F-18 de 1,6m qual turbina utilizar?
Essas EDFs da Haoye de 7 pás são bastante interessantes... já testei na bancada a 51, 64 e 76mm (77mm). Não gritam, possuem um som mais agradável devido provavelmente ao maior número de pás e pitch bastante agressivo. Por outro lado, consomem mais do que as EDFs convencionais, geram bastante empuxo e boa velocidade de fluxo em mais baixa rotação.
Em vôo testei somente a de 51mm mas sem sucesso... mas isso se deve ao área de arrasto do modelo que era muito grande para a EDF, e também baixa relação empuxo:potência ~0.74:1. O modelo ficou mais lento que um treinador. Por outro lado, deve ficar muito boa num modelo menor de ~50cm de envergadura e de até 400g.
A haoye 64 com um motor eficiente e que aceite bem uns 600W certamente será capaz de gerar 1kg de empuxo e velocidade de fluxo perto dos 250km/h!
Já a haoye 76 para ficar boa precisa de um motor bastante potente que aceite no mínimo uns 800W! Por exemplo, o motor Himodel F480 2858 4300kv sob 880W teve uma significativa perda no kv ~40% o que derrubou a rotação para 28000 rpm! Um motor mais eficiente certamente teria mantido a rotação acima dos 35000 rpm e empuxo acima de 1.5kg!
Os testes dessas das EDFs Haoye de 7 pás estão no tópico abaixo:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=78905
O motor Himodel F380 2848 4300kv poderá ficar bom na Haoye 64 com LiPO 3s! Vai gerar no max uns 600g de empuxo! Não vai suportar LiPO 4s!
A minha sugestão para essas EDFs é utilizá-las com um motor eficiente e que aceite bastante potência.
LiPO 4s:
Haoye 64 / motor HET 2W-20 3350kv (700W)
Haoye 76 / motor HET 2W-23 2850kv (850W)
LiPO 5s:
Haoye 64 / motor HET 2W-23 2850kv (850W)
Haoye 76 / motor HET 2W-25 2600kv (1100W)
Dos motores mais em conta o melhorzinho é o KDA B2847 e B2857.
Abraços,
Caio
Em vôo testei somente a de 51mm mas sem sucesso... mas isso se deve ao área de arrasto do modelo que era muito grande para a EDF, e também baixa relação empuxo:potência ~0.74:1. O modelo ficou mais lento que um treinador. Por outro lado, deve ficar muito boa num modelo menor de ~50cm de envergadura e de até 400g.
A haoye 64 com um motor eficiente e que aceite bem uns 600W certamente será capaz de gerar 1kg de empuxo e velocidade de fluxo perto dos 250km/h!
Já a haoye 76 para ficar boa precisa de um motor bastante potente que aceite no mínimo uns 800W! Por exemplo, o motor Himodel F480 2858 4300kv sob 880W teve uma significativa perda no kv ~40% o que derrubou a rotação para 28000 rpm! Um motor mais eficiente certamente teria mantido a rotação acima dos 35000 rpm e empuxo acima de 1.5kg!
Os testes dessas das EDFs Haoye de 7 pás estão no tópico abaixo:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=78905
O motor Himodel F380 2848 4300kv poderá ficar bom na Haoye 64 com LiPO 3s! Vai gerar no max uns 600g de empuxo! Não vai suportar LiPO 4s!
A minha sugestão para essas EDFs é utilizá-las com um motor eficiente e que aceite bastante potência.
LiPO 4s:
Haoye 64 / motor HET 2W-20 3350kv (700W)
Haoye 76 / motor HET 2W-23 2850kv (850W)
LiPO 5s:
Haoye 64 / motor HET 2W-23 2850kv (850W)
Haoye 76 / motor HET 2W-25 2600kv (1100W)
Dos motores mais em conta o melhorzinho é o KDA B2847 e B2857.
Abraços,
Caio
A Haoye 76mm consome um bocado... para aguentar o tranco o KD B2857 deve ficar melhor... o ruim é que esse motor é um chumbo, possui ~175g!!!
Para utilizar com LiPO 4s o motor deve ter ~3000kv (B28-57-10L 2900kv). Supondo uma perda de 25% no kv sob carga a rotação deve ficar em ~30000rpm, assim o empuxo vai ficar em ~1.3kg e velocidade de fluxo perto dos 200km/h!
Alguns modelos costumam ter na Hobbyking. O dificil é encontrar o kv que precisa.
http://www.kd-motor.com/downloads/b28datasheet.pdf
http://www.kd-motor.com/b28.htm
Para utilizar com LiPO 4s o motor deve ter ~3000kv (B28-57-10L 2900kv). Supondo uma perda de 25% no kv sob carga a rotação deve ficar em ~30000rpm, assim o empuxo vai ficar em ~1.3kg e velocidade de fluxo perto dos 200km/h!
Alguns modelos costumam ter na Hobbyking. O dificil é encontrar o kv que precisa.
http://www.kd-motor.com/downloads/b28datasheet.pdf
http://www.kd-motor.com/b28.htm
Boa tarde a todos...ja comprei alguns produtos....como citado acima..mas errei nos motores...
agora quero o comentarios de vcs quantos aos produtos q estou vendo:
poderia usar este motors nas hayoe de 70mm
Turnigy 2836 Brushless EDF Motor 3200kv
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8138
ou o que vcs acham deste conjunto:
Sapac 3200KV Brushless Motor With 70mm Fan Unit
http://shop.rc-electric-jets.com/Sapac-3200KV-Brushless-Motor-With-70mm-Fan-Unit-SAP30732.htm
alguem conhece este site, será que eles enviam para o brasil....achei os preços atrativos.
um grande abraço;
Douglas
agora quero o comentarios de vcs quantos aos produtos q estou vendo:
poderia usar este motors nas hayoe de 70mm
Turnigy 2836 Brushless EDF Motor 3200kv
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8138
ou o que vcs acham deste conjunto:
Sapac 3200KV Brushless Motor With 70mm Fan Unit
http://shop.rc-electric-jets.com/Sapac-3200KV-Brushless-Motor-With-70mm-Fan-Unit-SAP30732.htm
alguem conhece este site, será que eles enviam para o brasil....achei os preços atrativos.
um grande abraço;
Douglas
O motor Turnigy 2836 possui 27.7mm de diâmentro externo... se fosse inrruner não teria problema em utilizar na EDF Haoy64 que possui diâmentro interno de 28mm, porém como é outrunner vai ficar muito justo e certamente poderá encostar no fan ao girar. Como aceita no max 450W ficará muito fraco para a Haoye 76mm.
Como comentei anteriormente a Haoye 76mm precisa de um motor bem potente que aceite ~800W. Os motores mais indicados seriam o KDA B2857, ARC 2847 e 2857, HET 2W-20 HET 2W-25.
Esse conjunto da Sapac é muito bom... com LiPO 4s chega a gerar 1.5kg de empuxo e velocidade de fluxo 270km/h ao consumir 71A/1000W!
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1167099
Abraços,
Caio
Como comentei anteriormente a Haoye 76mm precisa de um motor bem potente que aceite ~800W. Os motores mais indicados seriam o KDA B2857, ARC 2847 e 2857, HET 2W-20 HET 2W-25.
Esse conjunto da Sapac é muito bom... com LiPO 4s chega a gerar 1.5kg de empuxo e velocidade de fluxo 270km/h ao consumir 71A/1000W!
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1167099
Abraços,
Caio
O F-18 ficará muito bom com essa configuração! Só precisa de um bom pack de LiPO 4s que suporte 70A/1000W. No teste abaixo foi utilizado um pack LiPO 4s 3850mAh 30C da Thunder Power.
LiPO 4S: 15.08v / 71.24A / 1082W / 42250rpm / 1.5kg / 270km/h
Com duas EDFs terá 3kg de empuxo!!! Agora vai voar tranquilo e pelo jeito bem rápido!
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1167099
LiPO 4S: 15.08v / 71.24A / 1082W / 42250rpm / 1.5kg / 270km/h
Com duas EDFs terá 3kg de empuxo!!! Agora vai voar tranquilo e pelo jeito bem rápido!
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1167099
- Poulps
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- Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
- Localização: São bernardo do Campo
Douglas, não esqueça de postar os resulatdos quando chegarem suas EDF´s !
Eu acabei queimando meu ESC no final de semana testando o novo enrolamento do motor original com mais KV na EDF, mesmo assim, não passou de 1KG ...
Coloquei um duto de saída e um duto de entrada conforme discutido acima com o Caio , mas no meu caso não houve diferença nos valores medido estaticamente.
OBS: O duto de saída fiz com um copo do McDonalds de 700 ml cortado onde o diametro do afunilamento chegava em 75mm. Talvés um duto mais longo dê um resultado melhor.
Vou consertar o ESC e re-re-re- enrolar o motor novamente com mais voltas e repetir o teste no próximo final de semana.
Obrigado pelas dicas pessoal !
Eu acabei queimando meu ESC no final de semana testando o novo enrolamento do motor original com mais KV na EDF, mesmo assim, não passou de 1KG ...
Coloquei um duto de saída e um duto de entrada conforme discutido acima com o Caio , mas no meu caso não houve diferença nos valores medido estaticamente.
OBS: O duto de saída fiz com um copo do McDonalds de 700 ml cortado onde o diametro do afunilamento chegava em 75mm. Talvés um duto mais longo dê um resultado melhor.
Vou consertar o ESC e re-re-re- enrolar o motor novamente com mais voltas e repetir o teste no próximo final de semana.
Obrigado pelas dicas pessoal !
Quem voa uma vez, quer voar sempre !