Como fazer lincagem de ailerons
- Antonio Carlos
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Finalizando:
- Anexos
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- prenda a lincagem à asa com fita filamentosa, ou outra fita adesiva de boa qualidade ou vinil (da cor da entelagem).
- Imagem-025.jpg (26.26 KiB) Exibido 67583 vezes
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- cole a lincagem ao aileron com cola epóxi, tomando o cuidado de não deixar colar o tubete plástico à vareta.
- Imagem-024.jpg (36 KiB) Exibido 67583 vezes
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- um estilete afiado corte uma tirinha do aileron para "embutir" a lincagem.
- Imagem-023.jpg (31.44 KiB) Exibido 67583 vezes
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
- Antonio Carlos
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- claudiorfernandes
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Muito bom, Antonio ! Uma sugestão: pode-se eliminar a folga do furo da vareta com epóxi, limpando bem o furo e vizinhanças, e depois "colando" um pedacinho do arame que fará aligação aos servos. Depois de endurecido, gire o arame com cuidado, ele irá se soltar da cola (principalmente se a gente deixar sujinho, ou meio engordurado... eheheh...), e você terá uma bucha "sob medida" para o encaixe do Z-bend. Aliás, aqui dois links sugerindo processos para fazer os "Z-bends" sem ferramentas especiais :
http://www.riverland.net.au/~awallace/pliers.jpg
http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?s=a718d69a81e09654e47aa9ce12f4e8e0&p=8525762&postcount=8
http://www.riverland.net.au/~awallace/pliers.jpg
http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?s=a718d69a81e09654e47aa9ce12f4e8e0&p=8525762&postcount=8
- Antonio Carlos
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[quote:ce926720eb="claudiorfernandes"]Muito bom, Antonio ! Uma sugestão: pode-se eliminar a folga do furo da vareta com epóxi, limpando bem o furo e vizinhanças, e depois "colando" um pedacinho do arame que fará aligação aos servos. Depois de endurecido, gire o arame com cuidado, ele irá se soltar da cola (principalmente se a gente deixar sujinho, ou meio engordurado... eheheh...), e você terá uma bucha "sob medida" para o encaixe do Z-bend. Aliás, aqui dois links sugerindo processos para fazer os "Z-bends" sem ferramentas especiais :
http://www.riverland.net.au/~awallace/pliers.jpg
http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?s=a718d69a81e09654e47aa9ce12f4e8e0&p=8525762&postcount=8[/quote:ce926720eb]
Valeu Claudio, obrigado pelas dicas!
Para eliminar folgas nos horn's do leme e do profundor eu uso um sistema parecido com o seu, mas ao contrário de epoxi eu uso silicone, sem retirar o excesso. Fica muito bom e flexível.
Abs,
http://www.riverland.net.au/~awallace/pliers.jpg
http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?s=a718d69a81e09654e47aa9ce12f4e8e0&p=8525762&postcount=8[/quote:ce926720eb]
Valeu Claudio, obrigado pelas dicas!
Para eliminar folgas nos horn's do leme e do profundor eu uso um sistema parecido com o seu, mas ao contrário de epoxi eu uso silicone, sem retirar o excesso. Fica muito bom e flexível.
Abs,
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- Antonio Carlos
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[quote:296b8150f1="Rafaelclacerda"]Com oq vc prendeu o arame no servo da ultima foto? Como que chama.
Qual outra alternativa para prender o arame no servo.
abs[/quote:296b8150f1]
Eu costumo usar Easy Link para prender o arame da lincagem ao servo, pois é muito mais fácil de ajustar.
Tem à venda nas lojas dos patrocinadores do fórum, por ex. http://www.rctechshop.com/loja/product_info.php?cPath=29_72&products_id=433
Outra solução é dobrar o arame em "Z" e encaixar direto no braço do servo, não esqueça de fazer uma dobra em "V" em alguma parte do arame para poder ajustar alguma diferença de montagem.
Qual outra alternativa para prender o arame no servo.
abs[/quote:296b8150f1]
Eu costumo usar Easy Link para prender o arame da lincagem ao servo, pois é muito mais fácil de ajustar.
Tem à venda nas lojas dos patrocinadores do fórum, por ex. http://www.rctechshop.com/loja/product_info.php?cPath=29_72&products_id=433
Outra solução é dobrar o arame em "Z" e encaixar direto no braço do servo, não esqueça de fazer uma dobra em "V" em alguma parte do arame para poder ajustar alguma diferença de montagem.
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- Eduardo Yamin
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Como fazer lincagem de ailerons
Genial! tinha dois guarda chuvas aqui que eu me negava a jogar fora.
Excelente tópico estou denunciando para chamar a atenção e colocarem fixo.
[b:c581067a23]Para implementar diferencial[/b:c581067a23] (área móvel sobe mais, desce menos) mecanicamente para evitar guinada adversa utilizando esse sistema, basta:
[i:c581067a23]Se o servo está acima da asa:[/i:c581067a23] Fazer com que a distancia entre "chifres" seja maior que o braço do servo, ou usar braço duplo menor ou furações mais próximas ao eixo do servo.
[i:c581067a23]Se o servo está em baixo da asa:[/i:c581067a23] Fazer com que a distancia entre "chifres" seja menor que o braço do servo, ou simplesmente usar um braço duplo maior no servo ou furação mais afastada do seu centro.
Excelente tópico estou denunciando para chamar a atenção e colocarem fixo.
[b:c581067a23]Para implementar diferencial[/b:c581067a23] (área móvel sobe mais, desce menos) mecanicamente para evitar guinada adversa utilizando esse sistema, basta:
[i:c581067a23]Se o servo está acima da asa:[/i:c581067a23] Fazer com que a distancia entre "chifres" seja maior que o braço do servo, ou usar braço duplo menor ou furações mais próximas ao eixo do servo.
[i:c581067a23]Se o servo está em baixo da asa:[/i:c581067a23] Fazer com que a distancia entre "chifres" seja menor que o braço do servo, ou simplesmente usar um braço duplo maior no servo ou furação mais afastada do seu centro.
- Antonio Carlos
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Re: Como fazer lincagem de ailerons
[quote:6f4d338b82="Eduardo Yamin"]Genial! tinha dois guarda chuvas aqui que eu me negava a jogar fora.
Excelente tópico estou denunciando para chamar a atenção e colocarem fixo.
[b:6f4d338b82]Para implementar diferencial[/b:6f4d338b82] (área móvel sobe mais, desce menos) mecanicamente para evitar guinada adversa utilizando esse sistema, basta:
[i:6f4d338b82]Se o servo está acima da asa:[/i:6f4d338b82] Fazer com que a distancia entre "chifres" seja maior que o braço do servo, ou usar braço duplo menor ou furações mais próximas ao eixo do servo.
[i:6f4d338b82]Se o servo está em baixo da asa:[/i:6f4d338b82] Fazer com que a distancia entre "chifres" seja menor que o braço do servo, ou simplesmente usar um braço duplo maior no servo ou furação mais afastada do seu centro.[/quote:6f4d338b82]
Valeu Edú, obrigado!
Eu sou o maior catador de guarda chuvas que existe... Já tive vez de parar o carro e voltar para pegar um guarda chuva jogado fora!
No desespero, já aconteceu também de comprar guarga chuva no camelô só para desmontar...! Quase apanhei em casa...
Edú, fiquei com dúvida no que você tentou explicar; dá para "desenhar"? :oops:
Abs,
Excelente tópico estou denunciando para chamar a atenção e colocarem fixo.
[b:6f4d338b82]Para implementar diferencial[/b:6f4d338b82] (área móvel sobe mais, desce menos) mecanicamente para evitar guinada adversa utilizando esse sistema, basta:
[i:6f4d338b82]Se o servo está acima da asa:[/i:6f4d338b82] Fazer com que a distancia entre "chifres" seja maior que o braço do servo, ou usar braço duplo menor ou furações mais próximas ao eixo do servo.
[i:6f4d338b82]Se o servo está em baixo da asa:[/i:6f4d338b82] Fazer com que a distancia entre "chifres" seja menor que o braço do servo, ou simplesmente usar um braço duplo maior no servo ou furação mais afastada do seu centro.[/quote:6f4d338b82]
Valeu Edú, obrigado!
Eu sou o maior catador de guarda chuvas que existe... Já tive vez de parar o carro e voltar para pegar um guarda chuva jogado fora!
No desespero, já aconteceu também de comprar guarga chuva no camelô só para desmontar...! Quase apanhei em casa...
Edú, fiquei com dúvida no que você tentou explicar; dá para "desenhar"? :oops:
Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
- Eduardo Yamin
- membro
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- Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
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Antonio Carlos a idéia é muito simples.
Quando usamos um servo acima da asa e as lincagens vão abrindo até os horns temos um diferencial (como nessa img http://www.iroquois.free-online.co.uk/shock7.jpg por exemplo)
Seguindo esse raciocínio pode-se obter o mesmo resultado alterando as dimensoes entre os links ligados ao braço do servo e a distancia entre os "chifres" no BF da asa.
Mais info sobre guinada adversa: http://www.aerospaceweb.org/question/dynamics/q0045.shtml
Dependendo do aero, o diferencial não é bem vindo: http://www.rplanes.nl/?page_id=3&category=22&product_id=42
Quando usamos um servo acima da asa e as lincagens vão abrindo até os horns temos um diferencial (como nessa img http://www.iroquois.free-online.co.uk/shock7.jpg por exemplo)
Seguindo esse raciocínio pode-se obter o mesmo resultado alterando as dimensoes entre os links ligados ao braço do servo e a distancia entre os "chifres" no BF da asa.
Mais info sobre guinada adversa: http://www.aerospaceweb.org/question/dynamics/q0045.shtml
Dependendo do aero, o diferencial não é bem vindo: http://www.rplanes.nl/?page_id=3&category=22&product_id=42
- biruta.com
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- Registrado em: Sex Out 10, 2008 5:05 pm
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