Servo para acelerador

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

É verdade Marco e o pior de tudo é que quando tentamos alertar dos riscos e dos problemas que podem vir com essas gambiarras vem um monte de gente apedrejando a gente alegando que temos dinheiro para pagar mais pelos equipamentos, que desejam usar coisas alternativas para sair mais barato e bla bla bla e bla bla bla.
Quando indicamos algo é por que além de ser melhor, é mais confiável, mais seguro e com certeza o aeromodelo voará bem melhor, mas infelizmente a maioria dos toscos não vêem dessa maneira, acham que queremos impor somente o melhor e não é bem assim, damos respostas na qual foram anos de evolução no aeromodelismo para chegar onde chegou e não começar a virar tudo um monte de gambiarras.
Cada um tem seu macete, mas nem todos são os corretos e quando queremos ensinar alguém ou quando queremos aprender algo, queremos a prender o correto e queremos ensinar também o correto, ensinar gambiarras é a pior coisa que se pode fazer e não podemos justificar que é por causa dos preços, que tem coisas mais baratas, cada coisa tem o seu preço e devemos arcar com isso para não acontecer o que vem acontecendo cada dia mais, um monte de tralha voadora na qual voam não por ter eficiência de construção, sustentação ou aerodinâmica, voam por que tem um motor arrastando tudo aquilo lá para cima e juram que voa bem.
Querem saber se o aeromodelo voa bem?
Quando chegar lá em cima desacelerem e deixem sem motor, vejam o planeio, vejam a manobrabilidade e vejam o quão longe conseguem ir sem usar o motor, avião não é um planador, mas tem por obrigação que planar.
Servos xing ling são frágeis e com isso põe em risco a segurança de um aeromodelo de grandes dimensões não importando se é elétrico ou combustão, basta ter mais de 1400mm de envergadura e no caso dos elétricos em balsa com 1000mm de envergadura, os riscos são os mesmos de um aeromodelo a combustão e isso a maioria está ignorando completamente.

Meu conselho; a vibração que esse servo de 9g irá receber vinda do motor é grande e as engrenagens não irão aguentar e como os problemas só aparecem quando estão funcionando e quando isso ocorre é por que o aeromodelo está voando, as probabilidades de dar um estrago nisso tudo são grandes.
Se usar um servo de qualidade e com engrenagens de metal no acelerador, podem sim usar um servo de 12g sem problemas, agora usar servinhos xing ling é pedir para jogar dinheiro fora com a queda do aeromodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

[quote:ed5e663e98="galo_ivi"][quote:ed5e663e98="Marco Antonio"]Servo padrão é servo padrão porque tem que ser e não porque é bonitinho.
Glow é totalmente diferente de elétrico..... tava demorando pro povo começar a economizar em uma coisa que prova da pior maneira possível que economia é a base da porcaria.[/quote:ed5e663e98]

Você acha que esse HXT5010 ainda é ruim Marco Antonio? Eu não intendi se você se referia a esse HXT ou ao tg9 do tio cenoura. Se tiver algo para contribuir ao tópico eu agradeço.[/quote:ed5e663e98]

ele se referiu ao seu e-max e ao de 9g.

HXT5010 é xing-ling, então nao pode se esperar muito.
eles são +- iguais aos Futaba 3004.

Agora vou te falar um coisa, uso os HXT5010 no meu Aguia (Aero sport) a ums 6 meses, ele atende bem como se fosse um futaba analogico.

Se quier servo de qualidade e rapido, opite pelos futaba, JR e HITEC.
A Hitec é umas das marcas de maior custo beneficio pra min.

Quando falei que o HXT5010 seria um bom gusto beneficou, falei isso sobre sua situação. No acelerador nao precisa ser servo TOP.

abraços !!
Albatroz 60 SuperTigre G-61 / PaulSwany's Mojo 60 Saito FA100 GK / By DX6i - BRA 14.746
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Uma coisa que não entendo é que servos standard sempre foram baratos, e apesar de não custarem preço de dúzia de banana como os microservos chineses atuais não é caso para ficar economizando migalha na hora de montar um modelo, principalmente um glow que geralmente é grande, rápido e que pode causar um bocado de estrago.
Avatar do usuário
galo_ivi
membro
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Dez 06, 2009 1:25 am
Localização: Campo Grande - MS
Contato:

Mensagem por galo_ivi »

[quote:6b54afb30f="alexcmag"]Uma coisa que não entendo é que servos standard sempre foram baratos, e apesar de não custarem preço de dúzia de banana como os microservos chineses atuais não é caso para ficar economizando migalha na hora de montar um modelo, principalmente um glow que geralmente é grande, rápido e que pode causar um bocado de estrago.[/quote:6b54afb30f]

Ah, agora sim. Obrigado pela objetividade Alexmag. Acabei de encontrar servos standard Hitec com um ótimo preço.

Abraço
Avatar do usuário
galo_ivi
membro
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Dez 06, 2009 1:25 am
Localização: Campo Grande - MS
Contato:

Mensagem por galo_ivi »

Postei minha dúvida, entendi que esse e-max não é bom mesmo tendo engrenagens de metal.

Não passou pela minha cabeça colocar micro servo de 9g nessa aplicação.

Eu encontrei um servo Hitec 43g / 3.5kg / .15 sec Standard Servo HS-311, ele não tem engrenagens de metal. Esse servo ficará bom??
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

[quote:cde752a0a8="galo_ivi"]Postei minha dúvida, entendi que esse e-max não é bom mesmo tendo engrenagens de metal.

Não passou pela minha cabeça colocar micro servo de 9g nessa aplicação.

Eu encontrei um servo Hitec 43g / 3.5kg / .15 sec Standard Servo HS-311, ele não tem engrenagens de metal. Esse servo ficará bom??[/quote:cde752a0a8]

Ficará otimo...

So nao aconselho para 3D.
Albatroz 60 SuperTigre G-61 / PaulSwany's Mojo 60 Saito FA100 GK / By DX6i - BRA 14.746
Avatar do usuário
galo_ivi
membro
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Dez 06, 2009 1:25 am
Localização: Campo Grande - MS
Contato:

Mensagem por galo_ivi »

[quote:d95b00e3e0="RafaelMq"][quote:d95b00e3e0="galo_ivi"]Postei minha dúvida, entendi que esse e-max não é bom mesmo tendo engrenagens de metal.

Não passou pela minha cabeça colocar micro servo de 9g nessa aplicação.

Eu encontrei um servo Hitec 43g / 3.5kg / .15 sec Standard Servo HS-311, ele não tem engrenagens de metal. Esse servo ficará bom??[/quote:d95b00e3e0]

Ficará otimo...

So nao aconselho para 3D.[/quote:d95b00e3e0]

Rafael, você DIZ que não ficaria bom para 3D pela "baixa velocidade" do servo?

Obrigado, abraço.
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

[quote:4299434626="galo_ivi"]
Rafael, você que não ficaria bom para 3D pela "baixa velocidade" do servo?

Obrigado, abraço.[/quote:4299434626]

http://www.youtube.com/watch?v=_FmAKZSQMsQ

Cara... nao so aviao pra ficar bom pra 3D....
uahuahuahauhauhau

nao resisti ^^

-----------------------------------------------------------------------------------

Nao pela baixa velocidade, mais pelo fato dele "puchar" so 3kg, e dependendo da aerea de contato da superficie (leme por exemplo) ele nao quenta.

isso pra glow 46+ que to falando.

abraços !!
Albatroz 60 SuperTigre G-61 / PaulSwany's Mojo 60 Saito FA100 GK / By DX6i - BRA 14.746
Avatar do usuário
galo_ivi
membro
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Dez 06, 2009 1:25 am
Localização: Campo Grande - MS
Contato:

Mensagem por galo_ivi »

[quote:7a644b8e9a="RafaelMq"][quote:7a644b8e9a="galo_ivi"]
Rafael, você que não ficaria bom para 3D pela "baixa velocidade" do servo?

Obrigado, abraço.[/quote:7a644b8e9a]

http://www.youtube.com/watch?v=_FmAKZSQMsQ

Cara... nao so aviao pra ficar bom pra 3D....
uahuahuahauhauhau

nao resisti ^^

-----------------------------------------------------------------------------------

Nao pela baixa velocidade, mais pelo fato dele "puchar" so 3kg, e dependendo da aerea de contato da superficie (leme por exemplo) ele nao quenta.

isso pra glow 46+ que to falando.

abraços !![/quote:7a644b8e9a]

Vou editar o post, talvez você entenda.
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

Se é para economizar peso vale usar microservo no acelerador, tenho usado em dois modelos glow para motor .40 servos GWS de 10g já há um bom tempo. GWS é um Xing Ling confiável (até hoje).
Fazem muitos anos que a minha linkagem de acelerador preferida é um tubinho de plástico com um cabo de aço fino no interior, fica rígido o suficiente e sem passar vibração para o servo. Em caso de lenha não quebra as engrenagens.
Responder