Como fazer lincagem de ailerons

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Antonio Carlos »

Finalizando:
Anexos
prenda a lincagem à asa com fita filamentosa, ou outra fita adesiva de boa qualidade ou vinil (da cor da entelagem).
prenda a lincagem à asa com fita filamentosa, ou outra fita adesiva de boa qualidade ou vinil (da cor da entelagem).
Imagem-025.jpg (26.26 KiB) Exibido 67539 vezes
cole a lincagem ao aileron com cola epóxi, tomando o cuidado de não deixar colar o tubete plástico à vareta.
cole a lincagem ao aileron com cola epóxi, tomando o cuidado de não deixar colar o tubete plástico à vareta.
Imagem-024.jpg (36 KiB) Exibido 67539 vezes
um estilete afiado corte uma tirinha do aileron para "embutir" a lincagem.
um estilete afiado corte uma tirinha do aileron para "embutir" a lincagem.
Imagem-023.jpg (31.44 KiB) Exibido 67539 vezes
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Antonio Carlos »

E está terminada...
Agora é só instalar os servos e concluir a lincagem dos ailerons com arame de boa qualidade, preferencialmente aço.
Anexos
ATR100-070.jpg
ATR100-070.jpg (28.31 KiB) Exibido 67530 vezes
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Muito bom, Antonio ! Uma sugestão: pode-se eliminar a folga do furo da vareta com epóxi, limpando bem o furo e vizinhanças, e depois "colando" um pedacinho do arame que fará aligação aos servos. Depois de endurecido, gire o arame com cuidado, ele irá se soltar da cola (principalmente se a gente deixar sujinho, ou meio engordurado... eheheh...), e você terá uma bucha "sob medida" para o encaixe do Z-bend. Aliás, aqui dois links sugerindo processos para fazer os "Z-bends" sem ferramentas especiais :

http://www.riverland.net.au/~awallace/pliers.jpg

http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?s=a718d69a81e09654e47aa9ce12f4e8e0&p=8525762&postcount=8
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Antonio Carlos »

[quote:ce926720eb="claudiorfernandes"]Muito bom, Antonio ! Uma sugestão: pode-se eliminar a folga do furo da vareta com epóxi, limpando bem o furo e vizinhanças, e depois "colando" um pedacinho do arame que fará aligação aos servos. Depois de endurecido, gire o arame com cuidado, ele irá se soltar da cola (principalmente se a gente deixar sujinho, ou meio engordurado... eheheh...), e você terá uma bucha "sob medida" para o encaixe do Z-bend. Aliás, aqui dois links sugerindo processos para fazer os "Z-bends" sem ferramentas especiais :
http://www.riverland.net.au/~awallace/pliers.jpg
http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?s=a718d69a81e09654e47aa9ce12f4e8e0&p=8525762&postcount=8[/quote:ce926720eb]

Valeu Claudio, obrigado pelas dicas!
Para eliminar folgas nos horn's do leme e do profundor eu uso um sistema parecido com o seu, mas ao contrário de epoxi eu uso silicone, sem retirar o excesso. Fica muito bom e flexível.

Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
Rafaelclacerda
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Dom Dez 13, 2009 9:27 am
Localização: Samonte

Mensagem por Rafaelclacerda »

Com oq vc prendeu o arame no servo da ultima foto? Como que chama.
Qual outra alternativa para prender o arame no servo.
abs
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Antonio Carlos »

[quote:296b8150f1="Rafaelclacerda"]Com oq vc prendeu o arame no servo da ultima foto? Como que chama.
Qual outra alternativa para prender o arame no servo.
abs[/quote:296b8150f1]

Eu costumo usar Easy Link para prender o arame da lincagem ao servo, pois é muito mais fácil de ajustar.
Tem à venda nas lojas dos patrocinadores do fórum, por ex. http://www.rctechshop.com/loja/product_info.php?cPath=29_72&products_id=433

Outra solução é dobrar o arame em "Z" e encaixar direto no braço do servo, não esqueça de fazer uma dobra em "V" em alguma parte do arame para poder ajustar alguma diferença de montagem.
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Como fazer lincagem de ailerons

Mensagem por Eduardo Yamin »

Genial! tinha dois guarda chuvas aqui que eu me negava a jogar fora.

Excelente tópico estou denunciando para chamar a atenção e colocarem fixo.

[b:c581067a23]Para implementar diferencial[/b:c581067a23] (área móvel sobe mais, desce menos) mecanicamente para evitar guinada adversa utilizando esse sistema, basta:

[i:c581067a23]Se o servo está acima da asa:[/i:c581067a23] Fazer com que a distancia entre "chifres" seja maior que o braço do servo, ou usar braço duplo menor ou furações mais próximas ao eixo do servo.

[i:c581067a23]Se o servo está em baixo da asa:[/i:c581067a23] Fazer com que a distancia entre "chifres" seja menor que o braço do servo, ou simplesmente usar um braço duplo maior no servo ou furação mais afastada do seu centro.
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: Como fazer lincagem de ailerons

Mensagem por Antonio Carlos »

[quote:6f4d338b82="Eduardo Yamin"]Genial! tinha dois guarda chuvas aqui que eu me negava a jogar fora.
Excelente tópico estou denunciando para chamar a atenção e colocarem fixo.
[b:6f4d338b82]Para implementar diferencial[/b:6f4d338b82] (área móvel sobe mais, desce menos) mecanicamente para evitar guinada adversa utilizando esse sistema, basta:
[i:6f4d338b82]Se o servo está acima da asa:[/i:6f4d338b82] Fazer com que a distancia entre "chifres" seja maior que o braço do servo, ou usar braço duplo menor ou furações mais próximas ao eixo do servo.
[i:6f4d338b82]Se o servo está em baixo da asa:[/i:6f4d338b82] Fazer com que a distancia entre "chifres" seja menor que o braço do servo, ou simplesmente usar um braço duplo maior no servo ou furação mais afastada do seu centro.[/quote:6f4d338b82]

Valeu Edú, obrigado!
Eu sou o maior catador de guarda chuvas que existe... Já tive vez de parar o carro e voltar para pegar um guarda chuva jogado fora!
No desespero, já aconteceu também de comprar guarga chuva no camelô só para desmontar...! Quase apanhei em casa...
Edú, fiquei com dúvida no que você tentou explicar; dá para "desenhar"? :oops:

Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Antonio Carlos a idéia é muito simples.
Quando usamos um servo acima da asa e as lincagens vão abrindo até os horns temos um diferencial (como nessa img http://www.iroquois.free-online.co.uk/shock7.jpg por exemplo)

Seguindo esse raciocínio pode-se obter o mesmo resultado alterando as dimensoes entre os links ligados ao braço do servo e a distancia entre os "chifres" no BF da asa.

Mais info sobre guinada adversa: http://www.aerospaceweb.org/question/dynamics/q0045.shtml

Dependendo do aero, o diferencial não é bem vindo: http://www.rplanes.nl/?page_id=3&category=22&product_id=42
Avatar do usuário
biruta.com
membro
Mensagens: 289
Registrado em: Sex Out 10, 2008 5:05 pm
Localização: Florianópolis,SC

Mensagem por biruta.com »

muito bom mesmo!!!,ta bem mastigadinho,so nao entende quem nao quer,,,usando 1 servo pra aileron,é a melhor maneira mesmo essa.
,isso vai ajudar muuuita gente!
Responder