Construção do F-103 Mirage III EBR (reencarnação- Bob Cat)

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

Valeu pela dica Marco, isso vai reduzir mto o tempo de construção dos aeros, sem contar que as peças ficarão com uma precisão mto maior.
Obrigado msmo!!
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:6eb0bd46f3="Marco Antonio"]Se for para transferir algo para balsa faça o seguinte.

Faça uma cópia invertida, coloque em cima da balsa...[/quote:6eb0bd46f3]

Marco Antonio, quando você fala em fazer cópia invertida, quer dizer XEROX ou também serve impressão em jato de tinta? Tentei com esta última opção e não consegui. Pode ser qualquer tinner, ou apenas o 2020?
Obrigado! Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:d0d8604f90="Yensid"][quote:d0d8604f90="Marco Antonio"]Se for para transferir algo para balsa faça o seguinte.

Faça uma cópia invertida, coloque em cima da balsa...[/quote:d0d8604f90]

Marco Antonio, quando você fala em fazer cópia invertida, quer dizer XEROX ou também serve impressão em jato de tinta? Tentei com esta última opção e não consegui. Pode ser qualquer tinner, ou apenas o 2020?
Obrigado! Disney[/quote:d0d8604f90]

Tem que ser com toner...

Copiadora(Xerox é uma marca) tem toner...
Impressora Laser tem toner...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
AndreHussein
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Ter Mar 02, 2010 6:41 pm
Localização: Nova Iguacu, RJ

Mensagem por AndreHussein »

Saratiel, parabéns cara, lindo aero!! a lenha é algo que mais cedo ou mais tarde acaba acontecendo mesmo... eu nem pilotei ainda mas ja to me preparando pra isso!!
gosto mto de construir, daqui uns dias um amigo estará me enviando uma planta do Dassault Rafale, do Edi Stahlie da international jet magazine e vou começar a construção... e vai ser PERFEITO igual ao seu!! disso pode ter certeza...
Quando falo q a lenha é algo que vai acontecer é pq já construí dois kits da guillows, o f-15 e f-16, e tinha entelado o f-16 e deixei o f-15 em cima da cama pra entelar, quando voltei a patroa tinha jogado uma "trouxa" de roupa em cima de meu avião e quebrou ele todo.. qse chorei mas deixa pra la neh!! ela que tinha me dado os kits!! rsrs abraço cara! parabéns.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:4f237444c6="Marco Antonio"]Tem que ser com toner...

Copiadora(Xerox é uma marca) tem toner...
Impressora Laser tem toner...[/quote:4f237444c6]

Sempre preciso no uso dos termos, Marco Antonio. Realmente, não vou usar a marca, vou usar toner. Obrigado!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
AndreHussein
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Ter Mar 02, 2010 6:41 pm
Localização: Nova Iguacu, RJ

Duvidas

Mensagem por AndreHussein »

[quote:19926e9c78="saratiel hirle"]Nesta altura da construção, o varetamento das cavernas, eu comecei a me assustar com o tamanho que o aero estava tomando. Como nunca tive um aero com mais de 1m de comprimento, os 130cm do Mirage de deixou duvidoso sobre a compatibilidade do EDF.[/quote:19926e9c78]


Saratiel, você poderia me esclarecer algumas duvidas...

Analisando melhor as fotos vi que seu avião precisou "colar" duas chapas de balsa para cortar as cavernas direito... e como são de 3,2mm (bem fina assim dizendo) como foi que você conseguiu colar uma na outra?? qual a tecnica??

Outra duvida, você cortou todas as peças utilizando um "Hobby knife" ? (estilete)

Outra: Como você cortou as "varetas"? usou o Balsa Stripper?

Outra: O que achou do chapeamento 1mm ? achou bom o suficiente? não teve problemas quando lixou o modelo??

Outra: Se caso voce mesmo fez as varetas com o balsa stripper (onde foi q comprou??)

Outra: Sua balsa é da TEVEL??


Obrigado cara!!!
São perguntas de iniciantes, mas como é um artista, nao custa agente perguntar né!

Abração saratiel obrigado pela atenção antecipadamente!!
O dificil, como vocês sabem, não é facil.
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Re: Duvidas

Mensagem por saratiel hirle »

[quote:bb0cc4ea20="AndreHussein"]

Saratiel, você poderia me esclarecer algumas duvidas...

Analisando melhor as fotos vi que seu avião precisou "colar" duas chapas de balsa para cortar as cavernas direito... e como são de 3,2mm (bem fina assim dizendo) como foi que você conseguiu colar uma na outra?? qual a tecnica??[/quote:bb0cc4ea20]
Bom, a técnica utilizada foi a NHS (na hora sai), ou seja, uni uma na outra com fita adesiva plástica (tipo durex) em apenas uma das faces. Na outra, apliquei cianoacrilato ultra-fino, que consegue penetrar toda área de contato das chapas mesmo q estejam bem justas. Dps retirei a fita e pronto!

[quote:bb0cc4ea20="AndreHussein"]
Outra duvida, você cortou todas as peças utilizando um "Hobby knife" ? (estilete)[/quote:bb0cc4ea20]
Exato, usei apenas estilete e fiz o acabamento com lixa 220

[quote:bb0cc4ea20="AndreHussein"]
Outra: Como você cortou as "varetas"? usou o Balsa Stripper?[/quote:bb0cc4ea20]
comprei as varetas já cortadas.

[quote:bb0cc4ea20="AndreHussein"]
Outra: O que achou do chapeamento 1mm ? achou bom o suficiente? não teve problemas quando lixou o modelo??[/quote:bb0cc4ea20]
Já trabalhei antes com chapa de 1mm e não tive problemas. Aqui confirmei isto.
È mto fácil de se trabalhar, só exige mais preciosismo na hora da colagem, para que elas não fiquem com mta diferença de altura e tenha q compensar com a lixa.

[quote:bb0cc4ea20="AndreHussein"]
Outra: Sua balsa é da TEVEL??[/quote:bb0cc4ea20]
Usei balsa de vários fornecedores, pois a construção foi "a prestação", mas a principal foi a midwest.


[quote:bb0cc4ea20="AndreHussein"]
Abração saratiel obrigado pela atenção antecipadamente!![/quote:bb0cc4ea20]
De nada...
Avatar do usuário
AndreHussein
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Ter Mar 02, 2010 6:41 pm
Localização: Nova Iguacu, RJ

Re: Duvidas

Mensagem por AndreHussein »

[quote="saratiel hirle"][quote="AndreHussein"]
Bom, a técnica utilizada foi a NHS (na hora sai), ou seja, uni uma na outra com fita adesiva plástica (tipo durex) em apenas uma das faces. Na outra, apliquei cianoacrilato ultra-fino, que consegue penetrar toda área de contato das chapas mesmo q estejam bem justas. Dps retirei a fita e pronto!



Aff, tá vendo, tão simples e eu não fazia nem ideia de como era, ia usar uma tecnica (q eu tinha em mente) e ia dar errado...

a peça colada fica bem resistente??? pois o modelo que estou pensando em fazer acho que terei de usar até 3 chapas coladas!!!
O dificil, como vocês sabem, não é facil.
Avatar do usuário
Tio Bit
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Qua Dez 24, 2008 10:57 am
Localização: Brasilia, Distrito Federal

Mensagem por Tio Bit »

Saratiel, achava que depois da construção do seu tucano não iria mais me encantar facilmente com outra construção, mas estava enganado. Este mirage ficou simplesmente magnífico. O som do EDF no vídeo ficou maravilhoso. Fiquei imaginando o que passou pela sua cabeça no momento da lenha. Deve ter sido terrível, principalmente por ter sido ainda na lua de mel. Essa semana perdi meu tucano de isopor que iria completar uma ano em agosto. Ele simplesmente parou de responder aos comandos do rádio e caiu de bico. Talvez, pelo menos agora, eu possa retomar a construção do tucano em balsa que estava meio parada. Mais uma vez, parabéns por essa obra de arte. Abração
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

[quote:042ab3b105="Tio Bit"]SFiquei imaginando o que passou pela sua cabeça no momento da lenha. Deve ter sido terrível, principalmente por ter sido ainda na lua de mel.[/quote:042ab3b105]

Valeu tio bit, obigado pela força, de fato tentei passar o carro em cima de mim após a lenha, mas como estava sozinho, ficou mto difícil fazer isso...rsrs
sinto mto pelo seu tucano, agora tenho certeza q irá continuar a construção de balsa.
abrax!
Responder