitro em um dos meus carros e pelo que entendi o sistema usado nos carrinhos é o DRY, ou seja, sem injeção de comb.

Então das duas uma:
- ou vc anda gordo pra afinar na hora do nitro (coisa que os dragsters miniatura fazer, pois são sómente para arrancada

- ou anda afinado e quando injetar vai dar um grauzinho a custa de um aquecimento absurdo, podendo ser destrutivo.

Não seria o meu objetivo com o aero (pelo menos por enquanto).[/quote:ccd93f5c9b]

Cara se bem q deu uma ideia... vc pode andar a finado e na medida que vai aumentando a pressao acertar a agulha de alta .... dá pra fazer com um sensor de pressao, um pic e um servinho a mais... afff to arrumando pra cabeça.... kkk[/quote:ccd93f5c9b]

Pelo menos para helis tem algo parecido.

http://aerospire.com/multigovpro.html

Ele controla a carburação de acordo com a temperatura do motor.[/quote:ccd93f5c9b]
Nossa cara, muito interessante esse sistema hein!
Seria uma ótima idéia abrir a agulha um pouco mais em alta conforme a pressão ou temperatura.

A meu ver a questão da alimentação seria o segundo problema. Se eu conseguir um sistema pra pressurizar já era mais de meio caminho. O duro é conseguir fazer uma turbina ou blower tão pequeno assim. Nesse ponto a RB Inovation deu show!

Galera se alguém bolar um esquema que pressurize mesmo eu garanto que a alimentação eu dou um jeito.

[quote:ccd93f5c9b="-=|Novelli|=-"]
Cara se bem q deu uma ideia... vc pode andar a finado e na medida que vai aumentando a pressao acertar a agulha de alta .... dá pra fazer com um sensor de pressao, um pic e um servinho a mais... afff to arrumando pra cabeça.... kkk[/quote:ccd93f5c9b]

Já vi que vc é dos meus, adora apelar para o PIC hehehe.
ótima idéia. Só precisaria de um sensor de pressão bem sensível.
Tem os MPX da motorola que eu uso em carro, mas acho que ele não teria sensibilidade suficiente para esse sistema. Posso estar enganado, mas vou dar uma lida no datasheet dele de novo.

Até um ajuste da agulha por rotação já quebrava um galho.
Pode-se colocar um servo tb para abrir a agulha quase junto com o carburador.
Abraço a todos
Marcos
apzeiro
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Jan 14, 2009 11:15 am
Localização: Maringá/Paranavaí - PR

Mensagem por apzeiro »

[quote:ad1b6a1457="Igor Souza"]Apzeiro,
é que o combustível dos helis é um pouco diferente do de aero e de carrinho, normalmente eles tem uns 23% de óleo e 30% de nitro na mistura, acho que sobraria oleo para a turbina, ehehhe.
Abrcs![/quote:ad1b6a1457]

Igor o problema é lubrificação do eixo. Se tiver uma folga pra passar o óleo do escape até daria certo mesmo.
Abraço a todos
Marcos
apzeiro
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Jan 14, 2009 11:15 am
Localização: Maringá/Paranavaí - PR

Mensagem por apzeiro »

Mais um vídeo de motor sobrealimentado:

[yt]http://www.youtube.com/watch?v=vK-TJBYTLTg[/yt]

Link caso não apareça acima: http://www.youtube.com/watch?v=vK-TJBYTLTg
Abraço a todos
Marcos
NETAUM
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Dez 13, 2011 12:05 am
Localização: Piracicaba

Mensagem por NETAUM »

Eu axo que teria que trocar biela e pistao. Eu tambem tava a fim de coloca um desses no meu vx. Mas deve ser meio complicado e inviavel, teria que fazer uma serie de modificaçoes.
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

Miguchês é dose!
guhlig
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Dez 06, 2006 6:31 pm
Localização: Mafra / SC
Contato:

Mensagem por guhlig »

E quanto a turbina a gas HM, fizemos uma na faculdade e é relativamente simples, nao precisa somente ser a gas e tambem tem o bom e velho Pulso Jato.

http://www.youtube.com/watch?v=yAB_IGmL-S

FLW.
Avatar do usuário
dtox
membro
Mensagens: 274
Registrado em: Seg Out 11, 2010 1:56 pm
Localização: Piracicaba, SP
Contato:

Re: Motor Sobrealimentado (turbo/blower)

Mensagem por dtox »

E esse foi um dos tópicos mais doidos que eu já vi no evoo kkkkk
Alguém sabe se o Marco Antonio tem facebook? Esse cara é uma lenda
Pescador, Aeromodelista e Aquarista ..
Responder