Compensado c/ Retalhos de Balsa - Tutorial Finalizado

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
Major AME
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 3:53 pm
Localização: Campo Largo - PR

Mensagem por Major AME »

Prosseguindo...
Anexos
Uniformizando com a "espátula" a primeira película de cola...
Uniformizando com a "espátula" a primeira película de cola...
3-GlueLv02.jpg (29.87 KiB) Exibido 32843 vezes
Aplicação da primeira camada de cola, no avesso de uma das lâminas externas.
Aplicação da primeira camada de cola, no avesso de uma das lâminas externas.
2-GlueLv01.jpg (35.95 KiB) Exibido 32843 vezes
As três lâminas prontas...
As três lâminas prontas...
1-AllOk.jpg (35.1 KiB) Exibido 32843 vezes
Lâmina central pronta! (Observem os cortes diagonais e os &amp;quot;pontos de solda&amp;quot;)<br />Quanto à próxima lâmina externa (face), acredito ser desnecessário repetir o que já foi visto.
Lâmina central pronta! (Observem os cortes diagonais e os &quot;pontos de solda&quot;)
Quanto à próxima lâmina externa (face), acredito ser desnecessário repetir o que já foi visto.
0-Ok2nd.jpg (28.48 KiB) Exibido 32843 vezes
Erram aqueles que ousam realizar! A inexistência do erro, ou da sua possível correção, é privilégio da mediocridade...
Avatar do usuário
Major AME
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 3:53 pm
Localização: Campo Largo - PR

Mensagem por Major AME »

Desculpem-me não ter continuado a postar ontem mesmo; ficaria faltando, apenas, postar o resultado da prensagem hoje à tarde, mas tive que atender "outros assuntos"...

Já ví o resultado da prensagem... e adivinhem?!... Bom, no momento oportuno (foto) comentarei...

Na verdade, em princípio achei desnecessária "tanta burocracia" para uma coisa que considero tão simples, mas ESTÁ SENDO ÓTIMO para mim... A montagem está me ensinando algumas boas lições: a primeira delas foi aprender a postar corretamente fotos no site; :) e, as demais vocês muiito provavelmente perceberão..

Segue a próxima sequência de fotos.
Anexos
Com a primeira camada de cola já distribuída e uniformizada, dobrei a sobra de Gaze sobre a face da &amp;quot;lâmina central&amp;quot;..
Com a primeira camada de cola já distribuída e uniformizada, dobrei a sobra de Gaze sobre a face da &quot;lâmina central&quot;..
4-2ndBnAid.jpg (35.93 KiB) Exibido 32775 vezes
&amp;quot;Lâmina central&amp;quot; posiconada.. Notem 3 coisas: que as fibras (veios) da balsa são perpendiculares às da 1ra face; que as emendas DIAGONAIS ficarão bem apoiadas, pois as fibras das outras cumprirão esse papel; e a cola branca permeando as emendas.
&quot;Lâmina central&quot; posiconada.. Notem 3 coisas: que as fibras (veios) da balsa são perpendiculares às da 1ra face; que as emendas DIAGONAIS ficarão bem apoiadas, pois as fibras das outras cumprirão esse papel; e a cola branca permeando as emendas.
3-Mdm.jpg (39.01 KiB) Exibido 32775 vezes
Segunda camada de cola pronta; basta agora colorcarmos a &amp;quot;lâmina central&amp;quot;...
Segunda camada de cola pronta; basta agora colorcarmos a &quot;lâmina central&quot;...
2-2ndGLOk.jpg (30.66 KiB) Exibido 32775 vezes
Aplicação da segunda camada de cola, dessa vez mais grossa...
Aplicação da segunda camada de cola, dessa vez mais grossa...
1-2ndGlLv.jpg (35.12 KiB) Exibido 32775 vezes
Colocada a Gaze sobre a primeira camada de cola... (a gaze serve como um reforço às fibras das lâminas de retalhos de balsa)
Colocada a Gaze sobre a primeira camada de cola... (a gaze serve como um reforço às fibras das lâminas de retalhos de balsa)
0-1stBnAid.jpg (28.78 KiB) Exibido 32775 vezes
Erram aqueles que ousam realizar! A inexistência do erro, ou da sua possível correção, é privilégio da mediocridade...
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

para quem vai fazer isso com frequencia, uma boa opção é comprar ou construir uma prensa de encadernação:

http://farm3.static.flickr.com/2007/2052496108_966f32b73e.jpg?v=0
Avatar do usuário
Major AME
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 3:53 pm
Localização: Campo Largo - PR

Mensagem por Major AME »

[quote:bc513f75f0="claudiorfernandes"]para quem vai fazer isso com frequencia, uma boa opção é comprar ou construir uma prensa de encadernação:

http://farm3.static.flickr.com/2007/2052496108_966f32b73e.jpg?v=0[/quote:bc513f75f0]


Ou Cláudio, se tiver "ferramentas especiais" (vide próxima sequência de fotos) como eu, estar disposto a pagar uma pensão após o divórcio.... :lol:
Erram aqueles que ousam realizar! A inexistência do erro, ou da sua possível correção, é privilégio da mediocridade...
Avatar do usuário
Major AME
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 3:53 pm
Localização: Campo Largo - PR

Mensagem por Major AME »

Continuando... Última sequência de fotos antes do resultado final... Que ficará para amanhã, por conta da minha "topeirada"... Notem a CACA que eu fiz!!! :oops:
Lembrem-se também que, a esta altura, a Balsa já está meio amolecida, ficando possível, TALVEZ, uma prensagem com certa deformação desejada; através de uma prensa e cujas faces de prensagem sejam moldes... vide post do companheiro [b:d2fa85c686] claudiorfernandes [/b:d2fa85c686]...
Anexos
Prensagem, no mínimo 12h...  Que, obviamente, será por mim repetida, com o isolamento que permita a placa &amp;quot;respirar&amp;quot;...<br />Comentários: quanto maior o peso, maior a compactação e, consequentemente, menor espessura e maior rigidez do compensado...
Prensagem, no mínimo 12h... Que, obviamente, será por mim repetida, com o isolamento que permita a placa &quot;respirar&quot;...
Comentários: quanto maior o peso, maior a compactação e, consequentemente, menor espessura e maior rigidez do compensado...
5-prsng.jpg (25.88 KiB) Exibido 32747 vezes
Peparação para a prensagem &amp;quot;tabajara&amp;quot;, com as &amp;quot;ferramentas especiais&amp;quot; causadoras de divórcios... :lol:
Peparação para a prensagem &quot;tabajara&quot;, com as &quot;ferramentas especiais&quot; causadoras de divórcios... :lol:
4-spcltls.jpg (28.45 KiB) Exibido 32747 vezes
A aplicação do PVC como película isolante... AQUI FOI A TOPEIRADA! Envolvi a placa no PVC e, assim ela não &amp;quot;respirou&amp;quot; e, após + de 12h de prensagem, a cola não estava seca. QUE IDIOTA! Façam como o  apresentado literalmente no meu primeiro post.
A aplicação do PVC como película isolante... AQUI FOI A TOPEIRADA! Envolvi a placa no PVC e, assim ela não &quot;respirou&quot; e, após + de 12h de prensagem, a cola não estava seca. QUE IDIOTA! Façam como o apresentado literalmente no meu primeiro post.
3-pvc.jpg (33.84 KiB) Exibido 32747 vezes
Perfil da placa antes da prensagem... A Gaze NÃO FOI CORTADA... este é o ponto de dobragem...Que tal?!?
Perfil da placa antes da prensagem... A Gaze NÃO FOI CORTADA... este é o ponto de dobragem...Que tal?!?
2-check.jpg (31.03 KiB) Exibido 32747 vezes
Última &amp;quot;Lâmina&amp;quot; posicionada....
Última &quot;Lâmina&quot; posicionada....
1-jnt.jpg (35.92 KiB) Exibido 32747 vezes
Preparação da sobreposição da terceira &amp;quot;lâmina&amp;quot;... Preocupação para com o corte DIAGONAL dos &amp;quot;puxadinhos&amp;quot; não estarem no mesmo ladol da chapa (ENFRAQUECIMENTO)...
Preparação da sobreposição da terceira &quot;lâmina&quot;... Preocupação para com o corte DIAGONAL dos &quot;puxadinhos&quot; não estarem no mesmo ladol da chapa (ENFRAQUECIMENTO)...
0-LstFce.jpg (30.51 KiB) Exibido 32747 vezes
Erram aqueles que ousam realizar! A inexistência do erro, ou da sua possível correção, é privilégio da mediocridade...
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... isso que eu chamo de um post de peso.

:wink:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Major AME
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 3:53 pm
Localização: Campo Largo - PR

Mensagem por Major AME »

[quote:273e901509="Marco Antonio"]... isso que eu chamo de um post de peso.

:wink:[/quote:273e901509]

Pois é... ficou pesado né?!?... Desculpe-me, Marco!!... Mas como foi pedido o passo a passo... procurei aliviar o máximo que entendi possível... Se houver próxima, TALVEZ eu acerte!! :)
Erram aqueles que ousam realizar! A inexistência do erro, ou da sua possível correção, é privilégio da mediocridade...
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

A linguagem também tá meio pesada... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Avatar do usuário
Major AME
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 3:53 pm
Localização: Campo Largo - PR

Mensagem por Major AME »

[quote:21c4030812="claudiorfernandes"]A linguagem também tá meio pesada... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:[/quote:21c4030812]


OOOO capetinha... essa eu não entendi!!! :lol:
Erram aqueles que ousam realizar! A inexistência do erro, ou da sua possível correção, é privilégio da mediocridade...
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Não tiu.. é o bujão em cima da madeira entendeu? Pesado, post de peso.
:roll:

Alias.. é bujão ou botijão???????
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder