Aos apreciadores do Belt

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
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Cobra_suk
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Mensagem por Cobra_suk »

Obrigado pelo reconhecimento gente estou muito satisfeito com os resultados que consegui na ressurreição do Belt , em pensar que já vi aqui no fórum um f@$%#a falar que jogou um belt no lixo, porque achou que não prestava me deixou chateado na época mas enfim to rindo atoa :D principalmente porque resolvi investir neste hobby para me afastar de um principio de depressão depois de uma grande perda familiar.. obrigado mesmo gente.

António seu voo me deixou impressionado pela tranquilidade como você fez parecer fácil domar a maquina , ditando ordens e a maquina fazendo aquele voo redondinho , obrigado pelo vídeo do belt obediente hehehehe
o exponencial que estou usando e :
RUDD:
D/R:100
EXP:005

ELEV:
D/R:095
EXP:020

AILE:
D/R:095
EXP:020
preferi não mexer muito porque estou satisfeito do jeito que ta..cambio e desligo..
"Criou-se um instrumento de extraordinária eficácia,mas também de extrema delicadeza"
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acbloise
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Mensagem por acbloise »

Bom dia Cavalheiros.

Grande guerreiro e “Master of Titanium” kleber. Tudo bem com Vossa Senhoria!? Pois é, estou procurando sempre fazer esse estilo mais calmo de vôo (apesar que nesse dia ainda estava um pouco preocupado, pois foi a primeira vez que voltei a fazer um circuito longo e alto depois que lenhei da última vez no ano passado ... fora o calor que estava de matar ... afe!). Então, quando comecei com os aeros, também fazia circuito desse lado, mas com o tempo, e depois de ter aprendido a pousar desse mesmo lado, passei a fazer os vôos no sentido horário (como você falou) e também aprendi a pousar desse lado (um detalhe sobre os aeros é que o pouso é uma das partes que considero mais difíceis de se fazer corretamente e onde tem grandes chances de lenhar, diferente do heli que é tranqüilo pelo menos o pouso). Os circuitos em “8” com o aero também somente vieram depois disso. Bom, contei isso pois pretendo fazer o mesmo com o Belt, ou seja, o que você falou mesmo: circuitos anti-horário (no meu caso), horário e “8”. Quanto as firulas ... hehe ... gosto de dar umas giradas com o heli para “sentir” a velocidade de resposta da cauda e “acostumar” os olhos antes do vôo. Como eu costumo dizer (ou pensar), o controle da cauda é fundamental no heli (óbvio) ... dependendo do erro que a gente cometer (perder referência ou exagerar no comando), é lenha certamente ... por isso que eu considero o comando do leme o principal no heli e acabo fazendo as tais giradinhas. Quanto ao mato que enroscou no rotor da cauda, o máximo que aconteceu foi afrouxar a correia devido a um escorregamento milimétrico do “tail-boom”. Chequei a integridade da correia e das duas polias dentadas cuidadosamente (dente por dente) e constatei que está tudo normal. Aproveitei e fiz uma revisão geral da máquina, com limpeza e lubrificação também. Ela está pronta para outra ... só a bateria que “tá abrindo o bico” ... de 8 minutos, está segurando agora no máximo 6 minutos (aquele momento que falei da bateria é porque o motor não estava mais respondendo conforme aplicava potência, ou seja, até exagerei no tempo).
Opa, quanto ao eixo eu estou esperando a conclusão dos seus testes para eu testar também ... hehehe!!! Já a correia, realmente encontrar uma em “V” nessas medidas deve ser difícil mesmo. Mas eu acredito ainda que daria para você fazer mais testes com “o”-rings na polia em “V”. Eu já trabalhei com alguns tipos de “o”-rings que eram razoavelmente macios e bem resistentes (eram dos pretos mesmo, mas tem os de “viton” que são verdes ou marrons). Enfim, eu continuo acompanhando o teu progresso sobre as polias (apesar de não ter falado mais, estou atento a qualquer informação nova que você trouxer). É isso aí meu caro amigo ... obrigado e excelentes vôos para você!!

Fala Comandante!!!!!!!! Tudo certo por aí meu amigo!!?? É isso aí meu chapa ... estamos rindo atoa ... e na boa ... desde o começo quando comprei o Belt eu tinha certeza (ou fé) que o bichinho podia voar muito bem nas mãos de pessoas realmente “comprometidas” com o hobby. O legal é que o pessoal daqui que começou mais ou menos na mesma época com o Belt, e que persistiram muito, estão agora colhendo os frutos. Pois é, do tempo que estamos por aqui lendo as mensagens do site na seção de helimodelismo, já lemos várias mensagens negativas sobre a máquina (o cúmulo foi quando um cidadão disse que esse heli era um câncer ... isso foi a gota d´água para mim), mas certamente são pessoas que não souberam explorar de maneira apropriada o potencial que a máquina dispõem. É claro que ela possui muitas limitações, mas para o fim a qual foi projetada, ENSINAR, ela cumpre dignamente sua função. Enfim, nós daqui já sabemos muito bem disso e acho até que já somos “vacinados” contra esses comentários negativos ...
E claro meu grande amigo, o hobby (seja ele qual for) é uma grande terapia que nos ajuda em muitas das etapas de nossas vidas. Devemos sempre que possível estimular as pessoas (filhos, parentes, amigos) a praticar distrações saudáveis que ensinam muito mais do que a gente pode imaginar (ética, o valor das amizades, o espírito de compartilhamento entre as pessoas, respeito ao próximo, e por aí vai) que ajudam a nos afastar de algumas coisas negativas a que somos expostos nas nossas vidas.
Bom, obrigado também pelo seu elogio pela “máquina obediente” (tava meio arredia, mas só foi chega a “vara” que a bichinha “arrio” ... claro ... no bom sentido ... hahaha!!!) e também pelos valores de exponencial (hehe ... como imaginei ... o leme sempre com menos exponencial ... também faço isso no simulador ... deixo o leme mais rápido sempre ... enquanto que no cíclico eu deixo um valor igual para os dois). Valeu ... câmbio e desligo ...

Abraços a todos,

Antonio.
Vanni
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Mensagem por Vanni »

Beleza galera?

Estou meio sumido, depois da lenha tá faltando tempo para me dedicar e diante das dificuldades peço a opinião de vocês:
1 - Como estou usando o Windows 7 não consigo simulador, já tentei todos os gratuitos.
2 - Depois da lenha eu já troquei todas as peças, fiz os testes de balcada e agora só falta ir para as regulagens de campo, porém, estava pensando em vender meu Belt com algumas peças sobressalentes que comprei depois da lenha, venderia por R$700,00 e compraria um Honey Bee 2 de 4 canais que acredito ser mais fácil de pilotar, pergunto: Acham que vale a pena?

Um abraço a todos!!!
Carlos Giovani
Luiz Roberto M. Fervença
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Mensagem por Luiz Roberto M. Fervença »

Aehh Antonio!!
Belo voo, no ultimo fds iniciei os treinos de curvas para a direita, no começo é meio complicado, nos aeros tudo bem, mas nos helis dá uma tremedeira eheh!, o Belt continua intacto (graças!)
Gde Abraço
Luiz
kleberrios
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Mensagem por kleberrios »

Antonio me tire uma dúvida. O rotor de alumínio do Belt é bom? eu tenho um zerado mas não instalei ainda porque andaram falando mau dele, uns dizem que é igual ao de nylon, geram folga etc. pelo que eu vi o teu Belt tá legal e bem trimado.
Outra coisa dê uma olhada no pinhão da correia e veja se nos cantos existe um degrau, pois às vezes os dentes continuam, mas eles já estão rebaixados no centro, e no canto do pinhão, onde a correia não atua com tanta força, e logo não ocorre desgaste, fica mais alto. Em um pinhão que eu tinha existia os dentes mas já estava na metade do tamanho e bem arredondados, e daí para alisar é um pulo, mas como não está deslizando ainda mete o côro. :twisted:
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acbloise
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Mensagem por acbloise »

Bom dia Senhores.

Fala Vanni ... estava meio sumido mesmo. Então, o lance do windows7 está meio complicado mesmo. Como é muito novo, tem poucos softwares compatíveis com essa versão (a gente mesmo aqui no lab. está tendo esse problema com um software que foi projetado para winXP). Mas tem um “truquezinho” que um colega me ensinou ontem que você poderia testar. Seguinte, se você conseguir ao menos instalar algum simulador no win7, faça o seguinte depois ... clique com o botão da direita no ícone do simulador (executável, *.exe) e depois escolha a aba “propriedades” e depois “compatibilidade”. Depois, no modo compatibilidade, escolha um outro sistema operacional compatível (tipo winXP) para rodar o simulador (eu fiz esse teste usando um winXP, mas acredito que o win7 também deve ter essa opção de retro compatibilidade). Já em relação ao Honey Bee, posso estar enganado, mas como é um heli menor ainda que o Belt, vai ficar mais difícil de pilotar ... quanto maior e mais pesado o heli ... mais “fácil” será a pilotagem (mais estável simplesmente pelo fato de possuir maior inércia devido ao maior peso). Ao menos é o que eu penso ... mas posso estar enganado ... hehe. Falou meu amigo!!

Grande Luiz!!! Tudo bem aí!!?? Você também voa aeros?? Legal ... eu já tem um tempão que não vôo mais ... e também só voei “glow” ... nunca voei aero elétrico. São estilos bem diferentes de vôos. A vantagem que vejo nos helis em relação aos aeros é o espaço reduzido que precisamos para voar (mesmo que seja um mero “hover”zinho). Mas acho que acaba por aí, pois tudo depois é mais difícil nos helis ... hehehe. Valeu cara ...

Fala guerreiro!! Quanto ao rotor da ESky de alumínio, confesso a você que ele realmente possui sérios problemas de folga. O que estou usando atualmente na verdade é um misto do de plástico com o de alumínio (usei uma peça do de plástico no lugar de uma de alumínio que não teve como tirar as folgas). Penei muito para entender de onde surgiam tantas folgas e como soluciona-las, mas acredito que consegui resolver tudo. Hoje o heli está redondinho sem nenhum tipo de tendências (o de plástico também era assim). Já lenhei duas vezes com esse rotor de alumínio e ele resistiu bravamente (entortou duas vezes o “feathearing-shaft”). Foi difícil no começo, mas hoje estou satisfeito com ele. Quanto ao degrau da polia, eu chequei e estava tudo em ordem (não parecia desgastada nos cantos), mas vou conferir novamente para me certificar ... valeu pela dica guerreiro!

Abraços a todos, boas regulagens, bons vôos e um excelente final de semana.

Antonio.
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nual_2004
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Mensagem por nual_2004 »

Olá Rapazeada, andei sumido mais to vivo ( ainda... ).. rsrsr...

Antonio,
tava lendo todo o topico, e no inicio, reví que vc tentou fazer um canopy...
como eu tbm gosto de aero, leio os topicos de construção, e achei uma ferramenta
que pode nos ser util...
vejam este video...

http://www.youtube.com/watch?v=BVVE5EHzRnk

Penso eu, pode-se tirar o molde ( de gesso talvez ) da matade do canopy...
logico, direito e esquerdo, e depois de feito colar as duas... ( como é no v2...) usando essa maquina...
oq v6 acham..???


PS: será que esse plastico que ele usa é de garrafa pet cortado.????

bons voos..!!
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acbloise
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Mensagem por acbloise »

Bom da pilotos.

Fala Luan. Tá vivo ainda?? Hehehe ... Então, acabei parando de lidar com o “canopy” (contenção de gastos ... ou consertava o heli e ficava sem o “canopy” ou vice-versa). Eu vi o vídeo e achei bem interessante. Acredito que daria para fazer uma maquineta dessas. Precisaria fazer a plataforma perfurada (acredito que uma caixa fechada com a entrada para o tubo do aspirador de pó) em madeira mesmo, pois não precisa esquentar já que é o plástico que vem quente. Aliás, parece mesmo que o cara faz tudo com madeira. O molde, claro, tem que ser de gesso ... e a idéia das duas metades é uma boa. Inclusive, o “canopy” original do Belt é assim mesmo ... duas metades coladas. Não saberia dizer se o cara usou garrafa “pet”, mas já vi um amigo meu fazer um “canopy” de aero (ele inclusive colocou um vídeo aqui no site) usando um molde de gesso, garrafa “pet” e esquentando com soprador térmico e o resultado ficou muito bom. Eu ainda pretendo (um dia) voltar a lidar com isso ... só estou esperando a melhor hora. Valeu Luan!

Kleber, tirei uma foto do rotor (“up” da ESky) do meu Belt para você ter uma idéia das modificações que eu fiz. Lembrando ainda que esse “up” também possui folgas na conexão entre os “balls links” e os “linkage-rods” (essas não tiveram como tirar). No mais, eu precisei desmontá-lo todo (inclusive os “balls”) para passar cola trava-rosca, pois não tinha!! Também testei algumas combinações de arruelas no “feathering shaft” (entre os dumpers e os pega-pás), mas cheguei a conclusão que a combinação de um par de arruelas para cada lado, indicada pelo manual, e o “feathering” diminuído de 1 a 2 mm, ficou melhor (no início tive problemas com os pega-pás que ficavam muito moles e por esse motivo, o “tracking” ficava horrível). Outro ponto que também afetou o “tracking” foi o aperto das pás nos pega-pás. Precisei utilizar as duas arruelas (indicadas na figura), pois estou utilizando as pás de fibra que são mais finas. Também constatei que depois de alguns testes na bancada, precisei re-apertar os parafusos das pás e re-ajustar o “tracking” novamente, possivelmente devido à acomodação das arruelas que utilizei. Mas enfim, hoje está legal para voar ... com “tracking” zerado e comandos firmes. Quanto ao “up” do rotor de cauda, simplesmente segui o manual (não modifiquei nada, apenas desmontei tudo antes para passar a cola trava-rosca).

Fiz um pequeno “aparato” para evitar problemas quando estiver voando em áreas com mato alto. É simples demais e possui a vantagem de ser “portátil” (fácil de transportar junto com o heli). Além de tudo, é bom para testar a “pontaria” ... hehehe. Segue uma foto do meu “mini-heliponto”.

Abraços,

Antonio.
Anexos
"Heli-ponto" portátil ...
"Heli-ponto" portátil ...
Heli_ponto.jpg (20.6 KiB) Exibido 8221 vezes
"Up" da ESky modificado ...
"Up" da ESky modificado ...
Up_ESky.jpg (26.31 KiB) Exibido 8221 vezes
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valter_ribeiro
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Mensagem por valter_ribeiro »

Pessoal, desde que comprei meu belt, antes de ontem, tenho andado sem tempo, só tendo conseguido fazer o balanceamento, trimagem e regulagens de praxe, voar mesmo ainda não deu.
Bem, antes do belt eu voava com meu honey bee cp2 e, no primeiro contato com o beltão percebi que heli “pendi” muito para a esquerda, sei que pender um pouco é normal, mas acho que está além da conta, no honey não era tanto. Hoje quando chegar do trabalho terei um pouco de tempo e tentarei amansar a fera...kkkkk
"Já chegou o disco voador!"
m.tavares
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Mensagem por m.tavares »

[quote:430eb5d607="acbloise"]Bom dia Nobres Senhores. Um excelente começo de semana a todos.

Lecio, com certeza você terá problemas se tentar “hoverar” o Belt com a bateria toda recuada. A distância que ela deveria ficar em relação ao chassi é da ordem de (+/-) 2cm. Em relação à chave IDLE, muito cuidado com ela! Aconselho-te a fazer o seguinte: já que você se mostrou bastante interessado em entrar com o “pé-direito” no hobby (treinando simulador, testes de bancada, lendo e tudo mais), leia mais este material aqui que pode te ajudar (lá explica como regular o c.g. e o funcionamento do modo IDLE, além de algumas outras regulagens) ... http://www.superhelis.com.br/?pg=tutorial&id=101 ... se tiver mais tempo ainda e quiser se aprofundar um pouco mais no tema “curvas de passo-potência”, recomendo ainda a leitura de http://www.superhelis.com.br/?pg=tutorial&id=131 ... aliás, o site (superhelis) todo é nota 10 e também deveria ser consultado sempre que possível. Ok!? Boa sorte e no mais, sinta-se a vontade para escrever por aqui.

Caro amigo radicalrj, ainda bem que você já se resolveu quanto à lubrificação. Já em relação à cola “trava-rosca”, não saberia dizer se existe algum modelo econômico, porém o que eu posso te dizer que o uso dela é essencial! Todo tipo de parafuso (“allen”, a rosca dos “ball-links”, etc) que se prende a metal (“fêmea” do parafuso) deve levar trava-rosca ... sempre!! Ou seja, metal-com-metal, leva trava-rosca. Mesmo que venha montado de fábrica ... desmonte-o e cole-o novamente ... Para você ter uma idéia, no meu “up” da cabeça do rotor principal que eu fiz, utilizando o próprio da ESky, eu o desmontei todinho (incluindo os “balls”) e pude constatar que NÃO estava nada colado com trava-rosca ... entendeu agora a necessidade!? Quanto ao tipo de cola, o pessoal sempre dá preferência pelo trava-rosca azul por ser mais fácil de soltar, porém eu utilizo o vermelho (mais fácil de encontrar em lojas) e quando preciso soltar eu esquento com ferro de solda e utilizo chaves “allen” de boa qualidade (outro item necessário, pois as chaves que se vendem em lojas de ferragens, tipo “L”, são horríveis e vão te dar mais dor de cabeça do que propriamente ajudar). É isso ...

Fala comandante!!!! Eitcha o Beltão ficou turbo mesmo heim ... valeu pelo vídeo com os vários vôos ... muito bom mesmo ... e o som ... ficou diferente mesmo heim ... Gostei também dos valores que você usou em ambas as curvas (“throttle” e “pitch”) para o modo normal (e para o IDLE também). Cara, só uma perguntinha ... você está utilizando exponencial nos três canais (“elevon”, “aileron” e “leme”)?? Se sim, quanto (para eu ter uma idéia)?? No mais, está ótimo o seu vôo ... daqui a pouco, já vai estar fazendo “loops” (essa é a primeira manobra que eu quero aprender quando estiver dominando melhor o heli) ... hehe ... valeu meu amigo!!

Eu também consegui gravar um vídeo hoje cedo ("head-camera"), mas esqueci de trazer o cabo da câmera para passar no PC. Vou tentar fazer isso amanhã e depois coloco aqui também ... hehe ... finalmente saíram os circuitos que eu estava tanto prometendo ...

Até mais Senhores.

Abraços,

Antonio.[/quote:430eb5d607]

Pessoal, saudações....

Estive lendo o tutorial “curvas de passo-potência” http://www.superhelis.com.br/?pg=tutorial&id=131 na esperança de conseguir ajustar as curvas de passo/potência do meu Belt CP V2. Porém me deparei com o mesmo problema de outros tutoriais.... não encontrei tutoriais para a versão do meu Belt.

Por exemplo, neste tutorial mostra cita dois potenciômetros no rádio. Mas meu rádio tem somente 1. E agora? como é que faço?????

Grato pela atenção....
Rádio Spektrum DX6i
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