Aero afunda qdo acelero ! Por que ?
Aero afunda qdo acelero ! Por que ?
Construi um aero com motorização pusher com as seguintes caracteristicas :
Envergadura : 89cm
Comprimento: 67cm
Perfil Clark Y
Corda na Raiz : 15cm ( se contar os ailerons dá 18cm)
Motor pusher CF2805
ESC 18A Mag8
Helice 6030 Direct Drive
Bateria 2S 1800mha 40C ( esta bateria é bacana !!)
Fui testar o danado e apos lançar e dar motor o bichinho afundou .....
Por que o aero afundou ?
Será que é o angulo do motor ? Devo colocar ele apontado para baixo ?
Será o CG ?
[img][/img]
Envergadura : 89cm
Comprimento: 67cm
Perfil Clark Y
Corda na Raiz : 15cm ( se contar os ailerons dá 18cm)
Motor pusher CF2805
ESC 18A Mag8
Helice 6030 Direct Drive
Bateria 2S 1800mha 40C ( esta bateria é bacana !!)
Fui testar o danado e apos lançar e dar motor o bichinho afundou .....
Por que o aero afundou ?
Será que é o angulo do motor ? Devo colocar ele apontado para baixo ?
Será o CG ?
[img][/img]
- Anexos
-
- Aero.jpg (38.03 KiB) Exibido 5032 vezes
- BigEspectro
- membro
- Mensagens: 4689
- Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
- Localização: ...volta obrigatória e necessária...
[quote:1b8760608e="Sukyake"]Fácil!
Aeros pusher com motor assim em cima precisam de upthrust!
Aponte o motor um pouco para cima e notará que o efeito será menor ou anulado.
Entretanto... upthrust em excesso tornará o motor ineficiente e lento.
Já montei modelos pusher... e faço idéia do que estou falando.[/quote:1b8760608e]
Beleza, vou modificar o agulo do motor e amanhã cedo testo ele . Isto se eu terminar os reparos nos estragos causados no teste de hoje !
Uma duvida que me ocorreu : Tempos atras eu montei um Buster com um BR400 e helice 6030, e pelo que eu me lembro eu não precisei de uptrust . O Uptrust ou o Downtrust está diretamente relacionado com a potencia ( empuxo ) do motor ? Ou seja se tenho um motor que tem um empuxo mais próximo de 1:1 devo considerar o UP ou DownTrust ?
Aeros pusher com motor assim em cima precisam de upthrust!
Aponte o motor um pouco para cima e notará que o efeito será menor ou anulado.
Entretanto... upthrust em excesso tornará o motor ineficiente e lento.
Já montei modelos pusher... e faço idéia do que estou falando.[/quote:1b8760608e]
Beleza, vou modificar o agulo do motor e amanhã cedo testo ele . Isto se eu terminar os reparos nos estragos causados no teste de hoje !
Uma duvida que me ocorreu : Tempos atras eu montei um Buster com um BR400 e helice 6030, e pelo que eu me lembro eu não precisei de uptrust . O Uptrust ou o Downtrust está diretamente relacionado com a potencia ( empuxo ) do motor ? Ou seja se tenho um motor que tem um empuxo mais próximo de 1:1 devo considerar o UP ou DownTrust ?
- Luiz Phelipe
- membro
- Mensagens: 2182
- Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
- Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19
[quote:3a68acc569="matsuoka"][quote:3a68acc569="Sukyake"]Fácil!
Aeros pusher com motor assim em cima precisam de upthrust!
Aponte o motor um pouco para cima e notará que o efeito será menor ou anulado.
Entretanto... upthrust em excesso tornará o motor ineficiente e lento.
Já montei modelos pusher... e faço idéia do que estou falando.[/quote:3a68acc569]
Beleza, vou modificar o agulo do motor e amanhã cedo testo ele . Isto se eu terminar os reparos nos estragos causados no teste de hoje !
Uma duvida que me ocorreu : Tempos atras eu montei um Buster com um BR400 e helice 6030, e pelo que eu me lembro eu não precisei de uptrust . O Uptrust ou o Downtrust está diretamente relacionado com a potencia ( empuxo ) do motor ? Ou seja se tenho um motor que tem um empuxo mais próximo de 1:1 devo considerar o UP ou DownTrust ?[/quote:3a68acc569]
NÃO
Uptrust e downtrut é o angulo do motor, se o motor estiver apontando para cima ele tem uptrust, se para baixo é downtrust, tente manter o motor neutro em relação a asa.
Aeros pusher com motor assim em cima precisam de upthrust!
Aponte o motor um pouco para cima e notará que o efeito será menor ou anulado.
Entretanto... upthrust em excesso tornará o motor ineficiente e lento.
Já montei modelos pusher... e faço idéia do que estou falando.[/quote:3a68acc569]
Beleza, vou modificar o agulo do motor e amanhã cedo testo ele . Isto se eu terminar os reparos nos estragos causados no teste de hoje !
Uma duvida que me ocorreu : Tempos atras eu montei um Buster com um BR400 e helice 6030, e pelo que eu me lembro eu não precisei de uptrust . O Uptrust ou o Downtrust está diretamente relacionado com a potencia ( empuxo ) do motor ? Ou seja se tenho um motor que tem um empuxo mais próximo de 1:1 devo considerar o UP ou DownTrust ?[/quote:3a68acc569]
NÃO
Uptrust e downtrut é o angulo do motor, se o motor estiver apontando para cima ele tem uptrust, se para baixo é downtrust, tente manter o motor neutro em relação a asa.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.
[quote:016210c071="matsuoka"][quote:016210c071="Sukyake"]Fácil!
Aeros pusher com motor assim em cima precisam de upthrust!
Aponte o motor um pouco para cima e notará que o efeito será menor ou anulado.
Entretanto... upthrust em excesso tornará o motor ineficiente e lento.
Já montei modelos pusher... e faço idéia do que estou falando.[/quote:016210c071]
Beleza, vou modificar o agulo do motor e amanhã cedo testo ele . Isto se eu terminar os reparos nos estragos causados no teste de hoje !
Uma duvida que me ocorreu : Tempos atras eu montei um Buster com um BR400 e helice 6030, e pelo que eu me lembro eu não precisei de uptrust . O Uptrust ou o Downtrust está diretamente relacionado com a potencia ( empuxo ) do motor ? Ou seja se tenho um motor que tem um empuxo mais próximo de 1:1 devo considerar o UP ou DownTrust ?[/quote:016210c071]
Não... na realidade é com relação ao posicionamento.
Em termos gerais, o "pusher" é invertido do "tractor".
No tractor ("convencional") normalmente usa o downthrust.
Nesse seu caso, o motor está atrás e acima da asa, um upthrust vai bem.
O buster tem motor na linha da asa, por isso não é tão necessário.
Aeros pusher com motor assim em cima precisam de upthrust!
Aponte o motor um pouco para cima e notará que o efeito será menor ou anulado.
Entretanto... upthrust em excesso tornará o motor ineficiente e lento.
Já montei modelos pusher... e faço idéia do que estou falando.[/quote:016210c071]
Beleza, vou modificar o agulo do motor e amanhã cedo testo ele . Isto se eu terminar os reparos nos estragos causados no teste de hoje !
Uma duvida que me ocorreu : Tempos atras eu montei um Buster com um BR400 e helice 6030, e pelo que eu me lembro eu não precisei de uptrust . O Uptrust ou o Downtrust está diretamente relacionado com a potencia ( empuxo ) do motor ? Ou seja se tenho um motor que tem um empuxo mais próximo de 1:1 devo considerar o UP ou DownTrust ?[/quote:016210c071]
Não... na realidade é com relação ao posicionamento.
Em termos gerais, o "pusher" é invertido do "tractor".
No tractor ("convencional") normalmente usa o downthrust.
Nesse seu caso, o motor está atrás e acima da asa, um upthrust vai bem.
O buster tem motor na linha da asa, por isso não é tão necessário.
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Enquanto há vida, há esperança.
[quote:5316717a94="Sukyake"][quote:5316717a94="matsuoka"][quote:5316717a94="Sukyake"]Fácil!
Aeros pusher com motor assim em cima precisam de upthrust!
Aponte o motor um pouco para cima e notará que o efeito será menor ou anulado.
Entretanto... upthrust em excesso tornará o motor ineficiente e lento.
Já montei modelos pusher... e faço idéia do que estou falando.[/quote:5316717a94]
Beleza, vou modificar o agulo do motor e amanhã cedo testo ele . Isto se eu terminar os reparos nos estragos causados no teste de hoje !
Uma duvida que me ocorreu : Tempos atras eu montei um Buster com um BR400 e helice 6030, e pelo que eu me lembro eu não precisei de uptrust . O Uptrust ou o Downtrust está diretamente relacionado com a potencia ( empuxo ) do motor ? Ou seja se tenho um motor que tem um empuxo mais próximo de 1:1 devo considerar o UP ou DownTrust ?[/quote:5316717a94]
Não... na realidade é com relação ao posicionamento.
Em termos gerais, o "pusher" é invertido do "tractor".
No tractor ("convencional") normalmente usa o downthrust.
Nesse seu caso, o motor está atrás e acima da asa, um upthrust vai bem.
O buster tem motor na linha da asa, por isso não é tão necessário.[/quote:5316717a94]
Agora entendi !
Vou fazer duas modificações : vou seguir o conselho do Bigspectro e abaixar o motor, porem como não vou ter muito espaço para baixo (a helice vai pegar no tubo da cauda), o motor ainda vai ficar acima da asa. Ai entra a sua dica Sukyake, vou usar um pouco de uptrust . E desta forma acredito que vá ficar bacana .
Aeros pusher com motor assim em cima precisam de upthrust!
Aponte o motor um pouco para cima e notará que o efeito será menor ou anulado.
Entretanto... upthrust em excesso tornará o motor ineficiente e lento.
Já montei modelos pusher... e faço idéia do que estou falando.[/quote:5316717a94]
Beleza, vou modificar o agulo do motor e amanhã cedo testo ele . Isto se eu terminar os reparos nos estragos causados no teste de hoje !
Uma duvida que me ocorreu : Tempos atras eu montei um Buster com um BR400 e helice 6030, e pelo que eu me lembro eu não precisei de uptrust . O Uptrust ou o Downtrust está diretamente relacionado com a potencia ( empuxo ) do motor ? Ou seja se tenho um motor que tem um empuxo mais próximo de 1:1 devo considerar o UP ou DownTrust ?[/quote:5316717a94]
Não... na realidade é com relação ao posicionamento.
Em termos gerais, o "pusher" é invertido do "tractor".
No tractor ("convencional") normalmente usa o downthrust.
Nesse seu caso, o motor está atrás e acima da asa, um upthrust vai bem.
O buster tem motor na linha da asa, por isso não é tão necessário.[/quote:5316717a94]
Agora entendi !
Vou fazer duas modificações : vou seguir o conselho do Bigspectro e abaixar o motor, porem como não vou ter muito espaço para baixo (a helice vai pegar no tubo da cauda), o motor ainda vai ficar acima da asa. Ai entra a sua dica Sukyake, vou usar um pouco de uptrust . E desta forma acredito que vá ficar bacana .
- Gabriel
- Patrocinador
- Mensagens: 59
- Registrado em: Seg Out 03, 2005 8:43 am
- Localização: São Paulo / SP
- Contato:
Matsuoka,
Veja no link anexo o modelo Easy star :
https://www.quicktechhobby.com/Airplane/Multiplex/mpuestar__easy_star_54_inch.htm
O motor tem uma leve inclinação pra cima, pois nessa posiçâo quando vc acelerar seu avião tera uma tendencia em manter o bico levandado. Tende fazer essa mudança e veja tambem como esta o profundor, pode estar interferindo no mau desempenho duranto o voo. "estar levemente picado"
Abs
Gabriel
www.icaroaeromodelismo.com.br
Veja no link anexo o modelo Easy star :
https://www.quicktechhobby.com/Airplane/Multiplex/mpuestar__easy_star_54_inch.htm
O motor tem uma leve inclinação pra cima, pois nessa posiçâo quando vc acelerar seu avião tera uma tendencia em manter o bico levandado. Tende fazer essa mudança e veja tambem como esta o profundor, pode estar interferindo no mau desempenho duranto o voo. "estar levemente picado"
Abs
Gabriel
www.icaroaeromodelismo.com.br
Gabriel
Ícaro Aeromodelismo
Ícaro Aeromodelismo
[quote:b5fd026820="Gabriel"]Matsuoka,
Veja no link anexo o modelo Easy star :
https://www.quicktechhobby.com/Airplane/Multiplex/mpuestar__easy_star_54_inch.htm
O motor tem uma leve inclinação pra cima, pois nessa posiçâo quando vc acelerar seu avião tera uma tendencia em manter o bico levandado. Tende fazer essa mudança e veja tambem como esta o profundor, pode estar interferindo no mau desempenho duranto o voo. "estar levemente picado"
Abs
Gabriel
www.icaroaeromodelismo.com.br[/quote:b5fd026820]
Gabriel,
Obrigado pela dica !
Na realidade eu modifiquei a posição do motor, coloquei um pouco para baixo, e tambem coloquei um pouco de uptrust, fiz um voo teste e melhorou bastante . Mas infelizmente eu lenhei o aero . Vou refazer só que agora vou modificar um pouco o desenho : Vou posicionar a asa um pouco mais para cima e aumentar o conjunto profundor e e estabilizador vertical. Depois eu coloco o resultado novamente.
Veja no link anexo o modelo Easy star :
https://www.quicktechhobby.com/Airplane/Multiplex/mpuestar__easy_star_54_inch.htm
O motor tem uma leve inclinação pra cima, pois nessa posiçâo quando vc acelerar seu avião tera uma tendencia em manter o bico levandado. Tende fazer essa mudança e veja tambem como esta o profundor, pode estar interferindo no mau desempenho duranto o voo. "estar levemente picado"
Abs
Gabriel
www.icaroaeromodelismo.com.br[/quote:b5fd026820]
Gabriel,
Obrigado pela dica !
Na realidade eu modifiquei a posição do motor, coloquei um pouco para baixo, e tambem coloquei um pouco de uptrust, fiz um voo teste e melhorou bastante . Mas infelizmente eu lenhei o aero . Vou refazer só que agora vou modificar um pouco o desenho : Vou posicionar a asa um pouco mais para cima e aumentar o conjunto profundor e e estabilizador vertical. Depois eu coloco o resultado novamente.
-
- membro
- Mensagens: 18
- Registrado em: Qua Jul 29, 2009 10:20 pm
- Localização: Santo André
aero
Bem legal esse aero que vc desenhou hein!!
Espero que no novo formato ele fique mais estável!!
Poste as novidades.
Abraços.
Espero que no novo formato ele fique mais estável!!
Poste as novidades.
Abraços.