Campanha “Eu sei escrever”

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
paulao
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Seg Jun 14, 2004 9:39 am
Localização: Niterói Itaipu

Mensagem por paulao »

Eu me esforço para escrever e ler em português.
Quanto a mensagens cifradas eu ignoro - não leio e não respondo. FIM.
Avatar do usuário
Lazza02
membro
Mensagens: 249
Registrado em: Qui Out 07, 2004 10:03 pm
Localização: São pualo - SP

Mensagem por Lazza02 »

Apoiado... vou acrescentar no meu MSN também... tem vezes que realmente não entendo...

Abraços
Mais vale um mau dia de voo do que um ótimo dias de trabalho!!
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Gostaria de saber quem foi o autor da pérola [url=http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=70680#70680]"gagorra do Alex"[/url] ?

:D :D :D
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Fantástica a iniciativa.
Na minha opnião não existe economia de tempo ou teclado no "Internetês", eu acho que é puro "tribalismo" e ignorância.

Semana passada mesmo havia um debate na TV Cultura sobre o tema.
O que mais me chamou a atenção foi que a unanimidade ganhou que o
"internetês" irá vencer e solidificar isto como um dialeto. Só quem opnou contra foi o cara mais velho do debate, que saiu com a fama de "o chato"...

Nota 10 !
Escrever corretamente não custa nada, não faz mal a saúde e não vicia.
Sucrilhos
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:40 am
Localização: Curitiba, Paraná

Mensagem por Sucrilhos »

[quote:487d9b0edd="ATARI"]
... ninguem fala corretamente pessoalmente... quanto mais na internet ...
[/quote:487d9b0edd]

Correto, mas a principal diferença é que quando se está falando pessoalmente, você está presente para defender seu ponto de vista e esclarecer eventuais dúvidas, mas quando se escreve um texto, normalmente para deixar uma mensagem para lhe representar quando não estiver [i:487d9b0edd]online[/i:487d9b0edd], deve-se levar em consideração que qualquer pessoa, que saiba ler, entenderá a mensagem.

Passei muito tempo escrevendo errado no computador, quando comecei a levar certos vícios para a escrita manual, mesmo que inconscientemente, achei que era hora de começar a tentar escrever direito, sem levar em consideração onde as mensagens serão veiculadas.
Mais firme que prego em polenta!!!
Avatar do usuário
Lucas
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Qui Abr 01, 2004 5:42 pm
Contato:

Mensagem por Lucas »

Concordo com tudo o que disseram, o problema é quando o tal do "Internetês" entra na vida profissional do futuro cidadão, uma vez que quem mais usa esse digamos "dialeto" são os jovens.

Quando faço a correção das provas dos meus alunos, frequentemente me deparo com expressões e palavras em Internetês, o que faço ? dou errado na questão... mesmo que a resposta esteja correta.

Os alunos reclamam muito, e a minha resposta e sempre a mesma: Isso não é Português, e você já se imaginou concorrendo a uma vaga de emprego e respondendo a uma prova, entrevista ou coisa do genêro dessa forma ? Sera que você será contratado ?

Eles pensam um pouco e acabam aceitando. Se não tomarmos cuidado, a coisa pode realmente crescer.

Acho muito legal a atitude que tomam na frança, lá termos em outras línguas são terminantemente proibidos de serem usados. Acho isso muito válido.

Quando eu encontro alguma mensagem aqui no fórum escrita em Internetês eu nem me dou ao trabalho de responder, acho que a "mulecada" tem que aprender a ser séria, desculpem ser radical para mas para mim o internetês não passa credibilidade nenhuma da pessoa que o usa, pois penso que é preguiça de escrever direito.

Não sou nenhum mestre da língua portuguesa, pelo contrário acho a gramática de nossa língua muito complicada, mas acho que pelo menos ortograficamente devemos escrever direito.

É isso aí. Aeroabraços

Lucas
NUNCA se esqueça de que tudo isso é apenas um hobby, e que a finalidade é se divertir...
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

[quote:96c4f31242="Roberto Nogueira"]Modificações no arcaico Português

Eis aqui um programa de cinco anos para resolver o problema da falta de
autoconfiança do brasileiro na sua capacidade gramatical e ortográfica. Em vez de
melhorar o ensino, vamos facilitar as coisas, afinal, o português é difícil demais
mesmo. Para não assustar os poucos que sabem escrever, nem deixar mais confusos os
que ainda tentam acertar, faremos tudo de forma gradual.[/quote:96c4f31242]

HAHAHAHAH Genial! Eçe testo eh çeu mesmo??
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
jpiccino
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 1:49 am

Mensagem por jpiccino »

Eu acho que devemos tomar cuidado quanto ao traduzir tudo e qualquer coisa de outras línguas. Tem certas coisas que não têm uma palavra em português que seja boa o suficiente para a sua representante em outra língua. E eu não acho, em absoluto, que isso desrespeite a língua, mas sim a enriquece com novos vocábulos. Têm muitos exemplos disso - abajur (vinda do francês) e escanear (vinda do inglês). Quanto aos aki, corte neles. Isso não é um chat.
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Uma sugestão para escrever melhor é ler mais os livros tradicionais e quando muito os livros eletrônicos ( em PDF, LIT, PDB ) de textos que têm a versão original em livro físico mesmo. Assim como o Alex, já vi muita gente escrevendo errado, e notei que geralmente o pessoal lê pouco revistas e livros. Assim uma boa escrita passa por um bom hábito de leitura.
Avatar do usuário
Eduardo Siano
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Seg Abr 18, 2005 6:32 pm
Localização: Sampa
Contato:

Mensagem por Eduardo Siano »

[quote:ac38583abe="gustabmo"][quote:ac38583abe="ATARI"]acho essa correção de texto uma palhaçada...[/quote:ac38583abe]
Concordo![/quote:ac38583abe]

Também concordo.
PRO ALTO E AVANTE !!!!!!!!!
Responder