Vamos falar de SEGURANÇA

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Só assim p/ eu te achar aqui heim sujeito... Bora voar lá na sua pista neste feriado ?
Avatar do usuário
Ernalto Junior
membro
Mensagens: 762
Registrado em: Qui Dez 06, 2007 2:30 pm
Localização: Salvador

Mensagem por Ernalto Junior »

Bora sim, só vou folgar sábado mesmo :twisted: , podemos voar pela manhã e pela tarde, dê um toque a alan aí agente vai!!!!
Atenção : Aeromodelo radiocontrolado não é um brinquedo.
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Pelas estas últimas postagens, se mostra como as coisas de segurança não funcionam ... uma das razões de porque a segurança falha nos locais de voo.
Primeiro: Falta de inforamação. Segundo: Comprometimento. Terceiro: Zelo. Quarto: disciplina.

Por falar em zelo, uma pista limpa e o entorno limpo promovem também segurança, pois na hora da decolagem ou pouso, evita de ter que ficar desviando de pedras, garrafas vazias, papés, plásticos ... levando a alguns acidentes ...

Não é à toa que o pessoal de porta-aviões, entre as atividades de pouco e decolagem fazem uma inspeção por objetos que possam danificar as aeronaves. Algo semelhante aos dos aeroportos ... porque também não fazer nos locais de voo de aeromodelos ?

voces veem que tem um problema de cunho comportamental nesta questão de segurança ... não vai adiantar nada ficar proibindo se ninguém adere às regras ...
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Uma outra coisa que o pessoal esquece é orientar os que estão apenas observando, de como se posicionar na área de voo. No Parque da Lagoa em Carapicuiba, já houve um momento em que solictei um casal que ficava justamente no local de pouso, a se deslocarem para um local mais seguro. Contudo, por falha de um colega nosso, ele começou a fazer os testes do seu motor glow ao lado deste casal ! :oops: :(
Falha nossa de orientar os nossos próprios colegas.

Eu acho que este tópico deveria ser fixo, pois é algo muito importante para a nossa comunidade.
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Avatar do usuário
brunollo
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:36 am
Localização: Brasília, DF

Mensagem por brunollo »

Eu há algum tempo venho trabalhando, nas horas vagas, num conjunto de normas para o aeromodelismo elétrico. Terminei o primeiro texto, vou discutir com amigos mais próximos. Em seguida vou postar no e-voo. É um conjunto amplo e rígido de normas, para que as pessoas se lembrem novamente que aeromodelismo não é brincadeira. Quem asbe outros grupos de aeromodelistas possam adaptar esse conjunto de normas aos seus clubes e parques. Acho que em umas duas semanas já tenho um texto definitivo.
Abraços!
Vamos melhorar o nível do e-voo: se observar grosseria ou falta de educação, CLIQUE NO BOTÃO DENUNCIAR!!!
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Umas das principais críticas do pessoal é que há regras demais, e que somente bom senso resolveria o problema. Portanto, a idéia é que sejam simples e poucas. O que tem que se promover é um conjunto de práticas e atitudes, que claramente é algo vivo, e tem que ter pessoas que levam estas práticas e atitudes. Como havia dito, é algo comportamental. Portanto, ao desenhar normas, que sejam simples e intuitivas.
Senão caímos no mesmo problema das leis brasileiras, muitas delas inúteis e impraticáveis. Apesar disto é preciso ter algumas normas.
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Outros aspectos de segurança.

Mensagem por Akamatsu »

Embora basicamente a gente fale de segurança mais sobre segurança de voo de aeromodelos, tem outros aspectos de segurança que devemos discutir.

Uma delas é justamente a localização da pista, que deve atender, à segurança de voo como a segurança pessoal. Segurança de voo, é o que nós normalmente discutimos, mas discutimos pouco sobre segurança além disto. Algo frequente, infelizmente, é o assalto e roubo. Nem mesmo clubes estão imunes. Locais públicos são mais visados por causa da falta de policiamento.

Em clube, em tese, voce paga pela segurança, nos locais públicos, a segurança tem que ser feita por voce. Ou seja, não há lugar realmente de graça. Voce paga de um jeito ou de outro. Um jeito de tornar isto mais agradável para todos é que todos fazendo a sua parte para a segurança geral, pois há várias estratégias e táticas para tornar o local seguro em todos os sentidos, depende do seu envolvimento com a comunidade local e seus colegas.

Um grande problema da segurança é a atitude, se voce não toma atitude correta, com certeza irá trazer problemas para si e para os outros.

Um exemplo foi dado no tópico:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=85981&start=0&postdays=&postorder=asc&highlight=

[quote:fcadf8242f="Antonio Garcia"]
(...)
Tenho um amigo cujo carro dormia na rua, então ele removia o cabo da bobina do Santana dele. Não adiantou nada, o carro foi roubado. [b:fcadf8242f]Vagabundo tem tempo para estudar o "modus operandi" da vítima.[/b:fcadf8242f][/quote:fcadf8242f]

Bem, se voce frequenta local muito um lugar público , é exatamente isto que acontece. Os olheiros de plantão aprendem o comportamento dos frequentadores.
Já tinha dito neste fórum que deveríamos observar o local onde voamos, aquele cara suspeito que fica parado na esquina, ... Aliás as pessoas são assim mesmo, quando vai a lugar conhecido relaxam nos cuidados ... Sempre gaste um tempinho observando o local, no entorno. Com isto vai entender a precariedade e as melhorias necessárias.

Agora vai uma consideração, se o vagabundo tem tempo para estudar o MO das vítimas, conclui-se que o mesmo também é um frequentador assíduo do local, pois não observaria o MO se estivesse de passagem:
[quote:fcadf8242f="guga"]
A Paratosa tava no meio do Favelão do Parque Santo Antonio... perto da Estr do Mboi Mirim...92º DP
[/quote:fcadf8242f]

Portanto, se você é frequentador do local, observe as pessoas que rondam o local. Se ele for pego você observando, já é uma forma de intimidar. Se perceber que o cara é da pesada, então já tome medidas, ou fuja, compareça com menos frequência ou evite aparecer no local, ou ajude a melhorar o local. No caso do Campão, vale uma conversa, com a delegacia. Também procure conhecer o delegado do local, vai obter informações das ocorrências do local.

Se mesmo assim achar que o delegado é da pesada, então, desista do local e passe a fazer denúncia anônima de atividades ilegais no local. Tem um SAC da prefeitura para isto: USE-A. Não vai ser imediato e nem certeza que tomarão atitude, mas se mais gente fizer isto, com certeza, o local aos poucos vai melhorando. É neste ponto que muita gente não faz o seu papel na sociedade, deixa para lá.

Uma outra: já que esta ocorrência foi dita a meio mundo, pois o e-Voo tem gente de todo segmento da sociedade, o pessoal já fica esperto, e para o ladrão fica numa situação de risco porque o carro já e visado. Se tentar passar para frente, alguém vai dedurar e ele se ferra.

Portanto, o carro foi abandonado. E foi fácil para a polícia localizar, pois já com o boletim de ocorrência, a ronda teve que apenas verificar por Parati Branco Velha. Já que é um MO usual dos ladrões de carro do local. Provavelmente, não teve ninguém preso na estória.

Bom, uma estória igual que a gente ouviu em várias ocasiões. Será que é uma lição que todos deveriam aprender ????

Essa lição vale para outros lugares públicos, e, a julgar, da ocorrência do Guga, principalmente de locais próximos a favelas. Por mais que o pessoal diz que só tem gente humilde, sempre há os que aproveitam a oportunidade de pessoas distraídas e desinformadas.

E, o que isto tem a ver com a segurança de voo, tudo, pois, a gente voa em lugar público, e, lugar público tem levar em conta estas coisas.

Afinal, não tem um pessoal falando que aeromodelismo não é brinquedo ? Então é hora de levar a sério o hobby.
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Avatar do usuário
johndss
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 12:21 am
Localização: Belo Horizonte - 28

Mensagem por johndss »

Entao galera sou novato no esporte.. tenho um glow.. (os perigosos rsrs) sinceramente.. tenho gostado bastante, mas sou um cara chato no que diz respeito a acidentes.. Daqueles.. "Calma.. lenhou mesmo? O motor ta ligado ainda? Nao chegue perto.." tenho me descuidado em dois aspectos.. Nao tenho levado extintor do carro para proximo ao combustivel e nao tenho levado kit SOS para a pista.. Estou falando muito serio.. Metanol nao se ve a chama.. Por mim deveria ser obrigatorio levar extintor.. ainda nao vi relatos de incendio de modelos.. por isso mesmo estou levantando a bola para continuar nao vendo.. Aqui em BH nao temos locais de voo acessiveis. Tem de se comprar "uma joia muito cara e pagar mensalidade cara". É isso que temos ouvido de alguns clubes ou então "Nao ha vagas para novos socios". Na boa mesmo.. o modelismo tem se popularizado.. eu sou um dos populares que comprou seu pastinha glow.. PRECONCEITO de alguns clubes. Temos una pista proxima a BH 60 km que nao é um clube.. é uma pista que nos oferece a estrutura para qualquer um voar. O Dono zela por nossa segurança mas isso vem de cada um. Ja ate tentei voar numa praca "deserta" no momento nao tinha ninguem.. mas meu instrutor nao se sente seguro por voar la.. por mais espaço que tenha, o local nao é desabitado.

Meu instrutor o Mkbuss.. tem uma ficha rigida com relação a segurança. E é rigido nas avaliaçoes dos procedimentos pre voo. Nos manda checar tudo umas 3 vezes.. Avalia inclusive o modo de abastecimento, nos avalia se checamos apertos, comandos, links.. tudo.. radio.. tudo.. resultado.. nenhuma lenha, nenhuma falha de motor, nenhuma vez comandos invertidos.. nenhum problema até hoje.. apenas esse domingo que ao colocar o after run ao rodar a helice nao a segurei de forma apropriada e ela veio a fazer um pequeno corte em meu dedo daqueles corte igual papel corta.. nao sangra mas arde pra caramba!.. Galera.. vamos observar bem o local de voo.. identificar areas de escape.. parar de voar proximo ao publico.. Senti muito na pele a vontade e ansiedade de voar logo.. mas consegui ser cauteloso em relaçao a isso. Na revista de modelismo li essa semana uma materia que trata justamente de segurança.. observar o local.. definir o trafego.. identificar as areas de emergencia e quadro de frequencias...

um forte abraço a todos...
Avatar do usuário
Marcelo
membro
Mensagens: 1791
Registrado em: Ter Nov 25, 2003 1:10 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por Marcelo »

Pessoal..
To com um problema SÉRIO, sério..

No local onde costumo voar anda aparecendo um pessoal voando heli, até aí tudo bem (se forem os eletricos, menores, mesmo assim perigosos). Acontece que tem gente voando heli glow de tamanho consideravel entre crianças andando de bicicleta e pessoas transitando...

O que devo fazer ?? Nao quero perder o unico local de voo que tenho, pois frequento bem cedo na semana e de domingo cedo.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Chama eles p/ conversar e se necessario, engrossa mesmo. Na hoar que acontecer algo, os não-praticantes vão te colocar no mesmo saco desses caras. É melhor perder certas companhias que perder o local.
Responder