Construção do F-103 Mirage III EBR (reencarnação- Bob Cat)
- charlesabrj
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- saratiel hirle
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[quote:6c2965687a="Marco Antonio"]
Eu tenho a solução pra vc na questão do duto de ar.
Existe em lojas de modelismo folhas de PVC quase tão finas como papel... com certeza elas não vão deformar e ou usar "véu de noiva" e resina epoxi.
A folha de PVC que existe em diversos tamanhos eu já usei para fazer dutos e fica muito resistente.[/quote:6c2965687a]
Marco, obrigado pela dica.
Eu já havia pensado em algo semelhante, só que ao invés de pvc era acetato de 0,1mm, parece uma folha msmo.
No entanto, eu percebi q este material só era aplicável se o duto fosse reto (vide 1ª foto), pois assim ele seria feito de forma bem contínua, o que facilitaria mto a construção e instalação.
Mas devido a fatores de "escala", fui obrigado a reproduzir o duto como ele realmente é, ou seja, curvo com um S (vide 2ª foto). Assim, só seria possível a utilização de plásticos através de vacumforming, que descartei devido ao trabalho q se dá fazer o molde do duto.
A opção mais viável q encontrei foi o papel, pois suas tiras podem ser facilmente alojadas nos espaços das cavernas, a cola C.A penetra ente as camadas de papel até chegar na balsa, garantindo uma fixação bem eficiente e agregando um pouco de rigidez. Por fim, a camada de epoxi garante uma resistência a mais ao papel, além de deixá-lo liso.
Mas volto a dizer, obrigado pela dica. Na correção da planta, farei uma mágica para tentar adaptar o duto reto à fuselagem.
Abrax!
Eu tenho a solução pra vc na questão do duto de ar.
Existe em lojas de modelismo folhas de PVC quase tão finas como papel... com certeza elas não vão deformar e ou usar "véu de noiva" e resina epoxi.
A folha de PVC que existe em diversos tamanhos eu já usei para fazer dutos e fica muito resistente.[/quote:6c2965687a]
Marco, obrigado pela dica.
Eu já havia pensado em algo semelhante, só que ao invés de pvc era acetato de 0,1mm, parece uma folha msmo.
No entanto, eu percebi q este material só era aplicável se o duto fosse reto (vide 1ª foto), pois assim ele seria feito de forma bem contínua, o que facilitaria mto a construção e instalação.
Mas devido a fatores de "escala", fui obrigado a reproduzir o duto como ele realmente é, ou seja, curvo com um S (vide 2ª foto). Assim, só seria possível a utilização de plásticos através de vacumforming, que descartei devido ao trabalho q se dá fazer o molde do duto.
A opção mais viável q encontrei foi o papel, pois suas tiras podem ser facilmente alojadas nos espaços das cavernas, a cola C.A penetra ente as camadas de papel até chegar na balsa, garantindo uma fixação bem eficiente e agregando um pouco de rigidez. Por fim, a camada de epoxi garante uma resistência a mais ao papel, além de deixá-lo liso.
Mas volto a dizer, obrigado pela dica. Na correção da planta, farei uma mágica para tentar adaptar o duto reto à fuselagem.
Abrax!
- Anexos
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- DUTO CURVO
- duto curvo.jpg (12.32 KiB) Exibido 3669 vezes
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- DUTO RETO
- duto reto.jpg (12.44 KiB) Exibido 3669 vezes
[quote:255f4df5f8="saratiel hirle"]Esta fase teve início no dia 10 de janeiro (meu aniversário de 30 anos) e foi a mais rápida de todas, pois estava de férias e o pude dedicar-me inteiramente ao projeto.
Diferente da construção do tucano, este aero demandou muito mais dedicação e paciência do que eu esperava. Mirage não é só um tubo com uma asa delta embaixo. Seu projeto, apesar de ser bem antigo, possui linhas muito elegantes, o princípio da "área rule", já conhecido na década de 60, foi perfeitamente empregado aqui, o que confere à este avião supersônico um corpinho de violão e um baixo coeficiente de arrasto.
Empregando uma técnica simples e tradicional, as peças foram passadas da planta para balsa utilizando papel carbono. O corte foi realizado com estilete e o acabamento feito com lixa d’água 220.
Em toda construção utilizei apenas duas medidas de balsa: para estruturas 3,2mm (1/8pol) e chapeamento 1mm (3/64pol). Optei por utilizar pouca variedade para facilitar a logística.
A madeira utilizada foi balsa de densidade média e praticamente tudo foi colado com cianoacrilato. Somente nas regiões de grande esforço utilizei epóxi.
O corte das primeiras peças foi muito fácil. Quando o projeto está no início o tanque de paciência está cheio, o que possibilita um trabalho minucioso e detalhado sem se estressar com este monte de detalhes das cavernas.[/quote:255f4df5f8]
Olá Saratiel
Na transferência com o carbono você passou por cima da planta uma caneta ou algo parecido e o carbono impregnou na balsa? Foi isso? Será que funcionaria com deprom?
Parabéns pelo trabalho! Estou curioso para ver como está o mirage agora...
Diferente da construção do tucano, este aero demandou muito mais dedicação e paciência do que eu esperava. Mirage não é só um tubo com uma asa delta embaixo. Seu projeto, apesar de ser bem antigo, possui linhas muito elegantes, o princípio da "área rule", já conhecido na década de 60, foi perfeitamente empregado aqui, o que confere à este avião supersônico um corpinho de violão e um baixo coeficiente de arrasto.
Empregando uma técnica simples e tradicional, as peças foram passadas da planta para balsa utilizando papel carbono. O corte foi realizado com estilete e o acabamento feito com lixa d’água 220.
Em toda construção utilizei apenas duas medidas de balsa: para estruturas 3,2mm (1/8pol) e chapeamento 1mm (3/64pol). Optei por utilizar pouca variedade para facilitar a logística.
A madeira utilizada foi balsa de densidade média e praticamente tudo foi colado com cianoacrilato. Somente nas regiões de grande esforço utilizei epóxi.
O corte das primeiras peças foi muito fácil. Quando o projeto está no início o tanque de paciência está cheio, o que possibilita um trabalho minucioso e detalhado sem se estressar com este monte de detalhes das cavernas.[/quote:255f4df5f8]
Olá Saratiel
Na transferência com o carbono você passou por cima da planta uma caneta ou algo parecido e o carbono impregnou na balsa? Foi isso? Será que funcionaria com deprom?
Parabéns pelo trabalho! Estou curioso para ver como está o mirage agora...
Aluisio Maia
"When the sky is darkest, men see the stars"
Ralph Waldo Emerson
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- saratiel hirle
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[quote:030fea69c8="Aluisio"]
Olá Saratiel
Na transferência com o carbono você passou por cima da planta uma caneta ou algo parecido e o carbono impregnou na balsa? Foi isso? Será que funcionaria com deprom?
Parabéns pelo trabalho! Estou curioso para ver como está o mirage agora...[/quote:030fea69c8]
Aluisio, eu utilizei lapiseira comum para riscar a planta e tranferir o carbono para a balsa. Como eu nunca trabalhei com deprom, não posso garantir que o processo dará certo tb, mas acho que deva ficar com marcas fracas.
Na dúvida, faça um teste com uma peça pequena.
valeu!
PS: o mirage já voou, já foi filmado e já caiu. O vídeo do 1º voo está no post.
Olá Saratiel
Na transferência com o carbono você passou por cima da planta uma caneta ou algo parecido e o carbono impregnou na balsa? Foi isso? Será que funcionaria com deprom?
Parabéns pelo trabalho! Estou curioso para ver como está o mirage agora...[/quote:030fea69c8]
Aluisio, eu utilizei lapiseira comum para riscar a planta e tranferir o carbono para a balsa. Como eu nunca trabalhei com deprom, não posso garantir que o processo dará certo tb, mas acho que deva ficar com marcas fracas.
Na dúvida, faça um teste com uma peça pequena.
valeu!
PS: o mirage já voou, já foi filmado e já caiu. O vídeo do 1º voo está no post.
- Marco Antonio
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O bom do PVC é que você pode colar com JET co-polimero de dentista.. ou cola de plastimodelismo ou CA
É muito fácil de moldar e pode até mesmo com soprador térmico fazer curvas e reentrâncias.
[img:5d10d7f3b7]http://www.odontologiabrasileira.com.br/wp-content/uploads/324.jpg[/img:5d10d7f3b7]
É muito fácil de moldar e pode até mesmo com soprador térmico fazer curvas e reentrâncias.
[img:5d10d7f3b7]http://www.odontologiabrasileira.com.br/wp-content/uploads/324.jpg[/img:5d10d7f3b7]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
[quote:04686d2a22="saratiel hirle"][quote:04686d2a22="Aluisio"]
Olá Saratiel
Na transferência com o carbono você passou por cima da planta uma caneta ou algo parecido e o carbono impregnou na balsa? Foi isso? Será que funcionaria com deprom?
Parabéns pelo trabalho! Estou curioso para ver como está o mirage agora...[/quote:04686d2a22]
Aluisio, eu utilizei lapiseira comum para riscar a planta e tranferir o carbono para a balsa. Como eu nunca trabalhei com deprom, não posso garantir que o processo dará certo tb, mas acho que deva ficar com marcas fracas.
Na dúvida, faça um teste com uma peça pequena.
valeu!
Obrigado! Eu ví o vídeo, muito bom! Minha curiosidade é vê-lo lenhado ou o seu conserto como foi feito...
Até mais!
PS: o mirage já voou, já foi filmado e já caiu. O vídeo do 1º voo está no post.[/quote:04686d2a22]
Olá Saratiel
Na transferência com o carbono você passou por cima da planta uma caneta ou algo parecido e o carbono impregnou na balsa? Foi isso? Será que funcionaria com deprom?
Parabéns pelo trabalho! Estou curioso para ver como está o mirage agora...[/quote:04686d2a22]
Aluisio, eu utilizei lapiseira comum para riscar a planta e tranferir o carbono para a balsa. Como eu nunca trabalhei com deprom, não posso garantir que o processo dará certo tb, mas acho que deva ficar com marcas fracas.
Na dúvida, faça um teste com uma peça pequena.
valeu!
Obrigado! Eu ví o vídeo, muito bom! Minha curiosidade é vê-lo lenhado ou o seu conserto como foi feito...
Até mais!
PS: o mirage já voou, já foi filmado e já caiu. O vídeo do 1º voo está no post.[/quote:04686d2a22]
Aluisio Maia
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- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
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Se for para transferir algo para balsa faça o seguinte.
Faça uma cópia invertida, coloque em cima da balsa e com um algodão embebido em thinner faça a transferência.
Vai se surpreender.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=11421&highlight=fokker+dvii
[img:8d8ad78aa9]http://www.e-voo.com/forum/files/fokker_2_107.jpg[/img:8d8ad78aa9]
[img:8d8ad78aa9]http://www.e-voo.com/forum/files/fokker_3_175.jpg[/img:8d8ad78aa9]
Faça uma cópia invertida, coloque em cima da balsa e com um algodão embebido em thinner faça a transferência.
Vai se surpreender.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=11421&highlight=fokker+dvii
[img:8d8ad78aa9]http://www.e-voo.com/forum/files/fokker_2_107.jpg[/img:8d8ad78aa9]
[img:8d8ad78aa9]http://www.e-voo.com/forum/files/fokker_3_175.jpg[/img:8d8ad78aa9]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
[quote:03f545b300="Marco Antonio"]Se for para transferir algo para balsa faça o seguinte.
Faça uma cópia invertida, coloque em cima da balsa e com um algodão embebido em thinner faça a transferência.
Vai se surpreender.[/quote:03f545b300]
Gostei da dica Marco Antonio! Vou tentar pois sempre tinha trabalho na transferência dos moldes para balsa. Vivendo e aprendendo!
Faça uma cópia invertida, coloque em cima da balsa e com um algodão embebido em thinner faça a transferência.
Vai se surpreender.[/quote:03f545b300]
Gostei da dica Marco Antonio! Vou tentar pois sempre tinha trabalho na transferência dos moldes para balsa. Vivendo e aprendendo!
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
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