bateria com problema? ou o que?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
kakophp
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Out 23, 2009 3:38 pm

bateria com problema? ou o que?

Mensagem por kakophp »

Pessoal mais uma vez venho eu com duvidas de iniciante. Seui todos os passos sobre instalacao de parte eletrica e esta ocorrendo o seguinte.
Tenho uma bateria turnigy 1.3 - 3 cell , um speed tower pro e um motor emax 2822
carregeui a bateria normalmente, deu carga cheia, testei normalmente os comandos, todos funcionaram, mas repentinmente conecto a bateria no esc e nao ocorre nada, nao liga. Fiz o teste deixando a bateria conectada ao carregador, ai ca sim funciona bem. Pergunto o que pode ser isso? Pensei que pudesse ser algo
na programacao do ESC, mas nao imagino como, tendo em vista que ligado ao carregador funciona.

Pesso mais uma vez o auxilio e paciencia dos companheiros com este iniciante.

Att
Kako Borghetti
dunck
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Out 16, 2009 10:05 pm
Localização: Dois Irmãos - RS

Mensagem por dunck »

Cara, tenta testar a bateria em outro equipamento. medir voltagem e corrente na saida. se tudo tiver ok, o problema é motor ou esc.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Re: bateria com problema? ou o que?

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:cf6c01a6c8="kakophp"] testei normalmente os comandos, todos funcionaram, mas repentinmente conecto a bateria no esc e nao ocorre nada, nao liga[/quote:cf6c01a6c8]

Kako, explique um pouco melhor esse processo, pra gente poder dar um palpite....
Avatar do usuário
kakophp
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Out 23, 2009 3:38 pm

Mensagem por kakophp »

bem, é o seguinte, fiz todas as ligações eletricas no sabado funcionou beleza,
domingo tambem fiz os ultimos ajustes nos ailerons, profundor e leme, bem como motor. Mas ontem simplesmente não funcionou nada.

Faço o seguinte processo:
Ligo o TX
e depois disso conecto o cabo da bateria no
cabo do ESC. Simplesmente não dá contato.

Tentei fazer o seguinte, deixar a bateria conectada no carregador dela
e ligada na rede eletrica, apos isso ligo ela no ESC ...e beleza funciona.

Simplesmente não sei o que pode estar ocorrendo.

mais uma vez peço a ajuda dos colegas.

Kako Borghetti
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Estranho mesmo... Você precisa medir a tensão nos terminais que vão apra p ESC. Tem um multimetro ?
Avatar do usuário
Rubens Sayegh
membro
Mensagens: 942
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 2:49 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Rubens Sayegh »

Kako, um palpite de abelhudo... Mas quem sabe, ajuda...

A Bateria tem uma plaquinha de circuito impresso, onde são feitas as ligações entre as três células e os cabos de balanceamento e conexão ao ESC.

O que pode estar acontecendo é que uma conexão de uma ou mais células se partiu, deixando as 3S sem conexão à placa, consequentemente não transferindo a carga das baterias para o ESC.

Porém, ao conectar o carregador no outro cabo, você "fecha um circuito" entre o carregador e o ESC... E aí "parece" que está tudo OK...
To be or not to be [Sheakespeare] --- To be is to do [Nietzsche] --- To be-do be-do... [Frank Sinatra]
Avatar do usuário
kakophp
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Out 23, 2009 3:38 pm

Mensagem por kakophp »

Será que dá para abrir uma bateria assim, deve ser só cortar o plastico que proteje ne? e ver o que você sugere
Avatar do usuário
Rubens Sayegh
membro
Mensagens: 942
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 2:49 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Rubens Sayegh »

Cuidado. Baterias não são TÃO simples assim...
Se você sabe o que está fazendo e como refazer (cortar o plástico e depois refazer com o que? Não me diga que vai encapar com durex...).

O ideal é medir as tensões...
Medir a tensão total no conector que vai ao ESC.
medir a tensão total no conector de balanceamento.
Medir as tensões parciais neste último.

Se tudo estiver "positivo e operante", a falha é no equipamento a bordo do avião, e não na bateria... Aí é trabalhinho de detetive e rever as conexões uma a uma...
Avatar do usuário
maranhense
membro
Mensagens: 1173
Registrado em: Dom Dez 06, 2009 10:17 am

Mensagem por maranhense »

[quote:cc21ddf9a2="Rubens Sayegh"]cortar o plástico e depois refazer com o que? Não me diga que vai encapar com durex[/quote:cc21ddf9a2]

bom rubens sem querer desmerecer seu ponto de vista,acho que se ele conseguir separar as celulas e ressoldar tudo certinho sem deixar curto,tudo bem isolado ele pode montar tudo dinovo e encapar com durex largo sim sem nenhum problema,é só dar umas quatro ou cinco voltas apertando bem.aliás eu não vejo outra maneira de refazer o encapamento de uma lipo.,bom emfim é só uma opnião.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:1294a574c9="maranhense"][quote:1294a574c9="Rubens Sayegh"]cortar o plástico e depois refazer com o que? Não me diga que vai encapar com durex[/quote:1294a574c9]

bom rubens sem querer desmerecer seu ponto de vista,acho que se ele conseguir separar as celulas e ressoldar tudo certinho sem deixar curto,tudo bem isolado ele pode montar tudo dinovo e encapar com durex largo sim sem nenhum problema,é só dar umas quatro ou cinco voltas apertando bem.aliás eu não vejo outra maneira de refazer o encapamento de uma lipo.,bom emfim é só uma opnião.[/quote:1294a574c9]

Vai por mim... pega o plástico original reposicione ele da forma que era antes, passe uma fita isolante formando um anel nas pontas e depois passa uma volta e 1/2 de comprido.

É melhor que nada...

O ideal seria usar outro plástico termo retrátil.
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Responder