C-115 Búfalo com PQD Paraquedista FPV saltando com câmera
- alexcmag
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Risco 1: um motor não dá partida ou pára, e o outro continua funcionando em condição monomotor. O motor parado queima rapidamente, se o ESC aguentar o outro pode continuar girando e te causar um parafuso descontrolado
Risco 2: um motor não dá partida ou pára, o ESC queima, ambos os motores param e fica por isto mesmo
Risco 3: vários FETs queimam. Como eles chegam rapidamente a 300, 400, 500 graus quando isto acontece, a carbonização e o estanho derretido colocam a placa do ESC em curto e o ESC inteiro vai para o vinagre, incluindo o BEC que alimenta o receptor e servos, aí perde controle totalmente
Já vi acontecerem os 3 caso. Vai arriscar??? Por 30 reais, 35 reais??? Economizando uma ou duas pizzas já paga o ESC.
Risco 2: um motor não dá partida ou pára, o ESC queima, ambos os motores param e fica por isto mesmo
Risco 3: vários FETs queimam. Como eles chegam rapidamente a 300, 400, 500 graus quando isto acontece, a carbonização e o estanho derretido colocam a placa do ESC em curto e o ESC inteiro vai para o vinagre, incluindo o BEC que alimenta o receptor e servos, aí perde controle totalmente
Já vi acontecerem os 3 caso. Vai arriscar??? Por 30 reais, 35 reais??? Economizando uma ou duas pizzas já paga o ESC.
- Kemp
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[quote:3ae43b4c5b="alexcmag"]Risco 1: um motor não dá partida ou pára, e o outro continua funcionando em condição monomotor. O motor parado queima rapidamente, se o ESC aguentar o outro pode continuar girando e te causar um parafuso descontrolado
Risco 2: um motor não dá partida ou pára, o ESC queima, ambos os motores param e fica por isto mesmo
Risco 3: vários FETs queimam. Como eles chegam rapidamente a 300, 400, 500 graus quando isto acontece, a carbonização e o estanho derretido colocam a placa do ESC em curto e o ESC inteiro vai para o vinagre, incluindo o BEC que alimenta o receptor e servos, aí perde controle totalmente
Já vi acontecerem os 3 caso. Vai arriscar??? Por 30 reais, 35 reais??? Economizando uma ou duas pizzas já paga o ESC.[/quote:3ae43b4c5b]
Não é nem pelo valor pois tenho speeds disponíveis pra colocar no aero.
Depois dessa resposta vi que a coisa é mais séria, então vou usar um para cada.
Obrigado pelas dicas.
Risco 2: um motor não dá partida ou pára, o ESC queima, ambos os motores param e fica por isto mesmo
Risco 3: vários FETs queimam. Como eles chegam rapidamente a 300, 400, 500 graus quando isto acontece, a carbonização e o estanho derretido colocam a placa do ESC em curto e o ESC inteiro vai para o vinagre, incluindo o BEC que alimenta o receptor e servos, aí perde controle totalmente
Já vi acontecerem os 3 caso. Vai arriscar??? Por 30 reais, 35 reais??? Economizando uma ou duas pizzas já paga o ESC.[/quote:3ae43b4c5b]
Não é nem pelo valor pois tenho speeds disponíveis pra colocar no aero.
Depois dessa resposta vi que a coisa é mais séria, então vou usar um para cada.
Obrigado pelas dicas.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
- alexcmag
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Em tempo, você estimou peso de 1700g.
Meu CL215 não é muito diferente e ficou com 1200g AUW. Claro que o peso final depende muito do acabamento, mas já dá para fazer algumas considerações:
1) Bateria de 4000mAh é bastante coisa, mas já voei com 4800mAh no meu (2 de 1300mAh e 1 de 2200mAH) e sobrou potência para carregar uma câmera digital não muito compacta com pilhas e tudo numa boa e praticamente subir na vertical com tudo.
2) Cuidado onde coloca a bateria. Muito longe dos ESCs te faz acrescentar peso de fio ou perder potência com a queda de tensão. Atualmente nestes bimotores estou colocando uma bateria em cada ESC e usando um fio para interligar os dois ESCs. Assim a perda é mínima, e o fio que uso para colocar as baterias em paralelo as mantém com a tensão equalizada, evitando que um motor corte muito antes do outro.
3) Em muitos casos lastro de chumbo no nariz para acertar o CG com as baterias junto à asa acrescenta menos peso do que o fio necessário para colocar a bateria no nariz sem muita perda.
4) Já fiz um modelo destes seguindo a planta, só não voou melhor porque os motores escovados da época tinham pitch-speed muito baixo, mas isto não é mais problema atualmente, do jeito que você está fazendo deve ficar excelente
5) Várias vezes já pensei em fazer um cargueiro, mas dá preguiça da porta de carga. Uma solução que estou pensando para quando for fazer é modificar um servo, prendendo um parafuso longo no eixo, uma porca no parafuso, presa a um comando para acionar a porta, e trocando o potenciômetro por um deslizante, de forma a tranformá-lo em um servo linear lento, com grande amplitude de comando, e com bastante força. Não é essencial, mas dá para pensar a respeito.
Meu CL215 não é muito diferente e ficou com 1200g AUW. Claro que o peso final depende muito do acabamento, mas já dá para fazer algumas considerações:
1) Bateria de 4000mAh é bastante coisa, mas já voei com 4800mAh no meu (2 de 1300mAh e 1 de 2200mAH) e sobrou potência para carregar uma câmera digital não muito compacta com pilhas e tudo numa boa e praticamente subir na vertical com tudo.
2) Cuidado onde coloca a bateria. Muito longe dos ESCs te faz acrescentar peso de fio ou perder potência com a queda de tensão. Atualmente nestes bimotores estou colocando uma bateria em cada ESC e usando um fio para interligar os dois ESCs. Assim a perda é mínima, e o fio que uso para colocar as baterias em paralelo as mantém com a tensão equalizada, evitando que um motor corte muito antes do outro.
3) Em muitos casos lastro de chumbo no nariz para acertar o CG com as baterias junto à asa acrescenta menos peso do que o fio necessário para colocar a bateria no nariz sem muita perda.
4) Já fiz um modelo destes seguindo a planta, só não voou melhor porque os motores escovados da época tinham pitch-speed muito baixo, mas isto não é mais problema atualmente, do jeito que você está fazendo deve ficar excelente
5) Várias vezes já pensei em fazer um cargueiro, mas dá preguiça da porta de carga. Uma solução que estou pensando para quando for fazer é modificar um servo, prendendo um parafuso longo no eixo, uma porca no parafuso, presa a um comando para acionar a porta, e trocando o potenciômetro por um deslizante, de forma a tranformá-lo em um servo linear lento, com grande amplitude de comando, e com bastante força. Não é essencial, mas dá para pensar a respeito.
- Kemp
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[quote:0fa326c0eb="alexcmag"]Em tempo, você estimou peso de 1700g.
Meu CL215 não é muito diferente e ficou com 1200g AUW. Claro que o peso final depende muito do acabamento, mas já dá para fazer algumas considerações:
1) Bateria de 4000mAh é bastante coisa, mas já voei com 4800mAh no meu (2 de 1300mAh e 1 de 2200mAH) e sobrou potência para carregar uma câmera digital não muito compacta com pilhas e tudo numa boa e praticamente subir na vertical com tudo.
2) Cuidado onde coloca a bateria. Muito longe dos ESCs te faz acrescentar peso de fio ou perder potência com a queda de tensão. Atualmente nestes bimotores estou colocando uma bateria em cada ESC e usando um fio para interligar os dois ESCs. Assim a perda é mínima, e o fio que uso para colocar as baterias em paralelo as mantém com a tensão equalizada, evitando que um motor corte muito antes do outro.
3) Em muitos casos lastro de chumbo no nariz para acertar o CG com as baterias junto à asa acrescenta menos peso do que o fio necessário para colocar a bateria no nariz sem muita perda.
4) Já fiz um modelo destes seguindo a planta, só não voou melhor porque os motores escovados da época tinham pitch-speed muito baixo, mas isto não é mais problema atualmente, do jeito que você está fazendo deve ficar excelente
5) Várias vezes já pensei em fazer um cargueiro, mas dá preguiça da porta de carga. Uma solução que estou pensando para quando for fazer é modificar um servo, prendendo um parafuso longo no eixo, uma porca no parafuso, presa a um comando para acionar a porta, e trocando o potenciômetro por um deslizante, de forma a tranformá-lo em um servo linear lento, com grande amplitude de comando, e com bastante força. Não é essencial, mas dá para pensar a respeito.[/quote:0fa326c0eb]
Pensei exatamente isso sobre a porta. Acionar no potenciômetro do Tx para abrir lentamente ou colocar um daqueles controladores de velocidade de servo que o pessoal usa para trêm retrátil. Também deve ficar legal.
Meu CL215 não é muito diferente e ficou com 1200g AUW. Claro que o peso final depende muito do acabamento, mas já dá para fazer algumas considerações:
1) Bateria de 4000mAh é bastante coisa, mas já voei com 4800mAh no meu (2 de 1300mAh e 1 de 2200mAH) e sobrou potência para carregar uma câmera digital não muito compacta com pilhas e tudo numa boa e praticamente subir na vertical com tudo.
2) Cuidado onde coloca a bateria. Muito longe dos ESCs te faz acrescentar peso de fio ou perder potência com a queda de tensão. Atualmente nestes bimotores estou colocando uma bateria em cada ESC e usando um fio para interligar os dois ESCs. Assim a perda é mínima, e o fio que uso para colocar as baterias em paralelo as mantém com a tensão equalizada, evitando que um motor corte muito antes do outro.
3) Em muitos casos lastro de chumbo no nariz para acertar o CG com as baterias junto à asa acrescenta menos peso do que o fio necessário para colocar a bateria no nariz sem muita perda.
4) Já fiz um modelo destes seguindo a planta, só não voou melhor porque os motores escovados da época tinham pitch-speed muito baixo, mas isto não é mais problema atualmente, do jeito que você está fazendo deve ficar excelente
5) Várias vezes já pensei em fazer um cargueiro, mas dá preguiça da porta de carga. Uma solução que estou pensando para quando for fazer é modificar um servo, prendendo um parafuso longo no eixo, uma porca no parafuso, presa a um comando para acionar a porta, e trocando o potenciômetro por um deslizante, de forma a tranformá-lo em um servo linear lento, com grande amplitude de comando, e com bastante força. Não é essencial, mas dá para pensar a respeito.[/quote:0fa326c0eb]
Pensei exatamente isso sobre a porta. Acionar no potenciômetro do Tx para abrir lentamente ou colocar um daqueles controladores de velocidade de servo que o pessoal usa para trêm retrátil. Também deve ficar legal.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
[quote:c8a1b55327="Kemp"][quote:c8a1b55327="genildo"]amigo é um lindo avião e com certesa um aeromodelo tambem aqui no meu trabalho tem um caso precise de algum detalhe poso tirar foto para você[/quote:c8a1b55327]
De verdade? Você serve onde?[/quote:c8a1b55327]
trabalho no museu da tam e ajudei na restauração de um
De verdade? Você serve onde?[/quote:c8a1b55327]
trabalho no museu da tam e ajudei na restauração de um
- Kemp
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[quote:b9b4e97008="genildo"][quote:b9b4e97008="Kemp"][quote:b9b4e97008="genildo"]amigo é um lindo avião e com certesa um aeromodelo tambem aqui no meu trabalho tem um caso precise de algum detalhe poso tirar foto para você[/quote:b9b4e97008]
De verdade? Você serve onde?[/quote:b9b4e97008]
trabalho no museu da tam e ajudei na restauração de um[/quote:b9b4e97008]
Pô. Legal. Eu sempre quis ver um desses de pertinho. hehe. Se precisar de algum detalhe te dou um alô. Obrigado
De verdade? Você serve onde?[/quote:b9b4e97008]
trabalho no museu da tam e ajudei na restauração de um[/quote:b9b4e97008]
Pô. Legal. Eu sempre quis ver um desses de pertinho. hehe. Se precisar de algum detalhe te dou um alô. Obrigado
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Fotos da nacele e do corte para encaixe da asa
(imagens 020 e 021)
(imagens 020 e 021)
Editado pela última vez por Kemp em Qui Mai 28, 2015 8:15 am, em um total de 3 vezes.
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Esquema para corte da nacele e fixação do motor, speed e trêm de pouso:
(imagem 022)
(imagem 022)
Editado pela última vez por Kemp em Qui Mai 28, 2015 8:15 am, em um total de 5 vezes.
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[quote:45604ae13b="fabiofleal"]Kemp, não esqueça da saida do ar. Ela tem que ter, no minio, a mesma area da entrada. Tô ansioso p/ ver o bichao voando. Ha algum tempo, um cara aqui fez um de 2m com motores escovados. Ficou muito bom.[/quote:45604ae13b]
Acho que daqui umas 2 semanas sai do chão.
Também estou ansioso pra ver se vai voar.
Pode deixar que vou fazer a saída de ar.
Até mais
Acho que daqui umas 2 semanas sai do chão.
Também estou ansioso pra ver se vai voar.
Pode deixar que vou fazer a saída de ar.
Até mais
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