Piper Guillows 60cm (pronto. 84g - VIDEO!!!!!)

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Piper Guillows 60cm (pronto. 84g - VIDEO!!!!!)

Mensagem por Rafael Ritter »

Estava para iniciar a construção do Jacutinga do Álvaro e fui hoje na Aerosport comprar a madeira, mas chegando lá me apaixonei por um kitzinho da Guillows de um Piper e, lembrando que tinha meio rolo de Oracover amarelo queimado em casa, acabei comprando.

Bom, nunca tinha visto como era um kit da Guillows, já sabia que a madeira não era nenhuma midwest, mas não achei tão ruim assim. É bastante seca, comecei cortando tudo com estilete mas acabei conseguindo resultado melhor simplesmente destacando as peças com cuidado e lixando um pouco depois.

Como a balsa do kit traz medidas meio grotescas para um aero de 60cm de envergadura, estou tentando na medida do possível dar uma aliviada no excesso de gordura.

Amanhã posto umas fotos.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Aí vão as primeiras fotinhos. Impressionante como é relaxante montar esse negócio. Comecei pela asa e, para reduzir peso, optei por intercalar algumasa nervuras e também dar uma aliviada no BF com a dremel. Como não vai ser entelado com nada transparente, não tem problema.
Anexos
2.jpg
2.jpg (37.04 KiB) Exibido 13430 vezes
1.jpg
1.jpg (36.69 KiB) Exibido 13430 vezes
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

.... Não ficar entelado com nada transparente vai fazer esse avião, que já é um tijolo, ficar mais pesado ainda.
Se ficar com mais de 95g montado completo para voar( e vai) vai precisar de muito mais velocidade do que seria o normal.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1916
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Mensagem por Pedro Guilherme »

Bom dia Rafael
É lindo este modelinho. Mas deves ter pago uma grana porque lá tudo é caro. Já namorei eles mas desisti devido ao preço. Ele tinha o Fly Boy, quase comprei mas era muito caro. O que impulsiona ele é o estoque grande e variado e o atendimento pois neste aspecto ele até exagera. Vais eletrificar o modelinho?
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Pois é Marco, conforme vou construindo vou aliviando ele. Quando estiver mais próximo da conclusão decidirei melhor sobre isso. De qualquer forma não estou fazendo nenhuma "gambiarra" que inviabilize o uso de entelagem transparente para aliviar peso.

Tio Pedro, paguei 65 reais, pode não ser barato para padrões da Internet, mas não achei tão caro assim. Tinha um outro Cessna que vinha inclusive com as polaenas, coisa mais linda, e um beechcraft, todos nessa faixa de preço. E tinha uns mais baratos também.

O modelo receberá a eletrônica que atualmente está no meu Playboy. Vamos ver se fica bom para vôo, se não ficará muito bonito como adorno, hehehehe
Avatar do usuário
sylviocrazypilot
membro
Mensagens: 2746
Registrado em: Sex Set 28, 2007 1:27 pm
Localização: Leme - SP / 20
Contato:

Mensagem por sylviocrazypilot »

1 pergunta..

os kits aerobras e guillows já vem com as peças de balsa cortadas? ( cavernas , nervuras de asa etc)

abraço
NO TUBE NO LOVE
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Sim, vem tudo "semi-cortado", é praticamente apenas destacar com cuidado. E vem também com uma planta excelente, de modo que em caso de lenha dá para fazer outro sem problema algum.
Avatar do usuário
brunollo
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:36 am
Localização: Brasília, DF

Mensagem por brunollo »

Rafa, montei um Cessninha da Guillows há coisa de um ano. Ele ficou com 82 gramas pronto para voar, com bateria. Usei a balsa original nos chapeados, e varetas de balsa mais leve (não lembro mais a especificação, mas era a mais leve disponível na época). Os kits da Guillows, como vc mesmo disse, usam umas medidas grosseiras. Acredito que seja por causa da própria concepção dos projetos, aeros a elásticos que resistissem a pancadas. Na época, a idéia era de que madeiras mais grossas deveriam deixar o aero mais resistente.
Duas dicas, uma das quais vc já seguiu: intercalar perfis da asa (um sim, um não) pra economizar peso aí, e aliviar peso na cauda. Os guillows vêm com a cauda muito trançada pra suportar as tensões do elástico. VC pode aliviar bastante a cauda, inclusive tirando pelo menos uma chapeada de caverna. Também pode usar muito menos varetas. eu usaria apenas 5 (quatro para o corpo inferior e uma quinta para fazer a seção triangular superior característica do piper). Também lixaria as cavernas para que a entelagem só tocasse as varetas, e assim eliminasse aquela impressão de costelas aparecendo. Use linkagem de fibra de carbono, economiza peso que é uma beleza, e sempre dê uma lixada ou aliviada nas peças. QQ coisa me mande uma MP. Abraço!
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Olá brunollo, muito obrigado pelas dicas. Todo o esforço que estou economizando na confecção das peças está sendo empregado na redução de peso do aero. Mas vou tocar adiante e ver como vai ficar no final.

Veja abaixo algumas fotos do que foi feito ontem. Repare nas linhas originais da planta por baixo para ter uma idéia do quanto de madeira está sendo retirada.

Confesso que dá pena montar esse aero com uma madeira que poderia pesar metade do que pesa, mas como a idéia era montar um kit Guillows, coisa que nunca tinha feito antes, vamos em frente.
Anexos
3.jpg
3.jpg (29.36 KiB) Exibido 13312 vezes
2.jpg
2.jpg (32.31 KiB) Exibido 13312 vezes
1.jpg
1.jpg (38.42 KiB) Exibido 13312 vezes
Avatar do usuário
tOnflY
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Sex Fev 08, 2008 8:36 pm
Localização: Itupeva, SP

Mensagem por tOnflY »

Fala Rafael... Muito bom seu trabalho na redução de peso!
Comeceia a montar um Aeronca Champion (kit 301) ontem. Vou seguir sua idéia de redução.
Quero entelar com oracover transparente, nunca trabalhei com termodesivo, será que pesa muito? E para usar o tal ferrinho de passar neste micro modelos?

Abraço Rafael
Responder