primeira lenha: agora são 2

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Rafael Assis
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Set 20, 2009 8:50 pm
Localização: São Paulo, SP

primeira lenha: agora são 2

Mensagem por Rafael Assis »

primeira lenha
:lol:

enfim, fui tentar o voo.

o modelo é scoutcessna do renan.
tentando andar com o modelo no chão, ele imbalava e batia o bico no chao.
ai ajustei um pouquinho o profundor.

dei motor, e quando saiu do chao, dei mais motor e cabrei um pouco.
tava no ar!
tava voando inclinado uns 45 graus, ai dei mais motor e melhorou um pouco, entao arrumei com o profundor e enfim estava voando horizontal!

que maravilha, que coisa boa! :D

bem, mas ele estava indo pra longe, entao precisava voltar.
comecei a curva a esqueda com aileron.
ele foi virando e nao estava perdendo muita a altitute.
quando estava no final da curva, fui tentar endireitar e ai comeca a lenha...

nao consegui corrir (endireitar) do fim da curva, e o aviao comecou a cair.
tentei levantar mas a copa de uma arvore jah estava perto demais

craahhhhsssssssss

fez um barulho tao alto que pareceia 90% de danos
uahuahua

que nada
sorte que a arvore era escalavel, entao recuperei o modelo sem grandes problemas.

o trem de pouco foi arrancado fora junto com o pedaco de depron onde estava preso.

a helice saiu, mas nao quebrou

deu uma amaçada no depron do bico. nem quebrou!

ficou uma marca verde na asa... uhahuahua

to muito contente pelos danos terem sido leves, amanha jah vai estar zero bala pra tentar de novo...

vou reler aqui no forum os procedimentos pra ajustar antes do voo
e botar o bicho no ar!
to esperançoso pra proxima porque jah deu pra sentir o trem no ar
e até que nao foi muito diferente do que estava acostumado no simulador...

vlw pessoal!
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Hehehe, essa é a primeiras de muitas lenhas cara, o ideal é vc tentar voar e pousar, sem fazer as curvas, entendeu!? Depois de uns 20(hehe) voos, vc passa a tentar fazer as curvas, sempre cabrando e não deixando o modelo perder velocidade.
Meu começo foi assim, eu não conseguia fazer as curvas, primeiro o modelo não tinha ailerons e depois ele sempre picava, o pessoal da pista me orientou a colocar os ailerons e sobre a minha falta de aceleração nas curvas, resolvi o problema!!!
Segue o primeiro voo(fazendo curvas). Foi muita alegria, nunca esqueço!!!

http://www.youtube.com/user/ewtfl#p/u/22/a0ldXN58AYY

Depis é só relaxar...
http://www.youtube.com/user/ewtfl#p/u/17/5iIGZKUlO8w
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

O ideal mesmo é aprender antes! Sai mais barato!
Esse é o principal erro de quem não sabe voar e sai sozinho: "cair dentro da curva"
O cabôclo faz curva para esquerda, em movimentos abruptos e na hora de corrigir, vendo o modelo de frente, pensa que tem que corrigir pra esquerda e ele cotinua "entrado na curva". Cara! Aí em São Paulo tá cheio de modelistas que podem te ensinar! Procure-os.
Avatar do usuário
Rafael Assis
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Set 20, 2009 8:50 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Rafael Assis »

@warne

vlw pelas dicas! tentarei os voos e pousos (linha reta), ate da pra corrigir alguma coisinha..

@rgmanica

o problema é que eu ando 3 minutos e to na minha pista de voo.
não tenho carro, entao fica dificil ir com o modelo ate os locais onde o pessoal voa.
Já vi gente voando aqui onde voo, mas é raro. da proxima vez vou falar com eles...
Avatar do usuário
vitor hugo
membro
Mensagens: 903
Registrado em: Qua Jul 16, 2008 11:30 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Mensagem por vitor hugo »

Aconteceu esse mesmo problema comigo Rafael ,só que no meu caso foi diferente ,os ventos estavam castigando o voo ,tava muito vento ,e numa curva um pouco fechada bateu um vento mais forte ainda e BUMMMM!!!
De cara no chão ,tadinho do Ugly e do 2822 hehehehe!!!
Abração
E Bons Voos
Dica:
Sempre para virar ,cabre e vire de levinho !!

Vitor Hugo
Equipe E-letricos
Avatar do usuário
Rafael Assis
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Set 20, 2009 8:50 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Rafael Assis »

Obrigado pela dica Vitor!

Então pessoal, concertei o modelo e fui tentar de novo.
Acabei um encontrando um aeromodelista (estava com seu heli...) no local e pedi ajuda. Ele voa avioes tb.

Ele botou o bicho no ar e tava indo tudo bem, até que foi virar a direta e o aviao não ia. estaca um vento forte nessa hora. Então foi para esquerda. Assim que começou a curva a asa saiu! foram os elasticos que a seguravam que estouraram e o modelo foi como um missil pro chao.

A asa ficou inteira. Apenas o servo dos ailerons se soltou e quebrou os horns.
O bico do aviao (até a parte que comeca a asa) quebrou toda.
Helice quebrada, obviamente. O impacto do motor na terra deixou uma pequena cratera. Mas o motor está OK, não entortou o eixo o/

Então, basicamente, só tenho que refazer o bico.
Vou refazer o encaixe dos ailerons na asa e melhorar a linkagem dos mesmos, já que teve um possivel problema relacionado a isso.

Da proxima espero conseguir um bom voo! =D
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

[quote:cac2a94661="Rafael Assis"]Obrigado pela dica Vitor!

Então pessoal, concertei o modelo e fui tentar de novo.
Acabei um encontrando um aeromodelista (estava com seu heli...) no local e pedi ajuda. Ele voa avioes tb.

Ele botou o bicho no ar e tava indo tudo bem, até que foi virar a direta e o aviao não ia. estaca um vento forte nessa hora. Então foi para esquerda. Assim que começou a curva a asa saiu! foram os elasticos que a seguravam que estouraram e o modelo foi como um missil pro chao.

A asa ficou inteira. Apenas o servo dos ailerons se soltou e quebrou os horns.
O bico do aviao (até a parte que comeca a asa) quebrou toda.
Helice quebrada, obviamente. O impacto do motor na terra deixou uma pequena cratera. Mas o motor está OK, não entortou o eixo o/

Então, basicamente, só tenho que refazer o bico.
Vou refazer o encaixe dos ailerons na asa e melhorar a linkagem dos mesmos, já que teve um possivel problema relacionado a isso.

Da proxima espero conseguir um bom voo! =D[/quote:cac2a94661]

E o leme ? não deu para tentar uma correção com o leme ?
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Avatar do usuário
Rafael Assis
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Set 20, 2009 8:50 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Rafael Assis »

[quote:1eedf3bfac="Buts"]E o leme ? não deu para tentar uma correção com o leme ?[/quote:1eedf3bfac]

para direita não, por causa do leme. para esquerda nem deu tempo, pois a asa saiu bem no comeco da curva.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Ô Rafael...deixar a asa com pouca fixação não dá, mete elástico ai!!! Acho...não testei ainda, que camara de ar de carro(cortada em "rodelas"fina), da bons elásticos pra asa.

Abs

Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Rafael Assis
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Set 20, 2009 8:50 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Rafael Assis »

[quote:47f82318db="warne"]Ô Rafael...deixar a asa com pouca fixação não dá, mete elástico ai!!! Acho...não testei ainda, que camara de ar de carro(cortada em "rodelas"fina), da bons elásticos pra asa.

Abs

Warne[/quote:47f82318db]

Pois é warner. O aeromodelista que tava la chegou tudo. Depois que caiu ele até disse... puts, acho que foi a unica coisa que esquecemos de checar! =/


Então, a parte de baixo do motor, entrou na terra, ai ficou sujo, com uns 'técos' de terra preso naquelas aberturas que tem na frente do motor (2822). eu consegui tirar, mas só isso.
Como faço pra limpar certinho o motor?!
Responder