Giro 401 e rádio FUTABA antigo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

HLANG
membro
Mensagens: 279
Registrado em: Dom Jan 18, 2009 8:03 pm
Localização: São Lourenço, MG

Giro 401 e rádio FUTABA antigo

Mensagem por HLANG »

Um amigo meu pediu para instalar em seu Nexus 30 um giro Futaba 401.
O problema é que seu rádio é aquele de 8ch (acho que 8UAHP) versão para avião.
Procurei no menu avançado e no básico, a função GIRO, porém NÃO ACHEI NADA!!
Os rádios que utilizo são todos JR.
Já tive esse rádio futaba a muitos anos atrás, mas não me lembro se ele tinha alguma função para ajuste de giro.
Caso ele NÃO TENHA FUNÇÃO PARA AJUSTE DE GIRO (ganho, etc.) posso ainda sim usar esse giro 401?

Agradeço qualquer ajuda.

Henrique
Avatar do usuário
LJR
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Qui Mai 28, 2009 4:49 pm
Localização: Pomona, CA

Mensagem por LJR »

Henrique,
Mesmo que a funcao `gyro` realmente nao esteja disponivel no radio (o que e provavel),creio que ainda possa utiliza-lo sim colocando o pino do ganho no canal `Gear`.No caso,o ganho seria a posicao inicial e final do servo,que se nao me engano pode ser mudada pela opcao `subtrim` ou `travel adjust`,assim definindo um valor para o ganho em cada posicao da chave.Nao sei se esses valores sao definidos em porcentagem nos radios Futaba,mas se for,teoricamente e a mesma coisa de se utilizar a opcao do giroscopio.
Voces ainda se encontram no aeroporto?Amanha provavelmente irei la de tarde para voar o 450.
Desculpe a falta de acentos,o teclado esta desconfigurado.
Abracos
Especialista em empirismo
HLANG
membro
Mensagens: 279
Registrado em: Dom Jan 18, 2009 8:03 pm
Localização: São Lourenço, MG

Mensagem por HLANG »

Amanha estaremos de manha para voar nossos helis. Vou levar meu ERGO com OS90 para voar.
Pelo que entendi, a chave vai funcionar com o percentual de ATV do canal do giro.
Chave 0 e Chave 1 do canal GEAR vai mudar o ganho.
Outro problema que não consegui entender é como colocar o giro para funcionar no modo AVCS que é o modo de trava proa (tail lock)!!!

Um abraço
Henrique
Avatar do usuário
mjorge
membro
Mensagens: 954
Registrado em: Ter Set 30, 2008 1:48 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por mjorge »

Dr. Henrique, como vai? Qto tempo, hein?

Bem, vc jura que o seu rádio esta em modo HELI e não em ACRO?

No modo Heli, entre no menu "ADVANCED" e lá estará a função GYRO.
Nele vc fa~rá as declarações necesárias bem como GY e não STD mais os valores em % para NORMAL e AVCS.

Se não quiser usar esta função mais avançada, deixe-a em INH. Utilize somente os ATV's do canal 5 (GEAR) que para o GY 401 em head-holding fica mais ou menos em 48%.

Ah! Não se esqueça de ir em PARAMETERS e informar que é a chave (switch) para o canal 5. Senão o giro não encontra a porta de controle. OK?

Abraços e vê se desenterra aquele JR 60, né?.
Mário Jorge - Rio de janeiro
21 7833-4858
8*57702
Avatar do usuário
mjorge
membro
Mensagens: 954
Registrado em: Ter Set 30, 2008 1:48 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por mjorge »

Trava-proa (head-lock) = ON LED ACESO
Normal = LED APAGADO
Atenção:
Sub-trim e trim do leme (rudder) devem permanecer CENTRADOS (ZERADOS)
HLANG
membro
Mensagens: 279
Registrado em: Dom Jan 18, 2009 8:03 pm
Localização: São Lourenço, MG

Mensagem por HLANG »

Mário Jorge, como vai!

Finalmente, depois de tantos anos, coloquei aquele JR Ergo para voar.
E QUE VOO MARAVILHOSO !!
Tanho visto aqui em nosso clube vários T-REX 600, 700, bonitos lógico, mas nenhum chega perto da beleza e grandeza do ERGO 90.

Realmente, com o OS 90 ele fica com sobra de potência, voa seguro e firme.
Como agora finalmente estou voando ele com segurança, teria muita vontade de colocar carenagem do Augusta ou do Jet Ranger nele.
Que show seria, hein!

Quanto ao heli de meu amigo, confesso que PRESUMO que seu helicóptero, que foi montado e trimado pelo DeSanti, esteja em modo HELI.
Embora seja um 8ch para aeromodelo, ele deve estar em modo heli, pois aparece as opçoes de curva de aceleração, de passo, etc.

Acredite ou não, no menu avançado desse rádio, NÃO CONSIGO ACHAR A FUNÇÃO GIRO.
A função revo mix achei e está desligada, mas não aparece nenhuma palavra na tele semelhante a giro!!!!
Tem alguém nesse forum com rádio Futaba 8UAP ? que possa ajudar?
Um abraço
Henrique
Avatar do usuário
LJR
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Qui Mai 28, 2009 4:49 pm
Localização: Pomona, CA

Mensagem por LJR »

[quote="HLANG"
Pelo que entendi, a chave vai funcionar com o percentual de ATV do canal do giro.
Chave 0 e Chave 1 do canal GEAR vai mudar o ganho.
[/quote]
Exatamente.

[quote:073b8f46ae]Outro problema que não consegui entender é como colocar o giro para funcionar no modo AVCS que é o modo de trava proa (tail lock)!!! [/quote:073b8f46ae]
O meu 401 entra no modo trava-cauda com 54% de ganho,utilizando um radio Spektrum.Algum valor proximo a isso ja deve fazer entrar em head-lock.

Bom,amanha se der vou de manha para voarmos.
Abracos!
Especialista em empirismo
Avatar do usuário
mjorge
membro
Mensagens: 954
Registrado em: Ter Set 30, 2008 1:48 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por mjorge »

Ok Henrique! Beleza!

Tenho montado alguns escalas. veja lá no nosso Blog as fotos e os respectivos links dos seus vôos.
www.pitchcurve.blogspot.com

Abraços e salve os osteoblastos!
Avatar do usuário
ale_nevesbr
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 9:50 pm
Localização: Blumenau - SC CEP:89057-090

Mensagem por ale_nevesbr »

Bom dia Henrique,

Realmente este rádio não possui a função gyro, a versão que possui está função é 8UHPs.

Abraço

Alessandro
Aeromodelismo é muito bom, mas aeromodelismo com responsabilidade é uma maravilha...
Avatar do usuário
mjorge
membro
Mensagens: 954
Registrado em: Ter Set 30, 2008 1:48 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por mjorge »

Ahhhhh!
Então o rádio é mais antigo que eu imaginava.
Se não apresenta a nomeclatura "s", não possui menu GYRO nem GOVERNOR.

Deste modo vai no ATV do canal 5 mesmo de boa!

@braços
Responder