Como fazer lincagem de ailerons

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

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Rafaelclacerda
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Mensagempor Rafaelclacerda » 25 Jan 2010 22:25

Ajudo muito, fiz no meu aero e ficou muito bom!
Abs

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RodrigoCunhaRS
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Mensagempor RodrigoCunhaRS » 26 Jan 2010 09:33

muito bom essas suas explicações... não tinha visto ainda..... vai ficar em meus favoritos.

rubemjpradella
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Mensagempor rubemjpradella » 27 Jan 2010 01:16

antonio carlos, meus parabens pelo teu trabalho, um auxilio e tanto para iniciantes,
as varetas de guardachuva são muito úteis, até para fazer linkagem.bom trabalho.

laerte martinez
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Mensagempor laerte martinez » 27 Jan 2010 11:17

você pode usar no arame do aileron aro de bicicleta dobrando para cima o lado da rosca pois voce pode rosquear um tubo para dar regulagem

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Roger g.p.
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Mensagempor Roger g.p. » 28 Jan 2010 10:28

tem problema colar com cola de isopor? ou não aguenta? talvez cola quente? rsrsr

Parabéns pelo tutorial, ta muito explicativo.

Abraços.

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Antonio Carlos
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Mensagempor Antonio Carlos » 28 Jan 2010 10:34

Roger, eu nunca experimentei outra cola que não seja a epóxi, não sei se dará certo.

Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!

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Roger g.p.
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Mensagempor Roger g.p. » 28 Jan 2010 10:48

valeu.

Se tiver alguem que ja fez uma experiencia dessas, avise rsrsr

abraços.

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RodrigoCunhaRS
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Mensagempor RodrigoCunhaRS » 28 Jan 2010 11:55

será que fica bom trem de pouso com essas varetas de guardachuva?

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LaercioLMB
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Mensagempor LaercioLMB » 28 Jan 2010 12:02

[quote:6c2ff5c846="RODRIGOCUNHARS"]será que fica bom trem de pouso com essas varetas de guardachuva?[/quote:6c2ff5c846]

Para trens de pouso nem raios de bicicleta são bons pois entortam muito fácil embora quando a gente tente dobrar eles com a mão pareçam resistentes.
Para trens de pouso se for feito com arame, tem que ser aço mola a não ser que você faça eles estruturais como os trens de pouso do Piper J3.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

rubemjpradella
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Mensagempor rubemjpradella » 29 Jan 2010 18:20

olá pessoal, eu também ja tentei varias maneiras de fazer um trem de pouso, que fique firme e leve, o próximo que vou tentar será de cano de pvc, esses de diâmetros maiores como +/- 300 m/m será que daria certo? conforme a largura da tira ele se tornará rigido, flexível, leve e de fácil ( com calor ) maliabilidade.

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MARCELONOG
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Mensagempor MARCELONOG » 31 Jan 2010 10:36

Antonio Carlos, parabéns, muito bom, eu costumo fazer do mesmo jeito que você, inclusive com o mesmo material, mas com a intenção de ajudar vai aqui uma sugestão. Nas linkagens que eu faço, costumo colocar a parte do arame que vai no aileron dentro de um tubete também, pois, com o movimento eles tendem a deslizar dentro desse tubete e não forçam o aileron, o que acontece quando o mesmo é colado diretamente. Não sei ao certo se é porque o corte do aileron é diferente, mais grosso, ou porque minha linkagen passa por dentro da asa, pois o servo fica por baixo. Nâo sei se entendeu o que quiz dizer então olhe as fotos de como faço.

[img:82e9e60adb]http://i482.photobucket.com/albums/rr181/marcelonog/cessna182072.jpg[/img:82e9e60adb]

[img:82e9e60adb]http://i482.photobucket.com/albums/rr181/marcelonog/cessna182073.jpg[/img:82e9e60adb]

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Antonio Carlos
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Mensagempor Antonio Carlos » 01 Fev 2010 12:55

[quote:ce8b5459d8="MARCELONOG"]Antonio Carlos, parabéns, muito bom, eu costumo fazer do mesmo jeito que você, inclusive com o mesmo material, mas com a intenção de ajudar vai aqui uma sugestão. Nas linkagens que eu faço, costumo colocar a parte do arame que vai no aileron dentro de um tubete também, pois, com o movimento eles tendem a deslizar dentro desse tubete e não forçam o aileron, o que acontece quando o mesmo é colado diretamente. Não sei ao certo se é porque o corte do aileron é diferente, mais grosso, ou porque minha linkagen passa por dentro da asa, pois o servo fica por baixo. Nâo sei se entendeu o que quiz dizer então olhe as fotos de como faço.[/quote:ce8b5459d8]

Marcelo, sua contribuição é válida e bem vinda.
Eu uso esse recurso quando o eixo das dobradiças está defasado do eixo do link.
No caso de ailerons de depron é praticamente nulo esse esforço (devido a pouca espessura); mas que existe esse esforço existe...

Abs,
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borokite
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Mensagempor borokite » 14 Jun 2010 16:03

Gostaria de tirar uma dúvida. Fiz este esquema e ficou muito bom, mas o elástico que prende a asa, no caso fiz um Cesna, passa por cima do tubete, tem alguma forma de evitar isso? Precisa fazer algum reforço para não apertar e travar o movimento?

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andré felipe packer
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Mensagempor andré felipe packer » 06 Ago 2010 19:54

amigo eu fiz um erro nos meus ailerons..(meu avião é um cessna 182)
os ailerons do cessna é colocado nas 2 pontas da asa..
mais eu nao prestei a atenção e coloquei os ailerons "mais" pro meio da asa ,e nao na ponta como é o comum
eu gostaria de saber se vai prejudicar no voo?

claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 06 Ago 2010 21:31

Altera a resposta e a eficácia dos comandos, mas não é muita coisa, pode voar assim sem medo.

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Antonio Carlos
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Mensagempor Antonio Carlos » 06 Ago 2010 21:42

[quote:b1a8e3f515="borokite"]Gostaria de tirar uma dúvida. Fiz este esquema e ficou muito bom, mas o elástico que prende a asa, no caso fiz um Cesna, passa por cima do tubete, tem alguma forma de evitar isso? Precisa fazer algum reforço para não apertar e travar o movimento?[/quote:b1a8e3f515]

Não tem nenhum problema, ele até ajuda para que o elástico não "rasgue" o isopor do bordo de fuga. :D :D :D
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Luiz Phelipe
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Mensagempor Luiz Phelipe » 07 Ago 2010 00:18

[quote:22aa28cb0b="Antonio Carlos"][quote:22aa28cb0b="borokite"]Gostaria de tirar uma dúvida. Fiz este esquema e ficou muito bom, mas o elástico que prende a asa, no caso fiz um Cesna, passa por cima do tubete, tem alguma forma de evitar isso? Precisa fazer algum reforço para não apertar e travar o movimento?[/quote:22aa28cb0b]

Não tem nenhum problema, ele até ajuda para que o elástico não "rasgue" o isopor do bordo de fuga. :D :D :D[/quote:22aa28cb0b]
Antonio, ele pode fazer um v de compensado e colocar por cima da asa colado, assim não rasga o BF e nem atrapalha o aileron.
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Mensagempor -xj-9- » 07 Ago 2010 01:04

muito bom Antonio,
acho que vou fazer isso no meu Scout antes de fazer o primeiro voo, a linkagem que está agora é aquela em V, Y sei la.
Do jeito que você fez fica bom porque nao dá pra ver a linkagem, fica mais bonito sem os arames pra fora :lol:

Pampa
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Mensagempor Pampa » 26 Ago 2010 22:28

Muito bom este tópico!!!! Meus problemas acabaram-se!!!

OBRIGADO!

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Farleytufao
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Mensagempor Farleytufao » 01 Nov 2010 19:57

Cara.. fiz para um modelo de 1Mt de envergadura com raio de bicicleta. fucionou.

Mas... se puder não agregar tanto peso, seria interessante.

Aileron
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Mensagempor Aileron » 07 Dez 2010 16:30

[quote:b376b8e874="cebola"]Raio fino de bicicleta rola???[/quote:b376b8e874]

Ai pessoal, um amigo deu uma dica e ficou muito bom, arame galvanizado 16bwg (aquele arame fino) coloca em uma furadeira e torça o arame. Ele ira ficar bem rigido.

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dimas123
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linkagem

Mensagempor dimas123 » 29 Dez 2010 14:24

parabens amigo muito bom tutorial , essa maneira eu nem imaginaria em fazer, pelo menos para mim foi muito util obrigado....
................ ...............

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RodMoro
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Mensagempor RodMoro » 23 Fev 2011 01:42

Uma pergunta, talvez até não muito inerente ao tópico, mas que me causa dúvida: tenho um scoutcessna e uso somente um servo nos ailerons, depois de ter aprendido a voar somente com leme e profundor... meu rádio é um hk 4 ch 2,4g... dá pra usar um servo em cada aileron com esse rádio, ou tem que ser um de mais canais?

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warne
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Mensagempor warne » 23 Fev 2011 09:54

[quote:0bb2cbe7de="RODMORO"]Uma pergunta, talvez até não muito inerente ao tópico, mas que me causa dúvida: tenho um scoutcessna e uso somente um servo nos ailerons, depois de ter aprendido a voar somente com leme e profundor... meu rádio é um hk 4 ch 2,4g... dá pra usar um servo em cada aileron com esse rádio, ou tem que ser um de mais canais?[/quote:0bb2cbe7de]
Não vai precisar de outro canal! Basta comprar um cabo em Y ( https://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=15_20&products_id=1697 ).
Na hora de linkagem dos servos, apenas terá que mudar a posição de um braço de servo, assim, um dos ailerons sobe e o outro desce e vise e versa...entendeu!?
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

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RodMoro
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Mensagempor RodMoro » 24 Fev 2011 13:00

Entendi perfeitamente... Essa explicação vai servir pro Extra 300 que estou construindo. Obrigado Warne.

Abs.

Rodrigo Moro.


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