Adaptando Ignição em um motor a gasolina

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Adaptando Ignição em um motor a gasolina

Mensagem por johnny2008 »

Olá pessoal !

Estou com um motor a gasolina 62cc que pretendo por para voar ! era uma motoserra .

Mas..... o Problema : Este motor funcionava com sistema de ignição a magneto que era bemmm pesado .

Para resolver este problema comprei uma iginição para adaptar neste motor .

A ignição : http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7448

O sensor : http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7868

....

Li muito sobre adaptação de igniçoes em motores a gasolina , como instalar e tudo mais , porem não estou conseguindo fazer ela " disparar " a sentelha .

fazendo o teste em bancada sem instalar no motor :

Conectei uma vela ao cabo de vela ... tudo ok ai !

Liguei uma bateria 6v 2000ma ni-cd no conector de alimentação da iginição
( vermelho e preto ) ... tudo ok !

Liguei o sensor na ignição ...Tudo Ok !

Agora vem o dilema ... Ao passar com o imã no sensor a ignição não dispara !

Estou usando um Imã de neomidio N45 redondo de 8mmx1mm ... ambos os polos não fazem efeito !

Alguem sabe me dizer o que faço de errado ?

seria outro material que dispara a ignição ?

.... Detalhe : diferente da ignição da foto , este que me veio tem um conector com uma fita com esta descrição " tachometer / RPM sinal output " ... a saida deste conetor é padrão futaba " macho " .

Agradeço a ajuda !

T+
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

Uma coisinha, mas você deve ter visto, o sensor tem que estar a no máximo 2mm de distância do imã. Eu uso o imã de 4mm que esta nessa página http://www.justengines.unseen.org/acatalog/Ignition_Systems_for_Glow_Engines.html. Já verificou todas as conexões, não tem nada com problema? Pensou em um defeito na ignição? Um verdadeiro azar. Vela com problema? Cabo do sensor com problema? É tanta coisa que poder azedar a brincadeira que deixa a gente desanimado. :cry:
Avatar do usuário
Carlos Weiss
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Qua Jul 09, 2008 11:12 am
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Carlos Weiss »

Posta uma foto da sua ignição com este detalhe do " tachometer / RPM sinal output ".

Se está escrito OUTPUT é uma saida de sinal, e o sensor tem que ser ligado em uma entrada (INPUT).

Com a foto fica mais fácil ajudar.

Eu comprei uma ignição igual a do link da HC e funcionou.
A versão masculina da receita é a planta.
Avatar do usuário
fritiz
membro
Mensagens: 230
Registrado em: Qui Jan 24, 2008 11:28 pm
Localização: gramado-rs

Mensagem por fritiz »

ola
voce poderia colocar mais informaçoes sobre seu projeto
estou querendo montar um tenho uma huskvarna 61cc
se voce tiver algumas fotos inclusive da instalaçao da ignição
ficarei muito grato
abraço e bons voos
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Em lojas de peças para moto serra tem essas ignições eletrônicas que você retira a mesa do platinado e coloca essa bobina eletrônica, basta manter o volante que pelo tamanho do motor e do aeromodelos que será usado, o peso do volante não será problema e servirá inclusive para manter a rotação da hélice sem precisar fazer diversasa adaptações no motor que se não ficarem perfeitas, o ponto de ignição será alterado e sabe como é motores 2 tempo, um pouco fora do ponto e já serve para o motor perder quase metade do rendimento.

A maioria das moto serras que funcionavam com platinado estão sendo mudadas para ignição eletrônica sem precisar ficar fazendo nenhuma gambiarra no motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
fritiz
membro
Mensagens: 230
Registrado em: Qui Jan 24, 2008 11:28 pm
Localização: gramado-rs

Mensagem por fritiz »

ha algum problema em manter a ignição a magneto alem do peso?
tipo interferencias?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:54039963cd="fritiz"]ha algum problema em manter a ignição a magneto alem do peso?
tipo interferencias?[/quote:54039963cd]

O platinado por ficar faiscando a cada ignição pode sim dar certa interferência no sistema de recepção do aeromodelo e por esse motivo é que foram adotados os sistemas de ignição eletrônica.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
fritiz
membro
Mensagens: 230
Registrado em: Qui Jan 24, 2008 11:28 pm
Localização: gramado-rs

Mensagem por fritiz »

[quote:43c4f03123="LaercioLMB"][quote:43c4f03123="fritiz"]ha algum problema em manter a ignição a magneto alem do peso?
tipo interferencias?[/quote:43c4f03123]

O platinado por ficar faiscando a cada ignição pode sim dar certa interferência no sistema de recepção do aeromodelo e por esse motivo é que foram adotados os sistemas de ignição eletrônica.[/quote:43c4f03123]

valeu pela informaçao vou procurar uma igniçao eletronica
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Verifique o que o Vitorete falou, com relaçao a distancia.... Meu ex XYZ26cc parou do nada de funcionar, nao saia faisca, cheguei a mandar até a igniçao para concerto e quando fui ver o galho, era a distancia do imã do sensor.
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Responder