Adaptação de motor elétrico em uma bicicleta - Fotos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Muito legais as fotos!
Eu não tinha visto este projeto, mas o cara basicamente teve a MESMA idéia que eu. O meu projeto segue o mesmo conceito: uma coroa (só que a minha é mais bonita e discreta) no encosto do disco de freio na roda de trás, uma redução primária com correia dentada, seguida da redução com a corrente, até a roda.
O meu projeto não tem taaaaaaanto alumínio quanto o dele, que é mais robusto. E eu não estou usando baterias lipo, mas sim baterias de chumbo ácido, que também ficam no meio do quadro, e o conjunto todo é mais discreto, sem painel de acrílico (ou policarbonato?) para segurar baterias e outros apetrechos.
Mas o conceito da parte de propulsão é o mesmo.
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

Po ericfly, posta algumas fotos hehehe.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

[quote:02c7804771="Ericfly"]Muito legais as fotos!
Eu não tinha visto este projeto, mas o cara basicamente teve a MESMA idéia que eu. O meu projeto segue o mesmo conceito: uma coroa (só que a minha é mais bonita e discreta) no encosto do disco de freio na roda de trás, uma redução primária com correia dentada, seguida da redução com a corrente, até a roda.
O meu projeto não tem taaaaaaanto alumínio quanto o dele, que é mais robusto. E eu não estou usando baterias lipo, mas sim baterias de chumbo ácido, que também ficam no meio do quadro, e o conjunto todo é mais discreto, sem painel de acrílico (ou policarbonato?) para segurar baterias e outros apetrechos.
Mas o conceito da parte de propulsão é o mesmo.[/quote:02c7804771]

Ericfly onde você achou o pinhão que encaixa certinho com o eixo do motor ?
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
anderleal
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 9:54 pm
Localização: Porto Alegre RS

Mensagem por anderleal »

cruzes! esse motor é um monstro! 1,5Kg! é muito para mim, só preciso de torque para me ajudar a subir lombas inclinadas, mas acho que esse é demais! alguma outra sugestão?
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

[quote:b3dcdcc396="Buts"][quote:b3dcdcc396="Ericfly"]Muito legais as fotos!
Eu não tinha visto este projeto, mas o cara basicamente teve a MESMA idéia que eu. O meu projeto segue o mesmo conceito: uma coroa (só que a minha é mais bonita e discreta) no encosto do disco de freio na roda de trás, uma redução primária com correia dentada, seguida da redução com a corrente, até a roda.
O meu projeto não tem taaaaaaanto alumínio quanto o dele, que é mais robusto. E eu não estou usando baterias lipo, mas sim baterias de chumbo ácido, que também ficam no meio do quadro, e o conjunto todo é mais discreto, sem painel de acrílico (ou policarbonato?) para segurar baterias e outros apetrechos.
Mas o conceito da parte de propulsão é o mesmo.[/quote:b3dcdcc396]

Ericfly onde você achou o pinhão que encaixa certinho com o eixo do motor ?[/quote:b3dcdcc396]

Putz 12mm, fiquei curioso também!
RC
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

O eixo do meu é 10mm. Comprei as polias e a correia na rua florêncio de abreu no centro de são paulo. Elas vêm sem furo, apenas com um furo-guia. Os furos das polias eu mandei fazer num torneiro amigo meu.
Anderleal, vale a pena ter um motor parrudo, para trabalhar bem abaixo da capacidade dele: vc ganha em eficiência e durabilidade.
anderleal
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 9:54 pm
Localização: Porto Alegre RS

Mensagem por anderleal »

o problema é que estou com pouca verba. esse custa: USD 105,00 + 55,00 de frete, um outro mais fraquinho(3000W) custa 50,00 e 20,00 de frete, ou seja: 300,00 + imposto(EMS) ou 140,00 com sorte sem imposto.

Anderson
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

anderleal, quando você faz uma adaptação dessas, não jogue dinheiro fora indo pelo mais barato.
Mais serve um motor útil e ligeiramente mais caro que um motor barato pra ficar encostado.
Além do motor, vc vai gastar com baterias de chumbo, ESC, acelerador, cabos, polias, correia, corrente, eixo e todo o material de adaptação. Pode ir contando com, no mínimo, uns 800 reais. Se você for ver bem, é bem barato: além da economia que vai trazer, ainda é um quarto do preço de uma moto barata, e não tem IPVA, seguro obrigatório, licenciamento, multas, troca de óleo etc.
Se você estiver realmente sonhando com o projeto, e não puder mais dormir se não colocar em prática, uma adaptação simples que ouvi falar que funciona é usar o motor da ventoinha do marea (compra em algum ferro velho ou desmanche), com um pequeno rebolo no eixo, encostando no pneu (slick, de preferência). Parece que esse sistema anda bem. O detalhe é que, por ser motor escovado, deve ter um alto consumo. Mas se é para usar só quando a subida aperta, acho que é uma boa pedida!
anderleal
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 9:54 pm
Localização: Porto Alegre RS

Mensagem por anderleal »

Prefiro o brushless ainda, vou dar uma cotada aqui e vejo o que vou fazer...

Grato
Avatar do usuário
Sputnicker
membro
Mensagens: 578
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 9:08 am
Localização: Itajai - SC
Contato:

Mensagem por Sputnicker »

Para bicicleta, use um motor hub específico para isso, ou um GPA ou GPB da Bosch.

O GPB é mais fraco, enquanto o GPA tem pouco mais do dobro de potencia comparado ao GPB.

Porém, para terrenos pouco acidentados, o GPB basta... Para terrenos mais acidentados, um GPA resolve com folga.

Se quiser uma moto, use um ETEK, de 15HP... fica bacana... ;)
Responder