Novo projeto: Republic P-47 D Thunderbolt - env. 27 pol.

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

Fiquei muito tempo sem postar nada aqui; isso acaba por deixar a gente fora de sintonia com o tópico e deixando de lembrar direito onde tinha parado.

A construção andou um pouco, só em um dos modelos, porque agora é a fase das ajustagens e alinhamento das peças e o segundo modelo fica melhor depois que já se resolveu os problemas mais complicados no primeiro. A lincagem e posicionamento da eletrônica também precisa ser feita nesta fase para um modelo mais complexo como esse, principalmente se queremos um acabamento com o mímino de componentes da lincagem aparecendo.

Nesse meio de tempo, foi feito o seguinte:

- as peças da cauda foram acabadas e enteladas e encontram-se prontas para instalar dobradiças e montar provisóriamente na fuselagem para lincar;

- as peças da asa também foram acabadas e foi feita a lincagem dos ailerons, faltando ainda fazer a montagem dos ailerons, o que só será feito depois de entelada a asa; optei pelos servos de 3,5 g.

- foi feita a ajustagem das peças da fuselagem na asa e a montagem da asa e da carenagem inferior da asa que será o compartimento da bateria.

- foram moldadas as cabines - não ficou exatamente como eu queria, para cabines desse tamanho a moldagem fica boa, mas o acabamento ficou um pouco opaco; ficou com uma "casca de laranja", talvez por temperatura errada ou com falta de uniformidade, mas ainda acho que dá para deixar transparente lixando e passando massa de polir.

- foi instalado o motor.

A seguir algumas fotos...
Anexos
Motor instalado.
Motor instalado.
Montagem 04.jpg (23.87 KiB) Exibido 15380 vezes
Fixação da asa com porcas metálicas embutidas.
Fixação da asa com porcas metálicas embutidas.
Montagem 03.jpg (31.08 KiB) Exibido 15380 vezes
Instalação do servo e lincagem dos ailerons, optei pelos servos de 3,5 g.
Instalação do servo e lincagem dos ailerons, optei pelos servos de 3,5 g.
Montagem 02.jpg (30.88 KiB) Exibido 15380 vezes
Peças da cauda enteladas e aguardando instalação das dobradiças.
Peças da cauda enteladas e aguardando instalação das dobradiças.
Entelagem cauda 13.jpg (24.35 KiB) Exibido 15380 vezes
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

Demais fotos:
Anexos
Situação atual da montagem do primeiro modelo.
Situação atual da montagem do primeiro modelo.
Montagem 08.jpg (35.22 KiB) Exibido 15371 vezes
Carenagem inferior da asa ajustada e instalada. A bateria será fixada na asa com Velcro.
Carenagem inferior da asa ajustada e instalada. A bateria será fixada na asa com Velcro.
Montagem 07.jpg (33.31 KiB) Exibido 15371 vezes
Montagem da asa com parafusos M2. A carenagem inferior é fixada por um pino na parte dianteira e dois imãs sobre as cabeças dos parafusos.
Montagem da asa com parafusos M2. A carenagem inferior é fixada por um pino na parte dianteira e dois imãs sobre as cabeças dos parafusos.
Montagem 06.jpg (32.46 KiB) Exibido 15371 vezes
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

Moldagem da cabine. A moldagem foi feita usando uma folha de PVC transparente com 0,4 mm de espessura.
Anexos
Cabine pronta para ajustar e montar na fuselagem.
Cabine pronta para ajustar e montar na fuselagem.
Cabine 20.jpg (25.13 KiB) Exibido 15367 vezes
Peça moldada.
Peça moldada.
Cabine 19.jpg (28.66 KiB) Exibido 15367 vezes
Moldagem concluída.
Moldagem concluída.
Cabine 12.jpg (33.94 KiB) Exibido 15367 vezes
Aparato para aquecimento da folha de PVC.
Aparato para aquecimento da folha de PVC.
Cabine 11.jpg (35.39 KiB) Exibido 15367 vezes
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krekrek
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Mensagem por krekrek »

Ricardo, hoje reli todo o topico.

Confesso que estou babando.

Gostei da opção dos imãs! Me deu novas ideias para algo semelhante aqui.

Pelo que entendi, voce se baseia em um modelo de 3 vistas e o refaz no CAD.

Apos isso puxa as coordenadas e redigita tudo no XFLR5.

Entao faz 2 vezes o projeto, no meu entender.

Eu mostrei como extrair as coordenadas do XFLR5 em um formato que possa ser lido pelo CAD.

Mas o caminho inverso tambem pode ser feito se o XFLR5 aceitar receber o mesmo padrao de arquivo que produz!

Assim ficaria muito mais rapido para voce, se voce tiver que fazer apenas 1 vez o trabalho e depois caso tenha sido modificado, trazer de volta para o CAD.

Pois o CAD pode gerar as coordenadas no padrao dele, e apos um trabalho rapido, esse padrao ser recondicionado (via bloco de notas e/ou excell) ao formato do XFLR5.

Vou estudar isso na quarta que vem e se tiver sucesso repasso aqui.
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

Krekek:

Vou tentar explicar o método que uso para fazer a planta de um aeromodelo em escala:

1. Localizo um desenho em 3 vistas com o maior número possível de detalhes - no mínimo precisa ter uma quantidade suficiente de seções da fuselagem.

2. Se o desenho ainda não estiver digitalizado, escaneio em branco e preto com 300 a 600 dpi e insiro o bitmap em um desenho do AutoCAD usando o comando "Insert Raster Image".

3. No AutoCAD, alinho o bitmap da melhor maneira possível e coloco na escala do avião real; depois disso desenho todos os contornos importantes sobre a figura do bitmap até conseguir as 3 vistas principais do avião e os contornos das seções da fuselagem em arquivo vetorial. Prefiro usar o comando "Poliline" em lugar do "Line", sempre que possível.

4. Após ter as 3 vistas, faço uma verificação das projeções e corrijo até conseguir todas as vistas e cortes coerentes, obtendo assim projeções ortogonais confiáveis do avião real.

5. Utilizo o arquivo vetorial do avião real para conseguir as projeções ortogonais dos contornos do aeromodelo, na escala que pretendo construir e a partir daí extraio as medidas que irei utilizar no XFLR5.

6. O XFLR5 me fornece as informações de perfis e incidências que precisarei usar no aeromodelo, de maneira a conseguir as características de vôo que desejo para o aeromodelo com o peso que estimei.

7. Definidas as características aerodinâmicas do aeromodelo, volto ao AutoCAD e aí inicio o projeto... os contornos já tinham sido desenhados antes de analisar com o XFLR5, agora é colocar asa e estabilizador nos ângulos certos, definir posições e forma de nervuras e cavernas, peças de contorno e espessuras de peças, o que o XFLR5 não faz - disso tudo irão sair os layouts para corte das peças em balsa e compensado.

Em outras palavras, faço o projeto no AutoCAD e não no XFLR5; este utilizo só como instrumento para analisar a aerodinâmica.

O projeto pode ser feito no XFLR5 para aeromodelos que sejam de nossa concepção e depois as coordenadas transferidas para o AutoCAD; para modelos em escala fica mais difícil proceder assim. Mesmo assim as peças individuais precisam ser projetadas no AutoCAD, em outro software gráfico ou no papel.

Em tempo: tentei usar o seu método, fazendo scripts para desenhar os perfis a partir dos arquivos em texto das coordenadas, com o comando Pline, porém não obtive bons resultados - o desenho via de regra saia errado, ao passo que entrando diretamente com as mesmas coordenadas exibidas pelo arquivo texto usando CTRL-C / CTRL-V, todo o conteúdo do arquivo em uma só operação, o desenho sai correto.
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-NiHoN-
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Mensagem por -NiHoN- »

Vou querer ver este voando...sem dúvida!!!

Demais!!
EJSquad
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Mensagem por EJSquad »

[quote:1b7bf2c530="-NiHoN-"]Vou querer ver este voando...sem dúvida!!!

Demais!![/quote:1b7bf2c530]

Eu também, NiHoN.

o Rep. P-47 é meu sonho desde muito tempo ... junto com o P-51, o ZeroZen e o Spitfire.

Sempre que entro nesse tópico (e em outros parecidos) fico babando ... invejando a habilidade dos modelistas que estão fazendo seus respectivos modelos.

Parabéns!
- Syma S107 - Excelente!; - Syma S032 - Brand New (13/07/2010); - Double Horse 9053 Volitation; ESky Belt CP-CX
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

Antes de terminar a construção, vou completar e montar a lincagem e o trem de aterrisagem, para conseguir deixar o CG próximo da posição desejada, podendo assim ajustar depois de pronto só movendo a bateria.

A empenagem da cauda já foi concluída, com as dobradiças montadas; precisa agora fazer e instalar o trem de aterrisagem, para depois encontrar a melhor posição para os servos de leme e profundor - o motor e o servo dos ailerons já estão instalados.

Os complementos externos ficam todos prontos nesta situação e já dá para ver como vai ficar o modelo depois de pronto.
Anexos
Trem de aterrisagem instalado.
Trem de aterrisagem instalado.
Trem04.jpg (35.23 KiB) Exibido 15047 vezes
Componentes do trem.
Componentes do trem.
Trem03.jpg (23.08 KiB) Exibido 15047 vezes
Haste do trem com a carenagem da roda.
Haste do trem com a carenagem da roda.
Trem02.jpg (24.07 KiB) Exibido 15047 vezes
Método de instalação do trem de aterrisagem.
Método de instalação do trem de aterrisagem.
Trem01.jpg (35.16 KiB) Exibido 15047 vezes
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

Montagem para ver como será o modelo depois de pronto.
Anexos
Montagem 12.jpg
Montagem 12.jpg (35.95 KiB) Exibido 15045 vezes
Montagem 11.jpg
Montagem 11.jpg (36.35 KiB) Exibido 15045 vezes
Montagem 10.jpg
Montagem 10.jpg (29.79 KiB) Exibido 15045 vezes
Montagem 09.jpg
Montagem 09.jpg (37.77 KiB) Exibido 15045 vezes
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davidmeke
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Mensagem por davidmeke »

Poxa amigo..

Inspirador.. Continue postando fotos detalhadas de todas as etapas.. isso ajuda a gente aprimorar mais e mais as construções!
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