Baterias de li-on Li-po Anatomia de um monstro

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Não... 0,7C é 1300 X 0,7= 910mA

Pode colocar 1A que tudo bem.

Quem foi que te passou essa conta?????
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Senta a Pua!
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 2:10 pm
Localização: S.J. dos pinhais, Paraná

Mensagem por Senta a Pua! »

Esta conta estava em um manual do carregador que achei aqui no evoo, mais a bateria da pessoa em questão seria de 2200mAh.
Então se eu regular na configuração:

Carregar / Balanceando: LiPo 3S 11.1V “1300”
Selecionando 1 A e 11.1V (3S)
Posso carregar as duas baterias a de 1300mAh e a de 800 mAh?

Desculpe-me a minha falta de conhecimento nesta área, é que não conheço este carregador.

VLW
Avatar do usuário
danilofalioni2
membro
Mensagens: 557
Registrado em: Seg Jan 04, 2010 12:14 pm
Localização: são jorge do ivai paraná

Mensagem por danilofalioni2 »

Como eu poso medir a tesão de cada selula DE LIPO e qualtos volts deve ter carregada e no minimo descarregada.
vlw
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por jociel luciano »

[quote:181af101f0="danilofalioni2"]Como eu poso medir a tesão de cada selula DE LIPO e qualtos volts deve ter carregada e no minimo descarregada.
vlw[/quote:181af101f0]

[u:181af101f0]"As mais modernas em uso atualmente são as de polímero de lítio (LiPo). Ao contrário das LiIon, existem LiPo de alta capacidade de descarga, juntando as vantagens das NiCd (descarga) com as LiIon (peso), o que as faz ideais para modelos acrobáticos, assim como para a maioria dos aeromodelos. Como as LiIon, também precisam de carregadores específicos e cuidados na carga e descarga e manipulação, e por serem novidade ainda são um pouco caras, mas tendem a se popularizar cada vez mais. A tensão nominal de cada célula é de 3,7V, atingindo 4,2V quando totalmente carregadas, e não devem ser descarregadas abaixo de 2,8V, sob risco de serem danificadas.

Para ter total segurança, as baterias LiIon/LiPo deve ser usadas com speed control específicos, que desliguem o motor quando se atinge em torno de 3V por célula."[/u:181af101f0]

fonte: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=63&postdays=&postorder=asc&start=0


[b:181af101f0]
Sugiro que procurer ler os tópicos fixos principalmente os que se referem as dúvidas.[/b:181af101f0]

valeu
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Avatar do usuário
conte
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 10:41 am
Localização: Xanxerê - SC

Mensagem por conte »

Opa,

Tive um problema com minhas 2 baterias de lipo 3S de 1000 mah.
Sempre carreguei balanceadas num BC6, e ambas carregam perfeitamente e totalmente as celulas, porem ja uso as mesmas ha algum tempo.

O que ocorre é que parece que perderam a força as baterias, pois utilizei umas baterias de um colega e renderam muito mais.
Essas baterias de lipo, mesmo carregando normalmente e sem nunca ter abusado no uso, podem perder força dessa forma? Porque ocorre isso?

Abraço a todos
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

[quote:c134e006bf="conte"]Opa,

Tive um problema com minhas 2 baterias de lipo 3S de 1000 mah.
Sempre carreguei balanceadas num BC6, e ambas carregam perfeitamente e totalmente as celulas, porem ja uso as mesmas ha algum tempo.

O que ocorre é que parece que perderam a força as baterias, pois utilizei umas baterias de um colega e renderam muito mais.
Essas baterias de lipo, mesmo carregando normalmente e sem nunca ter abusado no uso, podem perder força dessa forma? Porque ocorre isso?

Abraço a todos[/quote:c134e006bf]

Conte, baterias Lipo "de marca" (Thunder Power, Evoo, Hyperion, etc..) costumam durar no máximo 200ciclos (200 recargas), Lipos "genéricas" (Turnigy, Loong Max, etc..) costumam não passar dos 100 ciclos e já começam a perder capacidade.

Então as Lipos perdem sim capacidade depois de muito tempo de uso (muitos ciclos).

Estou atualmente usando as A123, que são quase o mesmo preço de uma Lipo genérica de capacidade equivalente e já tem gente passando dos 800ciclos quase sem perca de capacidade.

Não sei se no seu carregador existe essa opção, mas tente "ciclar" elas (cargas e descargas a uma corrente baixa), pode ser que elas recuperem um pouco a capacidade.
Avatar do usuário
conte
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 10:41 am
Localização: Xanxerê - SC

Mensagem por conte »

[quote:7f10b6997a="Gustavo Murad"][quote:7f10b6997a="conte"]Opa,

Tive um problema com minhas 2 baterias de lipo 3S de 1000 mah.
Sempre carreguei balanceadas num BC6, e ambas carregam perfeitamente e totalmente as celulas, porem ja uso as mesmas ha algum tempo.

O que ocorre é que parece que perderam a força as baterias, pois utilizei umas baterias de um colega e renderam muito mais.
Essas baterias de lipo, mesmo carregando normalmente e sem nunca ter abusado no uso, podem perder força dessa forma? Porque ocorre isso?

Abraço a todos[/quote:7f10b6997a]

Conte, baterias Lipo "de marca" (Thunder Power, Evoo, Hyperion, etc..) costumam durar no máximo 200ciclos (200 recargas), Lipos "genéricas" (Turnigy, Loong Max, etc..) costumam não passar dos 100 ciclos e já começam a perder capacidade.



Então as Lipos perdem sim capacidade depois de muito tempo de uso (muitos ciclos).

Estou atualmente usando as A123, que são quase o mesmo preço de uma Lipo genérica de capacidade equivalente e já tem gente passando dos 800ciclos quase sem perca de capacidade.

Não sei se no seu carregador existe essa opção, mas tente "ciclar" elas (cargas e descargas a uma corrente baixa), pode ser que elas recuperem um pouco a capacidade.[/quote:7f10b6997a]

Eu ja fiz isso e o engraçado é que as 2 carregam 100%, porem na hora de usar voce percebe que o motor da um pico de consumo de uns 3 segundos e em seguida se mantem em +- uns 70% de potencia, mas nao corta o motor, se mantem assim.

A principio eu imaginava que aguentariam bem mais que umas 100 ou 200 recargas...:?

Voce acha que se eu colocar essas baterias em um planador posso ter problemas ja que o consumo é apenas de servos?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Com o tempo toda bateria perde capacidade, quanto melhor cuidadas mais tempo elas duram, mas que envelhecem, envelhecem.

Além dos ciclos, os anos também contam.

Meus packs, que já têm uns 3 anos e são bem cuidados, medi estes dias e estão entre 1200mAh e 1250mAh para os de 1300mAh nominais, que considero excelente resultado. Mas de qualquer jeito a resistência interna já não é a mesma, e muito menos é a mesma das atuais 45C (estes são de 12C/16C), então com certeza tem diferença de desempenho.

Como sou pão-duro enquanto elas durarem vou continuar usando, mas já estou pensando em comprar umas Thunder Power ou Hyperion das novas para usar nos modelos mais top.
Avatar do usuário
conte
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 10:41 am
Localização: Xanxerê - SC

Mensagem por conte »

Bom, pro shock flyer e manobras 3D nao dá, mas no planador vai ate sobrar só os fios dessas baterias... ehehe

Abraço e valeu pelas informaçoes!
Avatar do usuário
Gaia
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qua Mai 19, 2010 8:51 pm
Localização: Goiânia/Rialma

Mensagem por Gaia »

Uma dúvida sobre as A123, eu posso usá-la normalmente no lugar das Lipo, com a mesma eletrônica? E sobre a tensão, geralmente uso Lipo 3S nos meus modelos eu teria que usar as mesmas 3S em A123 ou poderia usar 4S? (minha eletrônica toda é xing ling... tower pro, emax....!!)
Responder