Piper Guillows 60cm (pronto. 84g - VIDEO!!!!!)

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:43fc8a4a43="tOnflY"]Fala Rafael... Muito bom seu trabalho na redução de peso!
Comeceia a montar um Aeronca Champion (kit 301) ontem. Vou seguir sua idéia de redução.
[b:43fc8a4a43]Quero entelar com oracover[/b:43fc8a4a43] transparente, nunca trabalhei com termodesivo, será que pesa muito? E para usar o tal ferrinho de passar neste micro modelos?

Abraço Rafael[/quote:43fc8a4a43]

É algum tipo de piada né?

ESPECIFICAÇÕES DO ORACOVER :
Espessura: 23 microm
Peso (gramatura): 64 g/m² à 109 g/m² dependente da cor
Contração: 5% no comprimento e cruzado, linear 1% por 10 graus Célsius de aumento de temperatura (temperatura de referência 150 graus Célsius).
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Amigos, tudo beleza?

Sou mais do VL, mas neste caso, como é uma adaptação para elétrico...vai minhas dicas e obs:

1° Kit´s da Aerobras NÃO vem com as peças cortadas a laser;
2° alguns kit´s da Guillows vem cortado a laser, mas há kit´s sem corte também;
3° para entelagem recomendo papel Ezaki...nada fica mais leve que estrura em balsa e papel de seda japonês;
4° eu primo por comprar as chapas onde posso escolher a gramatura, passo toda a planta para a balsa, corto com estilete (de verdade, por favor) e vou pesando cada estrutura feita:asa, estabilizador, fuse, etc....

Acho os kits da guillows lindos, mas para voar, prefiro os modelos voadores aos escala.

Uma coisa é fato: trabalhar com balsa e fazer esses modelos é um prazer imenso, relaxante, gratificante e que "treina" nosso psicológico e paciência...

Abraços e boas construções!!!
Avatar do usuário
brunollo
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:36 am
Localização: Brasília, DF

Mensagem por brunollo »

Rafa, muito bom o seu trabalho de redução de peso. E´exatamente desse jeito, cara! Aí vc emagrece o Guillows. depois de um acidente chato com O Cessninha (numa freada forte com o carro, caiu de onde estava e foi esmagado pela caixa de rádio...) eu ganhei de aniversário um Aeronca Champion que quero transformar num Citabria, seguindo sempre o mesmo mantra... "mais leve... mais leve... mais leve..." Em termos de modelagem, as principais diferenças do Champion em relação ao Citabria são a empenagem ("redondinha" no Aeronca, "quadradinha" no Citabria), envergadura do Citabria (é menor que no Champion), perfil da asa (semi-simétrica com Perfil acrobático no Cit, Clark Y no Aeronca) e formato do Cowl (o do Cit é um pouco mais comprido e possui uma elevação para o eixo da hélice). Pra mim, por motivos óbvios para o tipo de construção, dá pra mudar a empenagem e modelar o cowl. Diminuir a envergadura ou mudar o perfil para um semiacrobático nesse avião tão pequeno não dá, deixaria o voo muito bravo. Mas no Aeronca/Citabria vou usar uma hélice um pouco mais fortinha que no Cessna (provavelmente uma 5x3 ou uma 6x3 SF em vez da 5x43HD), pra ele voar mais animado, com mais empuxo e ailerons, pra fazer umas acrobacias básicas de asa alta. espero ainda manter o bichinho pra baixo dos 90g. Acho que vou investir nos servos de biometal. Será que já tem Toki pra 2s?
Vamos melhorar o nível do e-voo: se observar grosseria ou falta de educação, CLIQUE NO BOTÃO DENUNCIAR!!!
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Valeu pessoal. Brunollo, vou lixar sim as cavernas conforme sugeriste. Aquele efeito de costela é muito feio, sem contar que é um peso a menos.
Avatar do usuário
tOnflY
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Sex Fev 08, 2008 8:36 pm
Localização: Itupeva, SP

Mensagem por tOnflY »

[quote:74e348e4f1="Marco Antonio"]
É algum tipo de piada né?
[/quote:74e348e4f1]
Pior que não é Marco. Falta de know-how mesmo. :wink:
Perguntei por que quando nos referimos a microvoo gramas a mais pode fazer diferença, o que quero entender é:
No final da montagem o Oracover fica mais pesado do que a seda que vem no kit?

Valeu.
... Just Fly...
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Por falar na seda que vem no kit...

quem não tem dope se vira com o que?

E outra. Qtos graus de diedro devo prever para esse cara aí?
Avatar do usuário
brunollo
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:36 am
Localização: Brasília, DF

Mensagem por brunollo »

Rafael, eu vou te falar: eu tenho enxaquecas fortíssimas e o cheiro de dope é uma das coisas que dispara essas dores. Eu prefiro, então, selar a seda com uma mistura de cola branca e água 50/50. A cola branca produz o efeito de contração do dope, depois de seca, mas contrai um pouco menos. Bom, vc tem que preencolher o papel antes com álcool borrifado (pode ser com aqueles borrifadores pequenos de planta mesmo). Então vc vai cortar em partes pequenas o papel, para colar nas diversas seções da fuselagem, asas, etc. Quando for aplicar o papel, passe a cola branca misturada com a água na madeira com um pincel. Coloque o papel. A primeira impressão é que vc estragou tudo, pois o papel vai molhar e enrugar, quase rasgando. VC vai respirar fundo e passar a mistura de cola e água no papel, com um pincel ou mesmo com o borrifador. Depois vc vai deixar secar. VC vai ficar impressionado, ao observar que o papel, que parecia perdido, vai estar esticadinho. O ideal é que vc apóie alto a peça com o papel pra evitar que ele cole na superficie em que está. O resultado final fica interessante, com um visual de fragilidade e delicadeza, mas muito resistente mecanicamente. Pra mim, tem duas coisas interessantes na cola branca:
1. Não puxa tanto, portanto tem muito menos força para empenar a estrutura de balsa.
2. Não fede.
Espero ter te ajudado, amigo.
Vamos melhorar o nível do e-voo: se observar grosseria ou falta de educação, CLIQUE NO BOTÃO DENUNCIAR!!!
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

[quote:624a5a96fa="tOnflY"][quote:624a5a96fa="Marco Antonio"]
É algum tipo de piada né?
[/quote:624a5a96fa]
Pior que não é Marco. Falta de know-how mesmo. :wink:
Perguntei por que quando nos referimos a microvoo gramas a mais pode fazer diferença, o que quero entender é:
No final da montagem o Oracover fica mais pesado do que a seda que vem no kit?

Valeu.[/quote:624a5a96fa]

Sim amigo...fica mais pesado...acho que só a entelagem com filme de dope fica mais leve que o papel Ezaki.

Abraços e mande bala!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Compra dope da aerobras que eles te mandam por correio.

Ou procura verniz de nitrocelulose(sem carga) que é a mesma coisa.
Qualquer outro método pra papel, seda ou tecido vai ficar mais pesado e é menos eficiente.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Brunollo, ajudou MUITO, irei fazer uns testes em um "quadrado de balsa" para ver como fica. Só me diz uma coisa, o pré-encolhimento com álcool eu faço antes de cortar o papel para aplicação então? Isso quer dizer que ao aplicar o papel na estrutura ele já está pré-encolhido e seco? Outra coisa, caso seja pintado, o peso não acabaria ficando meio alto?

Sobre o projeto, antes de mais nada, sim, Marco, como falaste, entelar com filme agrega bastante peso ao projeto, e constatei isso na prática. E não é piada, é cabeça dura mesmo. Algumas coisas eu tenho que me ferrar na prática pra nunca mais fazer.

Mas enfim, resolvi arriscar, até porque um dos motivos da escolha do modelo era "desovar" o resto de termoretrátil que eu tinha. Hoje à noite pretendo colocar o resto da eletrônica nele, daí dependendo do peso, vejo se termino de entelar ou se retiro tudo e entelo com o papel que veio junto, usando a técnica descrita pelo brunollo.

Vejam na foto abaixo que aliviei ainda mais o peso da estrutura da asa, sobretudo no BF, além de ter substituído longarina e BA originais por uma madeira bem mais leve que eu tinha aqui. Resultado: antes cada semi-asa estava com 11g. Com a redução passaram para 6g e com a entelagem ficaram com 9g.

Sobre o cowl, tive que abrir bastante os orifícios originais devido às características do motor de que disponho. No final das contas não ficou tão ruim. A fuselagem assim como está, já com o motor instalado ficou em 19g, mas ainda terá algumas reduções. Brunollo, nas fotos não dá para ver, mas já lixei as cavernas da cauda conforme sugeriste.

Por hora era isso. Como falei, à noite vou colocar os servos, receptor, ESC, preparar a linkagem e decidir como finalizar o projeto, mas em todo caso já estou procurando bateria. A minha é uma 2S de 350mAh que pesa 22g, se eu usar uma de 138mAh já consigo reduzir mais 10g. Levando-se em conta que o Playboy que utilizava essa eletrônica voava uns 4min com uma bateria 2S de 50mAh que fiz juntando 2 baterias de PiccoZ, acho que ainda assim ficaria com uma ótima autonomia.
Anexos
4.jpg
4.jpg (35.65 KiB) Exibido 13145 vezes
3.jpg
3.jpg (33.03 KiB) Exibido 13145 vezes
2.jpg
2.jpg (38.21 KiB) Exibido 13145 vezes
1.jpg
1.jpg (35.38 KiB) Exibido 13145 vezes
Responder