Projeto Osprey - VTOL (Montando redução)

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

Parabéns nelsom , o grande problema vai estar não na conversão mas sim na equalização dos dois motores na hora da decolagem e pouso por ex , pois os motores , mesmo sendo exatamente iguais terão uma certa diferença eu acho , dai vem aquela historia da instabilidade , mas de qualquer jeito vou ficar na torcida para ver voar bem .
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
Avatar do usuário
mosca.br
membro
Mensagens: 2797
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 2:34 pm
Localização: Oslo, Noruega
Contato:

Mensagem por mosca.br »

Nelson, sem querer parecer negativo, ou pessimista, mas a transição é bem mais complexa do que simplesmente mudar a posição dos motores. A aeronave muda o modo de funcionamento entre avião e helicóptero de acordo com a posição dos motores.

No caso do video que você postou, esse cara está trabalhando nisso a quase 3 anos, e provavelmente tem uma eletrônica embarcada que auxilia na transição.

Esse vídeo é de 18 de fevereiro de 2007.
[yt]ZkUk4RuQ2es[/yt]
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Posso estar falando besteira, mas talvez se colocar um giro para cada motor de pra controlar melhor...
Avatar do usuário
NelsonSM
membro
Mensagens: 183
Registrado em: Ter Out 07, 2008 1:37 am
Localização: Palhoça, SC

Mensagem por NelsonSM »

[quote:29d7b43a0f="Cyberware"]Posso estar falando besteira, mas talvez se colocar um giro para cada motor de pra controlar melhor...[/quote:29d7b43a0f]

Também tive esta idéia, mas será que isso é possível???
Nunca vi ninguém colocando gyro em esc.

Alguém já usou ou sabe se pode usar gyro nos motores???

Até mais,
Nelson
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Antonio Carlos »

É difícil a equalização da rotação de 2 motores acionados por apenas 1 stick, nesse caso eu apostaria em hélices de passo variável que podem ser contraladas pelo giro.
De qualquer forma, é um belíssimo modelo e uma difícil empreitada.
Parabéns pela escolha e boa sorte!

Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
Avatar do usuário
NelsonSM
membro
Mensagens: 183
Registrado em: Ter Out 07, 2008 1:37 am
Localização: Palhoça, SC

Mensagem por NelsonSM »

[quote:d674c74e8f="mosca.br"]Nelson, sem querer parecer negativo, ou pessimista, mas a transição é bem mais complexa do que simplesmente mudar a posição dos motores. A aeronave muda o modo de funcionamento entre avião e helicóptero de acordo com a posição dos motores.

No caso do video que você postou, esse cara está trabalhando nisso a quase 3 anos, e provavelmente tem uma eletrônica embarcada que auxilia na transição.

Esse vídeo é de 18 de fevereiro de 2007.
[yt]ZkUk4RuQ2es[/yt][/quote:d674c74e8f]

A transição não é tão complexa assim, tenho fotos da construção daquele modelo. Ele usa dois servo de alto torque, um em cada ponta da asa, e nestes estão conectadas engrenagens (redução) para reduzir a velocidade dos servos e suavizar o movimento. Caso não funcione com a adaptação do trem de pouso vou colocar engrenagens para dar precisão no movimento.

O que mais me preocupa é estabilidade com os motores, como o Sancler falou, mesmo sendo motores e escs iguais sempre tem diferença.

Como o Cyberware falou estou tentando descobrir se é possível colocar gyro no esc.

Todas as dicas, idéias, críticas, etc são bem vindas!

Até mais,
Nelson
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Não vejo problemas em ligar giro no ESC. O sinal que vai pra ele é igual a que vai para um servo. Claro, você tem que usar dois ESCs.

Uma alternativa seria como o Antonio Carlos falou, hélice com passo variável. Mixando no ráido, quando estivesse na vertical, a aceleração fica fixa e o stick do acelerador (ou o giro ligado nele) só muda o passo, igual a um helicoptero.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

No meu entendimento, a coisa tem que funcionar assim:

Quando os motores estão na horizontal, pode-se mixar motores com uns 50% de leme, de forma que ao aplicar leme a potência dos mores seja alterada, isto deve facilitar a trimagem.

Quando os motores estão na vertical, pode-se mixar motores com uns 50% de ailerons.

Dá para fazer estas mixagens todas no rádio, desde que não use giro. Se usar giro, entre o canal do rádio e um mixer aplica-se um giro, de forma que ele tente se manter na atitude em que estiver.

Ficaria um mixer de 4 canais, sendo:

Se o canal 5 estiver em alto (motores na vertical) mixa canais 1 e 3
Se o canal 5 estiver em baixo (motores na horizontal) mixa canais 3 e 4
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Ooops, escrevi enquanto o Cyberware postava...

Hélices de passo variável são uma boa mesmo, neste caso dá para usar um giro acionando o servo delas, devidamente invertidos uma em relação à outra.

Pelo que sei, o Osprey escala cheia usa dois swashplates, então esta é outra possibilidade: dois swashplates flybarless tripá CCPM, contrarotativos, mas com passo bem maior que em um heli normal.
Avatar do usuário
NelsonSM
membro
Mensagens: 183
Registrado em: Ter Out 07, 2008 1:37 am
Localização: Palhoça, SC

Mensagem por NelsonSM »

[quote:f42085b335="alexcmag"]Ooops, escrevi enquanto o Cyberware postava...

Hélices de passo variável são uma boa mesmo, neste caso dá para usar um giro acionando o servo delas, devidamente invertidos uma em relação à outra.

Pelo que sei, o Osprey escala cheia usa dois swashplates, então esta é outra possibilidade: dois swashplates flybarless tripá CCPM, contrarotativos, mas com passo bem maior que em um heli normal.[/quote:f42085b335]

Nossa!!! Os gigantes do e-voo manifestando-se no meu humilde projeto. Quanta honra!!

Para usar swashplates vou precisar de um rádio com mixagem CCPM. Já pensei em comprar um rádio só pra este projeto, mas outro rádio é um custo um pouco elevado. Tenho como tocar o projeto, mas um rádio....

Mesmo assim ainda é uma opção.

Até mais,
Nelson
Responder