Estou meio frustado em construir com isopor

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

No link abaixo, coloquei algumas fotos que tenho de alguns modelos construidos em depron que não deixam nada a desejar sobre os outros materiais de construção mais antigos. É sobre isto que devemos pesquisar, como construir em depron conseguindo um ótimo acabamento, são estas técnicas que ainda não estão totalmente dominadas por nós, basta olherem as fotos, não é impossível, alguém fez, porque não vamos conseguir.... é sobre isto que comento, não sou contra material nenhum, só trabalhei com todos e no momento estou tentando conseguir o mesmo acabamento das fotos com o menor peso possível. Como diz o velho ditado "penso logo pesquiso" coloco o time em campo, invisto em colas, várias, tapa buracos varias masas, tintas com goma arábica, cola branca etc.. tenho gasto um bocado para achar o melhor acabamento com o menor peso. Por esta razão é que fico pensando porque voltar para a balsa se esta droga de depron barato e funcional. Vamos fazer deste material o melhor para os nossos projetos. Não estou dizendo que abandonem a balsa, tem gosto e diversão para todos, isto é o meu ponto de vista, eu direcionei a minha pesquisa para este lado, como não se pode servir a dois senhores ao mesmo tempo, descidi pelo depron no momento, derrepente não dá certo, volto para a fibra.

http://www.4shared.com/file/183963684/50508c5e/depron.html

abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

[quote:133365ac83="eleusmar"]Big, voce é o cara... sou seu fã. Inclusive ha poucos dias vi um voo paraglider que voce fez e fiquei com uma baita inveja.
Admiro sua criatividade e tenho copiado alguns modelos seus.
Mas realmente parece que esta fissura de construir... construir... contruir.. nao acaba nunca. Acabo de fazer um aero, dou uma voadinha com ele e já estou retirando a eletronica para colocar em outro.
Acho que isto nao acaba nunca... E penso que vai ser assim tambem com a balsa.

Abraços[/quote:133365ac83]

Meu camarada, obrigado pelas palavras mas acho q vc nao copiou somente alguns aeros que para mim é um prazer, mas copiou isso que TAMBÉM tenho de fazer, voar e destruir eheheh.
Onde esta o paramotor?.....Desmontado
Onde estao os planadores?.....Desmontados
Onde estao minhas asinhas?....Desmontadas
E assim vai filho, isso faz parte e nao vai mudar......!!!!!
Mais um voo só e desmonto a prancha de surf (...nao queria mas...tá no sangue essa coisa ruim)
Bração
:cry:

(ah, outra coisa q vc pode fazer e que já estou fazendo a algum tempo, é que depois de voar alguns MINUTOS HEEH, retiro a eletronica e dou de presente para alguém ali do lado que vejo não ter condições de fazer naquele momento, mas, só dou para aqueles que NAO PEDEM, quem pede é sem vergonha)
Valeu
...de volta ao passado...
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Permitam-me lançar aqui algo que frequentemente me ocorre:
Quando se ve de perto uma aeronave real, principalmente avioes de pequeno porte feitos de chapas metalicas (Os Cessnas e PIpers - Nao o J3 - da vida), quase sempre as chapas tem muitas ondulacoes, principalmente perto dos parafusos e rebites.

Então, sempre me perguntei: Por que será que aeromodelista tem tara por fazer a superficie do aviao lisa como se fosse de formica ?

É claro que, se eu tivesse habilidade, paciencia, tempo e balsa de qualidade (a que vende aqi na loja do aeroporto só dá p/ cortar com serrote), faria tudo em balsa, pela firmeza estrutural e facilidade em colar com CA. Mas ia me bater a frustração com a superficie.

Nao quero com isso dizer que o material A e melhor que o B porque isso depende muito das circunstancias de cada um. No momento, o que busco é saber se há algum material termo-retratil que posssa ser aplicado ao isopor, com peso e textura similares ao vinil.

Abraço a todos.
Avatar do usuário
vitor hugo
membro
Mensagens: 903
Registrado em: Qua Jul 16, 2008 11:30 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Mensagem por vitor hugo »

Só não faço meus aeros em Balsa pois é muito caro para mim que não tem dinheiro nem para comprar uma eletronica boa , estou lutando bastante para compra-la ,por isso prefiro Isopor e Deprom ,mas se eu tivesse dinheiro claro que eu faria em balsa.

Não estou dizendo que um é melhor que o outro ,claro tudo tem seu pós e contras , mas os 3 tipos de materiais são bons.

Então viva o deprom , a fibra ,o isopor ,a balsa , "os papeis higienicos e papelões" ( não é mesmo big?!?),viva todos os materiais!!!!

O que estou tentando dizer no meu site é isso:

O importante é a paixão pelo hobby e a diversão

Abraços
Vitor Hugo
13 anos
E-letricos Models
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

MOtta...Minhas reverencias a esses russos. O que eles devem ter feito de coisa interessante e não ficamos sabendo nao esta no gibi...

Eu tb gosto muito de construir em depron, que compro aí com o Zé Lima. Inclusive acho o acabamento do vinil sobre depron muito fiel ao aluminio pintado. Infelizmente me falta tempo p/ o hobby, mas toda vez q vejo algo da Russia paro p/ ver e rever. Outro dia um amigo me mandou um site russo com card models super simples porem dificesi de achar de avioes como Boeing 737 e An-124. Havia até pouco tempo um card model de um 737-500, mas tinha muitas peças e foi retirado do ar. Se vc fizer uma espinha de balsa e cavernas rigidas o suficiente, constroi em poucos dias um aeromodelo à base de card model fiel à escala e muito resistente. Meu Phenom 100, por problemas com a eletronica, já caiu 3 vezes e nenhum dos reparos chegou a 3h de trabalho. Recomendo a tecnica. A proposito, neste dia 30, meu Boeing 727 completa seu 1º aniversario.

Só p/ dar uma noção da praticidade dos card models:
http://www.youtube.com/watch?v=ZrVoVQ6PkE8

Abraco.
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

Tenho visto evolução em todos os materiais, na balsa os cortes a laser e projetos CAD melhoraram muito as construções, modelos mais leves e fortes são a regra, a fibra também está evoluindo, materiais compósitos cada vez mais leves e resistentes estão disponíveis aos mortais.

Não acredito que o caminho seja um material definitivo. Cada vez gosto mais dos Stick and Tissue 8) 8)
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Mensagem por highlander »

Victor, concordo com você, o importante é a paixão pelo hobby e a diversão, se você quiser um voo mais estavel construa em balsa, se nao tiver dinheiro pra balsa, construa em isopor... eu construo em isopor os meus shocks, mas ainda vou construir em balsa e outras madeiras, para glow, e sabe um dia, farei um gasolina...
mbrspyder
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qua Mar 28, 2007 1:54 pm
Localização: Limeira - SP.

Mensagem por mbrspyder »

Amigos,

Concordo com quase tudo que foi dito aqui, o prazer de construir é indescritível, sem falar que é uma terapia ocupacional que faz com que esqueçamos de todos os problemas do dia à dia. Estou a pouco tempo no hobby e já estou viciado, mas é muito bom esse vício hehehe. Sem falar na emoção de ver aquele seu projetinho que você perdeu algumas prazerosas horas construindo e correndo atráz de algum material alternativo por não encontrar o material correto em sua cidade, ou até mesmo por falta de dinheiro, mas quando você vê "ele" voando é uma sensação muito boa e gratificante, sem palavras heheh.

Aí vem a vontade de construir outro e mais outro e mais outro e por ai vai....

O material que você vai construir não importa, o que importa é ser feliz e poder compartilhar essa felicidade com os amigos.

Abs. :lol:

Marcelo
Avatar do usuário
Madrian
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Ter Set 01, 2009 1:50 pm

Mensagem por Madrian »

Não importa o material.
Importa o capricho, o gosto pelo modelismo e cumprir o objetivo (voar ou estático)
Mas, o importante é ser feliz.
Avatar do usuário
brunollo
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:36 am
Localização: Brasília, DF

Mensagem por brunollo »

Minha sugestão: quer começar a construir em balsa? Compre um kit stick and tissue de sua preferência (como os da Aerobrás ou da Guillow´s) e monte com calma para ser ESTÁTICO. Em outras palavras, um aviãozinho pra ficar todo bonitinho, sem preocupar muito com peso, e mais com acabamento. Coloque ele na estante e fique olhando pra ver se gostou. O próximo, construa perseguindo a redução de peso E um bom acabamento. Provavelmente, o erceiro você já conseguirá voar no elástico, e o quarto ou quinto vc conseguirá eletrificar e voar satisfatoriamente. Pra vc, que gosta de construir, será um prato cheio!
Responder