Como fazer lincagem de ailerons

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Antonio Carlos »

Roger, eu nunca experimentei outra cola que não seja a epóxi, não sei se dará certo.

Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
Avatar do usuário
Roger g.p.
membro
Mensagens: 1427
Registrado em: Sex Mai 29, 2009 2:20 pm
Localização: Içara, SC, 17

Mensagem por Roger g.p. »

valeu.

Se tiver alguem que ja fez uma experiencia dessas, avise rsrsr

abraços.
Avatar do usuário
RodrigoCunhaRS
membro
Mensagens: 628
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 1:05 pm
Localização: Santa Maria - RS

Mensagem por RodrigoCunhaRS »

será que fica bom trem de pouso com essas varetas de guardachuva?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:6c2ff5c846="RODRIGOCUNHARS"]será que fica bom trem de pouso com essas varetas de guardachuva?[/quote:6c2ff5c846]

Para trens de pouso nem raios de bicicleta são bons pois entortam muito fácil embora quando a gente tente dobrar eles com a mão pareçam resistentes.
Para trens de pouso se for feito com arame, tem que ser aço mola a não ser que você faça eles estruturais como os trens de pouso do Piper J3.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
rubemjpradella
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qui Mai 21, 2009 8:31 pm
Localização: Bagé Rio Grande do Sul

Mensagem por rubemjpradella »

olá pessoal, eu também ja tentei varias maneiras de fazer um trem de pouso, que fique firme e leve, o próximo que vou tentar será de cano de pvc, esses de diâmetros maiores como +/- 300 m/m será que daria certo? conforme a largura da tira ele se tornará rigido, flexível, leve e de fácil ( com calor ) maliabilidade.
Avatar do usuário
MARCELONOG
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 11:31 am
Contato:

Mensagem por MARCELONOG »

Antonio Carlos, parabéns, muito bom, eu costumo fazer do mesmo jeito que você, inclusive com o mesmo material, mas com a intenção de ajudar vai aqui uma sugestão. Nas linkagens que eu faço, costumo colocar a parte do arame que vai no aileron dentro de um tubete também, pois, com o movimento eles tendem a deslizar dentro desse tubete e não forçam o aileron, o que acontece quando o mesmo é colado diretamente. Não sei ao certo se é porque o corte do aileron é diferente, mais grosso, ou porque minha linkagen passa por dentro da asa, pois o servo fica por baixo. Nâo sei se entendeu o que quiz dizer então olhe as fotos de como faço.

[img:82e9e60adb]http://i482.photobucket.com/albums/rr181/marcelonog/cessna182072.jpg[/img:82e9e60adb]

[img:82e9e60adb]http://i482.photobucket.com/albums/rr181/marcelonog/cessna182073.jpg[/img:82e9e60adb]
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Antonio Carlos »

[quote:ce8b5459d8="MARCELONOG"]Antonio Carlos, parabéns, muito bom, eu costumo fazer do mesmo jeito que você, inclusive com o mesmo material, mas com a intenção de ajudar vai aqui uma sugestão. Nas linkagens que eu faço, costumo colocar a parte do arame que vai no aileron dentro de um tubete também, pois, com o movimento eles tendem a deslizar dentro desse tubete e não forçam o aileron, o que acontece quando o mesmo é colado diretamente. Não sei ao certo se é porque o corte do aileron é diferente, mais grosso, ou porque minha linkagen passa por dentro da asa, pois o servo fica por baixo. Nâo sei se entendeu o que quiz dizer então olhe as fotos de como faço.[/quote:ce8b5459d8]

Marcelo, sua contribuição é válida e bem vinda.
Eu uso esse recurso quando o eixo das dobradiças está defasado do eixo do link.
No caso de ailerons de depron é praticamente nulo esse esforço (devido a pouca espessura); mas que existe esse esforço existe...

Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

Gostaria de tirar uma dúvida. Fiz este esquema e ficou muito bom, mas o elástico que prende a asa, no caso fiz um Cesna, passa por cima do tubete, tem alguma forma de evitar isso? Precisa fazer algum reforço para não apertar e travar o movimento?
Avatar do usuário
andré felipe packer
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Seg Mai 10, 2010 8:11 pm
Localização: rio negrinho, santa catarina

Mensagem por andré felipe packer »

amigo eu fiz um erro nos meus ailerons..(meu avião é um cessna 182)
os ailerons do cessna é colocado nas 2 pontas da asa..
mais eu nao prestei a atenção e coloquei os ailerons "mais" pro meio da asa ,e nao na ponta como é o comum
eu gostaria de saber se vai prejudicar no voo?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Altera a resposta e a eficácia dos comandos, mas não é muita coisa, pode voar assim sem medo.
Responder