Motor para kits a elástico

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Mac2, li seu tópico e gostaria de contribuir da seguinte forma:

1. O motor que encontraste, como disse o Ricardão, é o mesmo que usei em meu Piper, que tem 60cm de asa e ficou com uns 95g de peso. Voa com 2S e hélice de 5" com motor de sobra.

2. Sobre a dúvida entre montar um kit Guillows ou construir da planta, ambas as opções são possíveis. No caso do kit, terás o trabalho de remover as partes das cartelas, dar acabamento e "lipoaspirar" para reduzir o peso. A parte boa é que com dedicação se consegue um bom peso final e a madeira é muito resistente.

Sobre a eletrônica escolhida, acredito que seja adequada para um aero de uns 70 a 75cm de envergadura. Para aeros menores, sugiro servos, ESC e principalmente bateria menores. No projeto citado pelo Ricardão utilizei ESC de 6A, servos de 3,6g e bateria 2S de 180mAh.

Se quiseres manter os servos e o ESC, pense em modificar ao menos a bateria. Em um aero desses não faz sentido dispor de 360mAh. Pense em uma de 180 ou 138mAh, são suficientes para longos vôos.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:e59582a312="Rafael Ritter"]Mac2, li seu tópico e gostaria de contribuir da seguinte forma:
1. O motor que encontraste, como disse o Ricardão, é o mesmo que usei em meu Piper, que tem 60cm de asa e ficou com uns 95g de peso. Voa com 2S e hélice de 5" com motor de sobra.
2. Sobre a dúvida entre montar um kit Guillows ou construir da planta, ambas as opções são possíveis. No caso do kit, terás o trabalho de remover as partes das cartelas, dar acabamento e "lipoaspirar" para reduzir o peso. A parte boa é que com dedicação se consegue um bom peso final e a madeira é muito resistente.
Sobre a eletrônica escolhida, acredito que seja adequada para um aero de uns 70 a 75cm de envergadura. Para aeros menores, sugiro servos, ESC e principalmente bateria menores. No projeto citado pelo Ricardão utilizei ESC de 6A, servos de 3,6g e bateria 2S de 180mAh.
Se quiseres manter os servos e o ESC, pense em modificar ao menos a bateria. Em um aero desses não faz sentido dispor de 360mAh. Pense em uma de 180 ou 138mAh, são suficientes para longos vôos.[/quote:e59582a312]
Rafael,
Obrigado pelas dicas. Até chegar toda a eletronica tem bastante tempo. Vou procurar as baterias que você citou. Ainda assim, para um próximo modelo pretendo fazer um ligeiramente maior (talvez o PT-17) e poderei utilizar esta bateria de 360 mAh.
Abs
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
krekrek
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por krekrek »

Eh... eu estou meio sem norte nisso, mas vou arriscar assim mesmo senao nunca irei começar nessa modalidade

Peguei um kit da guillows serie 500 do spitfire citado, que depois de retirada das cartelas, a balsa toda pesou 19g

servos da bidproduct de 3,5g (eles dizem mas o peso aqui deu 4,5g com o conector e fios)

receptor ar6300 de 2g (na verdade deram 2,1g)

Ate aqui estava indo bem, mas ai exagerei no resto...

AX 1806N 2100kv Brushless Micro Motor (19g)

TURNIGY Plush 10amp Speed Controller (9g)

GWS-DD-5030 GWS EP Propeller (DD-5030 127x76mm) (estimado em 2,2g)

Propeller Adapter (colet type) 3mm (11,7g). Eh, o motorzinho tem eixo de 3mm!

E pra piorar a bateria eh uma Turnigy 500mAh 3S 20C Lipo Pack (ja com conector jst o peso foi de 50g)

Com esse motor, helice e bateria 3S, o consumo anunciado esta na faixa dos 3,0A podendo chegar a 7,2A e empuxo de 337g

Sendo respectivamente 0,23W/g e 0,68W/g alcançando 10 minutos ou 4 minutos de voo

O valor de 70W foi obtido nos testes da Hobbycity

Ainda estou adaptando um trem de pouso, bequilha e rodas do Oriole (total 9,1g)

O aviao tem 41,91cm de envergadura

Estimando entelagem e cola em 3g cada, cowl + partes plasticas antes de serem cortadas da cartela e pintadas estao pesando 10,5g

Peso total 153g (espero que inferior) e carga alar proxima de 17g/dm², isso com 3 servos

Vamos ver se consigo nao exagerar na entelagem, que pretendo deixar todo prateado e incluir um led atras do canopy

Se o voo ficar critico tem potencia de sobra pra pousar com torque roll, espero...

Falta chegar o resto das peças e montar

Eu sei que a bateria esta alem do necessario, mas no geral que acham?
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Krekrek,
Com 42 Cm de envergadura esse modelo tem uns 3.5 Dm² de área de asa. Pra ficar com 17g/Dm² ele teria que pesar 60g. Com 153g ele vai ficar com quase 60g/Dm².
Com essa eletrônica eu ampliaria a planta pra mais ou menos 1m de envergadura.
Avatar do usuário
krekrek
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por krekrek »

O loco, sera que estou calculando a area de asa tao errado?

Por ser eliptica eu fiz uma media das cordas ate a ponta e multipliquei pela envergadura

Tem tambem mais quatro opçoes para o calculo:

- 1º Fazer a proporçao com o aviao real
- 2º Usar limites no calculo
- 3º Fazer uma figura poliedrica mais proxima do que eh a asa
- 4 º Colocar no CAD e desenhar usando raster

* No calculo para o peso/area, o profundor deve ser levado em conta?
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Calcule só a área de asa que fica para fora da fuselagem. O Álvaro está correto, se a envergadura é próxima 40 cm e a corda está próxima de 8 cm, mesmo sem considerar a área dentro da fuselagem e o perfil da asa, dá 3,6 dm² - algum engano você está cometendo...
Avatar do usuário
krekrek
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por krekrek »

Achei o erro, trabalhando com varias planilhas no excell, inseri errado um valor.

Ate aquele dia nao tinha visto o erro e postei errado.

Valeu por ajudarem, só assim eu procurei o erro.

Considerando uma area de 3,5dm² e 153g o calculo fica proximo de 44g/dm²

Pela potencia declarada do motor, ele vai ter entre 0,16W/g a 0,45W/g

Eu posso trocar a bateria por uma que forneça 7,2A, no caso uma Rhino 3S 20C->30C 360mAh, ele emagrecerá 17,6g mantendo as caracteristicas de potencia do motor porem com menos tempo no ar ( cerca de 3 a 7 minutos )

Mas o voo "pendurado" no motor eh muito critico nesse modelo?
Responder