Novo projeto: Republic P-47 D Thunderbolt - env. 27 pol.

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Eu já vi ao vivo.
Puuusta construção!
Avatar do usuário
Fernando Huppes
membro
Mensagens: 1169
Registrado em: Ter Ago 04, 2009 11:14 pm
Localização: Planaltina-DF

Mensagem por Fernando Huppes »

Uia!!!

Eita Ricardão mas que baita construção, elogios vão vir de montão!!! rsrs

Parabéns pela paciência e dedicação com o projeto.
Abraço.
Avatar do usuário
eliabew
membro
Mensagens: 368
Registrado em: Qua Ago 19, 2009 12:03 am
Localização: porto alegre/RS

Mensagem por eliabew »

muito belo trabalho,esperamos video
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Ricardão...me fala a data e local de estréia que eu vou filmar!!!

Lindão Ricardão!!!
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Também quero ver a estréia tio!!!...deixa? eheheheh

Minha filmadora foi pro beleléu...morreu...

Comprei uma fotográfica melhor agora, tipo as semi-prôs...então vai de foto mesmo Ricardão...investir numa filmadora só daqui uns meses agora, mas que quero registrar, eu quero...

Abraços e parabéns, ficou muito lindo!!!

Fernando
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Ricardo, ficou muito bem feito seu aeromodelo e acredito que vai voar muito bem. O dedo, a gente sempre arranja um jeito de controlar!
Agora uma pergunta: Existe alguma maneira de definir de forma mais precisa o servo a ser usado para determinado comando? Por exemplo: um servo que tenha um torque de 8g pode ser usado no aileron de um modelo de 1m de envergadura (só um exemplo!!!)...
Como você define melhor o servo que vai utilizar em cada posição?
Um abraço. Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Obrigado a todos!

O meu objetivo é ver se o modelo voa como o XFLR5 prediz, a construção é consequência dos cálculos e do que eu imagino ser adequado - já errei bastante no peso e concluí que esse tipo de estrutura só serve para modelos um pouco maiores.

Gostaria de testar o vôo amanhã, mas com esse tempo já deu para ver que não vai dar... de qualquer maneira aviso quando for estrear.

Yensid:
O torque dos servos é a força que o braço do servo consegue fazer a 1 cm de distância do eixo; acho que você está se referindo a um servo que pesa 8 g e é capaz de suportar um torque próximo de 1,5 kg.cm...

O problema do servo de 3,5 g nos ailerons foi que ele deixou de funcionar antes do avião voar, creio que o atrito do mecanismo era muito alto para os 0,5 kg.cm que ele era capaz de fornecer; o de 6g fornece 1,2 kg.cm e me parece que aguenta o tranco.

Eu uso servos HXT de 9 g em um Stick com 1 m de envergadura pesando 850 g, que voa a 60 km/h. Depois de perto de 1 ano, o servo do aileron começou a roncar e constatei que a pista do potenciômetro tinha desgastado, troquei por outro e continua voando.

Nunca me preocupei em efetuar cálculos para definir que servo usar, a menos de quando estou estimando o peso. No geral vou pela prática e pelo bom senso; mesmo assim já instalei servos de 5 g que dizem dar 0,8 kg.cm de torque, em um modelo com 1 m de envergadura e 400 g e foi pouco, só ficou confiável com o de 9 g.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:af77a2f134="Ricardão"]Nunca me preocupei em efetuar cálculos para definir que servo usar, a menos de quando estou estimando o peso. No geral vou pela prática e pelo bom senso; mesmo assim já instalei servos de 5 g que dizem dar 0,8 kg.cm de torque, em um modelo com 1 m de envergadura e 400 g e foi pouco, só ficou confiável com o de 9 g.[/quote:af77a2f134]

A minha dúvida de iniciante é exatamente esta: como definir que um profundor (ou sei lá, a asa do aeromodelo como um todo) que tenha uma determinada área vai gerar 0,8Kg/cm de torque ou então 1Kg/cm de torque? Como é que se calcula isso? Tem como calcular?
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Ter como calcular tem, mas não é fácil nem conheço fórmulas simples para isso.

Um servo standard da Futaba como o S3003, que vem junto com os rádios, tem 3,2 kg.cm e funciona bem em modelos com motor .60 2T. No mais, se você tiver alguma dúvida específica, de alguma aplicação especial, abra um tópico que alguém te ajuda.

Meu campo de interesse está nos modelos pequenos e o maior glow que já usei foi .61, tenho pouco a oferecer de ajuda para esforços maiores que isso.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Estou curioso para ver o vôo em vídeo.

Ainda mais que o projeto não é supermotorizado e voará rápido.

Mas... tirando o problema de "peso"...

Ficou muito legal o resultado final, ficou parecido com o P-47 da Praça do Expedicionário daqui de Curitiba. :D
Responder