Aero afunda qdo acelero ! Por que ?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
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matsuoka
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Aero afunda qdo acelero ! Por que ?

Mensagem por matsuoka »

Construi um aero com motorização pusher com as seguintes caracteristicas :

Envergadura : 89cm
Comprimento: 67cm
Perfil Clark Y
Corda na Raiz : 15cm ( se contar os ailerons dá 18cm)
Motor pusher CF2805
ESC 18A Mag8
Helice 6030 Direct Drive
Bateria 2S 1800mha 40C ( esta bateria é bacana !!)

Fui testar o danado e apos lançar e dar motor o bichinho afundou .....
Por que o aero afundou ?
Será que é o angulo do motor ? Devo colocar ele apontado para baixo ?
Será o CG ?
[img][/img]
Anexos
Aero.jpg
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Sukyake
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Mensagem por Sukyake »

Fácil!

Aeros pusher com motor assim em cima precisam de upthrust!

Aponte o motor um pouco para cima e notará que o efeito será menor ou anulado.

Entretanto... upthrust em excesso tornará o motor ineficiente e lento.

Já montei modelos pusher... e faço idéia do que estou falando.
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BigEspectro
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Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

Noa é bom que o motor fique acima da linha da asa como esta em seu modelo, além do que, acho que seu profundor esta pequeno demais para esse modelo.
Procure baixar mais seu motor, deixe ele colado na asa e verás a diferença/
Boa sorte
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matsuoka
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Mensagem por matsuoka »

[quote:1b8760608e="Sukyake"]Fácil!

Aeros pusher com motor assim em cima precisam de upthrust!

Aponte o motor um pouco para cima e notará que o efeito será menor ou anulado.

Entretanto... upthrust em excesso tornará o motor ineficiente e lento.

Já montei modelos pusher... e faço idéia do que estou falando.[/quote:1b8760608e]

Beleza, vou modificar o agulo do motor e amanhã cedo testo ele . Isto se eu terminar os reparos nos estragos causados no teste de hoje !

Uma duvida que me ocorreu : Tempos atras eu montei um Buster com um BR400 e helice 6030, e pelo que eu me lembro eu não precisei de uptrust . O Uptrust ou o Downtrust está diretamente relacionado com a potencia ( empuxo ) do motor ? Ou seja se tenho um motor que tem um empuxo mais próximo de 1:1 devo considerar o UP ou DownTrust ?
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Luiz Phelipe
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Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:3a68acc569="matsuoka"][quote:3a68acc569="Sukyake"]Fácil!

Aeros pusher com motor assim em cima precisam de upthrust!

Aponte o motor um pouco para cima e notará que o efeito será menor ou anulado.

Entretanto... upthrust em excesso tornará o motor ineficiente e lento.

Já montei modelos pusher... e faço idéia do que estou falando.[/quote:3a68acc569]

Beleza, vou modificar o agulo do motor e amanhã cedo testo ele . Isto se eu terminar os reparos nos estragos causados no teste de hoje !

Uma duvida que me ocorreu : Tempos atras eu montei um Buster com um BR400 e helice 6030, e pelo que eu me lembro eu não precisei de uptrust . O Uptrust ou o Downtrust está diretamente relacionado com a potencia ( empuxo ) do motor ? Ou seja se tenho um motor que tem um empuxo mais próximo de 1:1 devo considerar o UP ou DownTrust ?[/quote:3a68acc569]
NÃO
Uptrust e downtrut é o angulo do motor, se o motor estiver apontando para cima ele tem uptrust, se para baixo é downtrust, tente manter o motor neutro em relação a asa.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
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Sukyake
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Mensagem por Sukyake »

[quote:016210c071="matsuoka"][quote:016210c071="Sukyake"]Fácil!

Aeros pusher com motor assim em cima precisam de upthrust!

Aponte o motor um pouco para cima e notará que o efeito será menor ou anulado.

Entretanto... upthrust em excesso tornará o motor ineficiente e lento.

Já montei modelos pusher... e faço idéia do que estou falando.[/quote:016210c071]

Beleza, vou modificar o agulo do motor e amanhã cedo testo ele . Isto se eu terminar os reparos nos estragos causados no teste de hoje !

Uma duvida que me ocorreu : Tempos atras eu montei um Buster com um BR400 e helice 6030, e pelo que eu me lembro eu não precisei de uptrust . O Uptrust ou o Downtrust está diretamente relacionado com a potencia ( empuxo ) do motor ? Ou seja se tenho um motor que tem um empuxo mais próximo de 1:1 devo considerar o UP ou DownTrust ?[/quote:016210c071]

Não... na realidade é com relação ao posicionamento.

Em termos gerais, o "pusher" é invertido do "tractor".

No tractor ("convencional") normalmente usa o downthrust.

Nesse seu caso, o motor está atrás e acima da asa, um upthrust vai bem.

O buster tem motor na linha da asa, por isso não é tão necessário.
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
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matsuoka
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Mensagem por matsuoka »

[quote:5316717a94="Sukyake"][quote:5316717a94="matsuoka"][quote:5316717a94="Sukyake"]Fácil!

Aeros pusher com motor assim em cima precisam de upthrust!

Aponte o motor um pouco para cima e notará que o efeito será menor ou anulado.

Entretanto... upthrust em excesso tornará o motor ineficiente e lento.

Já montei modelos pusher... e faço idéia do que estou falando.[/quote:5316717a94]

Beleza, vou modificar o agulo do motor e amanhã cedo testo ele . Isto se eu terminar os reparos nos estragos causados no teste de hoje !

Uma duvida que me ocorreu : Tempos atras eu montei um Buster com um BR400 e helice 6030, e pelo que eu me lembro eu não precisei de uptrust . O Uptrust ou o Downtrust está diretamente relacionado com a potencia ( empuxo ) do motor ? Ou seja se tenho um motor que tem um empuxo mais próximo de 1:1 devo considerar o UP ou DownTrust ?[/quote:5316717a94]

Não... na realidade é com relação ao posicionamento.

Em termos gerais, o "pusher" é invertido do "tractor".

No tractor ("convencional") normalmente usa o downthrust.

Nesse seu caso, o motor está atrás e acima da asa, um upthrust vai bem.

O buster tem motor na linha da asa, por isso não é tão necessário.[/quote:5316717a94]

Agora entendi !

Vou fazer duas modificações : vou seguir o conselho do Bigspectro e abaixar o motor, porem como não vou ter muito espaço para baixo (a helice vai pegar no tubo da cauda), o motor ainda vai ficar acima da asa. Ai entra a sua dica Sukyake, vou usar um pouco de uptrust . E desta forma acredito que vá ficar bacana .
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Gabriel
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Mensagem por Gabriel »

Matsuoka,

Veja no link anexo o modelo Easy star :

https://www.quicktechhobby.com/Airplane/Multiplex/mpuestar__easy_star_54_inch.htm

O motor tem uma leve inclinação pra cima, pois nessa posiçâo quando vc acelerar seu avião tera uma tendencia em manter o bico levandado. Tende fazer essa mudança e veja tambem como esta o profundor, pode estar interferindo no mau desempenho duranto o voo. "estar levemente picado"

Abs
Gabriel
www.icaroaeromodelismo.com.br
Gabriel
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matsuoka
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Mensagem por matsuoka »

[quote:b5fd026820="Gabriel"]Matsuoka,

Veja no link anexo o modelo Easy star :

https://www.quicktechhobby.com/Airplane/Multiplex/mpuestar__easy_star_54_inch.htm

O motor tem uma leve inclinação pra cima, pois nessa posiçâo quando vc acelerar seu avião tera uma tendencia em manter o bico levandado. Tende fazer essa mudança e veja tambem como esta o profundor, pode estar interferindo no mau desempenho duranto o voo. "estar levemente picado"

Abs
Gabriel
www.icaroaeromodelismo.com.br[/quote:b5fd026820]

Gabriel,

Obrigado pela dica !

Na realidade eu modifiquei a posição do motor, coloquei um pouco para baixo, e tambem coloquei um pouco de uptrust, fiz um voo teste e melhorou bastante . Mas infelizmente eu lenhei o aero . Vou refazer só que agora vou modificar um pouco o desenho : Vou posicionar a asa um pouco mais para cima e aumentar o conjunto profundor e e estabilizador vertical. Depois eu coloco o resultado novamente.
santosdumontjr
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aero

Mensagem por santosdumontjr »

Bem legal esse aero que vc desenhou hein!!

Espero que no novo formato ele fique mais estável!!

Poste as novidades.

Abraços.
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