Adaptação de motor elétrico em uma bicicleta - Fotos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Sputnicker
membro
Mensagens: 578
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 9:08 am
Localização: Itajai - SC
Contato:

Mensagem por Sputnicker »

Alex, como mencionei acima existe uma resolução específica para bicicletas elétricas, a resolução 315/2009 do Contran...
Nela especifica o limite de 4Kw, dotados OU NÃO de pedais acionados pelo condutor, além de ter como obrigatório:

1-Espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2-Farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3-Lanterna, de cor vermelha, na parte traseira;
4-Velocímetro;
5-Buzina;
6-Pneus que ofereçam condições mínimas de segurança.

Sobre a carteira de motorista, é necessário carteira do tipo A (Moto) ou autorização para ciclomotores (que é o mesmo preço da carteira tipo A, não vale a pena).

Lembrando também que é questão de tempo até precisar ter placa, pagar licenciamento e seguro obrigatório...
Avatar do usuário
AndréLuiz
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 4:09 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndréLuiz »

Estou com essa idéia na cabeça faz um tempão, os caras desse sitio tem algumas idéias interessantes:

http://www.brazilelectric.com.br/
Avatar do usuário
Evoo
Equipe E-voo.com
Mensagens: 254
Registrado em: Sex Out 15, 2004 11:57 am
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Evoo »

Tenho acompanhado o tópico com interesse.
Tenho umas idéias semelhantes de eletrificar veículos, não exatamente uma bicicleta, mas algo semelhante.
Porém me preocupa a bateria de gel como fonte de energia. Andei procurando uns gráficos de descarga e o que se encontra não é muito animador.
Pelos dados de fábrica a maioria das baterias de gel disponíveis a preços acessíveis possui fator de capacidade de 7Ah/20h, ou seja, são 7 ampéres por hora se você utilizar uma descarga de 0,05C (350mA). Se a descarga for de 1C a capacidade cai para pouco mais de 4Ah, ou seja, duração de 35 a 40 minutos até a tensão ideal de corte.
Usando cerca de 1000W a 24V vai consumir uns 40A, no caso de 2S2P, quase 3C de consumo. Pelo que entendi do gráfico, uns 7 minutos antes da tensão cair abaixo de 9V. Considerando isso e mais a redução que certamente sofrerá a vida útil da bateria, vale a pena usar bateria de chumbo?
Anexos
Gráfico da fabricante de baterias nacional Ajax
Gráfico da fabricante de baterias nacional Ajax
descarga bateria gel.JPG (42.09 KiB) Exibido 14652 vezes
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Eu acredito que seja mais viável baterias de Lipo, visto que temos baterias de 5000 com mais de 20c de descarga
Avatar do usuário
Sputnicker
membro
Mensagens: 578
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 9:08 am
Localização: Itajai - SC
Contato:

Mensagem por Sputnicker »

Ou usar baterias deep cycle de jet sky... Mas ainda prefiro as Li-FE... ;)
Avatar do usuário
Roberto M Besser
membro
Mensagens: 326
Registrado em: Seg Mar 15, 2004 11:51 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Roberto M Besser »

Viram a nova bike Grace?

O motor está no cubo da roda traseira e tem 1300kV que a faz chegar a 30km/h na versão MOUNTAIN, 45km/h na versão FLAT @ 48V e mais de 70km/h na versão SPORT @96V.

Baterias, cabos e eletrônica ficam dentro do quadro, no tubo superior.

[url]http://grace.de/[/url]

[]'s
Avatar do usuário
Rafael Mariano da Silva
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Ter Abr 20, 2010 11:10 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Rafael Mariano da Silva »

Estão usando bicicleta elétrica na GCM de São Paulo.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/05/guarda-civil-de-guarulhos-usa-bicicletas-eletricas-em-parques.html
Avatar do usuário
AndréLuiz
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 4:09 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndréLuiz »

No e-bay tem uns kits para vender:

http://cgi.ebay.com/Electric-Bike-rear-Kit-24V-500W-Motor-Electric-Bicycle-/270583918950?cmd=ViewItem&pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3f000ef166
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Acabamos!!! Valeu Alexmag!
Para um começo, limitamos a corrente a 50A, em vez de 70A, para evitar queimar o ESC, de 70A, mas sem o vento da hélice refrigerando.
Testamos rapidamente com bateria 2S1P (24v), e andou, mas ficou com pouca força em baixa velocidade: a bateria não estava dando a corrente necessária. Ok, o projeto é para 2S2P, talvez até 3S2P, se necessário. Correndo um pouco mais (pedalando), a partir de uns 20km/h é fácil notar que o sistema tem bem mais força (claro, a corrente cai, a eficiência do ESC sobe), e ela começa a correr até que bem no plano.
Agora estou carregando as baterias, uma a uma, já que o pack deve estar desbalanceado. Acredito que a carga deverá estar finalizada até segunda-feira.
Na semana que vem devo passar as impressões, já com a bateria correta, os primeiros problemas (que com certeza virão!) e um vídeo do teste.

Abs

Eric
willyanssf
membro
Mensagens: 1222
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 7:42 pm
Localização: são fidelis/RJ

Mensagem por willyanssf »

[quote:96e6fd6eb3="AndréLuiz"]No e-bay tem uns kits para vender:

http://cgi.ebay.com/Electric-Bike-rear-Kit-24V-500W-Motor-Electric-Bicycle-/270583918950?cmd=ViewItem&pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3f000ef166[/quote:96e6fd6eb3]
ola esse kits do ebay já vem com baterias?
e que velocidade alcança e quantos quilos leva esse kit?
Responder