Circuito elétrico para aquecer a vela do motor glow.

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Smarley
membro
Mensagens: 285
Registrado em: Qua Set 02, 2009 9:55 am
Localização: Jaraguá do Sul, SC

Circuito elétrico para aquecer a vela do motor glow.

Mensagem por Smarley »

Olá!

Eu gostaria de fazer um circuito elétrico com um regulador de tensão para que eu possa acioná-lo através do rádio e esquentar a vela do motor.

O que eu gostaria de saber é,
Qual é a corrente que a vela consome para aquecer?
Alguém aqui no fórum já fez isso?
Como a saída do receptor é através de PWM, eu não pensei ainda em uma maneira de utilizar ela para acionar o circuito.
Tem como regular a saída em 0(0% do ciclo) ou 1(100% do ciclo)?
Se não der para acionar assim vou ter que colocar um servo acionando um chave.

Tenho alguma experiência com circuitos eletrônicos e pensei em fazê-lo com um regulador LM317. Só que a corrente dele é baixa, 1.5A. Então vou colocar um transistor para chavear a carga, só que preciso saber da corrente que a vela consome.

Se alguém quiser ajudar, eu agradeço.
Abraço!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Por medida de segurança, você não deve usar a bateria do receptor para isso. É melhor instalar uma célula separada só para a vela. E, nesse caso, um simples circuito rc switch dá conta. dê uma pesquisada no fórum e encontrará vários diagramas para switches. A corrente da vela está na faixa dos 3A no máximo, se não me engano.
Abraços !
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

Bom, tambem tenho alguma esperiencia em eletronica... mas isso foi a uns 8 anos atrás!!! hehehhehehe


mas acho que voce pode usar um CI chave conectado direto na saida do RX ele chavearia a saida de tensão para a vela, mas... e o motor de arranque? como você tambem vai aciona-lo?

A dica que eu acho que poderia ser bem aplicada é utilizar o mesmo sistema dos carro da Traxxas, pois eles já possuem entrada para energizar a vela e o motor de arranque simultaneos...

e como eu disse, eu bem enferrujado na eletronica, portanto é meio dificil de falar certamente de um ciruito destes. Mas tenho certeza que já exista algo assim, pois já vi videos de helis que são ligados por rádios!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Já postei um circuito pra vela aqui e já postei uma chave pra ligar via radio.
Procure..
Smarley
membro
Mensagens: 285
Registrado em: Qua Set 02, 2009 9:55 am
Localização: Jaraguá do Sul, SC

Mensagem por Smarley »

Eu já achei uns tópicos aqui no fórum, mas todos que achei tem links que apontam para links quebrados.
Eu vou procurar novamente e tentar achar os circuitos.
Realmente, seria mais seguro utilizar uma célula separada para isso. Vou pensar na idéia.

Abraço!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Então precisa procurar melhor.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=49678&highlight=vela

http://www.sentex.ca/~mec1995/gadgets/rc-sw.htm

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1198419
Avatar do usuário
frigulino
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Qua Set 05, 2007 7:51 pm
Localização: Joinville - Santa Catarina

Mensagem por frigulino »

Boa Noite

Eu acabei adquirindo esse produto,
http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6696

Ele aquece a vela por 15 segundos após pressionado o botão de starter, e tem uma chave de liga e desliga, uso uma lipo de 2100mAh 6C alimenta tudo, receptor, servos, aquece a vela.

Gostei muito dele, porém fiz algumas mudanças na instalação. Fiz uma alteração da chave liga e desliga, usando a chave da Spketrum que eu já utilizava, para aquecer a vela usei o plug que usava para carregar a NiCd no modelo, fazer um jumper, ai coloco uma extensão de servo faz o jumper e aquece a vela, quando o motor pega eu tiro o jumper e fica mais 15 segundos.

Ficou ótimo pois não precisei deixar esse painel em algum lugar acessível e pude colocar na frente do piloto dentro do canopy. Além de fazer tudo isso ele tem os leds que indicam a carga da bateria.

boa noite
Igor
Smarley
membro
Mensagens: 285
Registrado em: Qua Set 02, 2009 9:55 am
Localização: Jaraguá do Sul, SC

Mensagem por Smarley »

Obrigado pelos links Marco.

O bom de utilizar PWM para regular em 1,2V é não colocar fora a energia, utilizando um transistor. Que irá dissipar a diferença de tensão na sua carcaça...

O consumo da vela é de 3Ah?
Eu tenho que ver quanto vou gastar e energia pois o meu pack de nicd é de 4 células e tem apenas 600mAh.


Frigulino,

Olhei este link que tu postou e achei muito interessante o equipamento mas eu gostaria de utilizar o meu pack de nicd.

Pelo que vi nos links a saída do receptor pode ser configurada como 0 ou 1.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Packs de nicad de 600mA podem facilmente fornecer 5A por curtos periodos de tempo. Sim, pode configurar 1 ou 0
Smarley
membro
Mensagens: 285
Registrado em: Qua Set 02, 2009 9:55 am
Localização: Jaraguá do Sul, SC

Mensagem por Smarley »

Sim Marco, mas o detalhe não é este.
O que eu gostaria de saber é quantos mA a vela vai consumir a cada 30 segundos de acionamento por exemplo.
Utilizando PWM para regular a tensão em 1.25V.
Porque eu não gostaria de ficar sem bateria durante o voo.

Se o consumo da vela for de 3Ah, então o que ela vai gastar em 30 segundos será apenas 25mA mais o que será gasto na conversão da tensão.

A tensão do pack de nicd varia muito conforme a carga?
Pois não adianta eu regular o PWM para me entregar 1,25V quando o pack estiver fornecendo 5,5V por ex. aí quando ele baixar a tensão não vou ter o suficiente para aquecer a vela.
Responder