GeeBee R3 de balsa
- Rafael Ritter
- membro
- Mensagens: 3345
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
- Localização: Canoas/RS
- Contato:
Hoje aproveitei a oportunidade de ficar em casa e passei parte do dia dando uma adiantada no projeto. A maior parte do tempo usei entelando o negócio e, olha, entelar um ovo é facil, já um R3 não é bem assim. Mas ficou bom. Também já fixei os tens de pouso e os servos dos flaps. Para a fixação dos trens, fiz chanfros na parte superior deles, o que permitiu encaixá-los nas longarinas das asas, inclusive no tubo de carbono. Foi tudo colado com CA e depois reforçado com cantoneiras e cola epoxi. Depois ainda vou fazer as amarras para limitar os movimentos laterais. Se quebrar é porque o pouso foi feio.
Ainda falta bastante coisa, inclusive escolher o motor.
Mas tamo no caminho :P
Ainda falta bastante coisa, inclusive escolher o motor.
Mas tamo no caminho :P
- Anexos
-
- 6.jpg (36.31 KiB) Exibido 11963 vezes
-
- 5.jpg (39.01 KiB) Exibido 11963 vezes
-
- 4.jpg (22.49 KiB) Exibido 11963 vezes
-
- 3.jpg (32.21 KiB) Exibido 11963 vezes
-
- 2.jpg (37.58 KiB) Exibido 11963 vezes
-
- 1.jpg (32.44 KiB) Exibido 11963 vezes
- Rafael Ritter
- membro
- Mensagens: 3345
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
- Localização: Canoas/RS
- Contato:
Concordo em todos os sentidos, Oracover é insuperável !
está ficando muito bom, agora quero ver o "cául"...quem sabe faz de balsa mesmo e boa, estrutura que nem uma fuselagem, striplanking nele , lixa, massa e oracover, se quiser perfeição, lamina uma camada bem fina de tecido hobbicco de 1/4 de oz com epóxi de acabamento, daí fica um espelho !
Abs
Norton
está ficando muito bom, agora quero ver o "cául"...quem sabe faz de balsa mesmo e boa, estrutura que nem uma fuselagem, striplanking nele , lixa, massa e oracover, se quiser perfeição, lamina uma camada bem fina de tecido hobbicco de 1/4 de oz com epóxi de acabamento, daí fica um espelho !
Abs
Norton
- Ernalto Junior
- membro
- Mensagens: 762
- Registrado em: Qui Dez 06, 2007 2:30 pm
- Localização: Salvador
- Rafael Ritter
- membro
- Mensagens: 3345
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
- Localização: Canoas/RS
- Contato:
Oi Norton, o cowl será em balsa mesmo, já fiz uns cinco e fica muito bom. Devo começar durante a semana.
Ainda estou na dúvida quanto ao motor. No Nemesis estou usando esse aqui
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8505&Product_Name=Turnigy_3632_Brushless_Motor_1500kv&aff=80704
Mas acho muito pesado. Alguma sugestão? Imagino que ele irá usar hélices de 8 ou 9 polegadas.
Ainda estou na dúvida quanto ao motor. No Nemesis estou usando esse aqui
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8505&Product_Name=Turnigy_3632_Brushless_Motor_1500kv&aff=80704
Mas acho muito pesado. Alguma sugestão? Imagino que ele irá usar hélices de 8 ou 9 polegadas.
[quote:e8d3367dfe="Rafael Ritter"]Oi Norton, o cowl será em balsa mesmo, já fiz uns cinco e fica muito bom. Devo começar durante a semana.
Ainda estou na dúvida quanto ao motor. No Nemesis estou usando esse aqui
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8505&Product_Name=Turnigy_3632_Brushless_Motor_1500kv&aff=80704
Mas acho muito pesado. Alguma sugestão? Imagino que ele irá usar hélices de 8 ou 9 polegadas.[/quote:e8d3367dfe]
Beleza, vai ficar show de bola!
Quanto ao motor, eu usaria neste caso um que tivesse torque superior ao peso final, se já o tesn á claro e um bom pitch speed, pois esta asa precisa de velocidade para funcionar bem...
Outra é que ele tem muita fuselagem na parte da frente e um "cául" gigantesco, matando 50% por cento da eficiência da hélice, pelo tamnho usaria algo que girasse uma 11 ou 12 por alguma coisa, seria mais seguro.
Em resumo, para este tipo de modelo, se fosse glow e para 46, colocaria um 60 no bico dele para não me incomodar, além disto ele necessita peso para dar cg, nada mal usar um Bl mais parrudo e numa faixa de eificiência e temperatura melhores.
Abs
Norton
Ainda estou na dúvida quanto ao motor. No Nemesis estou usando esse aqui
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8505&Product_Name=Turnigy_3632_Brushless_Motor_1500kv&aff=80704
Mas acho muito pesado. Alguma sugestão? Imagino que ele irá usar hélices de 8 ou 9 polegadas.[/quote:e8d3367dfe]
Beleza, vai ficar show de bola!
Quanto ao motor, eu usaria neste caso um que tivesse torque superior ao peso final, se já o tesn á claro e um bom pitch speed, pois esta asa precisa de velocidade para funcionar bem...
Outra é que ele tem muita fuselagem na parte da frente e um "cául" gigantesco, matando 50% por cento da eficiência da hélice, pelo tamnho usaria algo que girasse uma 11 ou 12 por alguma coisa, seria mais seguro.
Em resumo, para este tipo de modelo, se fosse glow e para 46, colocaria um 60 no bico dele para não me incomodar, além disto ele necessita peso para dar cg, nada mal usar um Bl mais parrudo e numa faixa de eificiência e temperatura melhores.
Abs
Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
- Rafael Ritter
- membro
- Mensagens: 3345
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
- Localização: Canoas/RS
- Contato:
[quote:75f34051eb="Ernalto Junior"]Na minha opinião é um dos modelos mais difíceis de se pilotar em RC, parabéns pela construção, é daí que tiramos os níveis de conhecimento e técnicas do codadão.[/quote:75f34051eb]
Todo GeeBee é crítico para pousar, no ar nem tanto. Esse meu tem uma envergadura maior, de modo que se ficar equilibrado, terá um vôo mais tranquilo, apesar do pequeno momento de cauda.
Essa, aliás, é uma das preocupações, pois ao testar um modelo desses nunca dá para saber se está com muito ou pouco comando. Provavelmente ajustarei os dual rates de profundor e ailerons para 80% e 50%.
Outra coisa que sempre faço qdo vou ajustar um avião com flaps é deixar o setup do rádio já na tela de mixagem de flap com profundor, daí consigo configurar a proporção já no primeiro vôo.
Todo GeeBee é crítico para pousar, no ar nem tanto. Esse meu tem uma envergadura maior, de modo que se ficar equilibrado, terá um vôo mais tranquilo, apesar do pequeno momento de cauda.
Essa, aliás, é uma das preocupações, pois ao testar um modelo desses nunca dá para saber se está com muito ou pouco comando. Provavelmente ajustarei os dual rates de profundor e ailerons para 80% e 50%.
Outra coisa que sempre faço qdo vou ajustar um avião com flaps é deixar o setup do rádio já na tela de mixagem de flap com profundor, daí consigo configurar a proporção já no primeiro vôo.
- Pedro Prado
- membro
- Mensagens: 1351
- Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
- Localização: São Paulo - SP
Oi XGregg, tudo bom? Parabéns pela sua construção, muito legal mesmo! Estamos no momento construindo dois aviões de estilo totalmente opostos, um GeeBee R3 e uma Demoiselle, não podiam ser mais opostos. Tenho fascínio igual pelos dois estilos, sou louco por velocidade também.
Não economize muito no peso não, se for necessário aumente o motor, esse seu modelo é para acelerar! Coloque um motor bem forte!!!
Excelente trabalho na entelagem, não sabia que o Oracover era melhor, foi bom saber!
Estou acompanhando! Mas lembre, motor de alta rotação, bateria de vários Ss, passo forte e pau na máquina! E acabamento esmerado, é claro!... como você já está fazendo.
Abs. Pedro :P
Não economize muito no peso não, se for necessário aumente o motor, esse seu modelo é para acelerar! Coloque um motor bem forte!!!
Excelente trabalho na entelagem, não sabia que o Oracover era melhor, foi bom saber!
Estou acompanhando! Mas lembre, motor de alta rotação, bateria de vários Ss, passo forte e pau na máquina! E acabamento esmerado, é claro!... como você já está fazendo.
Abs. Pedro :P
- Rafael Ritter
- membro
- Mensagens: 3345
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
- Localização: Canoas/RS
- Contato:
Valeu pelos posts, gente.
Blumm, eu vôo principalmente no Anfiteatro em Porto Alegre.
Andrerleal, provavelmente a estréia será em alguma pista que permita mais folga nos pousos e decolagens. Antes de voar no Anfiteatro quero garantir que será possível pousá-lo se causar maiores danos a ele. Mas levarei ele lá sim.
Pedro, que honra recebê-lo em meu humilde post, hehehe. Esse meu R3 será rápido "pero no mucho". Espero que ele tenha um comportamento e velocidade semelhantes a deste outro projeto meu. Mais do que isso os olhos começam a falhar.
http://www.youtube.com/watch?v=uRToFKX_gnk
Blumm, eu vôo principalmente no Anfiteatro em Porto Alegre.
Andrerleal, provavelmente a estréia será em alguma pista que permita mais folga nos pousos e decolagens. Antes de voar no Anfiteatro quero garantir que será possível pousá-lo se causar maiores danos a ele. Mas levarei ele lá sim.
Pedro, que honra recebê-lo em meu humilde post, hehehe. Esse meu R3 será rápido "pero no mucho". Espero que ele tenha um comportamento e velocidade semelhantes a deste outro projeto meu. Mais do que isso os olhos começam a falhar.
http://www.youtube.com/watch?v=uRToFKX_gnk
- Rafael Ritter
- membro
- Mensagens: 3345
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
- Localização: Canoas/RS
- Contato:
Ontem finalizei o enchapamento da parte de cima da asa. Ainda não decidi se irei enchapar tudo ou deixar assim, mas o grosso tá pronto, agora falta a parte de baixo.
Também finalizei o strip planking da barriga dele. Ainda falta massa e lixa, antes de entelar.
Também finalizei o strip planking da barriga dele. Ainda falta massa e lixa, antes de entelar.
- Anexos
-
- 3.jpg (37 KiB) Exibido 9374 vezes
-
- 2.jpg (37.82 KiB) Exibido 9374 vezes
-
- 1.jpg (33.82 KiB) Exibido 9374 vezes