Entendendo comparações entre polares

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

Grande Lucas!

Bom estudo para ti!

Abraço.

Matte
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

Caro Alex,
minha asa glow, plaina muito,mas muito mesmo, quando acaba o combustivel..todos se surpreendem com o planeio dela.porem para pousar num lugar pequeno é terrivel, pois ela sempre vem veloz e precisa de uns 100 metros..nao sei o perfil pois comprei pronta.sei que é mais fina que a zagi 10..
entao se fosse o perfil zagi 12 ela ia dar mais arrasto e pousar em menor espaço, é isso??Se for otimo ...mas ai por sua vez nao comprometeria o voo acrobático e sua velocidade com motor a toda?
ou seja, eu fico aqui me perguntando, que perfil eu deveria cortar numa zagi para conseguir pousar em pequeno espaço..(pouco planeio né ?) e ao mesmo tempo permitir velocidade?(acho que isso nao vai ser possivel..)
ja li esse tópico varias vezes...mas nao é tao simples.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Ricardo,

Se ela tem um vôo agradável do jeito que é, mudar o perfil por um mais grosso só vai atrapalhar. Vai ajudar a pousar em espaços mais apertados, mas vai voar mais lento, com mais arrasto e dificultar as acrobacias.

Talvez um spoiler como foi sugerido pelo CRG te dê resultados melhores.

Ou tente um perfil intermediário, de cerca de 10%.
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

Ok..

Para fazer spoiler eu necessito de um radio de mais canais..

a soluçao é tentar um intermediario mesmo...

de todo jeito o importante é que ,eu começo a entender mais um pouquinho a influencia dos perfis nas asas.

Ontem para pousar na praça eu matei o motor ,cabrei a zagi toda no trimer e no stick pra ver se ela estolava,mas nao estola.Ai vim descendo fazendo uma enorme curva..Olhando ela no alto parecia ate bem lenta,mas dai quando fiz a curva final para pousar ela ainda andou uns 100 metros e bateu de novo numa arvore.bom pelo menos zagi nao quebra..

Outro dia apontei ela em minha direção ja bem lenta e a uns 30 metros, matei o motor, cabrei tudo pra ela estolar. e cair na minha frente.ela so levantou o bico ,passou sobre minha cabeça e foi bater na cerca verde do vizinho..ainda bem que era uma cerca verde , senao adeus motor..

Estou pensando aqui que essa asa teria que estolar..vou tentar aumentatr os comandos e ver o que consigo..parece que sem motor a cabrada nao é muito eficiente.


Rick

grato

Rick
Avatar do usuário
fcalmon
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Seg Ago 27, 2007 8:36 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por fcalmon »

Alexmag:

Percebendo sua facilidade com perfis arriscarei uma pergunta.

Tenho interesse em construir um aeromodelo Burnelli, o UB-14, como ele possui um liftbody gostaria de saber que perfil indicaria para asa e corpo?

grato,

Calmon
Cecil
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 10:16 pm
Localização: CWB, PR

Coeficientes aerodinâmicos

Mensagem por Cecil »

Bom, sou rato criado aqui do e-voo desde o projeto ferrari, e por isso tomo a liberdade de evidenciar alguns fatos nesta parte de cálculos aerodinâmicos. Talvez alguem já o tenha feito mas pelo que pesquisei no fórum não encontrei nada semelhante.

Os coeficientes CD e CL da asa são diferentes dos coeficientes Cd e Cl do perfil. Isto porque os coeficientes do perfil são obtidos através da extrapolação e simulação de uma asa com relação de aspecto (AR) infinita, ou seja, uma envergadura muito grande. Com isso os efeitos 3D do escoamento, como a geração dos vórtices nas pontas das asas, são desconsiderados. A forma em planta da asa influi bastante no rendimento aerodinâmico. Asas mais alongadas tendem a ter um CL mais próximo do Cl do perfil. Com isto o CD é menor também. Isto se vê bastante em planadores.

Para uma asa com AR entre 6 e 10, pode-se utilizar a seguinte fórmula empírica para calcular o CL em aeromodelos:

CL = Cl*AR/(2+RAIZ(4+AR^2));

CD = Cd + CL^2/(Pi*e*AR);


e = coeficiente de ostwald que relaciona a perda de eficiencia da forma de asa usada em relação a uma asa elíptica de mesma AR. Um valor de 0,85 para asas retangulares é aceitável.
Pi = 3,141516...
AR = envergadura/corda média

Aí sim é só jogar na fórmula da sustentação e arrasto. A variação não costuma ser muito grande, da ordem de 75%...mas quando se trabalha com projetos que necessitam de maior exatidão...de qualquer forma, conhecimento nunca é de menos.


Abraços e um agradecimento aos grandes deste forum que sempre contribuiram bastante para difundir esta ciência no país.
Avatar do usuário
sdbruder
membro
Mensagens: 478
Registrado em: Sex Out 02, 2009 1:11 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por sdbruder »

Para o povo que curte pesquisar perfis de asa, vocês já conheciam o AID - Airfoil Investigation Database?

Olhem só a comparação desses 3 perfis (chatos de construir por não serem planos ou perto de planos, mas com alta sustentação, stall a partir de 15º e lift zero a partir de angulos negativos grandes).

http://airfoils.worldofkrauss.com:8888/web/compare/239/1376/43/

Os perfis são EPPLER 420, E591 e MH 113 14.62%.
Avatar do usuário
Sergio Duarte UFMG
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 6:39 pm
Localização: BH, MG

Mensagem por Sergio Duarte UFMG »

Já tinha uns tópicos falando sobre perfis, eu indiquei esse mesmo site que o sdbruder falou. Tem uma gama gigantesca de perfis, com informações aerodinâmicas e geométricas. Mas como dito anteriormente, pelo Cecil, os coeficientes do perfil diferem da asa.
Jebera
membro
Mensagens: 173
Registrado em: Seg Jan 02, 2012 7:57 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por Jebera »

Pessoal,

Queria agradecer por tanta informação, confesso que estou no hobby a mais de 22 anos e sempre tive dificuldades neste assunto.
Este tópico é muito esclarecedor.

André
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

Galera, gostaria de contribuir indicando um software que ajuda muito nas análises aerodinamicas e é relativamente facil de se utilizar.
É gratuito e tem diversos tutoriais no próprio site:
[url]http://www.xflr5.com/xflr5.htm[/url]

Os perfis podem ser baixados no formato .dat no site a seguir: [url]http://www.ae.illinois.edu/m-selig/ads/coord_database.html#M[/url]

Divirtam-se, eu faço todos os meus projetos nele:

[img:a7cec5966a]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/polares-1024x575.jpg[/img:a7cec5966a]

[img:a7cec5966a]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/stren-1024x575.jpg[/img:a7cec5966a]
Responder