Piper Guillows 60cm (pronto. 84g - VIDEO!!!!!)

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Voar voa... para elétrico mini, o melhor é manter a carga alar lá pelas 12 g/dm² para evitar que seja necessário muita velocidade e isso não dá para conseguir com os kits da Guilows sem fazer uma lipo. Dependendo do peso, a velocidade pode precisar ser tão alta que fica difícil conseguir um motor adequado ou pousar com algum conforto e sem estolar em curvas.

Parece que o seu modelo já está entelado e agora a melhor opção é tentar voar como está; a eletrônica é leve e reduzir peso da estrutura você já reduziu, voar com certeza irá.

Diedro fica bom 3º por lado (5% mais ou menos) para asa alta sem ailerons.

Só para registro, papel de seda japonês Esaki pesa 12 g/m², o que vem no kit pesa 18 g/m² e o da papelaria pesa 20 g/m²; depois cada demão de dope acrescenta mais 4 g/m². Quer dizer que com duas demãos de dope essa entelagem fica com 20 g/m² para mais.
Avatar do usuário
tOnflY
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Sex Fev 08, 2008 8:36 pm
Localização: Itupeva, SP

Mensagem por tOnflY »

[quote:19263b5a4e="Ricardão"]Voar voa... para elétrico mini, o melhor é manter a carga alar lá pelas 12 g/dm² [/quote:19263b5a4e]

hehehe estava calculando agora, para ter 12g/dm2 meu Aeronca deve pesar no máximo 67gramas... :lol:
Vai ficar chumbo, pois estava sonhando com 16g/dm2 - pesando +/- 90g - como o Taylor do Marco.
... Just Fly...
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

O Tailor do Marco tem 5,24 dm² de área alar, a carga alar dele é 17,2 g/dm², os seus 16 g/dm² está bom, só lembre de descontar o pedaço de asa que fica na fuselagem... 12 g/dm² é o que a gente gostaria, mas nos modelos em escala isso é quase impossível.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Aí gurizada, BAZINGA!!!!!

Sem trens de pouso, para-brisa e hélice, aero finalizado em 74g

A bateria tem 14 gramas, ou seja, 88g. Fico ainda com alguma coisa para finalizar.
Se não voar não é por causa do monokote e do peso, mas por ter feito alguma coisa errada, o que sempre é possível nas mãos de um principiante.

Seguem algumas fotinhos.
Anexos
Junto com outro piper
Junto com outro piper
6.jpg (35.91 KiB) Exibido 8222 vezes
Puca, a cachorrinha viciada em oracover....
Puca, a cachorrinha viciada em oracover....
5.jpg (32.75 KiB) Exibido 8222 vezes
Fechou no previsto.
Fechou no previsto.
4.jpg (34.9 KiB) Exibido 8222 vezes
Já enteladinho, e com adesivos. Será que fecha o peso?
Já enteladinho, e com adesivos. Será que fecha o peso?
3.jpg (37.8 KiB) Exibido 8222 vezes
Última foto antes da entelagem.
Última foto antes da entelagem.
2.jpg (36.3 KiB) Exibido 8222 vezes
Geral da bagunça. A DAC até que é gente fina por ser conivente com essa bagunça.
Geral da bagunça. A DAC até que é gente fina por ser conivente com essa bagunça.
1.jpg (38.46 KiB) Exibido 8222 vezes
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Fiz o calculo aqui e vi que ele vai ficar com carga alar próxima a 18g/dm2 (já descontada a fuselagem).

Agora tem que esperar a bateria chegar, então vou pensar nos trens de pouso e depois começar a me preparar para o Ultimate!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Como está não acredito que não vá voar... está muito bem feito.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
tOnflY
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Sex Fev 08, 2008 8:36 pm
Localização: Itupeva, SP

Mensagem por tOnflY »

Rafael que lindo que ficou seu aero. Muito esmero na montagem. A entelagem ficou perfeita.
E sobre a bateria, que ainda vai chegar, por que não faz como fez no seu playboy, coloque duas desta:
[url]http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7567[/url]
Na montagem talvez não passe de 10g com 2S.
Tenho bem guardadas aqui duas 1S-70mAh, que provavelmente, irã virar 2S com 7 ou 8 gramas também.

Coloque mais fotos dos servos e eletronica já instalada.

Este vai voar com certeza, pega um dia calmo, controle a ansiedade da estréia e pronto.

Abraço.
... Just Fly...
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Obrigado Marco e tOnflY.

Hoje parti para os finalmentes e instalei os trens de pouso, pára-brisa e estais das asas. Fechou em 81g sem bateria. Com ela vai ficar em 96g. Os trens de pouso deixei removíveis pois é o único ponto de acesso ao RX. Infelizmente durante os testes uma das fases do motorzinho arrebentou e ele parou de funcionar.

Mais algumas fotinhos dele pronto. Depois eu coloco mais umas com detalhes da linkagem.
Anexos
O alicate é para apertar os parafusos das rodas
O alicate é para apertar os parafusos das rodas
5.jpg (35.51 KiB) Exibido 8179 vezes
3.jpg
3.jpg (38.29 KiB) Exibido 8179 vezes
2.jpg
2.jpg (36.69 KiB) Exibido 8179 vezes
1.jpg
1.jpg (38.85 KiB) Exibido 8179 vezes
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Consegui arrumar o motor. Felizmente o problema não era nas bobinas e sim no conector. Afinei a ponta do meu ferro de solda, dei uma forçada "nas vista" e tá tudo certo agora. Só esperando a bateria.

Fiquei em dúvida agora com relação à hélice a utilizar. Nas fotos ele está com uma GWS4025, que era a que eu usava no playboy também, mas vi nas especificações do motor que ele aceita tranquilo uma 6030.

Como é a relação de peso x empuxo nos micros? Tem alguma peculiaridade devido à baixa inércia?
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

[quote:d3a67cc554="Rafael Ritter"]Como é a relação de peso x empuxo nos micros?[/quote:d3a67cc554]

Taí uma pergunta que vale a pena discutir para ver as diversas opiniões...

Para mim é igual aos outros elétricos, empuxo próximo do peso garante que o modelo sobe quando se vira o nariz para cima; o que eu acho precisar mais nos micros é "pitch speed", para garantir aceleração rápida e velocidade bem distante do estol.

No caso do seu motor, se pode usar hélice de 4x2.5 até 6x3, o mais provável é que a 4x2.5 gere menos empuxo, mais "pitch speed" e consuma menos corrente. Eu faria uma verificação na bancada para medir corrente, rotação e empuxo e montaria também hélices intermediárias como a 5x3 e a 4,5x3 - pessoalmente acho muito grande a faixa de variação de 4x2.5 até 6x3 para o mesmo motor e para a mesma bateria, em motores que testei nunca vi a corrente e o empuxo apresentarem valores aceitaveis para os extremos de uma faixa grande assim.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Responder